Boa tarde.
Sou dono de um lindo Bulldog Francês chamado Skimmy com quase 9 meses.
Acontece que o Skimmy sempre roncou muito desde pequeno na respiração normal sem estar a dormir. E no fim de semana passado, estava dentro de casa (num sitio com uma temperatura normal) a brincar com outro cão, e o Skimmy quando ia beber água e queria parar, o outro cão simplesmente não parava.
o Skimmy começou a ficar muito ofegante e com a lingua demasiado de fora, e eu simplesmente peguei nele e levei-o para a garagem para um sitio fresco. O Skimmy então começou a piorar, e ter muita dificuldade em respirar e cair para o lado quase que a desmaiar ou mesmo a morrer. Mas eu levantei-o várias vezes, dava-lhe carinho e umas palmadinhas no dorso e ele foi-se aguentando, até que me lembrei de passar gelo no pescoço dele e na cabeça e ele começou então a melhorar com muita calma. Ah... e ele também bebeu muita água durante toda esta situação desesperante, que podia ter terminado com a morte do meu melhor amigo.
Fui então ao Veterinário com ele, fizeram-lhe um raio-x e um electrocárdiograma e está tudo bem com ele. Mas chegaram à conclusão de que o Skimmy tem de fazer uma cirurgia de remoção do palato mole, pois tem o mesmo muito alongado e daí ter imensas dificuldades em respirar. Sugeriram-me que o Skimmy fosse operado pelo Doutor Sales Luís em Lisboa, mas com o método tradicional com incisão no palato mole. Acontece que também andei a pesquisar, e descobri que no Hospital Veterinário de Oeiras também fazem esta cirurgia, mas com "laser co2". E segundo o que li, com a intervenção feita a laser, o risco de edema (inchaço) local no pós operatório é muito menos provável de acontecer do que no método tradicional.
Peço-vos ajuda no sentido de me darem uma orientação, pois não quero perder o meu melhor amigo na flor da idade (aliás não o queria perder nunca), e por muitos mais motivos. Pois ele é tudo para mim, faz-me rir como ninguém, e recebe-me como ninguém quando me vê.
Cumprimentos,
André Rodrigues.[/b]
Bulldog Francês Cirurgia ao Palato Mole
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Boa tarde,
O Professor Doutor Sales Luís é um dos Médicos Veterinários mais reconhecidos em Portugal na área da cirurgia, é um excelente Médico Veterinário. De facto a cirurgia a Laser com CO2 é muito mais segura e é responsável por um período pós-cirúrgico mais curto e com menos repercussões para o animal (o referido edema ) , mas apenas quando efectuada por um bom cirurgião.
O Professor Doutor Sales Luís é um dos Médicos Veterinários mais reconhecidos em Portugal na área da cirurgia, é um excelente Médico Veterinário. De facto a cirurgia a Laser com CO2 é muito mais segura e é responsável por um período pós-cirúrgico mais curto e com menos repercussões para o animal (o referido edema ) , mas apenas quando efectuada por um bom cirurgião.
O actual veterinário da Sissi é o Dr Luis Cruz, uma referencia em portugal na sua área, e ele explicou que não é assim tao simples essa escolha (fazer com laser ou nao). Já nao me lembro muito bem porquê, isto foi a proposito de um cao de um amigo que vai ter que fazer esta cirurgia.
Ninguem melhor que um veterinário para lhe explicar as diferenças, prós e contras. Se quiser ligue para o Hosp. Veterinário das laranjeiras, que foi o que o meu amigo fez e o Dr Luis explicou tudo direitinho.
Aproveito para lhe dizer que os donos é que têm que saber quando por um travao às brincadeiras, se o cao já estava a cair para o lado é porque deixou a situação avançar demasiado. Estes caes nao têm a noção de quando devem parar.
Fez bem em levá-lo para uma outra divisao, nestes casos deve molhar as patas do cao, o pescoço e as orelhas, nao exagerando de forma a nao causar um choque termico. Também nao o deve deixar beber agua em demasia.
Ninguem melhor que um veterinário para lhe explicar as diferenças, prós e contras. Se quiser ligue para o Hosp. Veterinário das laranjeiras, que foi o que o meu amigo fez e o Dr Luis explicou tudo direitinho.
Aproveito para lhe dizer que os donos é que têm que saber quando por um travao às brincadeiras, se o cao já estava a cair para o lado é porque deixou a situação avançar demasiado. Estes caes nao têm a noção de quando devem parar.
Fez bem em levá-lo para uma outra divisao, nestes casos deve molhar as patas do cao, o pescoço e as orelhas, nao exagerando de forma a nao causar um choque termico. Também nao o deve deixar beber agua em demasia.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm
Já experimentou falar com o Sales Luis e colocar todas as questões ? Só uma ideia. 
Corra tudo bem

Corra tudo bem
-
- Registado: sábado jun 08, 2013 3:35 pm
Boa tarde.LFGomes Escreveu:O actual veterinário da Sissi é o Dr Luis Cruz, uma referencia em portugal na sua área, e ele explicou que não é assim tao simples essa escolha (fazer com laser ou nao). Já nao me lembro muito bem porquê, isto foi a proposito de um cao de um amigo que vai ter que fazer esta cirurgia.
Caro amigo, você tem toda a razão quando diz que têm de ser os donos a por um travão nas brincadeiras. Acontece que este é o meu primeiro cão desta raça, e ele costumava brincar comigo, e andava sempre em correrias comigo e nunca lhe tinha acontecido tal coisa. E depois eu nunca pensei que o animal fosse ficar daquela maneira, senão jamais teria permitido tal coisa. Porque como já referi linhas atrás, este é o meu primeiro cão desta raça e não conhecia todas as limitações que os cães desta raça têm. A partir do momento em que isto aconteceu, eu próprio não deixo o Skimmy abusar nas correrias e nas brincadeiras, porque tenho medo que lhe aconteça algo. E é um facto que estes animais não têm noção do que fazem, nem dos excessos que cometem nas suas brincadeiras, as quais podem ser fatais.
Agora uma outra questão:
O Doutor Carlo Vaudano é um bom médico veterinário em quem eu posso realmente confiar o meu Skimmy para a cirurgia? (Isto porque o método é muito melhor para o animal. Mas de que vale o método ser bom se o resto não for? Não quero perder o Skimmy) Ou será que devo optar pelo Doutor Sales Luís e pelo método tradicional?
Cumprimentos.
André Rodrigues.
Não foi o seu veterinário em quem eu suponho que deposite a máxima confiança quem aconselhou o Professor Salles Luis?
Não tem confiança no seu veterinário?
Faça o que o seu veterinário lhe aconselhou e não se guie por opiniões em foruns ...
Não tem confiança no seu veterinário?
Faça o que o seu veterinário lhe aconselhou e não se guie por opiniões em foruns ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques