Legislação sobre cães na via pública

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

segunda dez 30, 2013 10:48 pm

mas qual é o gozo que dá ao cão ir para cima da relva?
Se calhar o mesmo gozo que dá a certas pessoas, durante o Verão deitarem-se nela à sombra e saírem de lá com umas quantas carraças....segundo aqui foi dito...

Se calhar também o mesmo gozo, que as crianças têm quando andam todas contentes a jogar á bola num relvado...onde se emporcalham todos.
Fique a saber que o chichi queima a relva, ficando esta com cor amarelada.
Você fala dos cães mas esquece-se que também há muita "gentinha" que urina em sítios públicos. Por exemplo, esquinas, árvores, relvados, arbustos e onde quer que lhes dê na telha. As pessoas deixam muito lixo em todo o lado....

Então quando fazem piqueniques em relvados (já morei num sítio onde isso se acontecia muitas das vezes) era só ver lixo por todo o lado. Até papel higiénico cheio m***** cheguei a ver....agora veja lá a "higiene" desta gente!

Já para não falar, que há pessoas (vi disso imensas vezes) que urinam e defecam em praias públicas .....e ainda por cima, praias de bandeira azul, em época balnear....que supostamente são limpas..

Os animais não raciocinam nem medem as consequências como nós.
Tudo bem que somos nós que temos que olhar pelo que eles fazem. Mas todos, quer sejam crianças ou cães, gostam de um pouco de liberdade.

Tal como um pai se pode distrair e quando dá conta está o puto a c***** á beira mar.
Em vez de vir ao fórum perguntar quais são as "regras" ditadas pela sua autarquia, deveria ir à autarquia informar-se e pedir para ver o dito documento.
Aqui já eu concordo...
Não é o sitio mais indicado para perguntar. Mas se ninguém viesse cá perguntar nada...este forum "morria" ...e se calhar iria haver muita gente com a vida mais "vazia"..

Cumpts
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda dez 30, 2013 10:53 pm

Mas qual liberdade? Liberdade têm as minhas quando as solto nos locais devidos, que correm o que têm na vontade, não me parece que um cão atrelado tenha mais liberdade em cima da relva que nas pedras da calçada ...

Eu não deixo que as minhas vão para cima da relva e não vão, porque até ver quem está na outra ponta da trela é que manda.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Specops
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 11:01 pm

kitttten Escreveu:Mas qual liberdade? Liberdade têm as minhas quando as solto nos locais devidos, que correm o que têm na vontade, não me parece que um cão atrelado tenha mais liberdade em cima da relva que nas pedras da calçada ...

Eu não deixo que as minhas vão para cima da relva e não vão, porque até ver quem está na outra ponta da trela é que manda.
Não confunda as coisas....eu falei num modo geral.
Mas já agora, o que é que é para si um "sítio próprio" para soltar os cães??
Se formos pelo caminho da lei, você não pode soltar os cães em lado nenhum....sem ser no novo parque canino que abriu em Lisboa...e que por acaso, todo ele é relvado basicamente.

Isso do deixar ir prali e praqui, cada dono é que sabe de si.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda dez 30, 2013 11:30 pm

Exactamente, pelo caminho da lei nenhum cão pode ser solto em espaços públicos excepto se açaimados e como tal as minhas não são soltas em espaços públicos.

Mas não é porque a Lei manda que elas são ou não soltas, é porque eu assim o entendo, porque entendo que as outras pessoas e/ou animais não têm que "levar" com as minhas cadelas e gosto demasiado delas para correr riscos, seja de poderem ser atropeladas seja de poderem ser maltratadas por quem não tem obrigação de as aturar.

Não está aqui em questão se os cães andam ou não soltos, não fui eu quem falou inicialmente em liberdade (apesar de eu continuar a não perceber o que tem a liberdade a ver com a relva) além de que eu aprendi há muitos anos atrás que a minha liberdade termina onde começa a dos outros, está em questão o irem ou não para cima da relva, as minhas não vão, não lhes traz qualquer tipo de beneficio, antes pelo contrário já que podem trazer brindes para casa!

