Piómetra

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FilipePT
Membro Júnior
Registado: terça jul 30, 2013 6:00 pm

domingo abr 06, 2014 1:08 am

Olá a todos.

Abro este topico porque passado uns dias com apatia, sem se alimentar e a antibioticos, levei hoje a minha cadela ao vet a fazer uma ecografia e foi diagnosticado piometra :(
Na mesma hora ela ficou la para realizar a cirurgia.
A cirurgia pelo que falei com a Drª correu bem e ela esta a acordar aos poucos.
Abri este topico com aintençao de quem ja passou por este probema com os seus cães que posso aqui postar a vossa experiencia e como foi o periodo pos cirurgia, pois devo ir busca la amanha ou segunda feira e quero estar preparado para tratar o melhor possivel dela.
Sei que o importante é fazer o que a veterinaria me disser, mas eu queria ler como foi as vossas experiencias com esta terrivel infecção que afecta o utero das nossas mais que tudo :(

Obeigado.
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo abr 06, 2014 9:57 am

Como castrei a minha cadela atual antes do primeiro cio (precisamente para evitar essa doença terrível, que se desenvolveu e levou à morte duma cadela da minha avó há uns anos atrás), não sei falar de experiência própria. Dois dias após a castração da minha cachorra (com 5 meses) ela já estava normalíssima. Tem agora 5 anos.

Sendo uma cirurgia abdominal, suponho que seja mais ou menos como uma castração em cadelas adultas. O período de recuperação pode ir de uns dias, a uma semana, ou a várias, depende como a cadelita reagir à situação. Há aquelas que recuperam num instante, outras que demoram mais um bocadito a ficar a 100%. :)

É dar-lhe a medicação para aliviar as dores, os antibióticos que o vet lhe der e evitar que ela faça muitos esforços para que não se magoe sem querer ou rebente os pontos (como saltar para os sofás/camas, correr, brincar com outros cães, etc.).

As melhoras para a sua cadelita! ;)
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo abr 06, 2014 12:01 pm

Pois eu não castrei nem vou castrar se a isso não for obrigada, tal como diz alguém que eu respeito bastante para quê sujeitar um animal a uma cirurgia tão invasiva quando o tratamento para a piómetra é justamente a castração que pode nunca ser necessária.
Tenho neste momento 3 cadelas adultas, a mais velha com 13 anos, das 3 1 teve piómetra, foi operada e demorou cerca de 3 semanas a recuperar totalmente, neste momento está optima e recomenda-se.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
FilipePT
Membro Júnior

domingo abr 06, 2014 1:40 pm

Eu tambem nunca tive intençao de esterelizar a minha cadela, tanto é que so fez por causa da piometra que lhe foi agra diagnosticada aos 10 anos de idade :(
kitttten
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 8:32 pm

A 1ª. parte da minha resposta não era para si Filipe PT, mas sim para a Janita ...

Como lhe disse anteriormente a minha cadela foi operada, correu tudo muito bem, eu dava-lhe a medicação e fazia os pensos, cerca de 10 dias depois da cirurgia (já não me lembro quantos dias foram ao certo) tirou os pontos e neste momento está optima e recomenda-se.

Esteve internada 3 dias, 1 antes da cirurgia e 2 depois.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
0Janita0
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 8:42 pm

Nem entendi que tivesse sido uma resposta direcionada à minha pessoa, simplesmente pensei que se tratasse da sua opinião/decisão pessoal.

Não sei se estava à espera de uma resposta da minha parte, mas a minha opinião é que cada um faz as suas escolhas consoante o que acha melhor para os seus animais de estimação ;)
Eu achei que o melhor para a minha cadela foi a castração aos 5 meses. A recuperação foi muito rápida (talvez por ser mais jovem) e ela não sofreu nada durante nem depois (tinha medicação), tal como a sua cadela, suponho.

