Novo cão cá em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
luis94
Registado: domingo dez 29, 2013 11:50 am

domingo dez 29, 2013 11:51 am

Bom dia,

Tenho um cão cá em casa, desde o dia 25 deste mês. Não sei qual é a raça dele, pois não percebo nada disso, sei que é um "cão comum", de uma raça pequena. Ele tem cerca de dois meses e meio, e de onde ele veio tinha bastante espaço livre, andava sempre solto, e nesse local estava com mais dois cães, a mãe dele, e outro cão, ambos presos por corrente.

Este cãozinho é muito brincalhão e agitado, anda sempre a correr de um lado para o outro, e estava sempre a brincar com os outros cães onde estava.

Quando ele chegou a minha casa estranhou o local, como é óbvio. Decidi metê-lo, numa capoeira, espaçosa. Estas capoeiras foram feitas para coelhos, mas como estava livre, e como o cão ainda era pequeno decidi colocar lá. Tal como referi esta "capoeira" é espaçosa, apenas tem pouca luminosidade.

Este é o segundo cão que tenho, o outro estava preso por uma corrente, cheguei-o a ter durante uns 15 anos, talvez. Achei que este novo cão ainda era muito novo para ser preso por corrente. No espaço do meu antigo cão, vedei aquilo com rede à volta para colocar este novo cãozinho. Ainda não o coloquei lá, devido às baixas temperaturas que se fazem sentir.

O problema é que o cão passa grande parte do tempo a ladrar, mas não é um ladrar normal, é tipo um ladrar triste, e uiva muitas vezes, parece que está a chorar, isto quando está na "capoeira", porque quando o soltamos e passeamos com ele, anda sempre bem, nunca ladra.

O que me aconselham a fazer com o cão? Onde o deva colocar? Dá a sensação que ele não gosta de estar fechado, mas na zona da minha casa não o por deixar andar solto.
AbbyeInes
Membro
Registado: sábado nov 26, 2011 10:36 pm

domingo dez 29, 2013 2:09 pm

Os cães são animais de matilha e merecem estar com o resto da sua matilha, neste caso a família, quando vemos matilhas de cães na rua não vemos alguns membros da matilha presos. Sendo o seu cão ainda um cachorrinho requer muita atenção, ele ladra a "chorar" porque quer atenção e não estar longe de si, preso. Prender numa capoeira é crueldade como já foi dito anteriormente e prender a corrente também o é. Considere em manter o seu animal perto de si e não preso, os animais presos à corrente não são felizes pois não podem conviver com as pessoas e outros animais e cria agressão. Os cães que estão presos acumulam muita energia e em principio não estão bem socializados, pois passam grande parte da sua vida presos, se a corrente se soltar eles vão gastar a sua energia e nunca se sabe o que virá a acontecer...
Por muito que o passeie um vez por dia e o volte a prender, imagine-se preso a uma corrente longe da sua família, onde apenas saí meia hora ou uma hora por dia da corrente, não acho justo.
Como já lhe foi dito "Dê-lhe educação, mostre-lhe limites e tenha-o consigo dentro de casa...porque se for para estar fechado num buraco ou preso à corrente mais vale não o ter!" todos os cães tem a capacidade de aprender tenham que idade tiverem e estão sempre dispostos a agradar ao dono, o seu cachorrinho consegue aprender a fazer as necessidades na rua, a não roer os móveis e a esperar por si enquanto está fora, dito isto não vejo como será uma opção colocar um animal preso a uma corrente.
Atenção não o estou a atacar, estou apenas a dar a minha opinião, espero não ter levado a mal.
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

domingo dez 29, 2013 4:52 pm

Luis94, os cães não devem estar acorrentados nem em locais fechados onde estão sozinhos grande parte do tempo, se não o tempo todo. Sei que muita gente tem os cães nessas condições mas as mentalidades com o tempo vão mudando. Quando se adopta um cão esse cão vai pertencer à família, se não for assim devia de ser. Luis94, leve o cachorro para junto de si. O cachorro chora por estar sozinho, precisa de miminhos, ainda é muito bebé. Já pensou na alternativa de o levar para dentro de casa? Eu tenho 2 gatas e um cão comigo dentro de casa. E muita gente tem os animais dentro de apartamentos, como é obvio tem de haver higiene, e as coisas correm muito bem para os dois lados assim. Pense nessa alternativa, é espectacular termos os nossos animais ao nosso lado :wink:
luis94
Registado: domingo dez 29, 2013 11:50 am

segunda dez 30, 2013 11:36 am

Obrigado a todos pelas informações.
Quando o coloquei numa "capoeira" não foi a pensar, em deixá-lo lá para sempre, foi apenas uma situação temporário. Convém referir que não é uma "capoeira" qualquer, é espaçosa, está limpa, e em termos de construção é ótima.

