Cocker Spainel, Comportamento Violento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

quinta jun 05, 2014 9:15 pm

maraya Escreveu:Palmadas não são reforço negativo mas sim castigo positivo :wink:
É reforço aquilo que aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a see repetido
É castigo aquilo que diminui a probabilidade do comportamento voltar a ser repetido
Positivo é a adição de algo e negativo é retirar algo.

Existem quatro quadrantes: reforço positivo, reforço negativo, castigo positivo e castigo negativo

Um reforço negativo seria por exemplo retirar a pressão nos quartos traseiros do cao (quando ele se senta
Um castigo positivo seria por exemplo dar uma palmada ao cão

:wink:

(Acho que não me enganei, mas se alguém vir um erro nas definições avise)
Não conhecia os castigos, só os reforços, dai a não ter entendido.. Então nesse caso, deve-se dar um castigo positivo, certo?
Se tiver possibilidade de explicar-me melhor esta parte: Um reforço negativo seria por exemplo retirar a pressão nos quartos traseiros do cao (quando ele se senta, agradecia.
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jun 05, 2014 9:33 pm

Jeca20 Escreveu:
maraya Escreveu:Palmadas não são reforço negativo mas sim castigo positivo :wink:
É reforço aquilo que aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a see repetido
É castigo aquilo que diminui a probabilidade do comportamento voltar a ser repetido
Positivo é a adição de algo e negativo é retirar algo.

Existem quatro quadrantes: reforço positivo, reforço negativo, castigo positivo e castigo negativo

Um reforço negativo seria por exemplo retirar a pressão nos quartos traseiros do cao (quando ele se senta
Um castigo positivo seria por exemplo dar uma palmada ao cão

:wink:

(Acho que não me enganei, mas se alguém vir um erro nas definições avise)
Não conhecia os castigos, só os reforços, dai a não ter entendido.. Então nesse caso, deve-se dar um castigo positivo, certo?
Se tiver possibilidade de explicar-me melhor esta parte: Um reforço negativo seria por exemplo retirar a pressão nos quartos traseiros do cao (quando ele se senta, agradecia.
Uma palmada será um castigo positivo sim. Adicionamos (positivo) um estímulo (palmada)) aversivo de forma a tentar diminuir a frequência/repetição do comportamento (castigo)
Se a palmada deve ou não ser aplicada é a eterna discussão que aí anda... depende daquilo que avredita e do método de treino que considera adequado.

O reforço negativo é retiarar algo (geralmente aliviar o cão de um estímulo aversivo que está a ser aplicado no momento) de forma a aumentar a frequência de um comportamento.
Exemplos
Estamos a ensinar o cão a sentar exercendo força sobre os quartos traseiros do cão. O acto de aliviar a pressão quando o cão se senta é um R-
O cao tem uma estranguladora e está a puxar. O acto dessa pressão ser aliviada quando o cão faz o que pretendemos é um R-
O cão tem uma coleira de choques e nos não o queremos em cima do sofá e enquanto ele está lá em cima aplicamos o choque. O acto de parar o choque quando o cão desce do sofá eé um R- (este foi um pouco extremol mas acho que dá para entender melhor assim... sinceramente não m ocorre nenhum R- que não esteja associado a um C+ )
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta jun 06, 2014 8:38 am

maraya Escreveu: Uma palmada será um castigo positivo sim. Adicionamos (positivo) um estímulo (palmada)) aversivo de forma a tentar diminuir a frequência/repetição do comportamento (castigo)
Se a palmada deve ou não ser aplicada é a eterna discussão que aí anda... depende daquilo que avredita e do método de treino que considera adequado.

