Mas vamos lá ver uma coisa.. O que se quer dizer com isto tudo é que não há motivos nenhuns para esta história ter pegado nesta raça...Ressa Escreveu:Se acontece então não é uma treta. E sim, pode acontecer com qualquer espécie. Se tb em humanos, não faço a mínima ideia.LFGomes Escreveu:De há uns meses para cá tenho treinado com um Dobermann, acompanhada de um Criador já reformado, que deixou uma boa marca em PT no que respeita a esta raça.
Essa historia do cérebro crescer mais do que a caixa, basicamente é treta. É raríssimo, pode acontecer em qualquer raça e em humanos também.
A grande questão é que existem diversos tipos de problemas, na qual a relação cérebro-cranio é um deles, quando se faz a criação de animais domésticos.
Esses problemas surgem quando começa a haver consanguinidade ou se procriam animais que já tinham problemas de saúde, porque existe uma determinada caraterística que se pretende manter ou eliminar.
A existência de um criador que nunca teve qualquer problema não quer disser que não exista esse mesmo problema. Muitas vezes, estes problemas surgem mais tarde na vida do animal ou quando causa a morte em alguns casos não existe autopsia para determinar a causa.
O Dobermann está tão sujeito a ter este problema como qualquer outra raça ou mesmo SRD's.. Aliás este tipo de problema até é mais "usual" (e mesmo assim uso o usual ente aspas pois não deixa de ser raro) noutras raças que nunca ganharam a fama que o Dobermann ganhou neste assunto. Alías em muitos anos que sigo esta raça nunca ouvi falar de nenhum caso.
Por isso sim, é uma treta. Isto vai na mesma linha do censo comum que todos os APBT's são agressivos e os Rot imprevisiveis.. Um sujeito não faz a regra. E o arranjar desculpas "clinicas" e incontroláveis para justificar falta de conhecimento e de "kit de unhas" para determinadas raças é sempre o caminho mais fácil e mais facilmente "desculpável".. É a desculpa ideal para quem faz cruzas sem ponta nem nó, é a desculpa ideal para quem tem cães da cena para mandar "pausa", é a desculpa ideal para quem prende o animal dia e noite na varanda, etc.. etc..
Nada mais fácil que um "Oh coitadinho tivemos que mandar abater que o cerebro começou a crescer e virou-se contra os donos"... ou "Era tão calminho, nunca mordeu ninguém.. passava o dia todo na marquise sossegadinho.. não sei porque se passou da marmita".
Isto irrita-me.. e a falta de informação e de lógica nas pessoas também.
Pedro