Legislação sobre cães na via pública

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

terça jan 07, 2014 8:30 pm

cá vai o contributo...
os cães tem que andar com trela..não há cá mais nem meio mas...é a lei!
percebo isso tudo de gostarem de ver o cão a correr e etc...
tb tenho um cão...que quando esta solto "corre como se não houvesse amanhã...e vai ter com tudo e todos...pessoas simpaticas e menos simpaticas...cães bem educados e outros que nem tanto...que hei de fazer é tolo :lol: e por saber que assim é não o solto..apenas o soltei numa praia (que acho que se chama qualquer coisa do "abano",já não lembro,e assim que vi uma casal com outro cão...prendi o meu),uma unica vez no parque da cidade (e jurei para nunca mais)...e agora limita-se ao terreno a volta da casa da avó do meu marido!... houve muitos anos da minha vida que não gostava de cães e não tinha de levar com eles só porque sim! tinha medo e ponto..não temos que sujeitar outro a isso (seja esse o caso ou não)...

eu não gosto quando vejo cães (que tem dono) a vir ao encontro do meu com a dentadura a amostra...e ouvir o tipico: "ele não faz mal"...epah não gosto...hoje não faz mas amanha quem sabe???

quanto aos cocós..desde que se apanhe não vejo o mal...seja na relva ou na calçada...temos é que apanhar o "presente".

boa noite a todos!
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça jan 07, 2014 9:07 pm

eheheh

Cheguei à conclusão que:

Num forum destinado a amantes de animais, os utilizadores preocupam-se mais com o problema de soltar os cães em espaços citadinos ajardinados por causa do xixi e do cócó do que se preocupam com o xixi e cócó dos senhores seres humanos que cagam e mijam e qualquer lado e a qualquer hora .. enfim, cada um com a sua razão, nada contra isso...

Quanto a quem solta os cães e fobias a cães e por ai fora .. epá eu também tenho pavor a pombos (que me cagam em cima do carro e em cima de mim) e tenho que levar com o pessoal a alimentar os animais e com as largadas de pombos para concursos ... tenho medo de ratos e é isso que não falta nas cidades por todo o lado á solta.

Podia continuar com situações do quotidiano que não me agradam e tenho que levar com elas
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

terça jan 07, 2014 9:17 pm

dreamdog Escreveu:eheheh

Cheguei à conclusão que:

Num forum destinado a amantes de animais, os utilizadores preocupam-se mais com o problema de soltar os cães em espaços citadinos ajardinados por causa do xixi e do cócó do que se preocupam com o xixi e cócó dos senhores seres humanos que cagam e mijam e qualquer lado e a qualquer hora .. enfim, cada um com a sua razão, nada contra isso...

Quanto a quem solta os cães e fobias a cães e por ai fora .. epá eu também tenho pavor a pombos (que me cagam em cima do carro e em cima de mim) e tenho que levar com o pessoal a alimentar os animais e com as largadas de pombos para concursos ... tenho medo de ratos e é isso que não falta nas cidades por todo o lado á solta.

Podia continuar com situações do quotidiano que não me agradam e tenho que levar com elas
estamos a falar de situações que podem ser evitadas...os pombos,ratos e carraças...enfim temos que levar com eles... :lol: :lol: :lol:
eu percebo isso tudo dos animais soltos e dos donos apreciarem e tal..mas temos que ter consciencia que poderá haver um dia em que "o sr.fulano de tal" implique conosco por causa disso ( cães soltos ) e temos que ouvir...porque no fundo até tem razão...
digo eu....
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta jan 08, 2014 11:00 am

Já está a haver uma grande misturada de situações.

Em relação às pessoas com medo de cães, eu percebo perfeitamente o stress que causa, seja por ser em relação a cães como a outras situações. No entanto, não se trata de uma situação normal e sim de um problema individual, que deve ser tratado clinicamente.

Se eu tiver medo do som de balões ou fogo de artificio, o problema está na pessoa que tem o balão ou é um problema meu.

Grande parte das leis que existem em relação aos animais deve-se à falta de capacidade que a sociedade tem em relacionar-se com os outros, e neste caso com os outros animais, e para proteger a integridade física do próprio e do outro.

