Que mais posso fazer!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

HugoBB
Membro Júnior
Registado: quinta dez 26, 2013 8:12 pm
Nina (Gato Comum)

sexta jan 17, 2014 7:00 pm

Olá a todos!
O meu PA fez 4 meses e já ando a educar para andar de trela, mas no entanto o problema está sério :/
Penso eu já ter feito de tudo para que aceite bem andar com trela quando vai passear mas teimoso como é normal limita-se a deitar e não quer levantar!
Já dei biscoito, já incentivei, já fiz festa e até já ignorei mas por parte dele a reacção e sempre a mesma...
Andar na quinta sem trela para ele é uma alegria, mas porém tenho de habituar quando vai ao parque ou a cidade dar uma voltinha!
É super bem educado e faz tudo o que "mando" mas quando toca a trelas Uii.
Já li muito aqui no fórum e já fiz N coisas que aqui foram aconselhadas mas após 2 semanas de teimosia começo a pensar que é mais teimoso que eu...

Sei que este assunto é mais que batido aqui mas o meu Fox não dá tréguas!
Gostava que me dessem mais sugestões pois são sempre bem vindas.
Desde já agradeço :)
"Não olhes para trás!
A vida são 2 dias e 1 já passou...!"
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta jan 17, 2014 7:11 pm

Acho que 2 semanas é pouco tempo e tem-se que manter alguma coerencia na atitude que se tem quando ele se deita e recusa-se a andar.

Tenta ignorar quando ele se deita. Desvia a atenção dele para um brinquedo ou uma recompensa.
Podes tentar tornar um passeio numa brincadeira/desafio, brinca com ele, corre, faz com que ele tenha que procurar alimento, etc mas, sempre com a trela colocada.
HugoBB
Membro Júnior
Nina (Gato Comum)

sexta jan 17, 2014 7:35 pm

Biscoito já dei, brincadeiras também!
O problema é que ele sente que está com ela e não há movimentos nem qualquer atitude!
Se lha tirar vai a correr para casa e "amua" !
Mesmo quando insisto e começo a brincar ou ignoro ele então parece que se esgana e começa a puxar como se não ouve -se amanhã :/

Duas semanas é pouco mas podia mostrar alguma evolução!
Cumps!
"Não olhes para trás!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta jan 17, 2014 8:50 pm

HugoBB Escreveu:...como se não ouve -se amanhã :/

...
Houvesse.

Ponha-lhe a trela e deixe-o ficar com ela, se for preciso durante o dia inteiro. Quando se habituar a andar com ela e a perceber que é apenas mais uma coisa igual à coleira (caso a use sempre), deixará de fazer resistência. Depois, quando for para sair, basta pegar na ponta da trela e andar, o cão segui-lo-á naturalmente. Se não anda de coleira, inclua esta no jogo.

É provável que nas primeiras vezes ele tente fazer o mesmo, mas então pura e simplesmente largue a trela e vá fazer qualquer outra coisa. Repita isto as vezes que for preciso, nunca lha tirando e nunca dando demasiada importância às resistências.

E deixe-se de manobras para o levar a aceitar a trela: quanto mais insistir nas brincadeiras, nos petiscos e em tudo o mais, mais resistência ele fará para conseguir a atenção que tem nesses momentos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
HugoBB
Membro Júnior
Nina (Gato Comum)

sexta jan 17, 2014 9:25 pm

Obrigado pela correcção (houvesse) :oops:
Vou tentar então com que ele ande um dia inteiro com ela sem lhe dar importância
para ver a reacção dele!
Ele anda sempre de coleira e nem se importa muito mas quando ouve a trela e sente que lha coloquei ui meu deus!
Amanhã tenho de ver alguma evolução pois vou dedicar mais tempo a esse pormenor da trela!
Admira-me muito ele não aceitar, é muito obediente noutras coisas, tipo senta, anda, quieto, deita, até já vai buscar a bola :D
Mas sei que não tem comparação!

Obrigado pelas dicas, vou dando novidades !

Cumprimentos! 8)
"Não olhes para trás!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta jan 17, 2014 11:38 pm

Cuidado para ele não se entreter a roer a trela...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jan 18, 2014 12:38 am

A mim aconteceu-me algo do género; o problema é que mesmo com a trela no chão o dito cão não andava (cão abandonado, estava em processo de adopção). Resolvi colocando um peitoral e a trela no peitoral.

Tente 1º a solução dele andar solto pela quinta com a trela a arrastar (para se habituar ao peso); pode até tentar uma corda em vez da trela. (sempre consigo a visualizar o processo todo, não vá o bicho roer a trela/corda ou ficar preso em algum local) Incentive-o a andar com brincadeira ou comida (isto com a trela a arrastar no chão).
Há cães mais sensíveis que outros, 1º contacto que o cão tenha tido com a trela foi restrição de movimento... o que não lhe agradou.
Tente associar a trela a coisas boas (ao ir solto para a quinta (com a trela pendurada)), a brincar consigo (etc.). Não se sinta pressionado a pegar na trela 1 dia depois, pode demorar mais tempo.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jan 18, 2014 12:40 am

Já nem me lembrava desta (lol) antes de pegar na ponta de uma trela normal, pode usar uma trela muito comprida (na quinta), para o cão se ir habituado à restrição progressiva de movimento.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado jan 18, 2014 1:34 am

Porque não arranja uma "madrinha"? um cão mais velho, mais habituado a andar à trela, para que o seu cachorro se fixe nele o queira seguir! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sábado jan 18, 2014 7:59 am

indigo003 Escreveu:Porque não arranja uma "madrinha"? um cão mais velho, mais habituado a andar à trela, para que o seu cachorro se fixe nele o queira seguir! ;)

X2
HugoBB
Membro Júnior
Nina (Gato Comum)

sábado jan 18, 2014 11:36 pm

Bem hoje andou todo o dia de trela ao penduro!
No fim do dia ( por volta das 19h) tirei e ignorei-o para amanhã voltar a colocar e ver a reacção dele!
TheOne
Sex Jan 17, 2014 11:38 pm   
Pois foi exactamente isso que ele fez :(
Isto parece fácil, o pior é que ele ainda não socializa bem com outros animais e com outros humanos fica desconfiado (após 5 min é uma alegria)
Vou ter de ter muita paciência!
Já improvisei uma corda com estranguladora com 2 metros mas ainda não há evolução por parte dele! Parece que pressente...!
Amanhã é mais um dia de andar de trela ao penduro, a ver vamos se há evolução!

Obrigado minha gente
:)
"Não olhes para trás!
HugoBB
Membro Júnior
Nina (Gato Comum)

sábado jan 18, 2014 11:37 pm

Bem hoje andou todo o dia de trela ao penduro!
No fim do dia ( por volta das 19h) tirei e ignorei-o para amanhã voltar a colocar e ver a reacção dele!
TheOne
Sex Jan 17, 2014 11:38 pm   
Pois foi exactamente isso que ele fez :(
Isto parece fácil, o pior é que ele ainda não socializa bem com outros animais e com outros humanos fica desconfiado (após 5 min é uma alegria)
Vou ter de ter muita paciência!
Já improvisei uma corda com estranguladora com 2 metros mas ainda não há evolução por parte dele! Parece que pressente...!
Amanhã é mais um dia de andar de trela ao penduro, a ver vamos se há evolução!

Obrigado minha gente
:)
"Não olhes para trás!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo jan 19, 2014 1:10 am

Continue a fazer assim. E mais, não lha tire ao fim do dia, deixe-o ficar com ela, mesmo que esteja nojenta e ele durma em casa. O seu cão tem de se habituar a ela como se habituou à coleira.

E vai ver que nem são precisos muitos dias para se habituar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo jan 19, 2014 11:30 am

um cachorro de cinco meses tinha mais era que passar o dia rodeado por pessoas e outros animais. algo está a falhar na sociabilização dele!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
HugoBB
Membro Júnior
Nina (Gato Comum)

domingo jan 19, 2014 3:53 pm

Rodeado de pessoas passa ele o dia, a bem dizer passa só a noite sozinho!
Hoje já teve um progresso! :P
Já andou cerca de 10min a passear de trela, depois voltou a lembrar-se e deitou...
Devagar mas já está a melhorar :D
Obrigado pessoal ;)
"Não olhes para trás!
Responder

Voltar para “Cães”