O "clicker" e a recompensa comestivel. Correcto ou errado?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
metalidade
Registado: sexta fev 05, 2010 3:48 pm

terça dez 10, 2013 5:20 pm

Boas a todos/as.
Peço desde já desculpa se esta/as duvidas já foram colocadas mas como já andei a pesquisar e não encontrei nada...aqui fica.
Por agora tenho uma periquita linda com 1 ano e meio mas, se a minha vida levar o rumo que espero, quero ir buscar um cachorrinho pastor Alemão. Vou deixar a minha duvida, esquecendo por agora a ideia da escola de cães para este assunto.
-Serão o "clicker" e a recompensa em forma de guloseimas importantes e inseparáveis na "educação" de um cão?
-Serão o "clicker" e a tal recompensa em forma de guloseima viciantes? Ou seja...será que com o passar do tempo o cão só venha a fazer o que lhe é pedido com a recompensa? (Penso que o "click" seja só para sublinhar uma boa acção e que esta lhe dará uma recompensa certo?)
-Se as duas coisas ou mesmo só uma for viciante, como se pode depois fazer o "desmame" para não andar sempre com os bolsos cheios para todo o lado que se vá?
Eu ainda não tenho o cão mas é sempre bom aumentar a nossa cultura e principalmente quando se tem em mente um dia vir a ter um cão, como o pastor Alemão que precisa de ser bem acompanhado e de um bom treino desde novo.
Muito obrigado desde já.
Bjs e abraços a quem de direito :)
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça dez 10, 2013 5:31 pm

O clicker é uma excelente ferramenta de treino, designadamente com cachorros.
Nem o clicker nem as recompensas são viciantes.
Como qualquer ferramenta de treino é fundamental que quem usa o clicker esteja familiarizado com a sua correcta utilização, para evitarreforçar comportamentos inadequados. Existe muita literatura na net sobre o treino com clicker, e há bastantes acções de formação sobre o tema aqui em Portugal.
ccorrs
Membro Júnior
Registado: segunda dez 09, 2013 8:23 pm

terça dez 10, 2013 7:12 pm

Eu estou a treina o meu PA com cliquer e tem resultado super bem, aprende super rápido. Até agora estou contente com o método, começou com 4 meses e tem agora 6 meses. Senta, deita, levanta, fica, dá a pata, deixa, estou agora na fazer de não puxar a trela/"junto".

PS-Anda numa escola de treino
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça dez 10, 2013 7:25 pm

O meu cão foi treinado com clicker e recompensa.
A base é que o click significa recompensa. Se clicka recompensa (eu trabalho assim, há pessoas que não trabalham assim... a recompensa pode vir logo ou passado um pouco, mas ela vem).
A vantagem do clicker é que é um som constante (não varia) e curto, sendo mais fácil para o cão associar. No entanto eu também uso o muito bem e o boa associados a recompensa ;)

O clicker não é indispensável no treino de um cão, mas ajuda imenso.

Há vários canais do youtube de treinadores que usam clicker e vê-se os resultados:
- tab289 (Tab Shamsi, este tem um PA)
- kikopup (Emily Larlham, esta tem vários cães)
- ZakGeorge (Zak George, tem Border Collies mas dá aulas)
- Train me please ( José Gomes, os vídeos são com uma labrador)
- Pam's Dog Academy (Pamela Johnson, tem Border Collies)

E acho que já dá para entreter e aprender o modo de funcionamento :)
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça dez 10, 2013 9:07 pm

MiMoo Escreveu:O meu cão foi treinado com clicker e recompensa.
A base é que o click significa recompensa. Se clicka recompensa (eu trabalho assim, há pessoas que não trabalham assim... a recompensa pode vir logo ou passado um pouco, mas ela vem).
A vantagem do clicker é que é um som constante (não varia) e curto, sendo mais fácil para o cão associar. No entanto eu também uso o muito bem e o boa associados a recompensa ;)
A base do clicker, na minha opinião, não é a recompensa. O clique faz-se no exacto momento em que o cão faz o pretendido, marcando o que o dono pretende do cão. No inicio do treino utiliza-se o "clique-recompensa" de forma a "carregar" o clicker, mas á medida que o cão vai entendendo o porquê do som vai-se espaçando a recompensa, de forma aque o cão faça 2,3,4 (etc..) comportamentos até receber uma recompensa.