A necessidade de haver uma lei que obriga a utilização da trela, deve-se à necessidade de diminuir o risco de o cão causar algum dano. No entanto, a atitude das pessoas em relação a um animal é completamente diferente em relação a uma pessoa. Se uma criança for contra uma pessoa, não há problema mas, se for um cão a coisa muda de figura. O que me faz lembrar do tópico sobre o condomínio.
pbaz
Membro Júnior
Registado: terça jan 07, 2014 1:03 am

quarta jan 08, 2014 9:27 pm

Specops Escreveu:
Gente desta é que leva a que os animais tenham cada vez menos direitos...

Se calhar nunca pensou que existem pessoas que também podem gostar de correr ou andar nesses locais públicos e que até têm medo de cães... ou simplesmente não pretendem que os cães andem soltos.Sim, claro, não morde, não faz mal, nada de nada.
Você deve ter é um parafuso a menos...
Como referi anteriormente...
Você deve ter cabeça desparafusada... E civismo deve ser coisa que anda ao lado...
pbaz
Membro Júnior

quarta jan 08, 2014 9:34 pm

Cheguei à conclusão que:

Este é um forúm de amantes de animais... certo! E???

Será que quem se importa com os xixid e cocós de cães não se importa que haja ali um ou outro gajo que alivia a bexiga num canto do prédio? Não ouvi isso por aqui. A não ser que seja um silogismo de pouca inteligência.

Claro que os pombos e os ratos também são um problema, mas os pombos têm dono?? E os ratos tem dono?? A não ser que vá passear o seu hamster à rua

Eu não falo contra os cães vadios... falo contra os donos dos cães que, redundantemente, têm dono. De resto, além de falta de civismo, é ilegal. Claro que alei não é coisa que se cumpra em Portugal, isto é, a polícia não cumpre o seu papel...

Claro que os donos de cães não têm nada que ver com as fobias deste e daquele... mas tem de respeitar a lei e, de preferência, serem pessoas civilizadas, ou seja, que aceitem que existem outro mundo para além do seu.. Quem não tem de respeitar a lei são os cães (não são a bom ver sujeitos jurídicos). Pensando bem, haverá por aí muito "animal" que também não devia ser sujeito jurídico. :roll: :roll: :roll: :roll:
pbaz
Membro Júnior

quarta jan 08, 2014 9:40 pm

Pirata02 Escreveu:

Cheguei à conclusão que:

estamos a falar de situações que podem ser evitadas...os pombos,ratos e carraças...enfim temos que levar com eles... :lol: :lol: :lol:
eu percebo isso tudo dos animais soltos e dos donos apreciarem e tal..mas temos que ter consciencia que poderá haver um dia em que "o sr.fulano de tal" implique conosco por causa disso ( cães soltos ) e temos que ouvir...porque no fundo até tem razão...
digo eu....
Ainda hoje dois ouviram de mim...

E pior, não colocaram a trela. Resultado: 2 minutos depois estavam os cães embrulhados à bulha e atiraram uma criança ao chão no meio da confusão que partiu os óculos. Enquanto o dono do cão que fugiu da bulha (foi o que atirou a criança ao chão) ainda ia a fugir com o cão como se nada fosse com ele.

Felizmente estava lá, porque a mãe do miúdo não sabia o número directo da polícia Lisboa (no 112 disseram-lhe que não era uma emergência).

Resultado final: dono identificado pela polícia. Agora paga os óculos ao miúdo e já vai com sorte se ficar por aí...

é para esperto aprender...

P.S.: compreendo que ter um cão em cidade e nunca o soltar até deve fazer mal ao próprio cão, especialmente, se o dono não correr. Mas a verdade é que de duas uma: ou aproveita para sair de espaços públicos para o soltar ou então solta-o a horas de ninguém (após a meia-noite ou de madrugada) e estando sempre por perto.

P.S.2: A situação aconteceu hoje, pelas 13h, ao pé da Praça de Londres. Assim se o dono andar por aqui já sabe quem lhe fez o "favor" de chamar a polícia.
pbaz
Membro Júnior

quarta jan 08, 2014 9:43 pm

Ressa Escreveu: Se uma criança for contra uma pessoa, não há problema mas, se for um cão a coisa muda de figura. O que me faz lembrar do tópico sobre o condomínio.
Mas o cão e uma criança são idênticos? Isto é, têm o mesmo valor/importância para a sociedade?

