Grooming

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo dez 29, 2013 7:15 pm

lololololololololol, enfim ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo dez 29, 2013 7:16 pm

Olhe, veja isto é que talvez aprenda alguma coisa, quem sabe ...

http://www.youtube.com/watch?v=bM_3M6THTX8
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda dez 30, 2013 3:12 am

mistik Escreveu:
Eu sempre dei banho ao meu em casa mas uma vez levei a uma loja e no fim não note grande diferença lol a não ser menos pelo em casa ... Mas tirando isso ele ficou muito igual na altura a meninas disse que não se notáva muito porque tinha o pelo bem tratado não tinha enrriçados que os que normalmente recebia lá nova a diferenca porque iam com o pelo muito estragado!!!
se ainda fosse vivo podia pintar de panda lol
:( Lamento muito que já não seja! E quanto à groomer dele, provavelmente ela disse a verdade, no seu não se notavam tantas alterações após o banho porque ele tinha um pêlo bem cuidado, coisa que infelizmente não acontece em muitos casos.
__dani__
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 4:09 am

Aletheia Escreveu: Coitado do animal!!!! A que arranjo da raça se refere? Que eu saiba, o pêlo não deve ser cortado em qquer parte do corpo. Deve ter uma manutenção cuidadosa a desembaraçar o seu longo e sedoso pêlo e desfazer os nós. Agora cortar...!!!! Coitado!!

Um galgo afegão http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo10/afghan.pdf ou https://www.facebook.com/pages/AFGHAN-H ... tos_stream
Obrigada pela partilha do estalão Aletheia :wink: veio a complementar este tópico de forma muito positiva :)

De facto tem toda a razão, não se pode cortar e o mesmo diz no proprio estalão. Eu cometi o erro de ter cortado na zona da garganta, e assumi esse erro quando escrevi o post:

__dani__ Escreveu: - Corte com tesoura de desbaste na garganta até ao esterno.
__dani__ Escreveu: Foi a primeira vez que tratei de um galgo afegão, e simplesmente adorei, aliás, eu andava doida por puder fazer um! Estava à espera de encontrar um feitio snobe e muito desligado.. Mas enganei-me redondamente! Ela tem um forte mas excelente caracter, muito gentil e muito diplomática, sempe bem disposta, não há medos, não há traumas nem rancores... não gostou de algumas partes, demasiado invasivas a seu ver :lol: mas no momento em que ia para o chão, esquecia-se e só queria brincar e receber festas! Quanto ao grooming, cometi um erro que agora consigo detectar, mais específicamente na garganta, que deveria ter ficado com mais pêlo, mas faz parte errar, faz parte da aprendizagem, o importante é melhorar.. se eu conseguisse fazer tudo bem na primeira vez que pego numa raça, era a supergroomer, coisa que não me considero. Faço por ser melhor que ontem, e pior que amanha.

Agora, se se refere a isto:
__dani__ Escreveu: Stripping / Plucking no focinho, garganta até ao esterno, pescoço, dorso e cauda.
Isto não é cortar, isto é uma técnica que consiste em arrancar pêlo. E arrancar pêlo não é um processo doloroso, que for bem feito, daí que a parte do "coitado" não se aplica. Muito pelo contrário, é uma tecnica que neste caso, alivia o cão. Alem disso, essa parte que colocou a negrito e que citei em cima, faz parte do arranjo da raça. Se não se arrancasse ficaria com este aspecto:

Imagem

Imagem

Imagem

Não acho que fiquem mal assim, para mim são fofinhos de todas as maneiras, é uma raça que adoro simplesmente, quer na versão elegância, quer na versão macaquinho! Mas esta é a forma como ele é conhecido, é uma das coisas que o simboliza e o torna tão único. A sua história e o seu proposito, o seu percurso!

Imagem

Obrigada Kitten, eu vou colaborar com mais um excelente vídeo para quem estiver a acompanhar e tenha interesse.

https://www.youtube.com/watch?v=-yckzxDuW0E

Aletheia, uma vez mais agradeço por intervir no tópico, de uma forma activa e interactiva. ;) No entanto penso que há formas e formas de dizer as coisas. Eu estou apenas a colocar e a partilhar os meus trabalhos, que são muitas vezes humildes, mas não tenha duvidas que neles está investida muita paixão e muito esforço, como foi o caso deste. Às vezes só temos de ser mais abertos e tentar perceber antes de tecer juizos de valor negativos a outra pessoa, a não ser que realmente se tenha a certeza do que se fala. Eu não considero a Cleo "coitado do animal", e custa-me ler que alguém ache isso.
Última edição por __dani__ em domingo fev 23, 2014 1:41 pm, editado 2 vezes no total.
__dani__
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 4:12 am

Sasha99 Escreveu:
quando tiveres a tua carrinha convido-te a entrares ca em casa para a conheceres primeiro e das-lhe uma guloseima pronto e já ficam grandes amigas :lol: :lol: :lol:
:lol: Há pronto, se ela é vendida (como os meus) então não deve haver problema :lol: :lol: :twisted:
Maitika
Membro
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

segunda dez 30, 2013 11:25 am

O "plucking" é feito c akela pedra, k s vê no vídeo?

O "seu" galgo afegao é k tinha o pêlo curto, daí o resultado. Sendo em aprendizagem foi 1bom resultado. E deve ter dado trabalho e gozo...

Conhece akela linha de produtos? (Pure Paw) qual é a sua opinião?
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
__dani__
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 12:53 pm

Maitika Escreveu:O "plucking" é feito c akela pedra, k s vê no vídeo?

O "seu" galgo afegao é k tinha o pêlo curto, daí o resultado. Sendo em aprendizagem foi 1bom resultado. E deve ter dado trabalho e gozo...

Conhece akela linha de produtos? (Pure Paw) qual é a sua opinião?
Ola Maitika, o plucking é feito unicamente com os dedos, é o acto de arrancar sem ferramentas (a única ferramenta são os dedais para os dedos). No entanto o plucking é uma técnica de stripping, assim como o uso da pedra pomes, constitui outra técnica de stripping. Tanto o plucking como a pedra, têm a mesma finalidade: arrancar pêlo, mas a pedra é usada em determinadas situações e em determinadas zonas, e o plucking noutras.

Deu mesmo muito gozo!! :D E trabalho também. Mas eu anseava este momento à tanto tempo que o prazer que me deu fazer (com o calhamasso de um livro do afegão ao lado :lol: ) foi muito maior do que o esforço do trabalho.

Ela tinha aí o pêlo curto, porque era uma bebé.. com 6 meses! :)

Pure paws na minha opinião é uma marca muto completa. Os produtos são de excelente qualidade, e ao mesmo tempo, consegue dar resposta a todo o tipo de necessidades, todo o tipo de pêlos, todo o tipo de técnicas... generalizando claro! Porque tem uma imensa variedade de produtos.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda dez 30, 2013 12:59 pm

A forma de dizer, é a minha :oops:. Não tive qquer intenção de ser mordaz ou ferir susceptibilidades. :oops:

Quanto ao assumir do erro no corte, não tinha visto, porque na maioria das vezes, leio os tópicos na diagonal (erro meu, por falta de paciência) e as imagens são mais apelativas.
Pela minha forma de falar e lapso por não ter lido toda a mensagem, peço desculpa.
Essenciallmente, acho que estamos de acordo! :)
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
__dani__
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 1:12 pm

Aletheia Escreveu:A forma de dizer, é a minha :oops:. Não tive qquer intenção de ser mordaz ou ferir susceptibilidades. :oops:

Quanto ao assumir do erro no corte, não tinha visto, porque na maioria das vezes, leio os tópicos na diagonal (erro meu, por falta de paciência) e as imagens são mais apelativas.
Pela minha forma de falar e lapso por não ter lido toda a mensagem, peço desculpa.
Essenciallmente, acho que estamos de acordo! :)
Não há problema Aletheia, eu não levei a mal, se calhar eu pensaria o mesmo se visse e não soubesse (eu sei que a cleo nessa idade ficou com cara de poupas amarelo :lol: e essa imagem pode ser um choque para quem está habituado a ver uma figura como a do galgo afegão adulto) Curiosamente, o galgo afegão é a raça que mais metamorfoses sofre desde que nasce até atingir a idade adulta. No caso da Cleo, na rua chegaram a pensar que ela era um macaco quando era mais bebé :twisted:

Eu estava a ser sincera quando agradeci pela intervenção.. é assim que o tópico cresce e se torna mais interessante! E a minha opinião mantem-se! Obrigada :wink: :D
__dani__
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 1:16 pm

Já agora, esqueci-me de referir, mas para quem quiser saber, a Cleo é de cor Black and Tan.
__dani__
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 4:15 pm

E agora, mais um antes e depois, desta vez de um caniche, preparado de 3 formas diferentes. Não resisti a brincar um bocadinho com o fantástico pêlo dele!

Antes:

Imagem

1º PRIMEIRA OPÇÃO:

Imagem

Imagem

2º SEGUNDA OPÇÃO:

Imagem

3º TERCEIRA OPÇÃO:

Imagem

Técnicas:

1º PRIMEIRA OPÇÃO:
Banho e secagem. Apenas clipping no focinho, base da cauda e higiéne.

