Train Me Please - série de 12 episódios de treino de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Maitika
Membro
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

segunda dez 30, 2013 3:38 pm

Ola José,

Ontem foi domingo... Onde está o 9°episódio??? Já vi toda a série que disponibilizou e queria ver os restantes episódios.

Porém, compreendo que estamos em época festiva e, portanto, deve preferir estar com a família do que agarrado ao pc. :-)

Qual é a sua opinião quanto ao educar e passear os cães soltos? Reparei que o meio ambiente da Pérola (cidade) é diferente do meio dos meus cães (aldeia, campo e mato). Acha que tem influência? Supostamente, na cidade tem + regras e na aldeia conseguem ser + cães. Concorda?
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

segunda dez 30, 2013 6:15 pm

Olá Maitika

Aqui está o Episódio 9.

Ele foi disponibilizado ontem, mas eu não vim cá actualizar o tópico. O melhor para estares sempre a par dos novos episódios é dares gosto na minha página do Facebook ou subscreveres o meu canal no Youtube. Ou então ambos. Assim não te escapa nada.

Em relação à pergunta a resposta depende de muitos factores. Por exemplo, as leis variam de país para país e por vezes até de região ou estado para estado. Há circunstâncias em que a trela é absolutamente necessária e há circunstâncias em que não é. Há locais indicados para a utilizar e locais indicados para deixar o cão "ser cão" como dizes. Eu sou um grande adepto da utilização de trelas de 20 metros de comprimento porque são um óptimo compromisso entre ter trela e não ter trela.

Um bom ano para todos.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
Maitika
Membro

segunda dez 30, 2013 7:57 pm

Ola José,

Já me tinha subscrito no youtube, mas não no facebook. Agora já está. :-)

Eu tenho várias trelas, de vários materiais e de vários comprimentos. Porém, quanto maior é a trela, + o meu cão puxa... Sente-se + livre... Mas a liberdade tem 1comprimento! ;^)

Por isso é que gosto de ir para o campo/mato com ele. Só que tem 1 desvantagem, se ele encontrar um animal "para brincar" (cão, gato, coelho, ovelha, cabra, cavalo ou mesmo aves), ele corre até o apanhar e não me liga nenhuma. O comando "aqui" ainda não está bem gravado na cabeça...

É 1cão de Castro Laboreiro, vai fazer 15meses. ele é super inteligente, percebe perfeitamente quando está ou vai fazer asneiras... é quando mete as orelhas para trás! Lol. faz os comandos básicos (senta, deita, quieto, upa (saltar), dar a pata, casa, cama, comer...até se baba quando ouve este!).

Todos os dias, 2x, insistimos com o aqui. De vez em quando, obedece. Outras nem por isso. Agora, eu também não o queria estar constantemente a subornar com croquetes! Compreendo a filosofia do reforço positivo, mas devo utilizá-lo sempre?

A minha PA aprendeu sem este tipo de reforço, mas só notei o comportamento sem falhas aos 2anos. E depois de 1 casal de javalis correrem atrás dela!.. ;^) a partir dessa tarde, nunca + falhou! Lol...

Carpe Diem,

V. A. Santos
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda dez 30, 2013 11:14 pm

Falo por mim e pela minha experiência em R+...
A ideia é intercalar o reforço positivo com o "evitar errar". "Set the dog up for success".
Se o cão tiver uma trela de 20 m, dá para trancar o movimento de forma a não ir atrás dos animais que vê... é que o perseguir e apanhar o animal é mais reforçante (é mais motivante para o cão) do que qualquer "croquete" (aliás, de início a treinar o aqui/anda cá com distracções devemos usar uma coisa que seja muito apetecível ao cão... isso depende dos cães: pode ser uma bola, pode ser salsicha, pode ser um pedaço de carne, pode ser ração (digo ração por experiência própria... o meu cão gosta mesmo muito certas rações e odeia salsicha, por exemplo... por isso deve conhecer-se muito bem as preferências do nosso cão)).

O cão deve preferir vir ter connosco do que ir atrás do que quer que seja; caso não se consiga isso, não deve andar solto porque vamos reforçar comportamentos que não queremos ver reforçados (como por exemplo não vi à chamada quando vir um coelho; porque simplesmente o cão não sabe melhor... se sempre foi assim, ele não sabe que na presença do coelho o "aqui" é para ir ter com o dono).

Espero ter sido clara...
Maitika
Membro

segunda dez 30, 2013 11:18 pm

Obrigada MiMoo pela sua dica.

Carpe Diem,

V. A. Santos
MiMoo
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 11:26 pm

A kikopup (canal do Youtube) tem uns vídeos fixes com essas coisas :)
JonhyRico
Membro

domingo jan 05, 2014 5:42 pm

Hoje é Domingo e por isso é dia de lançar o Episodio 10.

Espero que gostem.
Jose Miguel Gomes

Maitika
Membro

domingo jan 05, 2014 6:29 pm

Obrigada José,

Já vi e responde, de certo modo, à minha pergunta da semana passada. ;^)

Carpe Diem,

V. A. Santos
JonhyRico
Membro

terça jan 07, 2014 8:55 pm

Obrigado Maitika. O episódio 11 já está em produção.

Mimoo, conheço bem esse canal do Youtube e até tenho um DVD dela.

