Ola José,
Já me tinha subscrito no youtube, mas não no facebook. Agora já está.
Eu tenho várias trelas, de vários materiais e de vários comprimentos. Porém, quanto maior é a trela, + o meu cão puxa... Sente-se + livre... Mas a liberdade tem 1comprimento! ;^)
Por isso é que gosto de ir para o campo/mato com ele. Só que tem 1 desvantagem, se ele encontrar um animal "para brincar" (cão, gato, coelho, ovelha, cabra, cavalo ou mesmo aves), ele corre até o apanhar e não me liga nenhuma. O comando "aqui" ainda não está bem gravado na cabeça...
É 1cão de Castro Laboreiro, vai fazer 15meses. ele é super inteligente, percebe perfeitamente quando está ou vai fazer asneiras... é quando mete as orelhas para trás! Lol. faz os comandos básicos (senta, deita, quieto, upa (saltar), dar a pata, casa, cama, comer...até se baba quando ouve este!).
Todos os dias, 2x, insistimos com o aqui. De vez em quando, obedece. Outras nem por isso. Agora, eu também não o queria estar constantemente a subornar com croquetes! Compreendo a filosofia do reforço positivo, mas devo utilizá-lo sempre?
A minha PA aprendeu sem este tipo de reforço, mas só notei o comportamento sem falhas aos 2anos. E depois de 1 casal de javalis correrem atrás dela!.. ;^) a partir dessa tarde, nunca + falhou! Lol...