quarta ago 28, 2002 10:53 am
Olá a todos,
Este é um assunto, em que muitas dúvidas ainda permanecem na minha cabeça. Vejamos:
Quando o Berg (setter) era pequenino, tentei que ele usásse coleira normal em nylon - mas, o malandro mais se parecia com um cabrito das montanhas, pois quando ia à rua pulava que nem um doido ou recusava-se a andar.
Após várias tentativas frustradas, acabei por desistir e comprei-lhe um peitoral. Resultou lindamente; finalmente o Berg passeava na rua como um cãozinho normal, embora sempre com tendência a puxar. Com o passar dos meses, o Berg foi crescendo e o que aconteceu foi que, era ele que me passeava a mim. Comecei a notar que o peitoral lhe facultava força, muita força, e, por muito que eu o puxasse, não exercia qualquer resultado.
Por volta dos seis meses, o peitoral mal lhe servia e decidi mudar para uma coleira normal. Desta vez, o Berg não renunciou a coleira e noto que tenho mais controlo no animal - não tanto como o desejado, dado ele continuar a puxar, embora com menos intensidade.
No entanto, quando o Berg faz força a sério (quando vê pardais, pombos ou gaivotas) é muito dificil para mim controlá-lo, pois os meus míseros 47 K de peso não são suficientes para domar a "fera", principalmente se não tiver calçado adequado. Muitas vezes, quando chego do emprego, vou à rua com o Berg a fazer tristes figuras, ou seja, de fato e ténis.
Nunca, optei por uma coleira estranguladora, com receio de não saber utilizá-la convenientemente.
O mais irónico no meio disto tudo, é que o Berg só obedece à ordem 'junto', quando está solto e eu pretendo que venha ter comigo. Caso contrário, quando vai à trela, o gajo só quer é andar.
Na vossa opinião, acham que devo comprar uma estraguladora???
Ah, outra coisa - o cão da minha vizinha, o Tobias (Breton), quando vai à rua, puxa tanto, mas tanto que acaba por ficar sufucado e por vezes desmaia. Já sugeri à minha vizinha comprár-lhe um peitoral, mas ela recusa por causa de não vincar o pelo. OK, mais vale um cão desmaiado, que um cão de pelo amarrotado....
E ainda bem que puxaram este assunto, porque já à algum tempo eu tinha pensado falar sobre ele.
Passados o Berg e o Tobias, ainda não acabo aqui (sorry...); A minha Sasha (boxer) geralmente só vai à rua com o meu namorado, pois da minha parte não há braço que aguente. A Sasha usa uma coleira normal, almofadada por dentro, mas a sacanita puxa tanto, que até as patas dianteiras levantam no ar; e não há puxão que a demova. Engraçado, porque quando anda à solta não se afasta muito; mas enfim, não podemos andar com os bichanos soltos... a lei não permite...
Muitas vezes oiço o meu namorado dizer: - ai compro-te uma estranguladora, compro. Depois vais ver o que é bom para a tosse.
Pois é, mas acabamos por nunca comprar. Exatamente pelo receio de não sabermos utilizá-la ou provocar sofrimento no animal.
Meus caros amigos, o que é que eu faço, hum???
Desculpem o testamento...
Saudações e muitas lambidelas do BERG, SASHA E LAIKA!!!
P.S - Angel já viu o site da Educacão. Um dos seus meninos está lá. A minha vedeta (Berg) também.