Medicamentos Humanos - um perigo para o seu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta jan 22, 2014 12:37 pm

Gostei deste artigo e decidi partilhar:

"Qualquer pessoa que tome medicamentos que foram prescritos para outra pessoa põe a sua saúde em risco e isto também se aplica ao seu cão! Apesar de existirem muitos medicamentos que se podem administrar em pessoas e também em cães, as dosagens bem como os efeitos nem sempre são os mesmos.

Os medicamentos humanos são uma das maiores causas de envenenamento e muitos veterinários alertam para este problema. Por vezes, as pessoas pensam que podem tratar dos seus cães com os medicamentos que elas próprias tomam. Outras vezes, acontece que o dono deixa cair a sua medicação ou deixa os comprimidos ao alcance do cão e este engole-os, causando doença ou mesmo a morte do animal.
Medicamentos humanos mais comuns que são tóxicos para o seu cão

1. Ibuprofeno

O Ibuprofeno (Brufen®, Trifene®) é o medicamento mais ingerido por cães. Muitas marcas fabricam comprimidos que possuem uma camada exterior doce que a torna particularmente irresistível aos nossos amigos de quatro patas (pense num M&M tóxico, é mais ou menos a mesma coisa). O ibuprofeno pode causar úlceras no estômago e insuficiência renal.

2. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico extremamente popular que está presente em medicamentos como Ben-U-Ron®, Dafalgan® ou Panasorbe®. O médico veterinário do seu cão pode prescrever ao seu cão paracetamol, mas em quantidades mínimas. Na realidade bastam dois comprimidos para matar um cão de porte pequeno, visto que os cães não possuem as enzimas hepáticas necessárias para o seu processamento.

A ingestão de paracetamol pode resultar em danos no fígado e nos glóbulos vermelhos, impedindo-os de transportar oxigénio – tal como o seu corpo, o corpo do seu cão precisa de oxigénio para sobreviver. Mantenha o paracetamol longe do seu cão, para não vir a ter dores de cabeça.

3. Ácido acetilsalicílico

Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina®. O tempo de semi-vida da aspirina (tempo desde a ingestão até à diminuição da sua concentração no sangue para metade do valor inicial) é de 8 h no cão. Os sintomas surgem após 5 h da ingestão e incluem depressão, vómitos, anorexia, hipertermia e aumento da frequência respiratória. Os vómitos podem ter vestígios de sangue devido a ulceração gástrica que pode mesmo culminar em perfuração gástrica e choque. A aspirina pode também provocar uma hepatite tóxica e anemia.

4. Alprazolam

O Alprazolam (Xanax®) é um medicamento prescrito para diminuir a ansiedade e ajudar a dormir. A maioria dos cães que toma alprazolam fica sonolenta e cambaleante, no entanto alguns podem ficar muito agitados. Estes comprimidos são normalmente ingeridos pelos cães pois os seus donos, após os tomarem, esquecem-se de os meter fora do seu alcance. Grandes doses de alprazolam podem baixar a pressão arterial podendo causar fraqueza ou mesmo colapso.

5. Pseudoefedrina

A pseudoefedrina é um composto descongestionante que pode ser encontrado em vários medicamentos para as constipações e sinusites, como Constipal® ou Sinutab®. Se for ingerida por cães, esta substância actua como estimulante, aumentando o batimento cardíaco, pressão arterial e a temperatura corporal. Pode também causar convulsões. Um comprimido contendo 30 mg de pseudoefedrina é suficiente para um cão pequeno exibir sinais de intoxicação e três comprimidos (120 gr) podem ser mortais.

6. Glipizida e glibenclamida

Se o seu cão tiver diabetes, nem pense em medicá-lo com os seus medicamentos ou de outra pessoa que também tenha diabetes! Os medicamentos como o Minidiab® ou Glibenclamida Generis®, que são utilizados para o tratamento de pessoas diabéticas, têm como principio activo glipizida ou glibenclamida e podem causar uma queda abrupta nos níveis de açúcar no sangue de um cão levando à desorientação, falta de coordenação e convulsões.

7. Derivados de vitamina D

Os derivados de Vitamina D como calcitriol (Rocaltrol®, Calcijex®) e calcipotriene (Dovonex®), são utilizados para tratar uma ampla variedade de problemas humanos, incluindo psoríase, problemas na tiróide e osteoporose. No entanto, quando dado aos cães, mesmo em pequenas doses, estes podem causar picos fatais do nível de cálcio no sangue do seu cão. Os sinais de toxicidade incluem perda de apetite, vómitos, aumento da urina e sede excessiva, devido à insuficiência renal.

8. Estrógenio e progesterona

Quer evitar que o seu cadela fique prenha? Esterilize-a! Dar aos animais quaisquer tipo de contraceptivos humanos não é o mais saudável. Por outro lado, se os deixar “à mão de semear” o seu cão pode ter curiosidade e comê-los. Calma, felizmente em pequenas quantidades este medicamentos não costumam ser problemáticos. No entanto, grandes quantidades de estrogénio podem causar supressão da medula óssea e as fêmeas intactas (“não esterilizadas”) têm um risco maior de sofrer efeitos colaterais.

Esta lista tem apenas os compostos que os cães ingerem com mais frequência graças ao descuido dos donos, mas há ainda outros tantos que representam perigo para o seu cão.
Melhor Prevenir que remediar

Mantenha o seu cão seguro seguindo estas simples orientações e o bom senso:

Mantenha sempre os medicamentos humanos, longe de animais, a menos que seja especificamente instruído por um médico veterinário para dar a medicação;
Não deixe comprimidos num balcão ou em qualquer lugar a que um cão tenha acesso;
Não deixe frascos de comprimidos ao alcance de animais de estimação;
Se o animal ingerir algum medicamento não prescrito directamente para ele contacte o seu veterinário;
Nunca dê os seus medicamentos ao seu cão sem antes consultar um veterinário.

Outro erro comum é acreditar que medicamentos pediátricos são mais seguros e, por isso, possíveis de serem administrados em cães. Cuidado: os cães não são fisiologicamente semelhantes aos bebés humanos!

Se o seu animal ingerir algum dos seguintes medicamentos, o tempo é seu inimigo. Não espere, ou hesite em procurar ajuda imediatamente."

https://www.doglink.pt/artigos/medicame ... -o-seu-cao
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta jan 22, 2014 1:35 pm

Boas...

Humanização dos cães... Não Obrigado!

Bastante útil... Obrigado!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jan 22, 2014 2:02 pm

isso prejudica até seres humanos, quanto mais cães...
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 22, 2014 2:21 pm

LFGomes Escreveu:...Um comprimido contendo 30 mg de pseudoefedrina é suficiente para um cão pequeno exibir sinais de intoxicação e três comprimidos (120 gr) podem ser mortais.

...
Não que seja muito importante dentro do conteúdo geral do artigo, mas aqui deve haver um erro qualquer: três comprimidos de 30 mg não somam 120 g.

Penso que o correcto será 90 mg e não 120 g, ou então quatro comprimidos = 120 mg - miligramas e não gramas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sueska
Membro Veterano
Mensagens: 456
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quarta jan 22, 2014 5:55 pm

eu tb vi isso, e a maioria das pessoas disse que sim, que se podia... coitados dos caes.
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta jan 22, 2014 7:51 pm

Bem, em primeiro lugar acho este tópico extremamente útil devia ser do conhecimento de muita gente o que nele está escrito.

No entanto não posso deixar de partilhar uma situação que se passou comigo.

O último cão que houve em casa dos meus pais, um SRD que já tinha 14/15 anos quando entrou em decadência foi algo muito repentino. Era um cão de porte médio/grande e que detestava carros, ou seja leva-lo ao veterinário era impossível, tinha mesmo de ser o vet a vir a casa.

Então no final de uma semana que eu não me encontrava por lá o cão começou a demonstrar desconforto, apatia e dor. Pelo que sei nenhum dos veterinários que a minha mãe contactou se encontrava disponível para lá ir a casa. A senhora vendo o animal em sofrimento foi à 'farmácia' la de casa (sim em casa dos meus pais existe uma autêntica farmácia) e espetou pela guela abaixo do animal um antibiótico e um analgésico. Vocês não imaginam a minha reacção quando ela me diz isto, só não a tratei mesmo mal por ser minha mãe. O que é certo é que ela conseguiu amenizar a dor ao animal e quando o veterinário acabou por aparecer lá (passado um dia, e já eu estava la em casa) disse-me na cara que ela tinha feito muito bem e que não havia problema de ter dado aquilo ao bicho, e pelo menos o antibiótico devia manter (pelos vistos o que ela deu não tinha mesmo contra-indicações para animais) o que me fez engolir em seco e ficar caladinho. :o

Apesar desta experiência, não aconselho ninguém a fazer o mesmo.. pode correr muito mal =/
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 22, 2014 9:55 pm

Com os antibióticos não há de facto grande problema, o pior é mesmo com os analgésicos/antipiréticos, com os anti-inflamatórios e outros medicamentos mais específicos, como, por exemplo, os do coração, os calmantes e antidepressivos, e por aí fora.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
MiMoo
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jan 22, 2014 10:47 pm

Floripes3 Escreveu:Com os antibióticos não há de facto grande problema, o pior é mesmo com os analgésicos/antipiréticos, com os anti-inflamatórios e outros medicamentos mais específicos, como, por exemplo, os do coração, os calmantes e antidepressivos, e por aí fora.
E depois de sub dosagens e aparecem microorganismos resistentes sem saber de onde.
Tudo o que "quiserem" administrar confirmem primeiro a dose com o MV assistente do cão...

De resto é um artigo que já cá fazia falta...
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jan 23, 2014 9:14 am

Muito importante e muito útil. Já tinha visto esse artigo mas obrigada por colocar aqui.

Este assunto toca-me particularmente pois tive uma cadela que quase morreu por causa de um medicamento usado em humanos, prescrito pelo veterinário. Para além de prescrever o medicamento, o médico veterinário não conseguiu detetar que ela estava a reagir muito mal ao mesmo e eu por inexperiência na altura também não consegui perceber o que se passava, apesar de ver que ela não estava bem, não associava ao medicamento porque desconhecia os seus efeitos em cães.

Muito cuidado! Por muito desesperados que estejamos pelos nossos animais, confirmem sempre!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta jan 23, 2014 11:10 am

Eu uso smecta para as diarreias dos meus cães.
Mas só meia saqueta.
Que eu me lembre, é o único medicamento dos humsnos que eu so com os meus cães.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
LLing
Membro Veterano
Mensagens: 378
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

sexta jan 31, 2014 1:04 pm

O que não é aconselhável é administrar medicamentos, quer sejam para Humanos quer sejam especificamente para caninos, sem consultar o Vet.

Hà imensos medicamentos Humanos que são aplicados em tratamentos dos cães:
Alopurinol p/ Leish
Primpérim p/ vómitos (incl. p/ tratamento inicial da parvovirose)
Betadin p/ desinfectante e problemas de pele
etc.
Mas, todos devem ser administrados com receita do Vet, porque depende da gravidade da doença, da idade e do peso do cão.
Responder

Voltar para “Cães”