Os cães não são surdos, simplesmente fazem aquilo que lhes trás mais vantagens.
O dono chama o cão na rua - o cão responde à chama - o dono prende o cão e vão embora - acabou a brincadeira.
O que é que o cão aprendeu? Que quando responde à chamada na rua vai ser preso e a brincadeira acaba. Solução? deixar de responder à chamada
Resolução do problema: chamar várias vezes o cão durante o passeio, dar-lhe festinhas/salsichas/brincar com ele (o que quer que o cão goste muito) e em algumas ocasiões por-lhe a trela e tirar logo a seguir para continuar a brincadeira.
O que é que o cão aprende aqui? Na maior parte das vezes o dono chama para lhe dar coisas boas, nem sempre me vou embora quando me põe a trela e de vez em quando a brincadeira acaba.
Atenção que o chamar várias vezes é dizer a ordem uma vez quando tivermos a certeza que o cão vem mesmo ter connosco (nem que seja quando ele estiver a meio passo de nós), dar-lhe a recompensa e dar-lhe o comando de "és livre" outra vez e repetir todo o processo várias vezes.
Chamar 10 vezes o cão não resulta, só o ensina a ser surdo perante aquela palavra. Se não têm a certeza que o cão vai mesmo ter com vocês não "queimem" a palavra, esperem até chegar a oportunidade certa.
Escusado será dizer que nenhum cão deve andar solto sem uma chamada excelente, que se treina com uma trela de 10m ou mais até ficar bem consolidada (o que inclui o cão ir ter com o dono sem hesitar perante outro cão à vista

)
No caso da minha funciona muito bem andar em matilha com mais 10 outros cães

Nessa situação responde sempre à chamada, mesmo que esteja a brincar. Quando está sozinha dispersa-se mais e vai atrás dos cães que estejam mais longe, por isso também é um trabalho que ando a fazer com ela