Boas pessoal, preciso de uma dica sobre como captar atencao dos nossos caes,
Como fazem para que os vossos caes fiquem atentos aos donos quando vao a rua????
Quando vou com o meu dar um passeio noto que ele enbora va a meu lado nao vai muito atento as minhas ordens... As vezes vejo na rua caes que vao constantemente atentos aos seus donos e a olhar para eles...
E ja agora qual a recompensa que o vosso patudo mais gosta??? Salsichas? Biscoitos? Etc???
Captar atencao cachorro
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm
Não percebo muito do assunto certamente algumas pessoas por aqui poderão dar dicas muito uteis.Snake25 Escreveu:Boas pessoal, preciso de uma dica sobre como captar atencao dos nossos caes,
Como fazem para que os vossos caes fiquem atentos aos donos quando vao a rua????
Quando vou com o meu dar um passeio noto que ele enbora va a meu lado nao vai muito atento as minhas ordens... As vezes vejo na rua caes que vao constantemente atentos aos seus donos e a olhar para eles...
E ja agora qual a recompensa que o vosso patudo mais gosta??? Salsichas? Biscoitos? Etc???
Mas quanto a recompensa a escolher terá que lhe dar aquela que ele mais gosta, não em demasia para nao vulgarizar. Posso enviar-lhe por email um livro sobre adestramento que consegui encontrar online, não é nenhuma biblia mas ja me ajudou um pouco. (se quiser envie-me por PM o seu email)
<strong><strong><strong><strong>"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
Olá,
Não estará a falar de obediência para desporto, RCI por exemplo em que os cães andam ao lado e a olhar para cima? É que num passeio normal, o expectável é que o cão disfrute do que está à sua volta, que seja curioso com cheiros etc. senão vai em trabalho.
Agora se o cão não presta atenção aos seus comandos, não os queime repetindo até ele obedecer. Deve sim voltar a treinar a obediência básica para que o cão seja disciplinado.
Quanto às guloseimas, depende dos cães. Há cães tao motivados pela comida que os treino com ração, outros que preferem fígado, ou queijo…depende.
Cumps,
Não estará a falar de obediência para desporto, RCI por exemplo em que os cães andam ao lado e a olhar para cima? É que num passeio normal, o expectável é que o cão disfrute do que está à sua volta, que seja curioso com cheiros etc. senão vai em trabalho.
Agora se o cão não presta atenção aos seus comandos, não os queime repetindo até ele obedecer. Deve sim voltar a treinar a obediência básica para que o cão seja disciplinado.
Quanto às guloseimas, depende dos cães. Há cães tao motivados pela comida que os treino com ração, outros que preferem fígado, ou queijo…depende.
Cumps,
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes Escreveu:Olá,
Cumps,
Boas pois eu iniciei a pouquíssimo tempo a obediência básica daí tar a questionar,
Relativamente ao que refere do rci é de facto espectáculo ver os cães nas provas concentrados nos donos...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Não espere que o seu cão fique vidrado em si na rua, nem é para mim essencial no passeio diário. E se ainda começou há pouco a obediência tem que ter mais paciência pois ainda tem um bom caminho a percorrer
A Kyra já fez a obediência básica e agora faz desportiva e ela quando está na escola a trabalhar é uma máquina. Mas no dia a dia, em passeio é um cão como os outros.. cheira aqui cheira alí, quer brincar com outros cães.. enfim fica atenta ao que lhe rodeia e "esquece-me" um pouco. Acho perfeitamente saudável e até incentivo ao mesmo pois fora do "terreno" não quero uma "máquina" mas sim um cão.
Pedro

A Kyra já fez a obediência básica e agora faz desportiva e ela quando está na escola a trabalhar é uma máquina. Mas no dia a dia, em passeio é um cão como os outros.. cheira aqui cheira alí, quer brincar com outros cães.. enfim fica atenta ao que lhe rodeia e "esquece-me" um pouco. Acho perfeitamente saudável e até incentivo ao mesmo pois fora do "terreno" não quero uma "máquina" mas sim um cão.
Pedro
Esse comando em PT chama-se “junto”, se bem que para o RCI os comandos geralmente são em Alemão ou Inglês.
Ensina-se por etapas e é relativamente simples se tiver um cão que se interesse bastante pelo motivador, independente da raça.
Agora se não é um cão de trabalho, se não vai a provas, acho desnecessário ensinar isso.
Ensina-se por etapas e é relativamente simples se tiver um cão que se interesse bastante pelo motivador, independente da raça.
Agora se não é um cão de trabalho, se não vai a provas, acho desnecessário ensinar isso.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Uma coisa muito importante que as pessoas que estão a treinar os seus cães se esquecem, é que, quando ensinam os comandos básicos de obediência, normalmente fazem-no num local com poucos ou nenhuns estímulos (como em casa).
Vêm que o cão já responde bem aos comandos, e o que é que fazem? Levam o cão para a rua, ou seja, um local extremamente rico em diversos estímulos, e esperam que o cão responda da mesma forma como o faz em casa. E depois ouve-se muito "ah, ele em casa até se porta bem e faz o que lhe peço, mas na rua fica surdo e não liga nada ao que lhe digo".
Os comportamentos ensinados, têm que ser generalizados para todas as situações. É preciso ensinar ao cão que aqueles comportamentos também têm que ser feitos, quando está um cão do outro lado da rua, ou um gato a 20 metros de distância. Mas isso tem que ser construído, os cães por si só não generalizam sozinhos.
Vêm que o cão já responde bem aos comandos, e o que é que fazem? Levam o cão para a rua, ou seja, um local extremamente rico em diversos estímulos, e esperam que o cão responda da mesma forma como o faz em casa. E depois ouve-se muito "ah, ele em casa até se porta bem e faz o que lhe peço, mas na rua fica surdo e não liga nada ao que lhe digo".
Os comportamentos ensinados, têm que ser generalizados para todas as situações. É preciso ensinar ao cão que aqueles comportamentos também têm que ser feitos, quando está um cão do outro lado da rua, ou um gato a 20 metros de distância. Mas isso tem que ser construído, os cães por si só não generalizam sozinhos.
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Yep confirmoLFGomes Escreveu:Esse comando em PT chama-se “junto”, se bem que para o RCI os comandos geralmente são em Alemão ou Inglês.

