Na altura da brincadeira...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
danyf
Registado: terça jun 02, 2009 1:08 pm

domingo mar 16, 2014 12:01 am

Boa noite a todos os foristas,

Já há muito que sigo este forum mas é a minha primeira participação.
Tenho uma golden retriever com 16 meses com muita energia, muito meiguinha e algo obediente :) senta, deita, "fica", dá a patinha, não puxa a trela e estamos a treinar o chamamento quando solta. (a minha conclusão é que ela sem trela é surda :D)
Mas... quando passa outro cão ela fica doida para ir brincar com ele, à ordem fica sentada (de cauda a abanar) até o amigo chegar bem perto dela e receber ordem de "livre" para ir brincar.
O problema é que ela é muito bruta a brincar seja o amigo grande ou pequeno, ela salta-lhe para cima e tenta mordiscar as orelhas e é terrivel.

Gostava de receber algumas dicas da vossa parte para que consiga que ela não seja tão bruta a conviver com os amiguinhos :)

Aproveitando, tenho outra questão... No final deste mês vamos receber um novo inquilino um terranova de 10/11 semanas.
Qual a melhor forma de fazer a recepção ao caloiro?

Obrigado.

Daniel Freitas
JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

domingo mar 16, 2014 1:26 am

Estou a passar exactamente pelo mesmo, é da mesma raça e praticamente da mesma idade, ela obedece quase sempre muito bem até que ela decide que algo é interessante demais para deixar de o fazer...ja tive que dar umas corridas pra me fazer ouvir mais de perto (eu sei que ela me ouve perfeitamente, mas enfim) quando a solto tem dias que é terrivel e agora que esta com o cio parece estar a piorar mas tenho esperança que seja so uma fase e que volte a responder como respondia...pois ja teve uma altura em que se afastava um pouco mas mal a chamava ela tinha a "amabilidade" de regressar.
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 16, 2014 11:38 am

Ui, uma cadela em cio a passear solta? :o
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

domingo mar 16, 2014 12:08 pm

E que ainda por cima não responde à chamada :lol:
JBranquinho
Membro Veterano

domingo mar 16, 2014 12:13 pm

Solta em ambiente controlado, no terreno dos meus sogros onde nao entra nem sai nada daquele espaço. Não assumam logo que ha falta de inteligência por parte dos outros. E a questão é que ela respondia muito bem a chamada ate ha cerca de umas semanas atrás. ..
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo mar 16, 2014 3:12 pm

Os cães não são surdos, simplesmente fazem aquilo que lhes trás mais vantagens.

O dono chama o cão na rua - o cão responde à chama - o dono prende o cão e vão embora - acabou a brincadeira.

O que é que o cão aprendeu? Que quando responde à chamada na rua vai ser preso e a brincadeira acaba. Solução? deixar de responder à chamada 8)

Resolução do problema: chamar várias vezes o cão durante o passeio, dar-lhe festinhas/salsichas/brincar com ele (o que quer que o cão goste muito) e em algumas ocasiões por-lhe a trela e tirar logo a seguir para continuar a brincadeira.

O que é que o cão aprende aqui? Na maior parte das vezes o dono chama para lhe dar coisas boas, nem sempre me vou embora quando me põe a trela e de vez em quando a brincadeira acaba.

Atenção que o chamar várias vezes é dizer a ordem uma vez quando tivermos a certeza que o cão vem mesmo ter connosco (nem que seja quando ele estiver a meio passo de nós), dar-lhe a recompensa e dar-lhe o comando de "és livre" outra vez e repetir todo o processo várias vezes.

Chamar 10 vezes o cão não resulta, só o ensina a ser surdo perante aquela palavra. Se não têm a certeza que o cão vai mesmo ter com vocês não "queimem" a palavra, esperem até chegar a oportunidade certa.

Escusado será dizer que nenhum cão deve andar solto sem uma chamada excelente, que se treina com uma trela de 10m ou mais até ficar bem consolidada (o que inclui o cão ir ter com o dono sem hesitar perante outro cão à vista :wink: )

No caso da minha funciona muito bem andar em matilha com mais 10 outros cães :o Nessa situação responde sempre à chamada, mesmo que esteja a brincar. Quando está sozinha dispersa-se mais e vai atrás dos cães que estejam mais longe, por isso também é um trabalho que ando a fazer com ela :wink:
JBranquinho
Membro Veterano

domingo mar 16, 2014 4:25 pm

sportinguista Escreveu:Os cães não são surdos, simplesmente fazem aquilo que lhes trás mais vantagens.

O dono chama o cão na rua - o cão responde à chama - o dono prende o cão e vão embora - acabou a brincadeira.

O que é que o cão aprendeu? Que quando responde à chamada na rua vai ser preso e a brincadeira acaba. Solução? deixar de responder à chamada 8)

Resolução do problema: chamar várias vezes o cão durante o passeio, dar-lhe festinhas/salsichas/brincar com ele (o que quer que o cão goste muito) e em algumas ocasiões por-lhe a trela e tirar logo a seguir para continuar a brincadeira.

O que é que o cão aprende aqui? Na maior parte das vezes o dono chama para lhe dar coisas boas, nem sempre me vou embora quando me põe a trela e de vez em quando a brincadeira acaba.

Atenção que o chamar várias vezes é dizer a ordem uma vez quando tivermos a certeza que o cão vem mesmo ter connosco (nem que seja quando ele estiver a meio passo de nós), dar-lhe a recompensa e dar-lhe o comando de "és livre" outra vez e repetir todo o processo várias vezes.