Trazer o cão para dentro de casa está fora de questão, os meus pais não iam querer isso.

Irei tentar arranjar a melhor para o meu novo cão, pois também não o gosto de ver preso.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda dez 30, 2013 12:37 pm

mas que trollada cheia de pinta! Está a ficar cada vez melhor :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda dez 30, 2013 9:35 pm

Nem mais!!! Estão a melhorar a toda a hora
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
pbaz
Membro Júnior
Registado: terça jan 07, 2014 1:03 am

quarta jan 08, 2014 10:32 pm

AST88 Escreveu:Oh luis94, o seu cão deve estar dentro de casa com o resto da família.

É uma crueldade deixar o cachorro fechado numa "capoeira".

Dê-lhe educação, mostre-lhe limites e tenha-o consigo dentro de casa...porque se for para estar fechado num buraco ou preso à corrente mais vale não o ter!
e quanto mais cedo o integrar, com educação e disciplina, melhor para si e para a sua família. O cão preso, por corrente ou capoeira, é um cão que lhe serve de pouco e principalmente é um ser vivo com pena de prisão perpétua.
pbaz
Membro Júnior

quarta jan 08, 2014 10:34 pm

AbbyeInes Escreveu:Os cães são animais de matilha e merecem estar com o resto da sua matilha, neste caso a família, quando vemos matilhas de cães na rua não vemos alguns membros da matilha presos. Sendo o seu cão ainda um cachorrinho requer muita atenção, ele ladra a "chorar" porque quer atenção e não estar longe de si, preso. Prender numa capoeira é crueldade como já foi dito anteriormente e prender a corrente também o é. Considere em manter o seu animal perto de si e não preso, os animais presos à corrente não são felizes pois não podem conviver com as pessoas e outros animais e cria agressão. Os cães que estão presos acumulam muita energia e em principio não estão bem socializados, pois passam grande parte da sua vida presos, se a corrente se soltar eles vão gastar a sua energia e nunca se sabe o que virá a acontecer...
Por muito que o passeie um vez por dia e o volte a prender, imagine-se preso a uma corrente longe da sua família, onde apenas saí meia hora ou uma hora por dia da corrente, não acho justo.
Como já lhe foi dito "Dê-lhe educação, mostre-lhe limites e tenha-o consigo dentro de casa...porque se for para estar fechado num buraco ou preso à corrente mais vale não o ter!" todos os cães tem a capacidade de aprender tenham que idade tiverem e estão sempre dispostos a agradar ao dono, o seu cachorrinho consegue aprender a fazer as necessidades na rua, a não roer os móveis e a esperar por si enquanto está fora, dito isto não vejo como será uma opção colocar um animal preso a uma corrente.
Atenção não o estou a atacar, estou apenas a dar a minha opinião, espero não ter levado a mal.
Era exactamente isto que lhe queria dizer.

P.S.: achei muito bem a parte de "não o estou a atacar", estou a ver-lhe fazer ver uma forma diferente de integrar os seus cães. Ainda não li os outros comentários mas tenho a certeza que virá por cá alguém "atacar". E com isso não se resolve nada, nem para quem ataca, nem para o dono e mais importante, nem para o cão.
pbaz
Membro Júnior

quarta jan 08, 2014 10:38 pm

luis94 Escreveu: Trazer o cão para dentro de casa está fora de questão, os meus pais não iam querer isso.

Irei tentar arranjar a melhor para o meu novo cão, pois também não o gosto de ver preso.
Acima de tudo acho que devia ter falado com os seus pais sobre o assunto antes de o trazer para casa/terreno. Sei que compatibilizar interesses opostos é complicado, mas se não o trouxer para dentro de casa agora, muito mais difícil vai ser quando o quiser/puder trazer. Nessa altura é que pode ser um cão "chato" (sem limites e regras) dentro de casa, porque não os aprendeu na devida altura.

Proponho que o traga para dentro de casa durante algum período do dia e quando deixar de ser cachorro que proponha as seus pais um mês dentro de casa (tenho a certeza que vão ser os seus pais que já não o vão deixar sair e mesmo que não resulte, pelo menos, tentou).
luismm
Membro Júnior
Registado: terça out 30, 2012 7:38 pm

quinta jan 09, 2014 5:46 am

...........
Responder

Voltar para “Cães”