Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mliza
Membro Júnior
Registado: sexta mai 29, 2009 10:53 am
Localização: Pipa (Golden Retriever), Faísca (Europeu Comum) e a Coelha Maria

terça abr 08, 2014 11:09 am

Boas,

Neste momento a minha Golden tem 5 meses, e visto que fazer criação está totalmente fora de hipótese, tenho procurado saber as vantagens e desvantagens da esterilização.

Ela está num espaço a que nenhum outro cão terá acesso, mas o receio de que eventualmente possa sair á rua com um dos meus filhos que não tenha mão nela, e noutros que vagueiam sem trela na rua (há muitos na minha zona) aconteça aquilo que não se quer.

Sei que não sair com ela nesse período é uma solução, mas procuro saber todas as que existem para tomar uma decisão em consciência.

Assim de repente, a esterilização parece-me comodismo humano. Sem cios, sem nada sujo, sem cães à porta. Mas é uma operação. Vou sujeitá-la a uma operação por comodismo? Ou as vantagens das inúmeras doenças que dizem prevenir valem a pena tudo isto...?

E o pós-cirúrgico não traz também complicações?
Porque devo esterilizar e porque não devo esterilizar?

Conseguem me dar a vossa opinião pessoal sem se matarem uns aos outros por terem opiniões diferentes? :D :D :D :D :D
MafaldaRM
Membro Júnior
Registado: sábado mar 15, 2014 6:00 pm

terça abr 08, 2014 11:50 am

Na minha opinião, se não queres que ela tenha filhotes, eu optava pela esterilização.

Como dizes além de prevenir gravidez e interesse de outros cães por ela, também prevines algumas doenças.

é um procedimento comum. Claro que era preferível ela nunca passar por nenhuma operação, mas se ela tiver mais tarde alguma doença ela terá de passar pela ciurgia, e se calhar ciurgias menos comuns que a esterilização e mais complicadas.

também tenho uma cadelinha com 2meses e meio e quando for a altura certa irei esterilizá-la! Além de ficar descansada devido ao cio também ficarei descansada em relação às doenças.

e depois já existem tantos cães abandonados, se ela engravidasse nada pode garantir que os donos dos cachorrinhos não iriam abandoná-los. há tantos no canil que precisam de condições melhores e carinho.

Mas deves ir pela tua consciência e pelo que achares melhor para a tua patudinha! :D
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

terça abr 08, 2014 1:15 pm

Boas tardes.

Segundo, o seu caso, a minha opinião é obtar pela esterilização.
Não a mata. Não complica. Simplifica mais as coisas. E não deixa de ter boa saúde.

Fiz o mesmo à minha cadela e nem parece que ela foi esterilizada. Está perfeitinha.

Vantagens
Não tem o ciu obviamente. Evita ninhadas desnecessárias. Se tem muito cão vadio na sua zona, não digo que seja mais uma razão, mas é sempre melhor evitar.
Consoante os anos, poderá eventualmente ganhar tumores mamários e outros problemas mais.

Desvantagens, não vejo nenhuma a não ser, a alimentação adequada para não engordar facilmente. Mas isso é um dos muitos cuidados que temos de ter num animal de estimação.

É a minha opinião.
Há quem seja contra e há quem seja a favor. É como tudo na vida.

Cumpts
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta abr 09, 2014 7:51 am

A minha nao está esterilizada e nao tenho problema nenhum quando a levo à rua durante o cio. Nessa altura vai sempre à trela, a maior parte dos caes nao chateia muito, e se preciso enxoto o cao ou pego-a ao colo. Mas na altura do cio nao a deixaria sair à rua sozinha com criancas.
mliza
Membro Júnior

quarta abr 09, 2014 7:58 am

Lourenca Escreveu:e se preciso enxoto o cao ou pego-a ao colo.
Ao colo não dá Lourença, que ela já está com um peso e tamanho consideráveis :wink:
Um cão de pequeno porte não punha essa questão (a da esterilização), o controle que temos sobre eles é maior.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 09, 2014 7:59 am

mliza Escreveu: Assim de repente, a esterilização parece-me comodismo humano. Sem cios, sem nada sujo, sem cães à porta. Mas é uma operação. Vou sujeitá-la a uma operação por comodismo? Ou as vantagens das inúmeras doenças que dizem prevenir valem a pena tudo isto...?
Acho que já sabe a resposta. Submeter um animal a uma operação, tirar-lhe um órgão, só para não ter que andar a limpar ou a afastar os cães quando vai à rua, na minha opinião é de um egoísmo sem tamanho.
Isso de prevenir doenças é conversa de quem quer fazer dinheiro no Vet.
Felicidades
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta abr 09, 2014 8:28 am

