Border Collie - Escolha do cão ideal / Selecionar criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Metallising
Registado: terça mar 18, 2014 10:33 pm

terça mar 18, 2014 10:54 pm

Boas noites,

Depois de tanto dilema decidi inscrever-me no forum e solicitar opiniões/concelhos de malta mais calejada.

Decidi há já bastante tempo que quero ter um border collie, nos últimos meses tenho andado a ler e pesquisado todo o tipo de informação relativamente a este cão, estou seguro que o temperamento, energia e inteligência tipica desta raça estão de acordo com aquilo que procuro.

Será o meu primeiro cão, tenho tempo, disponibilidade e vontade de ensinar o cão a ir comprar pão, ler o New York Times, ou simplesmente truques acrobáticos. Não tenho rebanhos para trabalhar, mas tenho tempo para correr, kayak, bicicleta, caminhadas, portanto, quero um cão activo e fisicamente robusto e não tanto um cão de sofá.

Dito isto, no momento da escolha do cachorro, o que devo ter em atenção? Qual o melhor criador? Qual a melhor cria? Quais os aspectos a analisar nos pais?

Esta semana vou visitar dois criadores para ter algum contacto com os cães e pessoas experientes na área, no entanto, seria bastante positivo se conseguisse obter alguma orientação de eventuais users com experiência.

Desde já, agradeço a atenção :)
JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

terça mar 18, 2014 11:44 pm

Boa noite,

Não me considero muito experiente, mas posso desde já deixar um alguns conselhos:

1º Peça ao Clube Portugues de Canicultura uma lista dos criadores dessa raça, poderá também a partir de lá obter mais contactos de criadores com ninhadas recentes. Se pretende comprar convem que pague por algo que valha a pena, isto é um cão que seja puro e o registo no LOP é a unica forma de o comprovar.

2º Visite criadores peça para ver exames de saúde dos pais ou do proprio cachorro se os tiver, opte por aqueles que já vêm vacinados e/ou com microchip.

3º Veja as condições em que eles estão a ser criados e em que condições viveram até então, se os cachorros estiverem enfiados num cubiculo ao lado de muitos outros cubiculos com cães da mesma raça ou de outras é porque se trata de um "criador" que apenas multiplica cães sem qualquer tipo de amor.

No entanto para mais informações nada melhor que ler aqui:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53360
Pode encontrar tudo aí.

Boa sorte e depois apresente-nos o seu amigo
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
Metallising

quarta mar 19, 2014 12:04 am

No seguimento das suas dicas pedi a lista de criadores de border collies ao CPC. Quando a receber começo a bombardear telefonemas :)
JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

quarta mar 19, 2014 12:23 am

Metallising Escreveu:No seguimento das suas dicas pedi a lista de criadores de border collies ao CPC. Quando a receber começo a bombardear telefonemas :)
No entanto aconselho a antes de fazer visita ler pelo menos este:

Tópico: Como distinguir um criadeiro de um criador, por dinodane, em
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332

:wink:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta mar 20, 2014 7:30 pm

Dos melhores locais para contactar com borders é em provas de agility.
Deixo -lhe um dos calendários , o do CPC. Mas existem muitos outros.
Veja da sua disponibilidade e um dia vá até uma destas provas. Nada como ver e conversar " in loco" . E .... quem sabe, não encontra mais uma actividade e um novo gosto.
http://www.cpc.pt/?provas/agility/2014/cal_agil,pt :D
Sofia
Metallising

sábado mar 22, 2014 2:13 pm

Parece-me uma óptima ideia. Decorreu hoje uma prova de obediência em Sintra, pena que tenha descoberto o evento tarde demais, no entanto a sua dica fica registada, estarei de olho em futuras provas.
Responder

Voltar para “Cães”