Há muita gente que tal como a kittten e o user que abriu o tópico também prefere só castrar em idade mais avançada. São opções. ;)
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo abr 06, 2014 8:51 pm

eu sou contra esterilizar ou castrar antes do primeiro cio porque acho que isso afecta o crescimento.
acho que é como nos que com as hormonas é que acabamos de desenvolver o que nos falta.
a vet tmb recomendou esterilizar a minha cadela mas acho que isso as vezes tmb são os vets a quererem fazer dinheiro.
tem 7 anos e até agora sem problemas
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
0Janita0
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 9:01 pm

Ficou-me mais barato esterilizar a cadela sendo mais nova do que se ela fosse mais velha (por causa da idade/peso, que influência o tipo/quantidade de anestesia a usar), por isso acho que não é tanto pela questão do preço, acho que é mais pelo que os vets aprenderam durante a sua formação.

Digo isto pois há uns que aconselham antes do primeiro cio, outros depois do primeiro, outros só após 1 ano e meio de idade... enfim, há diversas opiniões diferentes entre profissionais neste campo.

Tal como disse, acho que no final cabe ao dono fazer as suas opções, nenhum vet vai obrigar ninguém a castrar os seus animais (mau era).
Eu castrei aos 5 meses e não me arrependo de o ter feito. ;)
kitttten
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 9:03 pm

Eu não prefiro castrar em idade mais avançada, simplesmente sou contra a castração como prevenção. Se o animal é errante acho muito bem que o castrem, agora se tem dono e se são todos do mesmo sexo como é o caso na minha casa, sou frontalmente contra as castrações excepto por razões médicas.

Ainda estou à espera que os castrem logo assim que são paridos ...

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
0Janita0
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 9:21 pm

kitttten Escreveu:Eu não prefiro castrar em idade mais avançada, simplesmente sou contra a castração como prevenção. Se o animal é errante acho muito bem que o castrem, agora se tem dono e se são todos do mesmo sexo como é o caso na minha casa, sou frontalmente contra as castrações excepto por razões médicas.

Ainda estou à espera que os castrem logo assim que são paridos ...
Eu sou a favor da castração por razões médicas preventivas, e quando os animais estão em contacto com outros de sexo oposto (que é o caso da minha, que volta e meia aparecem os cães do resto da minha família, que não é nada pequena, e todos temos cães de todos os sexos, tamanhos e feitios).

Mesmo que ela nunca entrasse em contacto com outros cães eu castraria na mesma para prevenir a piómetra, que nem sempre é fácil de detetar especialmente se for fechada, ou outro tipo de complicação no aparelho reprodutor. É uma opção minha. ;)
Mas respeito e compreendo perfeitamente a tua opinião/decisão, até porque já fui da mesma.

Credo, sei que já se fazem com 2 meses, agora logo após o nascimento... :lol:
kitttten
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 10:04 pm

Com 2 meses ou após o nascimento venho o diabo e escolha ...

Piómetra aberta ou fechada não me diga que um dono que convive diariamente com a sua cadela não detecta que alguma coisa está mal ... elas deixam de comer, começam a beber água sem destino, vomitam, têm picos de febre um mês depois do cio e o dono não se apercebe?

É claro que é uma opção sua, mas não continuo a não ser capaz de compreender o motivo de sujeitar o animal a uma cirurgia para prevenir uma infecção que ela poderá nunca vir a ter. Já agora e para prevenir os tumores no estomago ou no intestino porque não retirar também!

Para mim prevenção é evitar sujeitar um animal que ainda não está vacinado o contacto com outros não vacinados, os passeios na rua por locais onde há muitos cães, isso para mim é prevenção.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
0Janita0
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 10:09 pm

kitttten Escreveu:Com 2 meses ou após o nascimento venho o diabo e escolha ...

Piómetra aberta ou fechada não me diga que um dono que convive diariamente com a sua cadela não detecta que alguma coisa está mal ... elas deixam de comer, começam a beber água sem destino, vomitam, têm picos de febre um mês depois do cio e o dono não se apercebe?

É claro que é uma opção sua, mas não continuo a não ser capaz de compreender o motivo de sujeitar o animal a uma cirurgia para prevenir uma infecção que ela poderá nunca vir a ter. Já agora e para prevenir os tumores no estomago ou no intestino porque não retirar também!

