Boa noite,
Para recentes donos de cachorros existem dois livros do Dr Ian Dunbar ("Before you get a puppy" e "After You Get Your Puppy") disponiveis gratuitamente online com bastantes dicas e recomendações uteis e importantes
Nesta faze para alem do aprender a fazer as necessidades no sitio certo, aprender algumas regras, aprender a estar sozinho em casa, aprender a brincar etc, é também de extrema importancia sociabilizar o cachorro, ou seja, acostuma-lo, mostrar-lhe, e ensiná lo a lidar com outras pessoas, alem de vocês, de todas as idades, com outros cães e outros animais, com os sons da rua, o movimento, os cheiros.
No fundo é expo-lo de forma gradual e com associação positiva ao máximo de situações, pessoas, animais, objectos etc.
Falem com o vet e perguntem-lhe se se podem fazer acompanhar do cachorro (ao colo) quando vão dar uma volta, ou beber um café numa esplanada, ou noutras saídas...
Habituem-no desde já a andar de carro, a estar no vet, a ficar em casa sozinho (isto também é importante e não devem esquecer de começar gradualmente mas já), objectos como bicicletas, motos, chapéus de chuva e outras coisas também devem ser mostrados nesta idade pois diminui a probabilidade do cão vir a ter reações menos boas com eles no futuro.
Arranjem uns cães de amigos ou conhecidos, devidamente vacinados e saudáveis e deixem o vosso cão conviver com eles, ou pensem em inscrevelo numa puppy class.
Enfim, leiam bastante acerca da importância da sociabilização e da correta forma de o fazer
Uns treininhos básicos curtos, simples,e acima de tudo divertidos, também podem ser uma boa forma de o estimular, desenvolver a capacidade de aprendizagem e de melhorar a vossa relação.
Sobre rações pode encontrar bastantes informações, opiniões e testemunhos em vários tópicos.
Brinquedos:
Á disposição na minha opinião só devem ficar brinquedos tipo "kong" para rechear com comida (além de serem também mais seguros porque são mais dificeis de destruir)
Todos os outros briquedos devem estar arrumados fora do alcance do cão e são voces que os vão buscar para brincar com ele. Mais uma vez o cão associa os donos a algo positivo, bem como aumenta o intresse no brinquedo visto que não é sempre que o consegue ter. Arranjem umas cordinhas próprias ou um "churro" pequeno para esse efeito, além das bolas
Felicidades

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>