Se puder ler um pouco em ingles, sugiro por exemplo o seguinte:

Long-Term Health Risks and Benefits Associated with Spay / Neuter in Dogs:
http://www.naiaonline.org/pdfs/LongTerm ... InDogs.pdf

Como disse, nunca tive grande problema em passear a minha cadela no cio, tento apenas evitar zonas com muitos caes. Só uma vez a peguei ao colo, quando um caniche tentou subir-me pelas pernas acima. :-)

Eu tinha um medo terrível de tudo o que se dizia, que ia ter filas de caes à espera para saltar em cima da minha cadela assim que saisse de casa. Quando a adoptei queria ir a correr esterilizá-la, mas nao tive tempo, dias depois estava com o cio. No início tinha medo de sair de casa com ela, mas aos poucos fui saindo cada vez mais, e afinal nunca tive problemas. Ao fim de uns dias com cio já ia dar os passeios normais. Já a tenho há quase 3 anos. De vez em quando ela "poe-se a jeito" quando ve um cao, de vez em quando um cao mais chato à solta nao quer sair de perto de nós, mas geralmente ir passear para outro lado ou se necessário um berro ao cao ou ao dono resolve o problema.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta abr 09, 2014 9:23 am

LFGomes Escreveu:
mliza Escreveu: Assim de repente, a esterilização parece-me comodismo humano. Sem cios, sem nada sujo, sem cães à porta. Mas é uma operação. Vou sujeitá-la a uma operação por comodismo? Ou as vantagens das inúmeras doenças que dizem prevenir valem a pena tudo isto...?
Acho que já sabe a resposta. Submeter um animal a uma operação, tirar-lhe um órgão, só para não ter que andar a limpar ou a afastar os cães quando vai à rua, na minha opinião é de um egoísmo sem tamanho.
Felicidades
É comodismo, mas não é "egoísmo sem tamanho".

Eu fui forçada a esterilizar ambas as minhas cadelas, de porte grande e gigante, pois no cio havia lutas fortes e feias, de ir ao vet para as suturar, por vezes com recurso a anestesia geral... E não, não tinha maneira de as separar fisicamente em altura de cio, e depois de 3 ou 4 cios de lutas, optei pela esterilização e acabaram as lutas entre AQUELAS cadelas (de raças diferentes).

Não concordo quando afirmam não haver "contras", há-os e não são poucos, um deles é a possível incontinência, não tão rara assim, antes pelo contrário...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

quarta abr 09, 2014 9:42 am

TheOne Escreveu:
LFGomes Escreveu:
Felicidades
É comodismo, mas não é "egoísmo sem tamanho".

Eu fui forçada a esterilizar ambas as minhas cadelas, de porte grande e gigante, pois no cio havia lutas fortes e feias, de ir ao vet para as suturar, por vezes com recurso a anestesia geral... E não, não tinha maneira de as separar fisicamente em altura de cio, e depois de 3 ou 4 cios de lutas, optei pela esterilização e acabaram as lutas entre AQUELAS cadelas (de raças diferentes).

Não concordo quando afirmam não haver "contras", há-os e não são poucos, um deles é a possível incontinência, não tão rara assim, antes pelo contrário...
Este é um dos maiores problemas em que eu vi várias vezes e que posso confirmar! (a luta de cadelas durante o cio). A ferocidade é impressionante em alguns casos que presenciei...!
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

quarta abr 09, 2014 9:54 am

LFGomes Escreveu:
Felicidades
Vou usar o conselho da Tambor :lol: e começar "a dar nas orelhas"....
comodismo Humano não ter cães á porta? hmmmmm
Como devem calcular e saber á cios e cios, á cadelas em que o cheiro é tão intenso que reune todos os cães de um raio de 3 ou 4 km. Eu vi situações hilariantes para mim e pouco hilariantes para o dono da cadela do cio, que para sair de casa (sem a cadela) tinha de ser com panelas na mão e paus para afastar os mais de 20 Cães que tinha a porta....hmmmm....comodismo......pois........
O mesmo comodismo que dar ração seca, colocar pipetas ou coleiras anti pulgas para não ter trabalho de apanhar as pulgas á mão, ou de ir ao veterinário porque não me apeteceu ir para a Universidade tirar o curso....
Egoismo humano?? Começamos já pelo facto de se ter cães, é um egoismo total, as raças que se criou pelo puro prazer de se ter ou o facto de serem animais e terem a escolha de poderem ser livres, mas continuamos a andar com eles á trela.........hmmmmmmmmmmmm
Por favor....
Cumprimentos,