Chamar 10 vezes o cão não resulta, só o ensina a ser surdo perante aquela palavra. Se não têm a certeza que o cão vai mesmo ter com vocês não "queimem" a palavra, esperem até chegar a oportunidade certa.

Escusado será dizer que nenhum cão deve andar solto sem uma chamada excelente, que se treina com uma trela de 10m ou mais até ficar bem consolidada (o que inclui o cão ir ter com o dono sem hesitar perante outro cão à vista :wink: )

No caso da minha funciona muito bem andar em matilha com mais 10 outros cães :o Nessa situação responde sempre à chamada, mesmo que esteja a brincar. Quando está sozinha dispersa-se mais e vai atrás dos cães que estejam mais longe, por isso também é um trabalho que ando a fazer com ela :wink:
Tenho tendado sempre chama-la e felicita-la brincar, dar biscoitos ou atirar um brinquedo e quando chega a hora de ir para casa tento ser eu a ir ter com ela para ela não fazer essa associação.

Infelizmente quanto a "queimar" a palavra acho que o tenho feito um pouco, quer com esta quer com todos, é um erro em que caio com frequencia embora tente controlar as vezes descuido-me :?

Ela em matilha continua a responder muito bem como fazia antes, mas ultimamente por algum motivo quando esta sozinha não responde de forma impecavel como fazia. Mas vou continuar a insistir no metodo das reconpensas, como sempre fiz, talvez ela volte a ser como era.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 16, 2014 5:04 pm

JBranquinho Escreveu:Solta em ambiente controlado, no terreno dos meus sogros onde nao entra nem sai nada daquele espaço. Não assumam logo que ha falta de inteligência por parte dos outros. E a questão é que ela respondia muito bem a chamada ate ha cerca de umas semanas atrás. ..
Não se pode assumir nada que corresponda à situação se esta não for explicitada. Como não disse em que circunstâncias a solta, logicamente me espantei com o facto de soltar uma cadela em cio em campo aberto a outros cães. Mas mesmo assim eu não liberalizaria esses passeios, pois os machos excitados pelo cheiro da cadela em cio arranjam as mais espantosas maneiras de irem ter com ela.

Quanto a ela já não responder desde há umas semanas, faz parte da fase por que está a passar: quando o cio se aproxima e durante ele, o comportamento muda.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Kira676
Membro Júnior
Registado: quarta jan 29, 2014 12:10 am

domingo mar 16, 2014 10:40 pm

A minha kira uma vez fugiu-me na rua. Teve de voltar a ganhar a minha confiança. Ia soltando-a gradualmente e quando a chavama ela nao vinha então adptei o "Kira, Toma!" e ela vem e senta-se logo a minha frente a espera de algo :twisted: .. Claro que lhe dou sempre recompensa das mais variadas. Agora basta dizer "Kira, toma" e ela vem e ja nao se senta! Tive de adoptar a palavra "toma" ao chamamento porque ela nao vinha e fazia "ouvidos moucos" :oops:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda mar 17, 2014 9:47 am

A minha também é uma bruta a brincar, atira com os outros ao chao e morde-lhes as orelhas. E tem preferencia por caes pequenos, mas também tenta com os grandes. Tenho tentado várias coisas: normalmente chamo-a e mando-a sentar-se e ficar aos meus pés até acalmar. Ultimamente recomecei o chamamento com recompensa, porque já nao estava a funcionar bem. Depois tento redireccionar a atencao dela para outro cao que me pareca mais indicado para ela e afasto-me do cao com que ela queria brincar. Normalmente nao funciona muito bem, porque assim que lhe dou sinal para ir brincar outra vez, ela volta à carga ao mesmo cao. Se a situacao se repete algumas vezes, ponho-lhe a trela e vou-me embora. O chamamento até costuma ser fácil de treinar, basta recompensar quando vem e nao acabar com a brincadeira/passeio cada vez que vem (como já explicaram acima). Agora a mania de ser bruta com outros caes está difícil de corrigir.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça mar 18, 2014 1:33 pm

Kira676 Escreveu:A minha kira uma vez fugiu-me na rua. Teve de voltar a ganhar a minha confiança. Ia soltando-a gradualmente e quando a chavama ela nao vinha então adptei o "Kira, Toma!" e ela vem e senta-se logo a minha frente a espera de algo :twisted: .. Claro que lhe dou sempre recompensa das mais variadas. Agora basta dizer "Kira, toma" e ela vem e ja nao se senta! Tive de adoptar a palavra "toma" ao chamamento porque ela nao vinha e fazia "ouvidos moucos" :oops:
Este é um clássico. Todos os cães se chamam Toma 8)

O que foi feito aqui com o comando Toma é o que deve ser feito como comando Aqui, ou seja, reforçar o comando de tal forma que o cão responde sem hesitar.

Quando se diz Toma a um cão o que é que acontece a seguir? O cão vai ter com o dono e recebe sempre um biscoito.
Quando se diz Aqui, o que é que acontece? A trela é colocada, acaba o passeio, de vez em quando recebem festas e de vez em quando recebem biscoitos.

É uma opção, se o cão já está muito condicionado ao Toma, usar essa palavra para o chamar, mas nos primeiros tempos na rua convém sempre reforçar muito o cão por ir ter com o dono. Ao longo do tempo as recompensas vão variando tipo jakpot da lotaria, mas não podem desaparecer de vez da vida do cão, senão ele aprende que a partir de agora já não há recompensas, então vou-me embora.

O trabalho que é feito com o Aqui é o mesmo que foi feito inconscientemente com o Toma, cada vez que o cão responde algo de bom acontece, do ponto de vista do cão. É dos comandos mais difíceis de consolidar, mas o mais importante para a segurança do cão.
Responder

Voltar para “Cães”