Animais em transportes públicos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

domingo mai 04, 2014 10:22 pm

Boas...

Queria saber se existe alguma rejeição ou descriminação em levar um cão sem ser PP (atualmente na legislação) num autocarro da agência RODONORTE ou RedeExpressos, numa viagem com uma duração aproximadamente de 5h a 6h....

Não sei se alguém já foi "barrado" com essa situação porque segundo a legislação não podem e não devem rejeitar a viagem ao seu companheiro cão... Mas ainda não sei a resposta das agências sobre esse assunto mas quando souber colocarei aqui...

Queria saber a vossa opinião e algum caso que tenha acontecido....

Obrigado
<p>Abra&ccedil;o</p>
<p>Jo&atilde;o Oliveira</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo mai 04, 2014 11:03 pm

Pelo que sei só no transporte ferroviário se pode transportar ao nosso lado o cão, pelo menos aqui nos transportes rodoviários não permitem o transporte dentro do autocarro.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Yohanan
Membro

domingo mai 04, 2014 11:24 pm

Esses transportes rodoviários de que fala, são locais? Fique a saber que eles não podem rejeitar o seu companheiro desde que seja bem acondicionado...
<p>Abra&ccedil;o</p>
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

segunda mai 05, 2014 3:32 am

"O Transporte de animais de companhia será permitido no habitáculo do veículo se o animal viajar acompanhado, devidamente acondicionado em jaula apropriada e apresentar-se em adequado estado de saúde e de higiene, conforme estipulado na Portaria 968/2009. O transporte do animal estará sujeito ao pagamento de meio bilhete para a viagem a realizar. Os animais de companhia não podem, em caso algum, tomar lugar nos bancos dos veículos afectos ao transporte público (Portaria 968/2009, artigo 2.º, alínea 3). Deverá ter em atenção a legislação que regula o transporte de serviço expresso, descrita no DL-399-F de 84, artigo 16º, nº2, "no interior do veículo apenas será permitido o transporte de pequenos volumes que pelas suas dimensões, peso e características possam ser devidamente acondicionados nos locais apropriados e não constituam risco ou incómodo para os passageiros"."

Rede expressos
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mai 05, 2014 8:32 am

Mas apesar disso são transportados dentro das bagageiras por imposição dos motoristas.

Se pudesse optar por outro meio de transporte seria melhor para o cão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda mai 05, 2014 1:33 pm

Exactamente, os motoristas obrigam a que sejam transportados na bagageira, segundo eles por imposição da empresa.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

segunda mai 05, 2014 2:17 pm

Não parece ser só imposição da empresa ...
sarinhasc Escreveu:"Deverá ter em atenção a legislação que regula o transporte de serviço expresso, descrita no DL-399-F de 84, artigo 16º, nº2, "no interior do veículo apenas será permitido o transporte de pequenos volumes que pelas suas dimensões, peso e características possam ser devidamente acondicionados nos locais apropriados e não constituam risco ou incómodo para os passageiros"."
A bem dizer, não estou a ver onde é que querem transportar um cão dentro dum Expresso. No corredor???
Yohanan
Membro

segunda mai 05, 2014 9:54 pm

Obrigado pelas vossas respostas...

Segundo a agência de viagens, Rede Expressos e segundo a "sarinhasc", foi a mesma resposta por ambas as participantes...

E depois....

Segundo o "-Tambor-", tem toda a razão em afirmar e justificar que não é só imposição da empresa, como dizem os motoristas...
<p>Abra&ccedil;o</p>
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

terça mai 06, 2014 12:29 pm

A mim parece-me que a lei é subjectiva, deixando à opinião de cada empresa de transportes.

O que me tem acontecido é quererem obrigar que vá como bagagem no interior de uma caixa de transporte, que fica a meu cargo.

Tentei sempre arranjar uma alternativa. Experimentei 2x em Espanha, porque não tinha grandes alternativas e para ver como é que ele reagia. A experiência não foi boa e podia tornar-se traumatizante.

Por esse motivo é que ainda não fiz nenhuma viagem de avião com ele.
Yohanan
Membro

terça mai 06, 2014 7:54 pm

Isso é outra coisa que não percebo e não entendo por parte das agências de transportes, pagar meio bilhete, por um cão de suporte médio, obrigarem as pessoas a colocarem a caixa de transporte na bagagem...

Acredito que a experiência não tenha sido lá muito boa porque onde vai (na bagageira) com um calor dos diabos e respirar dificilmente...

Acredito, se for de avião, vai melhor mas....

Já agora "Ressa" quanto tempo foi essa viagem de Espanha??
<p>Abra&ccedil;o</p>
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

terça mai 06, 2014 9:15 pm

Acredito que tenha sido um pouco assustador.
Sem ele estar muito à espera, ficar numa jaula, em que até entrou de boa vontade, num sitio escuro, com o barulho do motor e dos passageiros por cima e numa estrada com curvas, acho que traumatiza qualquer um.

Em Espanha ele não pagou bilhete.

Das histórias que ouvi, não me parece que possa ser muito melhor mas, gostava de saber das vossas experiências em aviões.

Em Espanha estive cerca de 1 semana e meia nos Picos da Europa. À parte do autocarro, ele adorou os passeios que fizemos. Apesar de estar calor e andarmos uns bons kms o dia todo, ele andava sempre cheio da "pica" atrás de todos os cheiros que encontrava, principalmente das cabras.
Descobri que ele consegue subir 3 metros de rocha lisa e na vertical, só para poder ir dar umas "senifadelas" as umas cabras.

Já agora, recomendo que passam ai as férias ou uns dias com os nossos companheiros umas vez que é bastante fácil encontrar alojamento que aceite cães e a preços para todos os gostos.
Responder

Voltar para “Cães”