Para mim prevenção é evitar sujeitar um animal que ainda não está vacinado o contacto com outros não vacinados, os passeios na rua por locais onde há muitos cães, isso para mim é prevenção.
Claro que se apercebe se for um dono atento, mas há gente que não o é. Eu sei que o sou, mas ainda assim prefiro evitar de todo que ela passe por esses sintomas. Prefiro fazê-la passar "mal" dois dias do que sujeitá-la à mesma cirurgia em idade mais avançada. É a minha opinião, não pretendo que toda a gente concorde com ela, apenas que respeite.

Isso do estômago e outros órgãos não se comparam, não é?
A cadela nunca iria dar "utilidade" ao útero, por falta de melhor termo... Não é um órgão "essencial" para a vida dela enquanto ser saudável, por isso nem se pode comparar isso nesses termos.

Sim, isso é prevenção também.
kitttten
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 10:16 pm

E acha que quem não se apercebe que a cadela está doente vai castrar para prevenir seja o que for?

Então falemos de outra coisa, a cadeia mamária também não é necessária se não amamentar e que tal mandar retirar?

Sinceramente para mim a castração sem ser por motivos médicos ou de animais errantes, serve unica e exclusivamente para comodismo do dono porque não há cios, não há sangue, nem cães atrás das cadelas. Nem sequer o caso de haver animais de sexo diferente na mesma casa pode servir de desculpa, porque quem não quer ninhadas indesejadas arranja forma de separar os machos das fêmeas.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
0Janita0
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 10:27 pm

kitttten Escreveu:E acha que quem não se apercebe que a cadela está doente vai castrar para prevenir seja o que for?

Então falemos de outra coisa, a cadeia mamária também não é necessária se não amamentar e que tal mandar retirar?

Sinceramente para mim a castração sem ser por motivos médicos ou de animais errantes, serve unica e exclusivamente para comodismo do dono porque não há cios, não há sangue, nem cães atrás das cadelas. Nem sequer o caso de haver animais de sexo diferente na mesma casa pode servir de desculpa, porque quem não quer ninhadas indesejadas arranja forma de separar os machos das fêmeas.
O intuito deste tópico não é discutir castrar versus não castrar, pelo que não me vou alongar sobre o assunto, até porque já dei a minha opinião sobre a mesma. Como já deu para perceber, temos opiniões divergentes sobre o assunto, e esta discussão não vai dar a lado nenhum, pois nem eu nem a kittten vamos mudar de opinião ;) Muito menos com argumentos não factuais e com comparações sem nexo.

Retiro-me com respeito ao criador do tópico e desejo as melhoras rápidas à sua cadela.
FilipePT
Membro Júnior

segunda abr 07, 2014 12:20 am

Bem estou a ver que o topico tomou outro caminho, mas gostei de ler a vossa discussão saudavel e pontos de vista.

Eu nunca pensei em esterelizar a minha cadela, mas tambem é uma cadela que ta em casa e so sai de casa comigo, é uma cadela pitbull, por isso o controlo é 100%, trela curta, açaime nunca usou um.

Bem passei aqui para dizer que fui busca la hoje, e estou bem contente de a ter de volta. Qdo a fui buscar a cadela deu pulos de alegria, a veterinaria ate se passou, visto que nem 24h fazia do pos cirurgia. Veio para casa e aqui no seu ambiente dormiu o dia todo, espero amanha vê-la um bocadinho mais espevitada.

Quanto aos sintomas, nota se logo na hora que algo esta muito errado, apesar de a minha ter uma piometra aberta, deitava algum sangue quando urinava, ela d eum momento para o outro, ficou com uma apatia extrema, nao fazia outra coisa se nao dormir, nao respondia aos estimulos, nao comia nada ( apesar de mesmo assim ela nunca ter tido febre nem ter vomitado). Se virem estes sintomas nas vossas cadelas corram com ela para o vet, se for detectado rapidamente penso que as probabilidades de tudo correr bem sao muito elevadas.

Depois vou deixando aqui como tem sido a recuperação dela.

Obrigado pela ajuda pessoal!
Responder

Voltar para “Cães”