Cão e a fruta

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Hugo84
Membro
Registado: terça jan 21, 2014 3:47 pm

quinta mar 20, 2014 1:15 pm

Boa tarde. Gostaria de saber com que frequência se pode dar fruta ao cao e qual a fruta que faz melhor. Ja li que so devem comer de mes a mes mas a fruta acho que nunca fez mal a ninguém por isso é que estou a tirar esta duvida com vocês.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mar 20, 2014 1:31 pm

Maçãs, pêras, bananas, são as mais aconselháveis.

Quanto à frequência, eu deixaria isso a cargo do cão: há uns que comem toda a fruta que puderem todos os dias e outros que só de vez em quando lhes apetece. Mais do que a frequência, o que importa é a quantidade: não lhe dê mais do que uma peça inteira de cada vez, caso seja um cão grande. Se for médio ou pequeno, dê-lhe apenas duas ou três rodelas ou fatias de cada vez.

No caso de frutas como as maçãs e as pêras, dê-lhas com a casca, desde que bem lavadas antes.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta mar 20, 2014 2:12 pm

Não dê uvas
Hugo84
Membro

quinta mar 20, 2014 7:08 pm

Ok. Ele tem agora 15 kg e esta com 6 meses. Tenho dado maça e pera mas sem casca, mas nem uma peça inteira dou. Mas ja li que nao se deve dar todos os dias por isso é que estava a perguntar. Ele gosta bastante de fruta.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mar 20, 2014 11:14 pm

O melhor da fruta concentra-se na casca. Até nós devíamos comê-la sempre com casca. Além do mais, a casca é também óptima fonte de fibras.

Como já disse, o seu cão pode comer fruta sempre que lhe apeteça. Mas pode racionar-lha se vir que lhe traz alguma alteração aos intestinos.

Tive um cão que era doido por batatas cruas. Estava sempre a ir buscá-las ao carrinho onde eu as punha e depois metia-se na cama a roê-las. Perguntei ao veterinário se lhe faria mal e a resposta que ele me deu foi que os cães podem comer tudo o que nós comemos desde que seja natural. Mas que devemos ter sempre o cuidado de lavar bem as frutas e tubérculos que lhes dermos, por causa dos pesticidas e químicos vários com que são tratados.

A partir daqui, o seu bom senso lhe indicará quando lhe dar fruta.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta mar 20, 2014 11:18 pm

melão melancia tmb não faz mal. agora frutas acidas convém evitar!
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Hugo84
Membro

sexta mar 21, 2014 12:15 am

Obrigado pela ajuda pessoal. :)
MarkusMaaser
Membro Júnior
Registado: segunda fev 03, 2014 9:26 am

sexta mar 21, 2014 9:51 am

As maçãs sempre que for dar ao cão retirar as sementes, faz mal darem maças com as sementes dentro, as sementes liberam cianeto no estômago e isso é tóxica para eles!

e pode dar ao cão morango, dióspiro,laranja sem casca, goiaba, manga sem casca e sem caroço, kiwi sem casca, pêra, maça, banana, melão e melancia

todas em pequenas quantidades , e as mais acidas ter cuidado que pode fazer diarreia ao cão se ele for mais sensível
Sasha99
Membro Veterano

sexta mar 21, 2014 11:20 am

MarkusMaaser Escreveu:As maçãs sempre que for dar ao cão retirar as sementes, faz mal darem maças com as sementes dentro, as sementes liberam cianeto no estômago e isso é tóxica para eles!

e pode dar ao cão morango, dióspiro,laranja sem casca, goiaba, manga sem casca e sem caroço, kiwi sem casca, pêra, maça, banana, melão e melancia

todas em pequenas quantidades , e as mais acidas ter cuidado que pode fazer diarreia ao cão se ele for mais sensível
laranja?? :o
laranja faz-lhes mal!
Kiwi só se estiver bem maduro e os morangos tmb
MarkusMaaser
Membro Júnior

sexta mar 21, 2014 11:32 am

os meus sempre comerão e estão mais que saudáveis

a laranja só faz mal aos cães que tem gastrite,

"Possui vitaminas, principalmente a C, antioxidantes, substâncias antiinflamatórias, antialérgicas, antihipertensivase mais de 100 elementos anticâncer. Além disso, também é rica em fibras.

Benefícios: Previne o envelhecimento precoce do bicho de estimação, é anti-inflamatória e antialérgica, além de ser uma forte aliada na prevenção de câncer"
RitaTSilva
Membro
Registado: terça fev 11, 2014 5:29 pm

sexta mar 21, 2014 12:15 pm

Laranja é ácida, bem não lhes faz, é de se evitar :wink: maçãs, pêras, melancia e melão são as melhores opções.
Rita Teixeira da Silva
MarkusMaaser
Membro Júnior

sexta mar 21, 2014 12:28 pm

enfim ...
RitaTSilva
Membro
Registado: terça fev 11, 2014 5:29 pm

sexta mar 21, 2014 12:37 pm

MarkusMaaser não duvido que os seus cães tenham comido ou comam laranja e estejam perfeitamente saudáveis até porque a minha cadela já comeu chocolate por duas ou três vezes esquecido em cima do balcão da cozinha e para além de estar perfeitamente saudável não teve quaisquer má reacção ao alimento, o que não quer dizer que o chocolate não faça mal aos animais :wink: quanto às laranjas deixei a minha opinião pessoal, é um fruto ácido e como todos os frutos ácidos devem ser evitados na dieta alimentar no animal, ainda que dados esporadicamente.
Rita Teixeira da Silva
Menoita
Membro
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

sexta mar 21, 2014 1:28 pm

Os cães podem comer laranjas.
Como o MarkusMaaser referiu, se o cão não tiver gastrite a laranja é óptima e como referiu têm substâncias antialérgicas. É claro, como com todas as frutas, deve ser dada com moderação.
As frutas proibidas são as uvas e o abacate.
Importante retirar os caroços às frutas.
Sasha99
Membro Veterano

sexta mar 21, 2014 1:41 pm

todos os vets onde já expus essa questão disseram para não dar, a minha cadela é maluca por laranjas tanto que se baba só de me ver descascar uma e msm assim preferi evitar dar. Volta e meia dou apenas um gomo para ela matar saudades.
dantes dava quase todas as semanas mas pelo sim pelo não prefiro não arriscar pois amo demasiado a minha monstrinha
Responder

Voltar para “Cães”