O reforço negativo é retiarar algo (geralmente aliviar o cão de um estímulo aversivo que está a ser aplicado no momento) de forma a aumentar a frequência de um comportamento.
Exemplos
Estamos a ensinar o cão a sentar exercendo força sobre os quartos traseiros do cão. O acto de aliviar a pressão quando o cão se senta é um R-
O cao tem uma estranguladora e está a puxar. O acto dessa pressão ser aliviada quando o cão faz o que pretendemos é um R-
O cão tem uma coleira de choques e nos não o queremos em cima do sofá e enquanto ele está lá em cima aplicamos o choque. O acto de parar o choque quando o cão desce do sofá eé um R- (este foi um pouco extremol mas acho que dá para entender melhor assim... sinceramente não m ocorre nenhum R- que não esteja associado a um C+ )
De facto, quando se treinam cães, é difícil sequer conceber a ideia de um Reforço Negativo (R+) sem a presença de Castigo Positivo (C+, ou P+), pela simples razão de que os cães estão sempre a agir, estão sempre a exibir comportamentos. Assim, a presença de um estímulo aversivo normalmente significa, na prática, o castigo do comportamento imediatamente anterior (mesmo que tal castigo surja inadvertidamente por quem o aplique).
No entanto, isso não acontece necessariamente. Lembremo-nos de que Reforço Negativo é a remoção de um estímulo aversivo, incómodo, não-desejável. Ora, um estímulo aversivo não é, necessariamente, um castigo (embora o seja na maior parte das vezes). Por exemplo, num treino em que se pretenda desenvolver um tipo de resposta do cão numa situação de pressão, introduzem-se estímulos que provocam essa pressão; mediante a reacção do cão, esse estímulo pode ser retirado e, assim, a reacção do cão é reforçada (R-). Ora, esse estímulo foi simplesmente apresentado para criar pressão e gerar um tipo de resposta; não foi nenhum castigo (que é uma consequência para um comportamento), mas sim um "incitador", digamos assim (que é um antecedente do comportamento).
Claro que depois entra aqui a discussão sobre esse estímulo-pressão funcionar ou não como castigo do comportamento imediatamente anterior (quanto a mim, só funcionaria como castigo se houvesse a coincidência, demasiado improvável, de o cão estar sempre a exibir o mesmo comportamento de cada vez que esse estímulo-pressão fosse apresentado, pois os reforços e os castigos têm efeitos tanto mais efectivos, como se sabe, se aplicados em repetição, e não isoladamente ou esporadicamente). Mas isso são já outros quinhentos.

Além disso, convém lembrar, a título de complemento à informação disponibilizada pela Maraya, que o Reforço Negativo (ao contrário dos outros três elementos do cond. operante) pode ser de dois tipos: escape ou evitamento (o famoso Escape/Avoidance). Se o escape a um estímulo negativo implica a presença desse mesmo estímulo, o evitamento funciona por antecipação à presença desse estímulo; ou seja, o cão sabe que, em determinadas circunstâncias (antecedente), surge um determinado tipo de estímulo de que ele não gosta (consequência); como tal, ele age de forma a evitar essa consequência prevista (comportamento). Assim sendo, e mesmo que aceitássemos que qualquer estímulo aversivo é um Castigo Positivo, o caso de um Reforço Negativo por evitamento é o caso de um Reforço Negativo sem a presença, efectiva, de Castigo Positivo.

Uma palmada será um castigo positivo sim. Adicionamos (positivo) um estímulo (palmada)) aversivo de forma a tentar diminuir a frequência/repetição do comportamento (castigo)
Já agora, Maraya, se me permite a discordância, uma palmada não é, necessariamente, um castigo positivo. A sua explicação, como é evidente, está correcta, mas está a partir do princípio de que uma palmada é um estímulo aversivo para o cão, o que, de acordo com o mundo real que eu conheço, nem sempre acontece.
Uma palmada no focinho será aversiva em dois cenários: se magoar o cão, ou se assumir uma forma de ameaça de algo pior que possa vir, vulgo, um susto. Magoar um cão com uma palmada no focinho é pouco provável, ou, quando muito, implicaria uma força considerável da parte do "agressor", o que, convenhamos, provavelmente iria aleijar mais o dono da mão que "palmou" do que o próprio cão (ou seja, era mais aversivo para o dono do que para o cão..., o famoso "doeu-me mais a mim do que a ti" ganha contornos literais no caso dos cães). Resta o cenário do "susto": a palmada serve como forma de "aviso", ou seja, a palmada sinaliza a possibilidade de consequências mais duras, o que pode levar o cão a não repetir o comportamento (sendo certo que também pode levar a outras coisas acessórias...). É mais na base do "susto" que uma palmada pode funcionar como castigo positivo de um comportamento específico. E, mais uma vez, apenas e só se o cão reconhecer na palmada um estímulo aversivo.

Quanto a mim, existe uma terceira hipótese para o "funcionamento" da palmada, e, estranhamente talvez, ela enquadra-se mais no contexto de um castigo negativo do que no contexto de um castigo positivo (embora goste de pensar que ela entra num cenário exterior ao condicionamento operante). Passo a explicar.
Quando a relação entre dono e cão é baseada na clareza de comunicação e na confiança (e isto não se faz em dois dias, pelo que a aplicabilidade de tudo isto a cachorritos de dois ou três meses é, simplesmente, abusiva), é muito fácil ir criando sinais que começam por ser "marcadores de não reforço" (no-reward marks, por exemplo o "não", ou "ãh-ãh), ou seja, indicam que não vai haver reforço positivo, sendo por isso castigo negativo. Com o tempo, esses mesmos sinais podem ser usados como marcadores de mau comportamento ou como interruptores de um comportamento. Dito de forma simples, com o desenvolver de uma relação de confiança e comunicação clara, e com o apuramento desses "marcadores", eu posso simplesmente usá-los como demonstração de desagrado perante um determinado comportamento.
Ora, da mesma forma que uso estes marcadores, e uma vez mais quando se estabeleceu uma relação de confiança e comunicação, posso usar uma série de elementos comunicativos para demonstrar desagrado. Dentro deste cenário, admito, com algumas reservas, que a famosa palmada entre neste rol de elementos comunicativos. E, aqui, a palmada não serve como castigo de um comportamento, desde logo porque, se o comportamento for "forte" (isto é, muito apelativo por si só), não é uma palmada que vai fazer reduzir ou extinguir esse comportamento. O que vai é fazer uma chamada de atenção momentânea.

Tanta coisa para dizer algo simples: o leque comunicacional entre dono e seu cão não se esgota no condicionamento operante, e nem tudo é legível dentro de uma perspectiva de reforço ou castigo. Embora, claro, essa seja a base de aprendizagem comportamental de um cão, e é muito importante que essa base, pelo menos nos seus fundamentos, seja compreendida, para se evitar abordagens desajustadas.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta jun 06, 2014 9:19 am

Jeca20 Escreveu:Onde isto já vai.. Não perguntei com ironia
Eh pá.... Obviamente que me estava a referir á Charlie e não a si...

Pedro
Jeca20
Membro

sexta jun 06, 2014 11:42 am

lds6 Escreveu:Já agora, Maraya, se me permite a discordância, uma palmada não é, necessariamente, um castigo positivo.
Então na sua opinião onde é que a palmada enquadra-se? Desculpe mas não percebi.
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
Jeca20
Membro

sexta jun 06, 2014 11:45 am

ElMariachi Escreveu:
Jeca20 Escreveu:Onde isto já vai.. Não perguntei com ironia
Eh pá.... Obviamente que me estava a referir á Charlie e não a si...

Pedro
Pronto, se estava a referir-se a outra pessoa ok, se bem que tinha toda a legitimidade para perguntar se a pergunta era irónica.. De qualquer forma a resposta ficou dada!
Jeca20
Membro

sexta jun 06, 2014 11:46 am

Charlie2 Escreveu:
TheOne Escreveu:Olha comeram-me as pipocas... :cry:
onde está o gajo? Vamos-lhe dar um reforço positivo ou dois? :lol:
Ou será um castigo positivo?? Eu já não percebo nada.. :? Olha dá-se piopocas que é melhor..
lds6
Membro Veterano

sexta jun 06, 2014 3:14 pm

Jeca20 Escreveu:
lds6 Escreveu:Já agora, Maraya, se me permite a discordância, uma palmada não é, necessariamente, um castigo positivo.
Então na sua opinião onde é que a palmada enquadra-se? Desculpe mas não percebi.
Uma das coisas que tentei dizer era que esse tal enquadramento depende daquilo que a palmada é para o cão em específico.

Tal como já aqui alguém disse, uma palmada é uma palmada. Curiosamente, e mesmo que a intenção do autor deste brilhante aforisma fosse a de ridicularizar toda esta história do cond. operante, essa é a afirmação mais correcta que se pode dizer, pois a verdade é que uma palmada, não é, objectivamente (isto é, em si mesma), nem castigo positivo nem castigo negativo. Quem vai "decidir" em que quadrante se encontra a dita palmada vai ser o próprio cão. Ou seja, se a palmada é aversiva para o cão, então ela poderá ser castigo positivo. Por exemplo: o cão ladra; leva uma palmada (que, para esse cão em específico, é aversiva); o cão tende a ladrar com menos frequência no futuro (dentro do contexto em que toda a situação ocorreu). Mas, se para o cão a palmada é indiferente, isso não vai mudar em nada o comportamento futuro do cão.
Podemos até, ainda, imaginar um cão que goste de interacção física, e que veja a palmada como algo positivo ou desejável (acha que é brincadeira, ou entende como uma forma de atenção do dono, por exemplo): nesse caso, a palmada pode até ser reforço positivo, veja só!
Ou seja, a resposta à sua pergunta é: depende. Depende do cão e do contexto.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta jun 06, 2014 3:24 pm

Não existe "Castigo positivo" e "Castigo negativo", apenas "Reforço positivo" e "Reforço negativo".

Um "Castigo" é sempre um "Reforço negativo".

É só para esclarecer aqueles que não estão a ser irónicos.
lds6
Membro Veterano

sexta jun 06, 2014 3:37 pm

Ressa Escreveu:Não existe "Castigo positivo" e "Castigo negativo", apenas "Reforço positivo" e "Reforço negativo".