Concordo. Mas por outro lado um comando "Fuß" pode dar jeito no dia a dia... mas passear somente desta forma não... Vejo-o um pouco como ou o comando "Hier" (aqui), se bem que este é mais banal e ainda mais importante!LFGomes Escreveu:Agora se não é um cão de trabalho, se não vai a provas, acho desnecessário ensinar isso.
Pedro
Sim tem razao o tempo de treino também ainda nao e muito e também o passeio para o cao também deve ser tranquilo...
Relativamente ao treino este e feito numa escola dai também ter outros caes acho que também e uma pressão maior, ele em casa obedece muito melhor aos comandos mas tal como referiram anteriormente é normal.
Ja agora como conseguem que o cao venha a chamada???
Cumps
Relativamente ao treino este e feito numa escola dai também ter outros caes acho que também e uma pressão maior, ele em casa obedece muito melhor aos comandos mas tal como referiram anteriormente é normal.
Ja agora como conseguem que o cao venha a chamada???
Cumps
Como eu disse, qualquer comportamento ensinado tem que ser construído e fortalecido gradualmente.Snake25 Escreveu: Ja agora como conseguem que o cao venha a chamada???
Primeiro começa-se sempre em ambientes sem estímulos, e vai-se passando gradualmente para situações cada vez mais estimulantes para o cão.
No caso da chamada, comece a treinar dentro de casa, chamando-o várias vezes ao longo do dia e recompensando com algo de alto de valor para o cão, sempre que vier. Esta recompensa só é dada única e exclusivamente nesta situação, para o seu valor ser ainda maior.
Quando estiver bem aprendido dentro de casa, passe para a rua, em frente à porta de casa, no caso de ser um local fraco em estímulos. Utilizando uma trela extensível, que permita ao cão afastar-se de si o suficiente para o poder chamar.
Quando já estiver aprendido, passe a chama-lo por exemplo quando ele está a cheirar um arbusto ou um poste, depois quando tiver um cão a 50 metros de distância, sempre com a trela extensível para lhe dar alguma liberdade. Depois enquanto estiver a brincar com outro cão. Etc, etc.. Fazendo assim uma generalização a todas as situações possíveis, para fortalecer o comportamento.
Tal como a LFGomes disse, não "queime" o comando, chamando várias vezes até ele vir. Se tiver numa situação que sabe que ele não vai responder à chamada, não chame e espere por outra oportunidade, ou caso tenha mesmo que o chamar, opte por simplesmente ir busca-lo.
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
se fiz bem ou não o que é certo é que resultou.Snake25 Escreveu:Boas pessoal, preciso de uma dica sobre como captar atencao dos nossos caes,
eu moro numa zona muito pouco movimentada a noite e ia com ela passear quando ela era bebe e levava-a solta. quando ela se afastava um pouco de mais escondia-me mas sem tirar o olho dela. ela la começava a chorar e eu aparecia. até hj sempre que vamos passear ela da meia dúzia de passos e olha para traz , nunca me perde de vista se não ainda hoje chora

Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! 

Essa técnica do "nao me ligas nenhuma, vou-me esconder para te pregar um susto e passares a ter mais atencao onde eu estou" ia dando mau resultado com a minha cadela. Fiz isso na praia, e quando ela finalmente reparou na minha falta, desatou a correr na direccao oposta à minha. Quem apanhou o susto e passou a ter mais atencao fui eu... Agora só uso esta "técnica" em sítios vedados, para ter a certeza que nao pode ir muito longe nem há perigo...
Chamar, dar biscoito, fazer uma festa, e deixá-la ir brincar outra vez, repetindo várias vezes, é mais seguro e também funciona.
Chamar, dar biscoito, fazer uma festa, e deixá-la ir brincar outra vez, repetindo várias vezes, é mais seguro e também funciona.

pois mas pelo temperamento dela sabia que n ia fazer isso pq já fazia isso em casa e na zona do predio que é um condomínio fechado.Lourenca Escreveu:Essa técnica do "nao me ligas nenhuma, vou-me esconder para te pregar um susto e passares a ter mais atencao onde eu estou" ia dando mau resultado com a minha cadela. Fiz isso na praia, e quando ela finalmente reparou na minha falta, desatou a correr na direccao oposta à minha. Quem apanhou o susto e passou a ter mais atencao fui eu... Agora só uso esta "técnica" em sítios vedados, para ter a certeza que nao pode ir muito longe nem há perigo...
óbvio que não se deve fazer num sitio onde não se tenha controlo nenhum.
o que é certo é que ela aprendeu e ainda agora basta largar a trela que ela olha logo para trás e para
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior!