Quebras de acuçar nos cães de porte pequeno?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta dez 13, 2013 8:06 pm

WaterMonitor Escreveu:Não tenho qualquer experiência com Bichon, mas como já aqui referi tive bastante contacto com dois Chihuahua, ambos adultos.

Tomei conta deles durante muitos dias e o dono sempre me recomendou que lhes desse de comer várias vezes e frisou que não eram como os meus (raças gigantes) que comiam só duas vezes ao dia. Eles comiam pouco de cada vez mas comiam sempre.Um dia efectuámos juntos uma viagem particularmente longa e o macho teve um desmaio que o dono resolveu prontamente com o que tínhamos disponível: bolacha Maria. Ele disse que era hipoglicemia por estar tantas horas, e foram mesmo muitas, sem comer.

Se era ou não isso, o que é facto é que o cão recuperou quase logo.
Absolutamente certo. O vet sempre me disse que ao contrário dos cães médios, grandes e gigantes, os cães de porte pequeno e ainda mais os de porte mini (até 4 kg) devem ter sempre a comida à disposição. Também me disse que nestes tamanhos é essencial escolher boas marcas de rações porque estas, adequadas a estes cães, têm na sua composição açúcares de digestão lenta exactamente para prevenir picos de açúcar (muitos altos após se alimentarem e muito baixos após exercício) no sangue.
Maria João
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sexta dez 13, 2013 9:00 pm

Também já ouvi falar desses casos e é verdade que é recomendado por vários veterinários e criadores que os cães de porte pequeno/muito pequeno tenham várias refeições ao dia em vez de apenas duas.

No meu caso torna-se difícil pois pretendo dar RAW ao meu próximo cão (de porte muito pequeno) e não sei como evitar apenas dar a comida duas vezes por dia (de manhã e à noite). Tenho de tentar pesquisar soluções.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta dez 13, 2013 9:03 pm

tou a imaginar tudo a correr para o vet e a sair de lá com uma receita de cubinhos de açúcar :lol: :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sexta dez 13, 2013 9:33 pm

Era giro, depois começava-se a desenvolver em Portugal a crise diabética em cães pequenos... :lol:

Nada como umas pesquisas no good old Google e uma mente criativa para deixar um canito bem alimentado durante o dia todo :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado dez 14, 2013 6:22 pm

mjoaomarques, não sei se chegaste a conhecer mas eram o Popeye e a Olívia do Clemente. Uma coisa é certa: o dono deles percebia muito mais do que eu alguma vez irei perceber. :D
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

domingo dez 15, 2013 5:11 pm

Sim, cheguei a conhecê-los. Uma ou duas vez que fui à Cç dos Barbadinhos, lá estavam eles, deitados, juntinhos e super bem comportados. Falavamos e entravam e saíam pessoas da loja e eles impecáveis. Acho que foi a 1ª vez que me dei conta que cães mini, como todos os outros cães, podem também ser educados e sociáveis. O Clemente tem realmente um geito muito especial com os bichos. :wink:
Maria João
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda dez 16, 2013 12:05 pm

Por acaso também já ouvi falar de hipoglicemia, nomeadamente pela criadora quando comprei a cachorra... Mas não me falou em dar mel nem nada disso, tenha atenção à alimentação e fale sobre isso com o seu veterinário. Boa sorte!
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça dez 17, 2013 11:26 am

O mel ou açúcar ou compota ou whatever muito doce é administrado debaixo da língua para ser rapidamente absorvido sem engasgar e só se dá quando o animal está com uma crise de hipoglicémia (tremores, desmaio, coma). Não são para ser usados regularmente na alimentação. :o :roll:

Para prevenir a hipoglicémia devem ser usadas rações de boa qualidade e adequadas ao tamanho (na sua composição tem cereais integrais cujos açúcares são de digestão lenta) e devem ter a comida sempre à disposição.
Maria João
Responder

Voltar para “Cães”