Isto faz-se para dessensibilizar o cão de fazer comandos apenas em troca de guloseimas. :wink:

É sem duvida uma ferramenta muito util para o treino.

Pedro
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça dez 10, 2013 9:40 pm

ElMariachi Escreveu:A base do clicker, na minha opinião, não é a recompensa. O clique faz-se no exacto momento em que o cão faz o pretendido, marcando o que o dono pretende do cão. No inicio do treino utiliza-se o "clique-recompensa" de forma a "carregar" o clicker, mas á medida que o cão vai entendendo o porquê do som vai-se espaçando a recompensa, de forma aque o cão faça 2,3,4 (etc..) comportamentos até receber uma recompensa.

Isto faz-se para dessensibilizar o cão de fazer comandos apenas em troca de guloseimas. :wink:

É sem duvida uma ferramenta muito util para o treino.

Pedro
Por isso é que referi que havia pessoas a usar de outra forma. Eu prefiro seguir cada click de uma recompensa. Não precisa de ser comida, pode ser brincadeira.
A vantagem do click, para mim é a exactidão com que se consegue marcar o comportamento. Por exemplo, no senta, assim que o rabo toca no chão. (eventualmente clickar apenas depois de manter o senta x tempo, depois de fazer x sentas, ao aumentar o critério/exigência/número de "comandos" antes do click (para depois recompensar) é que se habitua o cão a trabalhar sem comida).
O meu "problema" com o não recompensar após o click é a potencial extinção da associação click-comida; não digo que a minha forma seja melhor ou certa, mas estou a justificar o porquê que faço como faço e é a forma como estou habituada a trabalhar ;)
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça dez 10, 2013 9:49 pm

Como já foi dito, ao clicker está sempre associado algum tipo de recompensa. Mas o que para a minha cadela pode ser uma recompensa, para o seu cão pode não o ser. Uma recompensa pressupõe tudo o que o seu cão goste, brinquedos, comida, cheirar um arbusto, ir à rua, conhecer o cão do outro lado da estrada.
No entanto para ensinar novos comportamentos a comida é realmente aquela mais prática e que facilita o processo. Depois do comportamento estar aprendido pode variar de entre todas as recompensas possíveis de modo a criar aleatoriedade e imprevisibilidade.

O "desmame" de que fala é feito apenas depois do comportamento estar completamente aprendido e generalizado para todos os locais e situações possíveis. E chama-se reforço intermitente. Ou seja, já não vai dar a recompensa sempre que o comportamento é apresentado, mas vai dar de uma forma aleatória, ao fim de X repetições aleatórias do comportamento. E assim torna-se imprevisível para o cão, se e quando vai receber uma recompensa.

O clicker também só é utilizado para ensinar novos comportamentos, depois dos mesmos estarem aprendidos torna-se desnecessario usá-lo.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

terça dez 10, 2013 10:46 pm

O clicker é só para marcar um comportamento, tal e qual como se utilizasses outro som qualquer ou palavra.

A vantagem é que independentemente da pessoa ou da língua, um click é um click. É também essa a vantagem de usar um apito.

Para ele saber que um click é algo positivo, associa-se à comida. Mas, mais tarde o clicker pode ser dado sem comida mas, aconselha-se que a comida seja sempre dada em conjunto com o click. É que o condicionamento pode ser perdido se não houver repetição.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça dez 10, 2013 10:58 pm

Na minha opinião, o click é sempre seguido de uma recompensa. Isto é baseado no conceito de condicionamento clássico.
Ao darmos vários clicks sem a recompensa, esse condicionamento perde-se e o som deixa de ter qualquer significado para o cão.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta dez 11, 2013 10:51 am

dianne Escreveu:Na minha opinião, o click é sempre seguido de uma recompensa. Isto é baseado no conceito de condicionamento clássico.
Ao darmos vários clicks sem a recompensa, esse condicionamento perde-se e o som deixa de ter qualquer significado para o cão.
As recompensas devem ser descontinuadas após o comportamento estar assimilado, para isso, recompensa-se de forma aleatória de maneira a colocar o cão sempre motivado pois nunca sabe quando vai receber o motivador primário (bola, guloseima), sendo que a recompensa NUNCA deve desaparecer para sempre.

Não concordo com o “espaçar” da recompensa como foi dito anteriormente, reforço que o objectivo é manter o cão com o mesmo “gás” quer no exercício 1 como no 10. Se o cão sabe que só vai receber no 10º, a motivação será inferior.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”