Daqui a pouco também querem que os cães seja atribuído um rendimento mínimo...
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quarta jan 08, 2014 9:51 pm

Noutra freguesia que não a inicial do tópico...
lindo lindo é os cães andarem sozinhos na rua com os donos no café, acabei de dar uma "rebocada" a uma dona que ela deve ter pensado que eu é que lhe mordia :twisted: (O cão em causa já mordeu com alguma gravidade vários cães e o meu cão que recentemente descobriu que é territorial não o grama nem um bocadinho, o grande problema é que o cão é arraçado de rott(sem preconceito de raça, apenas para se ter uma ideia da diferença de tamanhos) e o meu é um Pinscher :roll: )
Ninguém faz queixa de sua excelência porque se está mesmo a ver que quem vai pagar a incompetência da dona é o cão e aqui ninguém quer isso, apenas queria-mos que ele andasse acompanhado :oops:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta jan 09, 2014 12:42 pm

Você deve ter cabeça desparafusada... E civismo deve ser coisa que anda ao lado...
....e olhe que você deve ter falta de alguma coisa :roll: :roll: falando bom português...sexo deve ser coisa que anda ao lado.

Porque expliquei-lhe a situação, mas você basicamente não ligou nenhuma ao que disse e no entanto, voltou à carga sem razão nenhuma...
Você não quer perceber!
É sim senhor. Mas há gente que complica demais...além de haver muito individualismo, que até acho mal. Para um futuro melhor dos nossos amigos de 4 patas...e de 2 patas, devia-se ajudar mais e complicar menos!
Mas quando se trata de pessoas teimosas e que querem ser os senhores da razão...é complicado

:|
a polícia não cumpre o seu papel...
A Policia, para mim é tudo uma questão de interesse. Acha que eles, se vão dar ao trabalho de parar a viatura e chamar à atenção a uma pessoa que tem um pisncher solto? Ou um caniche? Ou quando "arreiam"? É claro que não...e presenciei isso umas quantas vezes. Porque na minha zona há mais cães do que pessoas...e até conheço um casal com dois pisnchers, que é muito frequente soltá-los diariamente.
Claro que os donos de cães não têm nada que ver com as fobias deste e daquele... mas tem de respeitar a lei e, de preferência, serem pessoas civilizadas, ou seja, que aceitem que existem outro mundo para além do seu..
Eu também não tenho que levar com as suas pancadas e fobias, mas percebo e compreendo que você outra pessoa qualquer tenha medo de cães. E nesse caso, mesmo atrelados (como sempre...) afasto-me da pessoa. É simples e barato. Não deixo de respeitar as pessoas e de ser civilizado.
Ainda hoje dois ouviram de mim...

E pior, não colocaram a trela. Resultado: 2 minutos depois estavam os cães embrulhados à bulha e atiraram uma criança ao chão no meio da confusão que partiu os óculos. Enquanto o dono do cão que fugiu da bulha (foi o que atirou a criança ao chão) ainda ia a fugir com o cão como se nada fosse com ele.

Felizmente estava lá, porque a mãe do miúdo não sabia o número directo da polícia Lisboa (no 112 disseram-lhe que não era uma emergência).

Resultado final: dono identificado pela polícia. Agora paga os óculos ao miúdo e já vai com sorte se ficar por aí...

é para esperto aprender...
Lá está...
Se você estivesse menos interessado em falar e boca cheia sem razão nenhuma e ligasse mais ao que disse anteriormente:
...os MEUS cães andam soltos na relva quando vejo que há condições para tal. Solto onde vejo que não vão prejudicar ou perturbar alguém.
...e antes de os soltar certifico-me. Acho que está bem explicado!
...Portanto, o que quis dizer é que, geralmente os solto(solto mais vezes a pequena do que o mais velho) em zonas/sítios (com relva e sem) onde não está ninguém ou onde não passa ninguém....cães inclusive. Ou você, além de não me conhecer de lado nenhum, pensa que eu chego a um jardim, com pessoas/crianças, e os solto assim de qualquer maneira??
Como eu já assisti a isso várias vezes....e depois dá-me a m**** com os cães de outros....pois é!