Ah! e é exactamente por os cães não raciocinarem nem medirem as consequências dos seus actos é que temos que ser nós, que somos responsáveis por eles a raciocinar e a medir as consequências dos actos por eles praticados.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Specops
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 11:50 pm

...então se vamos falar em individualismo, que é o que mais se fala aqui neste forum, então EU também vou ser individualista.

E vou dizer que os MEUS cães andam soltos na relva quando vejo que há condições para tal. Solto onde vejo que não vão prejudicar ou perturbar alguém.

PortantoEU prezo a liberdade dos MEUS cães e honestamente adoro ver a alegria deles (ao contrário dos desgraçados que aí andam abandonados sem família) quando os solto um bocado e os deixo andar a correr que nem malucos.

Seja no relvado, terra batida, numa praia deserta, etc etc etc....mas EU sou responsável e certifico-me daquilo que faço. Mesmo que um deles se adiante a fazer coco na relva, EU simplesmente pego no saquinho e apanho. Só estou a cumprir a minha parte.

E atenção que tenho dois PP's.
Se há pessoa que não os deveria soltar, sou "EU".

Continua sem me explicar o que é um espaço próprio para si.

Só tenho mais uma coisa acrescentar. Ainda bem que somos todos diferentes. Mas o mal de tudo é haver muito individualismo por aí fora.

Cumpts
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça dez 31, 2013 12:06 am

Por acaso .... :roll:
E o agradável que é sentarmo-nos na relva acabadinha de ser " regada" pelo Boby?
E o agradável e higiénico que é deixar uma criança pequena sentar-se e brincar na relva " presenteada" pelo Boby?
É verdade! Neste mundo só há cãezinhos e donos de cãezinhos!
Sofia
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça dez 31, 2013 12:09 am

PauloSantos1 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
kitttten Escreveu:Desculpem lá a pergunta, mas qual é o gozo para o animal andar em cima da relva? As relvas costumam estar tratadas, muitas vezes relva e ervas têm carraças, qual é o gozo?
Serei só eu que não deixa as minhas irem para cima da relva?
Entendeu agora Aletheia?

Acho que não é dificil compreender em que contexto é dada a resposta da Kitten, já que a autora do tópico deixou claro desde inicio que a relva em causa, era a de um espaço publico, daí que...

E sinceramente, a mim também me faz alguma confusão porque raio de motivo as pessoas insistem em andar com os animais em cima da relva nos espaços públicos.

Ainda mais confusão me faz, quando estas situações acontecem em locais onde até existem outros espaços, não relvados, onde se pode passear o cão.

Pessoalmente, acho que se apanha mais facilmente um "descuido" do cão num outro local que não a relva, mas diga-se em abono da verdade que (não estou a dizer que seja o caso ma MaguiC) um "descuido" no meio da relva, poupa o trabalho a muito boa gente de vergar a coluna para o apanhar... fica mais camuflado 8)

Afinal de contas, não é em vão que os jardins públicos estão bem "adubados"
epah, eu acho que está ali escrito, em bom português, «qual é o gozo para o animal andar em cima da relva»?

mas pronto, vou imaginar que a kittten queria dizer qul é o gozo do animal em andar em cima da relva de jardins públicos, assumindo que o cão deve saber fazer a distinção... onde o meu filho corre e joga á bola. Por acaso nucna trouxe nenhuma carraça para casa, o sortudo.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Specops
Membro Veterano

terça dez 31, 2013 12:17 am

nicosa Escreveu:Por acaso .... :roll:
E o agradável que é sentarmo-nos na relva acabadinha de ser " regada" pelo Boby?
E o agradável e higiénico que é deixar uma criança pequena sentar-se e brincar na relva " presenteada" pelo Boby?
Esqueceu-se de um grande pormenor.
Também há muita gente estúpida.

