Necessidades em casa em vez de ser na rua...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leapais
Membro
Registado: quinta nov 03, 2011 10:52 pm

domingo dez 15, 2013 12:47 am

Olá

De vez em quando lá venho eu aqui gritar por socorro...

Já contei por ai que temos por cá duas cadelitas, a Bunny e a Saphira. A Bunny fez 1 ano em 28 de Novembro e a Saphira fez 1 ano em 18 de Setembro. A Bunny veo cá para casa em Janeiro e a a Saphira em Março.

E o que me trás cá para vos pedir ajuda é o seguinte.

A Bunny já faz 99% das necessidades (1 e 2) na rua. Muito raramente faz qualquer coisa cá em casa. Agora a Saphira... bom, hora e meia na rua, com biscoitos e festas prontos para usar e abusar e a jovem.. fez o xixi quando chegou a casa. Passa a noite inteira sem fazer (fica fechada no quarto onde dorme), sai do quarto para a rua, anda 40/50 minutos na rua e... faz quando chega a casa (o número 1 e o número 2). Não será sempre, de vez em quando lá faz na rua e nós lá fazemos uma grande festa, damos vários biscoitos (daqueles que ela mais gosta, que até pula para cima da mesa/bancada para os tentar apanhar). Mas na vez (ou vezes) seguintes, pumbas, xixi em casa.

Habitualmente os passeios são assim: de manhãzinha, por volta das 6h40/7h um dos meus filhos sai com elas para um passeio de 40/50 minutos (ás vezes um bocadito menos, outras vezes um bocadito mais). Depois, com o meu marido, voltam a dar um passeio de 1 hora/1 hora e meia à hora de almoço, a meio da tarde mais um passeio com o mesmo tempo, depois antes de jantar outro passeio (mais curto – 40/50 minutos) e a seguir ao jantar, antes de dormir, mais hora e meia, duas horas de passeio.

Aceitam-se ideias, sugestões, melhorias, críticas (construtivas) e chão novo para a casa...

Obrigado a todos os que perderem um bocadito a ajudar-nos
As crianças e os loucos são os únicos que dizem a verdade. Os loucos são aprisionados e as crianças educadas.
leapais
Membro

segunda dez 16, 2013 12:08 pm

ninguem tem ideias?...
As crianças e os loucos são os únicos que dizem a verdade. Os loucos são aprisionados e as crianças educadas.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda dez 16, 2013 4:39 pm

Sinceramente, não :-s

Há quanto tempo é que estás a tentar? Será que já passou tempo suficiente?
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

segunda dez 16, 2013 4:48 pm

Com que idade está a cadela?

Eu tinha o mesmo problema com o meu cão quando ele era mais novo. Fazia tudo na varanda de casa. Não sabia fazer noutro local.

Era capaz de fazer viagens de carro de 4 horas (com as devidas paragens) e nunca fazia nada.

Eventualmente começou a fazer na rua e hoje em dia assim tem permanecido.
leapais
Membro

segunda dez 16, 2013 5:58 pm

a cadela está com 15 meses. Veio para nossa casa em Março depois de estar uns tempos com outra família que a tinha permanentemente no quintal. Começamos o treino de ir à rua em meados de Abril/Maio (altura em que a mais nova começou também o mesmo treino).

Ainda hoje de manhã, depois duma noite de sono saiu à rua, por lá andou meia hora/40 minutos e quando chegou a casa é que fez o número 1 :x
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

segunda dez 16, 2013 6:23 pm

É de facto uma idade já muito avançada para fazer as necessidades em casa.

O meu, curiosamente, está com a mesma idade.
leapais
Membro

segunda dez 16, 2013 6:30 pm

Dogzilla Escreveu:É de facto uma idade já muito avançada para fazer as necessidades em casa.