Pelo erro de uns, não pagamos todos.
P.S.: compreendo que ter um cão em cidade e nunca o soltar até deve fazer mal ao próprio cão, especialmente, se o dono não correr. Mas a verdade é que de duas uma: ou aproveita para sair de espaços públicos para o soltar ou então solta-o a horas de ninguém (após a meia-noite ou de madrugada) e estando sempre por perto.
Parece-me que aqui já compreendeu o meu ponto de vista.
Mas o cão e uma criança são idênticos? Isto é, têm o mesmo valor/importância para a sociedade?
E agora faço das suas palavras as minhas:

Gente desta é que leva a que os animais tenham cada vez menos direitos...

Todo o ser vivo tem que ser respeitado. Mas é por falta de respeito aos animais, que vivemos num Mundo onde existe caça desportiva, touradas, etc etc...

Para terminar:
Os humanos são os únicos seres que cortam as árvores, fazem papel e nele escrevem: "Salvem as árvores"
Um pouco irónico, não? Pense nisso.
Cumpts
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta jan 09, 2014 4:24 pm

pbaz Escreveu:
Ressa Escreveu: Se uma criança for contra uma pessoa, não há problema mas, se for um cão a coisa muda de figura. O que me faz lembrar do tópico sobre o condomínio.

Daqui a pouco também querem que os cães seja atribuído um rendimento mínimo...
A questão é mesmo essa, são coisas relativas de avaliar em relação ao valor/peso na sociedade, levantando-se a questão entre pessoas e o valor de cada um de nós na sociedade. Será que a minha profissão ou função tem mais valor do que a tua? Nunca se conseguirá responder e poderá levantar questões mais complicadas como o nazismo e a eliminação de crianças com necessidades especiais.

Independemente do valor, eu posso sentir-me mais incomodado pelo barulho de uma criança ou pela linguagem utilizada por um adulto. Mas, não posso exigir que se calem, pois estão no seu direito. Na minha opinião o mesmo tipo de atitude se devia aplicar aos animais, tendo em conta que não êm a percepção de que estão a errar, ao contrário das pessoas.
AmstaffQueen
Registado: terça jan 07, 2014 5:07 pm

quinta jan 09, 2014 5:26 pm

Muito honestamente..
Eu trato os meus cães como se de duas crianças se tratassem.
Como filhos.. talvez por gostar tanto deles e por ficar feliz ao ver a alegria deles
Há quem não goste de cães como há quem não goste de crianças. E confesso que a mim me faz mais impressão ouvir uma birra de uma criança que grita descontrolada do que um cão a ladrar
São gostos.. e penso que gostos não se discutem.

Quanto à liberdade dos meus cães, se houver alguém que não goste de os ver soltos, pode avisar-me que eu
prendo os cães. Mas garanto-lhe que assim que a pessoa passar, eu volto a soltar novamente ..

Afinal, não é por você não gostar que eu sou obrigada a mudar os meus hábitos. Respeito .. mas continuo com a minha rotina como tenho tido.
Não somos obrigados a gostar todos do mesmo.

Há por aí muita coisa das quais não gostamos e temos que levar com elas na mesma.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jan 09, 2014 9:12 pm

pbaz Escreveu:

Cheguei à conclusão que:

Será que quem se importa com os xixid e cocós de cães não se importa que haja ali um ou outro gajo que alivia a bexiga num canto do prédio? Não ouvi isso por aqui. A não ser que seja um silogismo de pouca inteligência.

Claro que os pombos e os ratos também são um problema, mas os pombos têm dono?? E os ratos tem dono?? A não ser que vá passear o seu hamster à rua

Eu não falo contra os cães vadios... falo contra os donos dos cães que, redundantemente, têm dono. De resto, além de falta de civismo, é ilegal. Claro que alei não é coisa que se cumpra em Portugal, isto é, a polícia não cumpre o seu papel...

Claro que os donos de cães não têm nada que ver com as fobias deste e daquele... mas tem de respeitar a lei e, de preferência, serem pessoas civilizadas, ou seja, que aceitem que existem outro mundo para além do seu.. Quem não tem de respeitar a lei são os cães (não são a bom ver sujeitos jurídicos). Pensando bem, haverá por aí muito "animal" que também não devia ser sujeito jurídico. :roll: :roll: :roll: :roll:
E... como amantes de animais acho que o lógico é mesmo apoiar e respeitar leis da treta do século passado, que em nada ajudam a ter animais e a melhorar a vida dos mesmos nas selvas de betão onde a maior parte de nós vivemos... Acho que sim, é esse o caminho a seguir em vez de investir em socializar e treinar cães..oh mas nós já fomos pioneiros em descobrir o mundo..não precisamos de ser pioneiros em mais nada..
Só não percebo porque é que as crianças não têm que andar também atreladas (sim estou a comparar cães a crianças) visto que muita criança que vejo incomoda e faz mais estragos que os cães ...
Como sou do tempo em que ninguém usava trelas nos cães e a maior parte deles eram animais que só vinham a casa dormir e comer penso assim e não era por isso que haviam mais acidentes. Se actualmente os há é mesmo por causa da mentalidade da população que tem cães.