Um abraço,
José.
Jose Miguel Gomes

JonhyRico
Membro

domingo jan 12, 2014 10:05 pm

Episodio 11 já disponível. Neste caso trata-se de um episódio dedicado ao treino de comportamentos em ambiente de distrações elevado. Espero que gostem e conto com as vossas sugestões ou observações.

Uma boa semana para todos.
Jose Miguel Gomes

roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

domingo jan 12, 2014 10:32 pm

Boas!!

Percebo que o seu método de treino passa muito pela recompensa com comida, mas não há progressão para a vontade de obedecer ao dono, de respeitar a vontade do dono,sem a comida ou o tal reforço positivo?
Não gosto em especial do ensino de habilidades a animais, mas convenhamos que algumas delas são necessárias, tais como o senta, fica, vir ao chamar, não saltar para cima das pessoas e no meu caso em especial o saltar para cima de diversas coisas tais como paredes, vedações e carrinhas.
Tenho 2 cadelas e obedecem-me relativamente bem (para alguns muito bem), mas muito disto foi conseguido pelo tempo passados juntos, pelas situações ocorridas e tirando o senta e senta e fica nunca utilizei comida (nem qualquer outro reforço) foi somente a vontade de obedecer e correcção de comportamentos nas mais diversas situações ocorridas.

Até à próxima!!!
MiMoo
Membro Veterano

domingo jan 12, 2014 10:38 pm

roquesoares Escreveu:Boas!!
Tenho 2 cadelas e obedecem-me relativamente bem (para alguns muito bem), mas muito disto foi conseguido pelo tempo passados juntos, pelas situações ocorridas e tirando o senta e senta e fica nunca utilizei comida (nem qualquer outro reforço) foi somente a vontade de obedecer e correcção de comportamentos nas mais diversas situações ocorridas.
Por correcção assumo: castigo, estranguladora e afins.

Os seus cães não obedecem por devoção, obedecem para evitar esses castigos. O reforço deles é não serem castigados/corrigidos...

Eu gosto mais do treino em reforço positivo. Gosto de fazer os cães pensar.
Os cães treinados com comida e outro tipo de reforço positivo (brincadeira, jogo, bolas) são cães tão ou mais "obedientes" do que cães treinados com estranguladora. ;)
Eu não preciso de andar com comida atrás para que o meu cão responda ao que eu quero.
JonhyRico
Membro

domingo jan 12, 2014 11:26 pm

No episódio da próxima semana que será o ultimo desta primeira série de 12 vamos ver a Perola a andar à trela sem qualquer utilização de comida. Fiquem atentos.

E o mais interessante nesta progressão é que chegamos lá sem castigar a cadela fisicamente para chegar a esse nível.

Eu não sou grande adepto da filosofia de que o cão deve fazer o que queremos ou dizemos porque sim ou porque tem de obedecer. Eu gosto de encontrar uma moeda de troca. Seja ela comida, brincadeira, afecto, ou o que quer que motive esse cão em específico.

Opção 1 - Eu vou trabalhar porque ganho dinheiro, eu vou estudar pela possibilidade de ganhar mais dinheiro, eu saio com os meus amigos porque é divertido, eu preparo o jantar para a minha namorada porque isso coloca um sorriso na cara dela. É este o principio que aplico aos cães.

Opção 2 - Eu não vou ao supermercado aos fins de semana porque é uma grande confusão, eu estaciono no parque pago para evitar o perigo de estacionar num parque com arrumadores, eu não faço uploads durante o dia porque o meu irmão "passa-se" com a velocidade da Internet.

Em ambos os casos eu estou a aprender e a modificar o meu comportamento em resultado do ambiente. Mas eu prefiro a opção 1. E é essa que procuro utilizar sempre que possível com os cães.

PS: hoje em dia eu pego na Perola e vou caminhar ou correr com ela sem comida e é uma cadela muito fácil na rua.
Jose Miguel Gomes

roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

domingo jan 12, 2014 11:30 pm

Boas!!!

Para começar castigo é uma palavra que detesto tanto em pessoas como em animais, acho que simplesmente não faz sentido. Estranguladoras não, elas usam semi-estranguladoras e muito raramente andam à trela (só na cidade).
Eu estou a falar de uma situação diferente que é resultado do tempo junto em variadíssimas situações. Tenho a "sorte" de viver num meio rural e de estar muito ligado a ele, pois tenho vacas e os meus vizinhos muitos outros animais, há também muitos cães (todas as casas têm pelo menos 1) pelo que há muitas situações de treino. As correções são feitas geralmente pela aplicação de palavras simples e firmes (tipo o não, aqui...) ou assobio.
Mas o que pretendia era uma resposta se passado algum tempo e através desse tipo de treino se os cães passam a obedecer sem recorrer sistematicamente à comida e não reparos à minha forma de treinar os meus cães!!

Até à próxima!!!
MiMoo
Membro Veterano

segunda jan 13, 2014 12:32 pm

Peço desculpa, não foi minha intenção ferir susceptibilidades... mas para mim, tecnicamente, o uso de qualquer forma de intimidação é considerado castigo/punição. É o termo que uso para tal. (tem a ver com os termos utilizados no condicionamento operante :) )

Já agora aconselho a leitura disto ;) http://dogmantics.com/portugues-manifesto/
Responder

Voltar para “Cães”