Cocker Spainel, Comportamento Violento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

sexta jun 06, 2014 9:16 pm

lds6 Escreveu:Mas por que razão quer introduzir algo que, para além de ser dispensável, em geral, o próprio Jeca admite ser ineficaz no seu Labrador?
A melhor forma de tornar uma repreensão eficaz, quanto a mim, é apostar na motivação e na clareza da comunicação. Quanto mais motivamos o cão, reforçando sistemática e consistentemente os bons comportamentos, e quanto mais claros somos naquilo que pedimos e na forma como recompensamos ou não, mais as repreensões se tornam simples, eficazes, leves, raras, e, sobretudo, menos susceptíveis de partir o cão e de enfraquecer a relação.
Porque não consigo fazer nada dele... Parece que leva todo na brincadeira. É um cão com muita energia e um NÃO para ele é igual a um LINDO... Mas a culpa foi nossa que achavamos piada a tudo! O que torna os passeios num pesadelo - não deixamos de dar passeios com ele, mas temos de tomar uma grande dose de paciência antes de iniciar a aventura. O problema é que ele não é um cachorrinho, já tem três anos, agora será complicado mudar estes comportamentos...
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta jun 06, 2014 9:48 pm

Jeca20 Escreveu:
lds6 Escreveu:Mas por que razão quer introduzir algo que, para além de ser dispensável, em geral, o próprio Jeca admite ser ineficaz no seu Labrador?
A melhor forma de tornar uma repreensão eficaz, quanto a mim, é apostar na motivação e na clareza da comunicação. Quanto mais motivamos o cão, reforçando sistemática e consistentemente os bons comportamentos, e quanto mais claros somos naquilo que pedimos e na forma como recompensamos ou não, mais as repreensões se tornam simples, eficazes, leves, raras, e, sobretudo, menos susceptíveis de partir o cão e de enfraquecer a relação.
Porque não consigo fazer nada dele... Parece que leva todo na brincadeira. É um cão com muita energia e um NÃO para ele é igual a um LINDO... Mas a culpa foi nossa que achavamos piada a tudo! O que torna os passeios num pesadelo - não deixamos de dar passeios com ele, mas temos de tomar uma grande dose de paciência antes de iniciar a aventura. O problema é que ele não é um cachorrinho, já tem três anos, agora será complicado mudar estes comportamentos...
Um bom profissional conseguirá ajudá-lo. É perfeitamente possível melhorar tudo isso, mesmo tendo o seu cão já três anos.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta jun 06, 2014 9:50 pm

WaterMonitor Escreveu:Eu cá, na minha Cocker, dei reforço positivo, reforço negativo, motivação, exercício, salada de atum, um colar de pérolas e dois livros do Paulo Coelho. Não tentei um cd do Toni Carreira porque na altura ele ainda devia estar emigrado.

A única coisa que não fiz foi o indicado que seria eutanasiá-la. Não fomos capazes e gerimos a situação como pudemos ao longo dos anos. Não foi fácil, foi traumatizante e no final foi simplesmente horroroso tratar dela. Já passou e fartei-me de chorar no dia em que tive que tomar a decisão.
o primeiro parágrafo partiu tudo :lol:

o segundo não. :(
complicado...
An ye harm none, do what ye will
Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

sexta jun 06, 2014 10:10 pm

lds6 Escreveu:Um bom profissional conseguirá ajudá-lo. É perfeitamente possível melhorar tudo isso, mesmo tendo o seu cão já três anos.
O problema é que vivo nos Açores e cá não temos profissionais nessa área.
Já falei com alguns veterinários mas não conseguem ajudar, infelizmente.
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sexta jun 06, 2014 10:41 pm

Tenho pena que não consiga ter um cocker com a personalidade de um ccoker. Um cão amoroso, afetuoso e amistoso quer para pessoas quer para outros animais.

Vou no meu 2º cão desta raça. O 1º um Stocdale (um ferrari dos cockers. Quem conhece bem a raça e bons criadores, neste caso o sr Carlos Farinha era um criador com C grande sabe do que falo) e de momento um Larga Vista. Em nada revejo os meus cães no que li do seu...e tenho pena que o seu esteja a passar por esta fase menos boa.

Um cocker não é nada agressivo seja ele dourado, tricolor, preto ou etc... Essas agressividades penderão vir de criações de criadeiros, e há mtos pq quem compra vai ao barato e de fraca qualidade, ou pq o cão está a defender-se de algo que o marcou e o assusta.

