Esterilização
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 29, 2009 10:53 am
- Localização: Pipa (Golden Retriever), Faísca (Europeu Comum) e a Coelha Maria
Bem, em casa dos meus pais cheguei a ter duas cadelas SRD e nunca se pegaram, não é por aí, cada caso é um caso. Pode haver uma maior probabilidade de acontecer, mas não é uma certeza de que vai acontecer.
Quanto às condições necessárias para ter um animal não creio que passem pelo facto de ter um espaço próprio para cada uma em altura de cios.
A questão não são as condições, e sim o facto de valer a pena tanto para o animal como para o dono a operação. Pesar prós e contras para tomar decisões conscientes e bem informadas.
Quanto às condições necessárias para ter um animal não creio que passem pelo facto de ter um espaço próprio para cada uma em altura de cios.
A questão não são as condições, e sim o facto de valer a pena tanto para o animal como para o dono a operação. Pesar prós e contras para tomar decisões conscientes e bem informadas.
As minhas sim, já te disse isso N vezes, quem se pegam são as outras, e não tem nada a ver com cio.kitttten Escreveu:Então agora pergunto eu, depois de esterilizadas as cadelas deixaram de ser agressivas 1 com a outra?
É claro que não ...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro
- Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Especialmente por aqueles animais que andam sobre 2 pernas...-Tambor- Escreveu:Não é preciso agir muito. Basta cada um ser verdadeiramente responsável pelos animais que tem em casa.Charlie2 Escreveu:era tão bom se julgássemos menos e agíssemos mais..

Já tive N cadelas juntas, sempre sem problemas, até morrerem, e agora como explica isso?? Fenómeno???fontedasbicas Escreveu: Boas...
O sr. António Pato não tem o dom da adivinhação, e ainda bem... porque se tivesse... Oh meu deus quanta adivinhação haveria por aqui... Mas para adivinhar o quê? Que duas cadelas juntas, mais tarde ou mais cêdo, vai dar ***? Isso não não é preciso "adivinhar"... Já está "adivinhado" há muito tempo! e mais... é exactamente pelos cios, pelas duas terem cios, é que se pegam, ao contrário dos machos que será, talvez pela dominância, digo eu a adivinhar...
E qual foi a parte de não ter condições para ter duas cadelas que não percebeu? Não saber dos seus comportamentos ou não ter espaço físico para as ter? Adivinhe lá...
E quem é que lhe disse que não tinha espaço físico para as ter?!?!? O que eu não tinha era espaço físico DIVISÍVEL que proporcionasse boas condições a ambas... Muito gosta o Sr. de meter o bedelho onde não é chamado... quer uma planta da minha casa?? Já agora com morada, sempre podia ir ao google earth ver uma street view da minha casa....

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Não, não dei a resposta errada, nem sequer falei em cio, obviamente deixam de ser agressivas na altura do cio porque nem sequer o têm, branco é ...rpoeiras Escreveu:Boa tarde,kitttten Escreveu:Então agora pergunto eu, depois de esterilizadas as cadelas deixaram de ser agressivas 1 com a outra?
É claro que não ...
Eu já disse "n" vezes e vou repetir, tenho neste momento 3 cadelas adultas e 1 cachorra com 8 semanas, das 4 1 está esterilizada por razões médias, as outras estão inteiras. Não tenho mais nem menos brigas desde que esterilizei e atenção que a que foi castrada era e é a mais dominante, nunca passeei com matilhas de cães atrás e mesmo que isso acontecesse as minhas cadelas não vão à rua soltas, logo dificilmente eu permitiria que algum cão a cruzasse.
Estou de acordo com quem diz que a castração é um acto não de egoismo, mas de comodismo para não ter que limpar e ter cuidado.
Faz a pergunta e dá a resposta... errada, pelo contexto! Duas cadelas deixam de ser agressivas na ALTURA DO CIO com a esterilização!
Em relação ás suas cadelas, a cadela mais dominante não fez uma lobotomia, fez uma esterilização, logo o "instinto" de por as outras na "linha" vai continuar! O que poderia eventualmente acontecer era, ao não esterilizar e em época de cio a cadela dominante estando com o cio e sentindo que outra está no cio, se pegasse mais vezes e em alguns casos ferozmente, em sinal que só a fêmea "Alfa" poderia procriar!![]()
Cumprimentos,
Ricardo
O que se vê e lê nos ultimos tempos é que a castração é a panaceia para tudo, é agressiva? castra-se, é dominante? castra-se, quer prevenir a piómetra? castra-se e poderia continuar por aqui fora.
As minhas cadelas as poucas vezes que se pegaram e em 2 das vezes ferozmente, nunca foi em alturas de cio, por isso essa de ser a cadela alpha e só ela querer/poder procriar aqui em casa não se passa.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro
- Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Não! A minha é creme!kitttten Escreveu: Não, não dei a resposta errada, nem sequer falei em cio, obviamente deixam de ser agressivas na altura do cio porque nem sequer o têm, branco é ...
Esqueceu-se de: É de raça Potencialmente Perigosa? Castra-se!!kitttten Escreveu: O que se vê e lê nos ultimos tempos é que a castração é a panaceia para tudo, é agressiva? castra-se, é dominante? castra-se, quer prevenir a piómetra? castra-se e poderia continuar por aqui fora.
É o que tem de bom...as cadelas são todas diferentes, umas mais meigas, outras mais autoritárias...há de tudo!kitttten Escreveu: As minhas cadelas as poucas vezes que se pegaram e em 2 das vezes ferozmente, nunca foi em alturas de cio, por isso essa de ser a cadela alpha e só ela querer/poder procriar aqui em casa não se passa.

Cumprimentos,
Ricardo
Não, não me esqueci, nas potencialmente perigosas e desde que não tenham LOP é obrigatória a castração, logo essa está fora da questão, ou não?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
pois, ia dizer isso.kitttten Escreveu:Não, não me esqueci, nas potencialmente perigosas e desde que não tenham LOP é obrigatória a castração, logo essa está fora da questão, ou não?
De qualquer maneira só para acrescentar ao que já disse, acho que temos problemas maiores do que «esteriliza ou não»(Como a falta de civismo da maioria dos donos/criadeiros e pseudo-criadores de canídeos em Portugal que causa danos bem maiores que uma esterilização) e acho mau que se julgue tão levianamente quem o faz, achando que somos os maiores do mundo porque não o fazemos. Falar com o rei na barriga fica mal para os dois lados, a TheOne parece-me ser uma excelente dona e foi duramente criticada por ter recorrido á esterilização numa situação perfeitamente aceitável.
Eu não acho que a esterilizaçao seja nenhuma panaceia, nem acho que seja a 100% um comodismo. Nos dias que correm e na sociedade em que vivemos, muitas vezes é um mal menor.
Não esterilizam e são uns donos do melhor e nunca vos aconteceu nada por isso? Porreiro pah, agora não critiquem quem o faz dessa maneira, fica-vos mal. Mesmo mal.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie, eu estou-me a borrifar para as críticas, eu é que sei o que é chegar a casa e ver um mar de sangue e ter de ir de charola para o vet para coser as cadelas, e é um facto que depois de esterilizar, tudo acabou, pelo menos entre essas cadelas. Não fosse por isso, não as tinha esterilizado, nunca sofri de cães à porta nem nunca tive problemas com sangue no chão.
Hoje em dia tenho sim 2 cadelas que brigam esporadicamente, mas nada tem a ver com cios, e eu sou a 1ª a dizer para não esterilizar se o objectivo é acabar com comportamentos agressivos constantes ou com outros comportamentos desviantes. Agora no MEU caso, eu sabia que a agressividade era por descontrolo hormonal, portanto resolvi o problema.
Quando as pessoas não garantem que o cão/cadela fica protegido/a de ninhadas indesejadas, então esterilizem, já chega de animais sem dono...
Hoje em dia tenho sim 2 cadelas que brigam esporadicamente, mas nada tem a ver com cios, e eu sou a 1ª a dizer para não esterilizar se o objectivo é acabar com comportamentos agressivos constantes ou com outros comportamentos desviantes. Agora no MEU caso, eu sabia que a agressividade era por descontrolo hormonal, portanto resolvi o problema.
Quando as pessoas não garantem que o cão/cadela fica protegido/a de ninhadas indesejadas, então esterilizem, já chega de animais sem dono...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita
TheOne Escreveu:Charlie, eu estou-me a borrifar para as críticas, eu é que sei o que é chegar a casa e ver um mar de sangue e ter de ir de charola para o vet para coser as cadelas, e é um facto que depois de esterilizar, tudo acabou, pelo menos entre essas cadelas. Não fosse por isso, não as tinha esterilizado, nunca sofri de cães à porta nem nunca tive problemas com sangue no chão.
faço suas as minhas palavras.. peço perdão por me intrometer.. alguns devem saber que adoptei por aqui uma cadelinha chamada nikkita ao inicio não queria esterilizar porque iria morar num apartamento e só se os cães trepassem a janela e quando vim morar para aqui nunca tive problemas com os cães feitos Romeus.. esterilizei também por esses motivos a minha mãe tinha uma cadelinha e ambas se batiam forte e feio quando entravam no cio ambas, e também porque apareceram uns quistos não muito agradáveis na nikitta e castrar seria uma das melhores opções para não voltarem aparecer, até hoje nada de brigas e nada de quistos serei eu a má da fita? eu acho que não cada um faz aquilo que bem haja para o bem estar do seu animal. eu achei melhor assim. pois eu também não tenho um dos órgãos reprodutores(1 dos ovários) e nem por isso deixo de ser humana e normal... mais uma vez peço desculpa por intrometer
<strong>os cães são o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos cães é o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos não são traiçoeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, são humanos como nos que são traiçoeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma criança de 6 anos</strong>
Realmente, este é um tema que levanta muitas discussões.
