sábado fev 08, 2014 10:23 pm
É pá, muito simplesmente, e na minha opinião que já foi dada muitas vezes, o que eu quero mais uma vez dizer é apenas isto a propósito da compra de animais:
Se vão COMPRAR um animal certifiquem-se de que é o que procuram e de que não são enganados.
Se vão gastar dinheiro na compra de um cão e de um gato porque procuram determinadas características que só encontram num bicho de raça por favor suportem as boas práticas de criação e não o negócio do vão de escada e dos curiosos.
E isto porquê?
Porque existem no canil a custo zero cães e gatos de todos os tamanhos, cores, pelagens e idades à rasca para arranjarem donos de jeito;
Porque existem pessoas a viver à custa dos animais e a criação de animais não deve ser um negócio, deve ser feita por gosto, com conhecimento, com responsabilidade e custa muito dinheiro fazer um bom trabalho (vide o caso da puppy-mill à tuga de Palmela);
Porque existem fábricas de ninhadas para abastecer lojas e intermediários onde os animais vivem como gado em explorações pecuárias, em gaiolas, no meio da imundície, da doença, sem cuidados, sem afecto, criando cio sim cio sim;
Porque o mínimo dos mínimos na criação de animais de raça, sejam cães, gatos ou bois mirandeses, é o registo num livro de origens;
Porque quem não o faz também certamente não sabe distinguir um bom exemplar dum animal que não devia ser usado na reprodução;
Porque quem não o faz também não percebe nada de despistes de doenças nem está para gastar dinheiro nisso;
Porque infelizmente os animais de raça pura têm um pool genético limitado e são mais atreitos a certos problemas que os rafeiros.
Quanto ao Bart2, comprou está comprado, procurou um cão da raça que gosta e comprou como achou melhor pelo preço que acha justo, agora estime o animal e trate-o bem... o dinheiro que se paga por um animal é o custo mais pequeno que se tem durante toda a sua vida... no final das contas gastou-se muito mas muito mais em alimentação, cuidados e vet.
Tem imensos tópicos para ler sobre rações, treino...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo