Absolutamente certo. O vet sempre me disse que ao contrário dos cães médios, grandes e gigantes, os cães de porte pequeno e ainda mais os de porte mini (até 4 kg) devem ter sempre a comida à disposição. Também me disse que nestes tamanhos é essencial escolher boas marcas de rações porque estas, adequadas a estes cães, têm na sua composição açúcares de digestão lenta exactamente para prevenir picos de açúcar (muitos altos após se alimentarem e muito baixos após exercício) no sangue.WaterMonitor Escreveu:Não tenho qualquer experiência com Bichon, mas como já aqui referi tive bastante contacto com dois Chihuahua, ambos adultos.
Tomei conta deles durante muitos dias e o dono sempre me recomendou que lhes desse de comer várias vezes e frisou que não eram como os meus (raças gigantes) que comiam só duas vezes ao dia. Eles comiam pouco de cada vez mas comiam sempre.Um dia efectuámos juntos uma viagem particularmente longa e o macho teve um desmaio que o dono resolveu prontamente com o que tínhamos disponível: bolacha Maria. Ele disse que era hipoglicemia por estar tantas horas, e foram mesmo muitas, sem comer.
Se era ou não isso, o que é facto é que o cão recuperou quase logo.
Quebras de acuçar nos cães de porte pequeno?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Maria João
Também já ouvi falar desses casos e é verdade que é recomendado por vários veterinários e criadores que os cães de porte pequeno/muito pequeno tenham várias refeições ao dia em vez de apenas duas.
No meu caso torna-se difícil pois pretendo dar RAW ao meu próximo cão (de porte muito pequeno) e não sei como evitar apenas dar a comida duas vezes por dia (de manhã e à noite). Tenho de tentar pesquisar soluções.
No meu caso torna-se difícil pois pretendo dar RAW ao meu próximo cão (de porte muito pequeno) e não sei como evitar apenas dar a comida duas vezes por dia (de manhã e à noite). Tenho de tentar pesquisar soluções.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
mjoaomarques, não sei se chegaste a conhecer mas eram o Popeye e a Olívia do Clemente. Uma coisa é certa: o dono deles percebia muito mais do que eu alguma vez irei perceber. 

-
- Membro Veterano
Sim, cheguei a conhecê-los. Uma ou duas vez que fui à Cç dos Barbadinhos, lá estavam eles, deitados, juntinhos e super bem comportados. Falavamos e entravam e saíam pessoas da loja e eles impecáveis. Acho que foi a 1ª vez que me dei conta que cães mini, como todos os outros cães, podem também ser educados e sociáveis. O Clemente tem realmente um geito muito especial com os bichos. 

Maria João
Por acaso também já ouvi falar de hipoglicemia, nomeadamente pela criadora quando comprei a cachorra... Mas não me falou em dar mel nem nada disso, tenha atenção à alimentação e fale sobre isso com o seu veterinário. Boa sorte!
-
- Membro Veterano
O mel ou açúcar ou compota ou whatever muito doce é administrado debaixo da língua para ser rapidamente absorvido sem engasgar e só se dá quando o animal está com uma crise de hipoglicémia (tremores, desmaio, coma). Não são para ser usados regularmente na alimentação.
Para prevenir a hipoglicémia devem ser usadas rações de boa qualidade e adequadas ao tamanho (na sua composição tem cereais integrais cujos açúcares são de digestão lenta) e devem ter a comida sempre à disposição.

Para prevenir a hipoglicémia devem ser usadas rações de boa qualidade e adequadas ao tamanho (na sua composição tem cereais integrais cujos açúcares são de digestão lenta) e devem ter a comida sempre à disposição.
Maria João