Rottweiler como primeiro cao?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ignition2k
Membro Júnior
Registado: quinta mai 01, 2014 9:36 pm

quinta mai 01, 2014 10:22 pm

Olá pessoal
Desde já, parabéns no forum, muito informativo, muito fácil de usar e intuitivo!
Pois bem, últimamente tenho tido uma vontade enorme de adoptar um amigo canino para a família. A minha irmã tinha deixado um gato persa ca em casa e desde que ele se foi, à volta de um ano, a casa perdeu alguma vida e alegria.
Recentemente fui ver um filme chamado "Amores Perros" que retrata a vida de uma favela do Mexico que vive com um lindo e corajoso Rott, o dono depois leva-o para lutas de cães para ganhar dinheiro. Mais tarde tem um acidente com o cão.. e não vou contar o resto do filme.
Primeiro apaixonei me por border collie (foi a introduçao à minha panca por caes), depois por bouvier bernois e a minha "panca" mais recente e mais forte sao os rottweiler, pelas cores fortes, rubustas e pelo porte do cão que acho simplesmente lindo e respeitoso.

A verdadeira questão é: Será boa ideia adoptar um rottweiler, para quem nunca teve nenhum cão? Nao sera um passo maior do que as pernas? A minha mãe tem-lhes medo, pela sua má fama de atacar pessoas e crianças, que aparece de vez em quando nas notícias.. e para dizer a verdade até hesito um bocado em considerar ter um pois imagino que se um dia o calco sem querer ou faça algo menos correcto por pura inocência, ele se vire a um membro da família.
Sou estudante universitário, e disponho de algum tempo livre que gostava de dedicar a um amiguinho destes. Já pensei em comprometer a leva lo a passear pelo menos 30mins todos os dias, e aos fins de semana e ferias leva lo a passear a parques e etc, procurar também um treinador.. enfim, vontade não falta, mas será que é boa ideia? Nao sei se o meu querer e vontade va equivaler a isto ser ou nao boa ideia.

Agradeço desde ja e peço desculpa o texto grande!
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

sexta mai 02, 2014 7:26 am

ignition2k Escreveu:Olá pessoal
Desde já, parabéns no forum, muito informativo, muito fácil de usar e intuitivo!
Pois bem, últimamente tenho tido uma vontade enorme de adoptar um amigo canino para a família. A minha irmã tinha deixado um gato persa ca em casa e desde que ele se foi, à volta de um ano, a casa perdeu alguma vida e alegria.
Recentemente fui ver um filme chamado "Amores Perros" que retrata a vida de uma favela do Mexico que vive com um lindo e corajoso Rott, o dono depois leva-o para lutas de cães para ganhar dinheiro. Mais tarde tem um acidente com o cão.. e não vou contar o resto do filme.
Primeiro apaixonei me por border collie (foi a introduçao à minha panca por caes), depois por bouvier bernois e a minha "panca" mais recente e mais forte sao os rottweiler, pelas cores fortes, rubustas e pelo porte do cão que acho simplesmente lindo e respeitoso.

A verdadeira questão é: Será boa ideia adoptar um rottweiler, para quem nunca teve nenhum cão? Nao sera um passo maior do que as pernas? A minha mãe tem-lhes medo, pela sua má fama de atacar pessoas e crianças, que aparece de vez em quando nas notícias.. e para dizer a verdade até hesito um bocado em considerar ter um pois imagino que se um dia o calco sem querer ou faça algo menos correcto por pura inocência, ele se vire a um membro da família.
Sou estudante universitário, e disponho de algum tempo livre que gostava de dedicar a um amiguinho destes. Já pensei em comprometer a leva lo a passear pelo menos 30mins todos os dias, e aos fins de semana e ferias leva lo a passear a parques e etc, procurar também um treinador.. enfim, vontade não falta, mas será que é boa ideia? Nao sei se o meu querer e vontade va equivaler a isto ser ou nao boa ideia.

Agradeço desde ja e peço desculpa o texto grande!
Boas ignition2k,
De todos os problemas que poderá vir a ter ou não, para mim o mais importante é as pessoas que vão "lidar" com o cão directamente, as pessoas tem de ser seguras de si mesmo e saber impor limites e principalmente não terem medo.
Se me der a garantia que você e as pessoas que vão viver com o animal tem estas caracteristicas de carácter, então digo para arriscar, e ajudarei nos outros problemas que poderá vir a ter, mas para já, o principal é o que escrevi em cima. Se não tiverem esse tipo de caracter, não aconselho adquirirem um rottweiler!
Cumprimentos,

Ricardo
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta mai 02, 2014 10:22 am

ignition2k Escreveu: Sou estudante universitário, e disponho de algum tempo livre que gostava de dedicar a um amiguinho destes.
Não me leves a mal mas, não te esqueças que um cão requer mais anos de dedicação do que um curso. Espero eu! :wink:

Não sei se tens outros cães ou não. Ou se já tiveste. Mas, avalia bem se não é uma "panca" passageira ou se é algo mais profundo como o desejo de dedicares uma boa parte da tua vida a educar, cuidar e responsabilizares-te por outro ser vivo que depende de ti.

Em relação às raças. A tua mãe pode habituar-se e aprender a "lidar" com um rottweiler ou não! Deves ter em atenção que o novo elemento deve ser aceite por todos aqueles que vão relacionar-se com ele. Se alguém não estiver disposto a isso, acho que o melhor é mudares de planos.

Em relação ao border collie, é um cão com muita energia. Tens que dedicar algum tempo a cansa-lo fisicamente e psicologicamente.

O mesmo acontece com bouvier bernois. Tendo em conta que é um cão de trabalho como o border collie.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta mai 02, 2014 1:08 pm

rpoeiras Escreveu: Boas ignition2k,
De todos os problemas que poderá vir a ter ou não, para mim o mais importante é as pessoas que vão "lidar" com o cão directamente, as pessoas tem de ser seguras de si mesmo e saber impor limites e principalmente não terem medo.
Se me der a garantia que você e as pessoas que vão viver com o animal tem estas caracteristicas de carácter, então digo para arriscar, e ajudarei nos outros problemas que poderá vir a ter, mas para já, o principal é o que escrevi em cima. Se não tiverem esse tipo de caracter, não aconselho adquirirem um rottweiler!
Cumprimentos,

Ricardo
Sem dúvida, se algum membro da família tiver, à partida, medo do cão (ou da raça) e não souber impor as regras e as normas ao cão, irá ter problemas, mas não só com Rott mas com qualquer raça de carácter forte e naturalmente dominante.

Para além do que já foi dito, lembre-se que para ter um Rottweiler, aconselho-o vivamente a comprar a um BOM Criador, não arrisque. Depois disso, tem de saber que terá de cumprir com uma série de normas visto que o Rott é considerado Raça Potencialmente Perigosa, portanto há uma panóplia de coisas a fazer, como o seguro, o açaime, a trela de 1 metro, etc etc... :wink:

Tirando tudo isso, é uma raça linda e nobre :)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

sexta mai 02, 2014 2:02 pm

São efectivamente cães lindos também os adoro, mas já considerou procurar entre todas as raças algum com nivel de energia mais baixo e que não requeira um nivel de experiencia anterior com cães tão grande. Quando se pensa em arranjar um cão há que ver se gostamos deles, pela sua aparencia mas mais importante que isso pelo seu temperamento e se é ou não compativel conosco, se conseguiremos acompanhar o seu nivel energetico, dar-lhes a atenção e educação que precisam.

Desejo-lhe muita sorte na escolha da raça e posteriormente na escolha do seu cachorrinho.
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
ignition2k
Membro Júnior

sexta mai 02, 2014 8:52 pm

Obrigado pelas respostas, pessoal.
Eu de facto nao tenho muita experiencia com cães. Tive ca em casa um dogue alemão quando eu ainda era pequeno. Até mesmo esse, sendo meigo, fazia a minha mãe sentir "respeito" por ele, por causa do seu tamanho, mas lá cuidava dele.
Tive mais tarde dois cães sem raça que eram meigos com toda a gente de lá de casa, menos com outras pessoas estranhas.