Se a estupidez pagasse a dívida externa de Portugal não precisávamos da Troika.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça dez 31, 2013 12:42 am

Specops Escreveu:
nicosa Escreveu:Por acaso .... :roll:
Esqueceu-se de um grande pormenor.
Também há muita gente estúpida.

Se a estupidez pagasse a dívida externa de Portugal não precisávamos da Troika.
credo, ainda bem que vivo numa cidade onde há relva para todos :lol: :lol: :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Specops
Membro Veterano

terça dez 31, 2013 10:45 am

Já somos dois. E aqui toda a gente solta os cães na relva...
pbaz
Membro Júnior
Registado: terça jan 07, 2014 1:03 am

terça jan 07, 2014 2:42 am

Specops Escreveu:...então se vamos falar em individualismo, que é o que mais se fala aqui neste forum, então EU também vou ser individualista.

E vou dizer que os MEUS cães andam soltos na relva quando vejo que há condições para tal. Solto onde vejo que não vão prejudicar ou perturbar alguém.

PortantoEU prezo a liberdade dos MEUS cães e honestamente adoro ver a alegria deles (ao contrário dos desgraçados que aí andam abandonados sem família) quando os solto um bocado e os deixo andar a correr que nem malucos.

Seja no relvado, terra batida, numa praia deserta, etc etc etc....mas EU sou responsável e certifico-me daquilo que faço. Mesmo que um deles se adiante a fazer coco na relva, EU simplesmente pego no saquinho e apanho. Só estou a cumprir a minha parte.

E atenção que tenho dois PP's.
Se há pessoa que não os deveria soltar, sou "EU".

Continua sem me explicar o que é um espaço próprio para si.

Só tenho mais uma coisa acrescentar. Ainda bem que somos todos diferentes. Mas o mal de tudo é haver muito individualismo por aí fora.

Cumpts

Gente desta é que leva a que os animais tenham cada vez menos direitos...

Se calhar nunca pensou que existem pessoas que também podem gostar de correr ou andar nesses locais públicos e que até têm medo de cães... ou simplesmente não pretendem que os cães andem soltos.Sim, claro, não morde, não faz mal, nada de nada.

Caro amigo, a única situação que me confrontei com cães soltos (serras da estrela... vários) e que não achei abusivo foi num passeio pedestre pela serra da estrela. Quanto ao resto é violador da lei e até mesmo (e principalmente) falta de civismo. Essa atitude de "os meus cães merecem correr em liberdade" é simplesmente uma atitude otária. Meta-lhes uma trela e corra ao lado deles!!!
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

terça jan 07, 2014 10:27 am

Para ter os cães soltos é necessário termos muita confiança neles e que em qualquer situação uma ordem do dono é para ser obedecida, caso contrário poderão surgir problemas e lá vêm as famosas frases: "...ele não faz mal." ou "...ele nunca tinha feito isto.".

Eu deixei de soltar o meu no momento em que se tornou dominante e começou a responder a outros cães. Não quero correr o risco de aparecer um cão que lhe rosna e o meu ataca-lo ou ser atacado.

No entanto, deparo com muitos donos com os cães soltos que começam a rosnar ao meu e a aproximarem-se de frente. E tenho que ouvir a frase "...não se preocupe que ele não faz mal", é preciso perceber que muitas vezes o problema não são os outros, mas sim o meu e que se não ando com ele solto é por algum motivo, para além de estar a cumprir a lei.
pbaz
Membro Júnior
Registado: terça jan 07, 2014 1:03 am

terça jan 07, 2014 12:27 pm

Ressa Escreveu:Para ter os cães soltos é necessário termos muita confiança neles e que em qualquer situação uma ordem do dono é para ser obedecida, caso contrário poderão surgir problemas e lá vêm as famosas frases: "...ele não faz mal." ou "...ele nunca tinha feito isto.".