O meu, curiosamente, está com a mesma idade.
pois... também acho que é já velhinha para estes disparates... a outra é mais nova (tem quase 13 meses) e já é raríssimo fazer...

não sabemos mesmo o que fazer mais...
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda dez 16, 2013 8:48 pm

Pelo que conta está a fazer tudo bem. Penso que deve insistir nas recompensas e ela eventualmente começa a fazer só na rua... Tente perceber se em casa, há algum cheiro das antigas necessidades (o cheiro do xixi é difícil de eliminar) que a faça fazer nesse sítio.
leapais
Membro

segunda dez 16, 2013 9:06 pm

fteixeira Escreveu:Pelo que conta está a fazer tudo bem. Penso que deve insistir nas recompensas e ela eventualmente começa a fazer só na rua... Tente perceber se em casa, há algum cheiro das antigas necessidades (o cheiro do xixi é difícil de eliminar) que a faça fazer nesse sítio.
ela faz basicamente no hall de entrada e corredor. Na sala, cozinha e quartos é raríssimo. qual será a melhor forma de tirar o cheiro a xixi?? sendo que vamos ter mesmo de mudar o chão mas será no verão quando pudermos estar uns dias fora de casa.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda dez 16, 2013 10:46 pm

Lembrei-me duma coisa.

Ela faz em jornais?

Em casa, tenta que ela faça no jornal ou em papel absorvente.
Quando isso acontecer, na próxima ida à rua para ela fazer as necessidades leva os jornais/papel que ela já tenha usado. Tenta que ela faça nesses jornais/papel.

Se funcionar, depois de algumas vezes vai retirando os jornais.
leapais
Membro

segunda dez 16, 2013 10:58 pm

Ressa Escreveu:Lembrei-me duma coisa.

Ela faz em jornais?

Em casa, tenta que ela faça no jornal ou em papel absorvente.
Quando isso acontecer, na próxima ida à rua para ela fazer as necessidades leva os jornais/papel que ela já tenha usado. Tenta que ela faça nesses jornais/papel.

Se funcionar, depois de algumas vezes vai retirando os jornais.
ela come os jornais... :) tentamos com os resguardos... e ela comeu os resguardos... :p
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

terça dez 17, 2013 12:41 am

Boas!!!

Nem todos os "xixis" são "verdadeiros", ou seja, mesmo que faça alguns durante o passeio são apenas marcas territoriais e não a " descarga verdadeira".

Não referiu, ou não me apercebi, se os passeios têm um trajeto fixo, se assim for experimente outros percursos, ou já que têm tanta disponibilidade, cada passeio com um trajeto diferente, nem que um seja de um lado da estrada e o outro do outro lado.

Também à alturas em que as necessidades são mais obvias, como pouco depois da refeição (as minhas cadelas fazem sempre depois de comer), ou depois de longos períodos de descanso (o que parece não acontecer).

Se em casa o local das necessidades for sempre o mesmo, um determinado quarto, prive o acesso a essa divisão durante algum tempo.

Até à próxima!!!
leapais
Membro

terça dez 17, 2013 8:38 am

roquesoares Escreveu:Boas!!!

Nem todos os "xixis" são "verdadeiros", ou seja, mesmo que faça alguns durante o passeio são apenas marcas territoriais e não a " descarga verdadeira".

Não referiu, ou não me apercebi, se os passeios têm um trajeto fixo, se assim for experimente outros percursos, ou já que têm tanta disponibilidade, cada passeio com um trajeto diferente, nem que um seja de um lado da estrada e o outro do outro lado.

Também à alturas em que as necessidades são mais obvias, como pouco depois da refeição (as minhas cadelas fazem sempre depois de comer), ou depois de longos períodos de descanso (o que parece não acontecer).

Se em casa o local das necessidades for sempre o mesmo, um determinado quarto, prive o acesso a essa divisão durante algum tempo.

Até à próxima!!!
boas

os trajectos variam consoante a pessoa que as passeia. O meu filho gosta de ir para um lado, a minha filha para outro e o meu marido para outro (haja variedade... eheheheh)

é impossível privar o acesso à divisão onde a patuda faz as necessidades.. é o hall de entrada onde tem de passar, obrigatoriamente, para sair de casa. Ou no corredor que é onde passa para ir para os quartos..
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça dez 17, 2013 12:00 pm

Se tiver resguardos em casa e tiver o cuidado de os molhar/esfregar nas necessidades dela, ela não os deverá comer. Depois é estar atento para premiar quando ela faz lá ou então se ela estiver a fazer noutro lado, gentilmente colocá-la no resguardo para acabar de fazer no sítio que se pretende e calmamente felicitá-la. Quando ela perceber que se faz no resguardo, então levar um já sujo para a rua para o local onde se pretende que ela use e recomeçar tudo de novo até ela perceber que é ali que se faz. O mais demorado será condicionar a fazer no resguardo em casa. A partir daí, a passagem para fazer na rua é mais fácil.
Maria João
Responder

Voltar para “Cães”