Apesar da opinião de cada um de nós, tem que existir ética a quem se recorre para fazer esse tipo de intervenção e neste caso os veterinários.
O que eu quero disser é o seguinte, se o veterinário se apercebe que o cliente quer fazer uma esterilização/castração com base em boatos ou mitos, o vet eticamente deve esclarecer e em alguns casos negar-se a fazer a operação. Como acontece no caso de aborto em hospitais.
Claro que se não existir uma ordem que funcione e considerarmos à partida que o dinheiro é quem manda, o vet vai sempre querer fazer o "negocio".
Na minha opinião, a castração reduz a agressividade, uma vez que a testosterona é uma hormona que aumenta a agressividade nos seres vivos. Não se pode é esperar milagres e que reduza a 0%, pois depende do metabolismo de cada ser vivo e os motivos que levam à agressividade.
A esterilização/castração diminui casos de tumores, uma vez que as variações hormonais contribuem para o surgimento de tumores.
Psicologicamente, permite que fique mais calmo e menos ansioso ao diminuir o desejo sexual. E aqui, pode reduz de forma drástica, a não ser que já tenha atingido a fase adulta. Se não se pretende que exista reprodução ou que exista contacto sexual, acho que não vale a pena manter o sofrimento de se desejar algo que nunca lhe vamos dar.
Mas, não deixa de ser uma mutilação e é irreversível. Por isso, deve ser muito bem ponderada e discutida.
Apesar da opinião de cada um de nós, tem que existir ética a quem se recorre para fazer esse tipo de intervenção e neste caso os veterinários.
O que eu quero disser é o seguinte, se o veterinário se apercebe que o cliente quer fazer uma esterilização/castração com base em boatos ou mitos, o vet eticamente deve esclarecer e em alguns casos negar-se a fazer a operação. Como acontece no caso de aborto em hospitais.
Claro que se não existir uma ordem que funcione e considerarmos à partida que o dinheiro é quem manda, o vet vai sempre querer fazer o "negocio".
Na minha opinião, a castração reduz a agressividade, uma vez que a testosterona é uma hormona que aumenta a agressividade nos seres vivos. Não se pode é esperar milagres e que reduza a 0%, pois depende do metabolismo de cada ser vivo e os motivos que levam à agressividade.
A esterilização/castração diminui casos de tumores, uma vez que as variações hormonais contribuem para o surgimento de tumores.
Psicologicamente, permite que fique mais calmo e menos ansioso ao diminuir o desejo sexual. E aqui, pode reduz de forma drástica, a não ser que já tenha atingido a fase adulta. Se não se pretende que exista reprodução ou que exista contacto sexual, acho que não vale a pena manter o sofrimento de se desejar algo que nunca lhe vamos dar.
Mas, não deixa de ser uma mutilação e é irreversível. Por isso, deve ser muito bem ponderada e discutida.
Bom dia.Realmente, este é um tema que levanta muitas discussões.
Este tema já foi debatido aqui no forum umas quantas vezes. E engraçado, que quem pede opinião, nunca mais mete aqui os pés para tirar uma conclusão. Vai-se lá saber porquê...

Quantos ao veterinários...é sempre bom termos informação correta da parte deles. São eles que sabem. Mas, também não nos fica mal, ter a opinião e informação de mais 1 ou 4 veterinários (coisa que eu fiz) antes de avançar. Os motivos, os porquês, etc etc etc...
Se teoricamente é verdade, então não sei porque é que o meu cão continua o mesmo, quanto à agressividade com os outros cães. E atenção, não lhe estou a tirar a razão. Mas sempre fui muito do género "cada caso é um caso".Na minha opinião, a castração reduz a agressividade
Precisamente.Mas, não deixa de ser uma mutilação e é irreversível. Por isso, deve ser muito bem ponderada e discutida.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita
estou de acordo, alias o vet dos meus patudinhos recusa-se seja a castrar em certas situações, como uma senhora que queria castrar a cadela por esta ter prenhado de um cão rafeiro e a cadela estar na ultima semana de gestação ele ficou parvo e recusou-se(o que aconteceu a senhora da cadela eu nem sei provavelmente procurou outro que lhe o fizesse), quanto a minha bichinha foi uma coisa ponderada, claro que antes procurei outras soluções e a castração foi a mais indicada e não foi por dinheiro pois o vet muitas das vezes que lá vou nem me cobra coisas que são caras, por exemplo as ecografias da cadelita não paguei entre outras coisas .Ressa Escreveu:Realmente, este é um tema que levanta muitas discussões.
na minha opinião castrar é uma mutilação como as outras, como quem tira as cordas vocais ao cães e manda fazer aqueles cortes nas orelhas, acho que há certas 'cirurgias' devem ser feitas em caso da saúde do animal estar em risco nada mais.
<strong>os cães são o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos cães é o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos não são traiçoeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, são humanos como nos que são traiçoeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma criança de 6 anos</strong>