quinta set 09, 2004 5:41 pm
[quote=MariaFaustino]
Eu dou Acana Puppy Large Breed ao meu cão.
Antes de fazer a minha opção final (experimentou algumas...bem sei que nãoi faz bem), pedi o conselho à vet. E entre a puppy normal e a large breed ela aconselhou a large dado o facto de ele ter 26kg e pela composição da ração (três dos ingredientes são topo para articulações e coração). As fezes estão óptimas e ele está optimo. A única coisa é o pelo que cai imenso mas, tanto quanto sei é normal dada a altura do ano em que estamos.
Foi uma óptima escolha em todos os sentidos.
[/quote]
Os ingredientes para "adult large breed" parecem-me óptimos:
Farinha de frango, grãos integrais de arroz, grãos integrais de milho, gordura de frango (conservada com mistura de tocoferois, acido cítrico e rosmaninho), polpa de beterraba, farelo de arroz, aroma natural de frango, grãos de linhaça integrais, ovos inteiros desidratados, fosfato de bicalcio, carbonato de cálcio, olisacarideos de mana (MOS), sal, clorideo de potássio, Inulina (FOS), lisina, cloridrido de colina, alho, Yucca chidigera, glucosamina (carapaça de lagosta em pó), sulfato de condritina (cartilagem de tubarão), ácido ascórbico (vitamina C), L-carnitina, acetato vitamina A, colecalsiferol (vitamina D), acetato de tocoferol alfa dl (vitamina E), sulfato de ferro, *proteinato de zinco, óxido de zinco, niacina, pantotenato de cálcio, sulfato de cobre, *proteinato de cobre, óxido de manganês, *proteinato de manganês, riboflavina, iodato de Cálcio, mononitrato de Tiamina, piridoxina, hidrocloridro (vitamina B6), ácido fólico, biotina, selenite de sódio, carbonato de cobalto, complexo bisulfito de sódio menadiona (vitamina K), vitamina B12, *minerais xilados.
Quanto às percentagens, já tenho algumas dúvidas: será que 12% de gordura é suficiente para, por exemplo um Serra da Estrela?
Proteína (min.) 25,0 % Glucosamina (min.) 250 mg/kg
Gordura (min.) 12,0 % Condroictina (min.) 140 mg/kg
Fibra (max.) 3,0 % Vitamina C (min.) 150 IU/kg
Humidade (max.) 10 % Vitamina E (min.) 400 IU/kg
Cálcio (min.) 1,1 % L-carnitina (min.) 10 mg/kg
Fósforo (min.) 0,9 % Beta Carotenos (min.) 4 mg/kg
Ómega 6 (min.) 1,8 % ME (min.) 3.700 kcal/kg
Ómega 3 (min.) 0,3 % DE (min.) 3.990 kcal/kg
A Nutragold também só tem 13% de gordura.
Talvez a pergunta que vou fazer seja parva... mas cá vai:
podemos acrescentar a essa gordura, os ómegas? Já daria 14,1%... já mais dentro dos valores ideiais que tenho visto aqui referidos?...