Ressa, com o devido respeito: não diga disparates. Aprenda primeiro, e depois venha falar.
Uma coisa são os irónicos de plantão para quem tudo isto é conversa da treta. O desdém pela teoria não é de hoje, tal como não é de hoje a dificuldade em compreender as relações intrínsecas que se passam entre teoria e prática, e os erros que ocorrem quando a prática é infundada ou baseada em conhecimentos pouco sólidos. Com esse desdém podemos todos muito bem.
Agora, de afirmações absolutamente erradas ninguém precisa. Muito menos em tom de comentário esclarecido.
Por favor, Ressa, reveja e aprofunde os seus conhecimentos ou então abstenha-se de elaborar esclarecimentos em matérias que claramente só apanhou de raspão.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta jun 06, 2014 3:46 pm

Ressa Escreveu:Não existe "Castigo positivo" e "Castigo negativo", apenas "Reforço positivo" e "Reforço negativo".

Disparate.

São os 4 princípios do condicionamento operante:
R+
R-
C+
C-
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Jeca20
Membro

sexta jun 06, 2014 3:48 pm

lds6 Escreveu:

Ressa, com o devido respeito: não diga disparates. Aprenda primeiro, e depois venha falar.
Uma coisa são os irónicos de plantão para quem tudo isto é conversa da treta. O desdém pela teoria não é de hoje, tal como não é de hoje a dificuldade em compreender as relações intrínsecas que se passam entre teoria e prática, e os erros que ocorrem quando a prática é infundada ou baseada em conhecimentos pouco sólidos. Com esse desdém podemos todos muito bem.
Agora, de afirmações absolutamente erradas ninguém precisa. Muito menos em tom de comentário esclarecido.
Por favor, Ressa, reveja e aprofunde os seus conhecimentos ou então abstenha-se de elaborar esclarecimentos em matérias que claramente só apanhou de raspão.
X2
Jeca20
Membro

sexta jun 06, 2014 3:48 pm

lds6 Escreveu:Uma das coisas que tentei dizer era que esse tal enquadramento depende daquilo que a palmada é para o cão em específico.

Tal como já aqui alguém disse, uma palmada é uma palmada. Curiosamente, e mesmo que a intenção do autor deste brilhante aforisma fosse a de ridicularizar toda esta história do cond. operante, essa é a afirmação mais correcta que se pode dizer, pois a verdade é que uma palmada, não é, objectivamente (isto é, em si mesma), nem castigo positivo nem castigo negativo. Quem vai "decidir" em que quadrante se encontra a dita palmada vai ser o próprio cão. Ou seja, se a palmada é aversiva para o cão, então ela poderá ser castigo positivo. Por exemplo: o cão ladra; leva uma palmada (que, para esse cão em específico, é aversiva); o cão tende a ladrar com menos frequência no futuro (dentro do contexto em que toda a situação ocorreu). Mas, se para o cão a palmada é indiferente, isso não vai mudar em nada o comportamento futuro do cão.
Podemos até, ainda, imaginar um cão que goste de interacção física, e que veja a palmada como algo positivo ou desejável (acha que é brincadeira, ou entende como uma forma de atenção do dono, por exemplo): nesse caso, a palmada pode até ser reforço positivo, veja só!

Realmente faz sentido aquilo que você diz, p.e., no meu cocker uma palmada tem um efeito aversivo, já no meu labrador não tem efeito nenhum..
Já agora, como é que posso introduzir, neste último, a palmada como uma repreensão?
lds6
Membro Veterano

sexta jun 06, 2014 6:57 pm

Jeca20 Escreveu:
lds6 Escreveu:Uma das coisas que tentei dizer era que esse tal enquadramento depende daquilo que a palmada é para o cão em específico.

Realmente faz sentido aquilo que você diz, p.e., no meu cocker uma palmada tem um efeito aversivo, já no meu labrador não tem efeito nenhum..
Já agora, como é que posso introduzir, neste último, a palmada como uma repreensão?
Mas por que razão quer introduzir algo que, para além de ser dispensável, em geral, o próprio Jeca admite ser ineficaz no seu Labrador?
A melhor forma de tornar uma repreensão eficaz, quanto a mim, é apostar na motivação e na clareza da comunicação. Quanto mais motivamos o cão, reforçando sistemática e consistentemente os bons comportamentos, e quanto mais claros somos naquilo que pedimos e na forma como recompensamos ou não, mais as repreensões se tornam simples, eficazes, leves, raras, e, sobretudo, menos susceptíveis de partir o cão e de enfraquecer a relação.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jun 06, 2014 7:52 pm

Eu cá, na minha Cocker, dei reforço positivo, reforço negativo, motivação, exercício, salada de atum, um colar de pérolas e dois livros do Paulo Coelho. Não tentei um cd do Toni Carreira porque na altura ele ainda devia estar emigrado.

A única coisa que não fiz foi o indicado que seria eutanasiá-la. Não fomos capazes e gerimos a situação como pudemos ao longo dos anos. Não foi fácil, foi traumatizante e no final foi simplesmente horroroso tratar dela. Já passou e fartei-me de chorar no dia em que tive que tomar a decisão.
Responder

Voltar para “Cães”