Eu deixei de soltar o meu no momento em que se tornou dominante e começou a responder a outros cães. Não quero correr o risco de aparecer um cão que lhe rosna e o meu ataca-lo ou ser atacado.

No entanto, deparo com muitos donos com os cães soltos que começam a rosnar ao meu e a aproximarem-se de frente. E tenho que ouvir a frase "...não se preocupe que ele não faz mal", é preciso perceber que muitas vezes o problema não são os outros, mas sim o meu e que se não ando com ele solto é por algum motivo, para além de estar a cumprir a lei.
Nem estava a falar de cães com cães mas sim cães com pessoas. E até pode não fazer mal nenhum, até pode ser um cão que foge da pessoa, etc. Mas a realidade é esta: as pessoas tem direito a andar na via pública sem terem de recear os cães que andam soltos. Já bastam as pessoas que andam com trela mas que metem os cães a andar no meio do caminho (especialmente em zonas de jogging).

e nem quero falar daqueles "donos" que deixam os cães ir passear à rua, "à la vontade" e ficam no sofá de casa.

E quem fala isto é fala com conhecimento de causa. Actualmente não tenho medo de cães, mas foram muitos e muitos anos de vida a ter pânico de um ladrar (por muito pequeno que fosse o cão).
Specops
Membro Veterano

terça jan 07, 2014 4:01 pm

Gente desta é que leva a que os animais tenham cada vez menos direitos...

Se calhar nunca pensou que existem pessoas que também podem gostar de correr ou andar nesses locais públicos e que até têm medo de cães... ou simplesmente não pretendem que os cães andem soltos.Sim, claro, não morde, não faz mal, nada de nada.
Você deve ter é um parafuso a menos...
Como referi anteriormente...

E vou dizer que os MEUS cães andam soltos na relva quando vejo que há condições para tal. Solto onde vejo que não vão prejudicar ou perturbar alguém. ....ou seja, aqui o tema alargou, "para a relva"....andarem na RELVA...e antes de os soltar certifico-me. Acho que está bem explicado!

Portanto, o que quis dizer é que, geralmente os solto(solto mais vezes a pequena do que o mais velho) em zonas/sítios (com relva e sem) onde não está ninguém ou onde não passa ninguém....cães inclusive. Ou você, além de não me conhecer de lado nenhum, pensa que eu chego a um jardim, com pessoas/crianças, e os solto assim de qualquer maneira?? Isto não é por uns, pagam os outros. Não tenho culpa do exemplos que apanhou...
Eu também não tenho que levar com os cães dos outros. É um facto.Além de que tenho um cão que é mau para outros.
Como eu já assisti a isso várias vezes....e depois dá-me a m**** com os cães de outros....pois é!
Caro amigo, a única situação que me confrontei com cães soltos (serras da estrela... vários) e que não achei abusivo foi num passeio pedestre pela serra da estrela. Quanto ao resto é violador da lei e até mesmo (e principalmente) falta de civismo. Essa atitude de "os meus cães merecem correr em liberdade" é simplesmente uma atitude otária. Meta-lhes uma trela e corra ao lado deles!!!
Olhe...tinha bom remédio!
Pedi-se ao dono que os atrelasse, porque estava-se a sentir incomodado demais. Eu também, por várias vezes tive que pedir que atrelassem o cão, para eu passar com os meus e correu tudo bem....porque a falar é que a gente se entende...ou não.