você sabe o que é Columbofilia? sabe quantos membros exitem neste desporto? sabe quantos são largados numa corrida e quantos chegam ao destino? SIM, muitos deles têm ou tiveram dono. Sabe também que os cães e gatos não são os únicos animais domésticos a ser abandonados? Ah pois.... os hamsters, ratos brancos, tartarugas e afins são mais pequenos, mal se notam e quando são abandonados deixam de seguir o instinto de reprodução.

Respeitar a lei ... sim neste pais é só bons samaritanos que nunca quebraram uma lei...

quanto à falta de civismo ... se eu for para um parque publico onde se encontram pessoas e levo o meu cão à trela normalmente, como não ha condições para eu o soltar sento-me num banquinho. Passadas 3 horas de la estar vejo que até ha condições para soltar o animal e até solto e ele anda ali à minha volta aos pinotes. Entretanto chega alguém que tem fobia a patudos, vê o animal solto e até chama a policia ou até vem desbaratar comigo. Ora falta de civismo de quem? de quem estava a quatro horas naquele espaço até poder soltar o seu animal em paz ou falta de civismo por alguém chegar ali e achar que aquilo é tudo dele?

ah poisé o civismo assenta em cultura e filosofia politica, portanto eu é que não era cívico baaaaah para mim isto é grande treta. Eu, tendo um cão, tenho que me adaptar à sociedade em que vivo e até o faço de bom gosto, mas a sociedade não faz o minimo esforço para me facilitar a vida ou adaptar-se a mim. Grande civismo que esta sociedade tem por mim e pelo meu animal.
Mas pronto, você lá ha-de ter a sua razão.
donuts
Membro Júnior
Registado: quinta out 24, 2013 5:48 pm

sexta jan 10, 2014 9:42 am

Eu, pelo que me toca, estou de acordo com a lei que obriga a andar com cães pela trela em espaços públicos. Isto porque há muita gente sem pingo de civismo e que não sabe os cães que tem. Eu, porque conheço o meu cão (reactivo a outros cães), nunca o deixaria andar à solta na rua porque sei que, se der de caras com uma distracção (cão, gato, etc.) não obedecerá à chamada. Assim, apenas o solto em espaços vedados.

Embora preferisse que toda a gente cumprisse a lei, sei que isso é irrealista. Haverá sempre gente que se recusa a prender os seus cães. Mas que, pelo menos, se certifiquem que os mesmos respondem à chamada a 100%, mesmo com todas as distracções possíveis! Apenas estes cães estão aptos a serem soltos em espaços públicos. Infelizmente, a maioria que anda por aí em liberdade não responde à chamada do dono e vem assediar o meu cão apesar dos meus avisos e de ele mostrar óbvios sinais de desconforto, e já tive situações chatas por causa disso.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta jan 10, 2014 12:43 pm

dreamdog Escreveu:...Só não percebo porque é que as crianças não têm que andar também atreladas (sim estou a comparar cães a crianças) visto que muita criança que vejo incomoda e faz mais estragos que os cães ...

...
Mas olhe que as crianças já andaram à trela! :-D

Até meados do século passado eram comum verem-se crianças inglesas, e não só, com peitoral e trela.

Perante o exemplo, uma avó da minha família, senhora doente e de pouca mobilidade e forças que criou uma neta com muito amor e desvelo, mandou fazer ao sapateiro da terra um dispositivo desses, para controlar a menina quando tinha de vir com ela à cidade, já nos anos sessenta. O que lhe valeu não poucas críticas e remoques dos transeuntes com quem se cruzavam, os tais certamente que nem os seus cães trariam à trela...

O tema não é novo, mas o século passado foi ainda ontem. E as leis existentes datam de 2003, não de 1900.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”