Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.
Moderador: mcerqueira
-
SarahKay
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
-
Contacto:
sexta mar 05, 2004 2:57 pm
Olá,
Sei que já há n tópicos sobre isto, mas breve começa o calor e a mosquitada a aparecer. E os tópicos que li estavam tão grandes e dificeis de ler (para pessoas preguiçosas como eu!) que vou tentar por isto mais "bonito":
Dirofilariose
Os cães, como outros animais, são infectados por parasitas que causam doenças debilitantes. Estes parasitas podem instalar-se em vários órgãos, porém os mais comuns são os vermes gastrointestinais e o verme do coração (vulgo Dirofilariose ).
A Dirofilariose é provocada por um parasita, a Dirofilaria Immitis, precisamente por sua forma larvar que penetra no organismo do cão quando este é picado por mosquitos que já picaram um cão infectado. Após cerca de 90 a 100 dias da infecção, a larva desenvolve-se e aloja-se na região entre o átrio direito e a veia cava do coração.No estado adulto, o parasita alcança cerca de 30 cm de tamanho e, após 7 a 8 meses da infecção, já podemos encontrar microfilárias a circular no sangue.
Sintomas
Os principais sintomas do cão com Dirofilariose são: tosse, falta de ar, emagrecimento, cor escura da língua, intolerância ao exercício e, quando a insuficiência cardíaca já se instalou, pode ocorrer falência do fígado e dos rins, podendo surgir aumento de volume abdominal e líquido nos pulmões. A tosse geralmente é crónica.
Diagnóstico
O diagnóstico feito pelo médico veterinário é baseado nas informações obtidas junto ao proprietário, no exame clínico e nos exames complementares que detectam a presença de microfilárias no sangue e de anticorpos, na radiografia do tórax, no eletrocardiograma e no ecocardiograma, além de exames para avaliação da função dos rins e fígado nos estágios mais avançados da doença.
É importantíssimo salientar que o diagnóstico pode e deve ser feito com precisão e, uma vez o cão apresentando a doença, as formas de tratamento devem ser expostas para o proprietário para que seja realizado. O tratamento pode ser dirigido à extinção dos vermes adultos (tratamento adulticida) e/ou das microfilárias (tratamento microfilaricida), associado ao tratamento sintomático da insuficiência cardíaca.
Prevenção
Mais importante que termos conhecimento de que existe tratamento para a doença e que ele deve ser feito, é sabermos que a única forma de evitarmos a doença é prevenindo-a, através do uso de medicamentos que podem ser administrados mensalmente pelo proprietário, conforme a orientação de seu médico veterinário.
Para finalizar, podemos dizer que a melhor forma de tratar a Dirofilariose Canina é através da prevenção:zonas de águas paradas são favoráveis à proliferação dos mosquitos vectores.A zona do Vale do tejo é uma região endémica
Coração Infectado com Dirofilarias
in http://www.hospvetprincipal.pt/dirofila.htm
Espero ter ajudado,
beijinho
-
AndLemos
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
sexta mar 05, 2004 3:55 pm
UHG!!!
Não conhecia.
Obrigado pela informação Sara.
Também sou um pouco preguiçosa
-
SarahKay
- Membro Veterano
-
Contacto:
sexta mar 05, 2004 4:27 pm
O Real vai fazer análises para ver se já tem alguma coisa e depois vamos-lhe começar a dar os comprimidos de prevensão.
Aqui onde moro há muita água e temos verdadeiras invasões de mosquitos quando a agua começa a secar. E por acaso até sei de casos de cães que já morreram devido a picadas de mosquitos, então mais vale prevenir....
beijocas

-
PauloC
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
-
Contacto:
sexta mar 05, 2004 4:40 pm
Pois....e não se esqueçam também da LEISHMANIOSE.
-
AndLemos
- Membro Veterano
sexta mar 05, 2004 4:49 pm
PauloC Escreveu:
Pois a Leishmaniose sei o que é, ouve-se falar muito e já vi casos.
Agora Dirofilariose nunca tinha ouvido falar, e nem sabia que se podia prevenir, será que vale a pena e não tem efeitos secundários?
-
SarahKay
- Membro Veterano
-
Contacto:
sexta mar 05, 2004 4:58 pm
Ok Paulo, então aqui vai:
Leishmaniose
É transmitida por o mosquito hospedeiro intermediário flebótomo . Tais mosquitos, ao sugarem sangue posteriormente, pelo facto de por assim dizer injectarem na picada da pele sua saliva, por ser esta anti-coagulante e assim evitar que o sangue da sua vítima se coagule, injectam nesse acto também tais formas infectantes da Leishmania, a qual caindo da circulação sanguínea desse novo hospedeiro vai dessa forma reproduzir a doença
O período chamado de incubação (período que vai da picada pelo mosquito infectado até o aparecimento dos primeiros sintomas) varia entre 10 e 25 dias, podendo, no entretanto, chegar até um ano. Após esse período aparecem em geral pápulas na pele do animal infectado, pápulas essas nada características, porém pruriginosas determinando sensação de calor e dor. Ocorre também nessa fase inflamação dos gânglios próximos a picada pelo mosquito. Nessa ocasião, sendo feita punção desses gânglios inflamados, deverão ser encontradas as formas infectantes do protozoário.
Na sua forma visceral, as lesões sendo internas, principalmente no baço, traduzem-se por aumento de volume desse órgão (esplenomegalia), além de febre e dor abdominal. Sua evolução leva também a aumento de volume do fígado.
PROFILAXIA DA DOENÇA
A mais eficiente medida de prevenção do mal, ainda é o combate ao mosquito hospedeiro intermediário, impedindo-o de se multiplicar, pela aplicação de insecticidas e coleiras nos cães que os repelam.
DIAGNÓSTICO
Efectuado por análise ou punção.
TRATAMENTO
Os tratamentos são efectuados opr medicação devendo ser mantidos durante toda a vida do animal. N«ão há cura mas controlo dos estado clinico do animal.
É uma doença extremamente dolorosa para o animal nos seus estádios mais avançados causando problemas dermatológicos, renais e levando nos seus estádios mais avançados a ser necessária a eutanásia do animal.Presentemente estão a ser lançados produtos que evitam a picada do mosquito e estudada a sua vacina,
Leishmanias vistas ao microscópio
Mosquito Transmissor
Como esta não tem prevenção, a não ser matar os mosquitos, e penso que isso já as pessoas tentam fazer (até para sua própria protecção) nem me lembrei.

-
SarahKay
- Membro Veterano
-
Contacto:
sexta mar 05, 2004 5:43 pm
AndLemos Escreveu:
PauloC Escreveu:
Pois a Leishmaniose sei o que é, ouve-se falar muito e já vi casos.
Agora Dirofilariose nunca tinha ouvido falar, e nem sabia que se podia prevenir, será que vale a pena e não tem efeitos secundários?
Eu também não conhecia e quem me alertou foi a veterinária. Não sei se terá efeitos secundários, mas como apartir do momento em que os mosquitos mordem é mais dificil curar eu prefiro prevenir. Mas experimente falar com o/a "seu/sua" vet...
A minha a unica coisa que disse foi que era um comprimido que se dava mensalmente, cada caixa tinha 6 e custava 25€....
Posso é perguntar quando lá for.
beijocas

-
KROZ
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am
sexta mar 05, 2004 7:44 pm
Também pensei em certo tempo prevenir, mas após conversa com o vet desisti.
É um pouco como a leishmaniose. É preciso ver caso a caso. É preciso ver se o risco é pequeno ou grande e o tempo que o cão passa na rua e se passa esse tempo parado ou sempre a andar.
Tendo em conta o meu caso, decidi não dar os comprimidos pois não se justificava. Quando menos quimicos der ao meu cão, melhor. Muito raramente coloco os spot on anti pulgas, só mesmo duas vezes por ano normalmente. Em março e em junho. De momento penso em colocar todos os meses porque mudei para o pulvex e desse modo vai pulgas carraças e (90%... em principio...) os mosquitos...
-
AndLemos
- Membro Veterano
-
susanasaraiva
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
-
Contacto:
segunda mar 08, 2004 12:11 pm
KROZ Escreveu:
De momento penso em colocar todos os meses porque mudei para o pulvex e desse modo vai pulgas carraças e (90%... em principio...) os mosquitos...
Mas o Pulvex não previne contra o mosquito da dirofiraliose

. Contra esse só o Strongold ( que não actua contra o da leishmaniose ) ou os comprimidos

. Portanto na minha opnião deve-se dar os dois

-
dougat
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am
segunda mar 08, 2004 4:42 pm
Eu já tive uma cadela infectada com Dilofilariose e consegui curá-la porque as larvas ainda não tinham chegado ao coraçaõ. Segundo o Vet que a tratou, a morte faz-se por asfixia e é por isso muito dolorosa.
A única forma de prevenção é efectivamente um comprimido mensal. È caro, mas compensa até porque o tratamento em caso de infecção é muito, muito caro.
Alias eu penso que ela foi abandonada, porque os "donos" se aperceberam que ela estava doente e o exito da cura e o proprio tratamento eram caros e sem sucesso garantido.
Hoje...4 anos depois..recomenda-se.
-
KROZ
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am
segunda mar 08, 2004 8:06 pm
susanasaraiva Escreveu:
Mas o Pulvex não previne contra o mosquito da dirofiraliose

. Contra esse só o Strongold ( que não actua contra o da leishmaniose ) ou os comprimidos

. Portanto na minha opnião deve-se dar os dois
O pulvex previne contra mosquitos se não me engano, não especifica... mas sinceramente não estou muito a par disso.
Mas de qualquer modo, não me preocupo com isso. Eu também não ando a fazer os possíveis para não apanhar uma doença... calculo o risco e vivo a minha vida, tal como faço com o meu cão.
-
Guida__F
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm
segunda mar 08, 2004 9:07 pm
Será que estão a falar dos vermes do coração.
É que nesse caso a veterinária não receitou comprimidos. Ele deu à minha mãe uma seringa doseadora com um liquido que deve ser dado ao cão mensalmente, sendo que as doses dependem do peso do cão.