2º SEGUNDA OPÇÃO:
Scissoring (Corte com tesoura):

3º TERCEIRA OPÇÃO:
7F Clipping (Corte com máquina pente 7F) no corpo, pernas/patas e focinho. Corte com tesoura apenas no topknot, orelhas e cauda:

Produtos Usados por ordem:

- Ice on Ice da Chris Christensen para desembaraçar o pêlo com maior facilidade.

- Shampoo Artero Vitalizante

- Acondicionador Pure Paws Ultra Deep

- Texturizador Bodifier Crown Royale

- Spray fixador Super Hold da Chris Christensen

Devo dizer que o meu gosto pessoal não corresponde à ultima foto, ou seja, como ficou o cão no final, a pedido da dona. Às vezes o meu trabalho chega a ser muito ingrato, e é muitas vezes revoltante ter uma obra-prima nas mãos e ter de a rabiscar e borratar, até se tornar num desenho de infantário, no sentido figurativo claro, acho que perceberam.
Pelo menos dá para ter uma noção do quanto muda o aspecto de um cão mediante a técnica usada. Se o cão fosse meu, ficaria pela primeira opção! E voces, qual a vossa favorita?

Feedback dos donos: Satisfeitos
Última edição por __dani__ em domingo fev 23, 2014 1:46 pm, editado 1 vez no total.
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

segunda dez 30, 2013 8:07 pm

Eu estaria indeciso entre 1º e 2º, secalhar, escolhia o 2º
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda dez 30, 2013 8:39 pm

Também gosto da segunda opção, exceptuando o coração na testa, que acho que "esconde" o corte do pêlo na cabeça. Está um pouco mais curto do que na primeira opção e dá melhor a noção da morfologia do cão, mas a primeira opção é espectacular e muito bonita.

Da terceira não gosto, claro, até porque com o frio que está o cão deve ressentir-se.

Esse cão tem um jogo de cores fantástico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
__dani__
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 9:30 pm

Obrigada a ambos pela opinião! :D
Floripes3 Escreveu: Da terceira não gosto, claro, até porque com o frio que está o cão deve ressentir-se.

Esse cão tem um jogo de cores fantástico.
É verdade, também acho, tem um padrão muito bonito. Ha que salientar no entanto, para quem não sabe, que este cão a quem caracterizei de "caniche" não é na verdade um caniche, mas sim um lindo rafeiro, com pêlo igualmente lindo, e de textura muito semelhante a um caniche, mas as cores dele não são permitidas no estalão do caniche, aliás o caniche deve sempre ter uma única cor (branco, preto, castanho, cinzento, laranja fulvo (apricot) ou vermelho). Isto foi só uma curiosidade, e também para não induzir ninguém em erro.

Quanto ao frio, felizmente nesta época do ano, são poucas as pessoas que pedem para rapar o cão desta forma, mas ainda há quem peça, mas normalmente não me preocupo muito porque na maioria são cães de interior, e sempre prefiro quem o faça (sempre dá para vestir algo quentido depois), do que quem não faz nada à espera que o frio passe, e depois me aparecem com um novelo de rastas negligenciado com a desculpa do costume "estava a espera que o frio passasse...".

Neste caso por acaso foi no verão. Eu nem sempre coloco trabalhos actuais, vou colocando aqui os que tenho nas pastas que ainda são muitos... :P
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda dez 30, 2013 9:44 pm

Por acaso o meu velhote acaba sempre por ficar com pêlo curto (mas não dessa forma, nunca!) por sugestão da groomer porque eu, infelizmente, não consigo pentear na barriga e nas patas então chega a um ponto em que tem nós que dificultam a própria tosquia e a solução acaba por ser cortar mais curto que o esperado :(

E ele vai todos os meses à tosquia (banho/tosquia higiénica e só quando é necessário é que é tosquiado a sério), este mês teve de ficar carequita:

Imagem

Mas acho que ficou um bom trabalho e, como está velhote (daí ter a barbicha e parte do focinho toda branca) e está magro, ele anda sempre agasalhado pelo que acho que não foi muito desumano (mas fico sempre triste quando fica assim no Inverno).

Quanto às tosquias de cima, prefiro a 2º porque se vê muito melhor os olhos do cão, o que dá sempre um ar ternurento :p (na 1º parece um bad boy, mas está igualmente bonito).

edit: ah, esqueci-me de referir mas as orelhas ficam assim curtas por pedido da dona que não gosta muito das do penteado da raça
Responder

Voltar para “Cães”