-Tambor- Escreveu:
Não me parece que haja qualquer relação entre comprimento do focinho e narinas abertas ou fechadas
As narinas estreitas ou estenóticas afetam todas as raças braquicefálicas. É raro ver esta condição noutras raças com focinhos mais compridos, pelo que talvez estarão ligados. Não posso afirmar.
-Tambor- Escreveu:
O estalão do Bulldog diz: "Muzzle short, broad, turned upwards and deep from corner of eye to corner of mouth. " "Muzzle short" não é propriamente não ter focinho.
Tem toda a razão, a interpretação do estalão, e em especial os estalões ilustrados é que dão a impressão de que os cães não podem ter virtualmente focinho nenhum. E é geralmente o que se vê em expos.
-Tambor- Escreveu:
Pois eu continuo a achar que o problema não está no estalão mas na interpretação do mesmo. Sabia que o estalão do Chihuahua também diz que o focinho deve ser curto? O Chihuahua respira mal?
Concordo com a parte da interpretação do estalão. Por isso acho que os juízes deviam fazer o que lhes compete e não recompensar animais demasiado exagerados. No entanto, é o que tem acontecido.
Sim, alguns exemplares da raça Chihuahua têm problemas respiratórios, mas são geralmente associados à traqueia (
problemas que muitas vezes levam ao colapso da mesma, que é grave) ou com o palato mole desalinhado (
causa reverse sneezing, que não é grave, mas pode ser aflitivo, mais para os donos que os cães). Acontece muito em raças toy.
Criar cães hipertípicos (
muito grandes, muito pequenos, com focinhos muito curtos, com costas muitos longas em combinação com pernas curtas, etc.) causa sempre algum tipo de problema secundário. Portanto, ou se lê o estalão e se interpreta o mesmo de forma moderada, e do ponto de vista da saúde do animal, ou muda-se o estalão para não haver enganos. Em vez de "focinho curto" coloquem, como no estalão do Shih-Tzu, por exemplo, os centímetros que o focinho deve ter. Assim não há forma de interpretar mal o estalão...