O facto de querer um cão não é uma coisa passageira. Apenas tenho receio que não esteja ao alcance de lidar com ele, pois praticamente, os cães que tive nunca foram treinados, e eu era pequeno demais para o fazer ou entender estas questões de treinos.
Enfim, acho que me vejo como um iniciante na matéria de ter um próprio cão e não sei se a raça Rottweiler seria a indicada para mim, apesar de querer muito continuar a dizer a mim próprio que sou capaz. Ao fim e ao cabo, e apesar de enamorar qualquer rott com os olhos, não quero dar um passo maior do que as minhas pernas, nem quero desapontar-me com ele mais tarde ao ver que se porta bem à minha beira mas ataca pessoas quando não estou.

Já ponderei o labrador, mas acho-o um pouco cliché :)
Acho que vou primeiro procurar bons criadores, como foi sugerido e contacta-los, expor o meu caso e ver se será boa ou má ideia acolher um cão.
Se alguem conhecer bons criadores de rottweilers no norte, assim de cabeça, agradeço!
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

sábado mai 03, 2014 7:36 am

ignition2k Escreveu:Obrigado pelas respostas, pessoal.
Eu de facto nao tenho muita experiencia com cães. Tive ca em casa um dogue alemão quando eu ainda era pequeno. Até mesmo esse, sendo meigo, fazia a minha mãe sentir "respeito" por ele, por causa do seu tamanho, mas lá cuidava dele.
Tive mais tarde dois cães sem raça que eram meigos com toda a gente de lá de casa, menos com outras pessoas estranhas.

O facto de querer um cão não é uma coisa passageira. Apenas tenho receio que não esteja ao alcance de lidar com ele, pois praticamente, os cães que tive nunca foram treinados, e eu era pequeno demais para o fazer ou entender estas questões de treinos.
Enfim, acho que me vejo como um iniciante na matéria de ter um próprio cão e não sei se a raça Rottweiler seria a indicada para mim, apesar de querer muito continuar a dizer a mim próprio que sou capaz. Ao fim e ao cabo, e apesar de enamorar qualquer rott com os olhos, não quero dar um passo maior do que as minhas pernas, nem quero desapontar-me com ele mais tarde ao ver que se porta bem à minha beira mas ataca pessoas quando não estou.

Já ponderei o labrador, mas acho-o um pouco cliché :)
Acho que vou primeiro procurar bons criadores, como foi sugerido e contacta-los, expor o meu caso e ver se será boa ou má ideia acolher um cão.
Se alguem conhecer bons criadores de rottweilers no norte, assim de cabeça, agradeço!
Boas Ignition,
O facto de teres pouca experiência não te impede de teres um Rottweiler... se realmente gostas da raça, aconselho-te a leres muito sobre ela, tudo o que conseguires "agarrar" e leres, informares-te ou leres um pouco sobre socialização e educação básica em especifico para a raça que pretendes, pesquisares sobre criadores, pesquisa, pede a lista á CPC e depois disso pesquisa sobre eles, visita-os, fala com eles, eles vão ser os teus melhores conselheiros na fase inicial, mas antes disto tudo, tens de saber se tens personalidade para teres um Rottweiler.
Isto aplica-se a qualquer raça, independentemente do seu tamanho ou temperamento, o factor sorte ou azar deixa de ser uma "parcela" e passas a ter preparação e conhecimento sobre o que vais ter e ai pouco ou nada te vai correr mal!
Boa sorte,
Cumprimentos,

Ricardo
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sábado mai 03, 2014 8:08 am

Assim de repente, lembro-me de 3 casos que fizeram as manchetes (pelos piores motivos, claro) em que o cão pertencia ao "filho". Acho o máximo alguém estar sequer a ponderar levar um cão (ainda para mais algo muito diferente de um Lulu) para uma casa onde há gente com medo :roll:
ignition2k
Membro Júnior

sábado mai 03, 2014 10:43 am

Obrigado pelos bons conselhos, compreendo que apesar de gostar muito da raça, vou fazer o mais certo, visitar um centro e ver se tenho realmente o que é preciso e se será a raça adequada para a minha casa.

Obrigado mais uma vez, optimos conselhos!
Responder

Voltar para “Cães”