Ricardo

P.S.: Como me portei Tambor? :lol: :lol:
mliza
Membro Júnior

quarta abr 09, 2014 9:59 am

:D

Eu não sei o que a Tambor achou, mas defendeste bem o teu ponto de vista :wink:
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quarta abr 09, 2014 10:06 am

Eu achei mal :D
rpoeiras Escreveu: Como devem calcular e saber á cios e cios, á cadelas em que o cheiro é tão intenso que reune todos os cães de um raio de 3 ou 4 km. Eu vi situações hilariantes para mim e pouco hilariantes para o dono da cadela do cio, que para sair de casa (sem a cadela) tinha de ser com panelas na mão e paus para afastar os mais de 20 Cães que tinha a porta....hmmmm....comodismo......pois........

Eu não tenho que levar com os cães das redondezas cujos doninhos lhes abrem a porta para irem dar uma voltinha sozinhos. Se tal acontecer, é chamar a carrocinha do canil municipal ...

Obviamente sou contra esterilizações por conveniência. Isto de andar a cortar bocados pensando que não fazem falta tem muito que se lhe diga.
mliza
Membro Júnior

quarta abr 09, 2014 10:14 am

Tambor, mas mesmo com trela por vezes é difícil segurar cães de grande porte. Tá claro que também a educação que lhe damos, o nível de obediência que ele tem conta, mas...

O certo é que na minha situação há sim muitos donos que mandam os cães passear sozinhos e ainda mais aqueles que acham que podem andar com eles sem trela. E como será a minha a ter o cio, é a ela que eu tenho de preservar.

Mas a esterilização a nível de saúde torna-se a médio ou longo prazo boa ou não?
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 09, 2014 10:18 am

Acho que fui clara quanto aos 2 motivos que para mim são prova de egoísmo mas vou repetir: “andar a limpar ou a afastar os cães quando vai à rua”.
Não falei em lutas, nem quando as pessoas têm em casa um casal, em outros motivos, falei em 2, são aqueles e ponto final.
Cada um faz como entender, o user pediu uma opinião eu dei a minha.
Sempre tive cadelas inteiras, vão à rua e levo um pau na mão e qual é o problema? E não venham com histórias porque nunca bati em nenhum cão, basta mexer o pau q eles piram-se.
E quando não era um pau era um spray qualquer que metia no ar e eles já não vinham atras.
O Ricardo, quer comparar fazer uma cirurgia com dar ração? Ou colocar uma pipeta? Mete as coisas no mesmo nível? Sério? E essa expressão de dar nas orelhas não sei a quem se referiu mas de certeza que não foi à minha pessoa. As suas comparações são tão fora do contexto que nem vale a pena o trabalho de argumentar.
Mais, se anda a seguir maus exemplos aqui na arca, reconsidere. Não lhe fica nada bem esse tipo de intervenções como a que teve em relação ao meu post pois sempre lhe respondi com educação, aliás, como é habitual na minha pessoa.
Cumprimentos,

editado tinha erro
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta abr 09, 2014 10:21 am

LFGomes Escreveu: Acho que já sabe a resposta. Submeter um animal a uma operação, tirar-lhe um órgão, só para não ter que andar a limpar ou a afastar os cães quando vai à rua, na minha opinião é de um egoísmo sem tamanho.
Felicidades
Boas...

X2

Sempre tive cadelas inteiras e nunca andei com matilhas de cães atrás...
Já presenciei lutas entre fêmeas, e nada que uma separação física não acabasse... aliás, conhecendo nós minimamente os nossos cães, sabemos que os cios vêm lá, logo há que precaver...
Quanto à operação por motivos de doença... completamente de acordo!
O resto? O resto como já alguém disse, são "peners"...
Opinião dada!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”