Falta de civismo eu??? Fora da lei??? Oh meu amigo não fale de coisas que não sabe e principalmente de uma pessoa que nunca conheceu na vida. Porque antes de julgar os outros certifique-se que você é perfeito :wink:
...quando esse dia chegar venha então falar comigo.
Para ter os cães soltos é necessário termos muita confiança neles e que em qualquer situação uma ordem do dono é para ser obedecida, caso contrário poderão surgir problemas e lá vêm as famosas frases: "...ele não faz mal." ou "...ele nunca tinha feito isto.".
É verdade. Com o mais velho, não sinto tanta confiança...mas é para os cães. O gajo é Alfa e aquilo já lhe está no sangue. Com as pessoas.....tomara a ele que não lhe chateiem... :lol: mas claro, por respeito, não o solto porque compreendo que haja quem tenha medo de cães. É bastante compreensível.
Percebe agora quando expliquei o caso do meu mais velho...
Ui....quantas e quantas vezes é que eu chamei atenção às pessoas disso e simplesmente...não querem saber! São poucas as pessoas que vêem o lado dos outros.

Das de muitas vezes, que vou com o mais velho atrelado e açaimado, quando vejo os cães soltos a aproximarem-se.... e o dono, onde é que está? Está na conversa com o vizinho, a falarem da Casa dos Segredos...e isso sim é falta de civismo! Não querem saber. Estão-se nas tintas para com os outros. Só dão importância quando os acidentes se dão.
Nem estava a falar de cães com cães mas sim cães com pessoas. E até pode não fazer mal nenhum, até pode ser um cão que foge da pessoa, etc. Mas a realidade é esta: as pessoas tem direito a andar na via pública sem terem de recear os cães que andam soltos. Já bastam as pessoas que andam com trela mas que metem os cães a andar no meio do caminho (especialmente em zonas de jogging).
Tanto você, como o meu cão, ou outro cão de qualquer outra pessoa, tem direito a andar na via pública. Desde que vá atrelado...o cão claro. Embora, não era má ideia atrelar as crianças, principalmente nos super-mercados...mas isso já é outro assunto.
e nem quero falar daqueles "donos" que deixam os cães ir passear à rua, "à la vontade" e ficam no sofá de casa.
Como vê, há gente bem pior...
AmstaffQueen
Registado: terça jan 07, 2014 5:07 pm

terça jan 07, 2014 5:50 pm

Estive a ler atentamente todo o topico..
E honestamente continuo sem perceber qual é o preconceito todo wm relação aos cães q andam soltos na relva..
Não vejo qual é o problema.
Tenho dois cães e adoro poder soltá-los sabendo q não estou a incomodar ninguém.
A rua é para todos.. tanto é para as pessoas passearem como é para os cães também. Ou os vossos cães servem só para ter em casa como decoração?
É claro q não solto os meus cães num passeio publico onde sei q vai passar imensa gente. Pq como disseram aqui "os outros não têm q estar a levar com os meus cães" e além disso tenho dois cães de porte médio q podem sim "assustar" certas almas..
Mas quando vou para um descampado ou algum terreno de terra batida ou até mesmo o jardim que à por trás do prédio onde vivo, ai sim é frequente soltá-los. Mas tendo sempre o cuidado de ver se vem alguém e caso venha, sou a primeira a avançar para os prender.
Mas eu, felizmente tenho dois cães q são obedientes e q sabem q quando são chamados, é para vir.
Não me considero uma pessoa irresponsavel por tal acto.. muito menos considero que é devido ao q faço com os meus cães q as coisas pioraram.
Só acho q existem pessoas muito mesquinhas e q não sabem o q é realmente ter amor a um cão!
São todos muito civilizados e não erram em nada (coitados) mas depois quando dá asneira, não sabem o q aconteceu.
Quando o cãozinho faz cocó, apanham. Mas depois se for preciso comem um chocolate e mandam o papel para o chão!
Chegam a ter tanto preconceito com um pobre animal q só quer viver a sua vida em paz enquanto cá andar, que até chega a meter nojo!
Agora só uma coisinha à parte.. A minha cadela ainda ontem à noite se emporcalhou toda na lama que havia na relva do jardim.. chegou a casa, foi limpa.. e dormiu a noite toda tranquila e suspirando de alegria.. com o seu sorriso canino de alegria !! Existe coisa melhor que isso?? Eu não acho.. :)[/list]
Responder

Voltar para “Cães”