Espero que seja uma fase passageira e que consiga ter um cocker de sonho como qq cão desta raça. Não desista dele, até pq aqui já leu comentários de outros donos que tiveram uns problemas e td se superou.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 06, 2014 11:23 pm

Um cocker não é nada agressivo seja ele dourado, tricolor, preto ou etc... Essas agressividades penderão vir de criações de criadeiros, e há mtos pq quem compra vai ao barato e de fraca qualidade, ou pq o cão está a defender-se de algo que o marcou e o assusta.
ou então são cockers... :roll:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado jun 07, 2014 1:15 am

Charlie2 Escreveu:
isso é mito :roll:
concordo com o user a cima, esses assim são fruto de mas criações ou ma educação
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado jun 07, 2014 9:11 am

Sasha99 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
concordo com o user a cima, esses assim são fruto de mas criações ou ma educação
Não é mito não, aqui há uns largos anos havia sim problemas com os dourados, e tinha uma explicação científica, eu é que não a sei, mas sei que tinha. Mas claro, fruto de criações desgovernadas para variar....

Aquela discussão lá atrás, já que a Tati me comeu as pipocas 8) , foi fabulosa... a discussão do português e do sentido das palavras, é fundamental para o treino dos cães, o que seria do vocabulário destes se as questões do português não ficassem clarificadas... 8)

Ah e as palmadas blá blá blá.... o meu cumprimento habitual para com as minhas cadelas, são "palmadões", e elas adoram, em qualquer lado, até no focinho, no entanto se for uma palmada "a sério", muitas vezes nem sequer é com tanta força como as de cumprimentos, e elas sabem muito bem distingui-las.... Portanto não depende assim tanto do cão mas sim da assertividade do dono, como em todo o treino canino como é lógico.
Aliás, se querem treinar um cão, treinem primeiro o dono.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jun 07, 2014 9:11 am

Sasha99 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
claro, personalidades vincadas é tudo mito, os cães são todos iguais e isso de cada raça ter suas especificidades é treta... 8)
Edit: aliás o Cesar Millan devia era dizer aos donos dos cães para deixarem de comprar em criadeiro e comprarem em criadores que esses vêm todos chapa cinco e já não há problemas .
Há uma linha ténue que separa a dominância de agressividade, e há raças muito mais calmas que outras.
Depois há seres humanos que querem ter determinada raça porque é giro (contam-se pelos dedos das mãos os que realmente pesquisam sobre uma raça antes de a adquirir) e depois ficam aflitos porque acham que têm um berbicacho na mão quando na realidade não fizeram o trabalho de casa sequer.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
StopAF
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2014 10:58 am

sábado jun 07, 2014 9:47 am

Pois é, cada raça tem as suas especificidades e a especificidade do Cocker é:
BEHAVIOUR / TEMPERAMENT: Merry nature with ever-wagging tail shows a typical bustling movement, particularly when following scent, fearless of heavy cover. Gentle and affectionate, yet full of life and exuberance.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado jun 07, 2014 3:31 pm

lds6, LFGomes e Jeca20, até podem referir que o "castigo" é o equivalente a "punição" mas, não existe algo como "castigo positivo" e "castigo negativo". Pelo menos na psicologia atual. Onde é que viram estes conceitos?

Se for "punição" ai pode existir a "punição positiva" e a "punição negativa".
No caso da "punição positiva" é, por exemplo, o caso de uma agressão após determinado comportamento.
No caso da "punição negativa" é, por exemplo, clicar num botão e nada acontece, então não vale a pena clicar no botão.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado jun 07, 2014 5:46 pm

Ressa, pesquise um pouco por "4 Quadrantes do condicionamento Operante" ou por "operant conditioning in dogs" e vai ver que não somos os únicos com esta "teoria" :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado jun 07, 2014 5:51 pm

Ressa Escreveu:lds6, LFGomes e Jeca20, desculpem mas, vocês não estão corretos.
Leiam bem o que é dito sobre o "condicionamento operante" em psicologia.
E não se esqueçam que é aplicado a humanos e a outras espécies.

Até podem referir que o "castigo" é o equivalente a "punição" mas, não existe algo como "castigo positivo" e "castigo negativo". Pelo menos na psicologia atual. Onde é que viram estes conceitos?
Mas é óbvio que castigo é equivalente a punição. São ambas traduções possíveis e aceitáveis do termo "punishment". Em Portugal, é mais recorrente o uso do termo "castigo"; no Brasil, é mais recorrente o uso do termo "punição". Mas o termo usado é irrelevante. O que interessa é que existem 4 quadrantes e não apenas dois.
Mas quê?, agora o Ressa vai dizer que o que queria dizer é que não existem "castigo positvo" nem "castigo negativo", mas sim "punição positiva" e "punição negativa"? É isso?
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado jun 07, 2014 6:04 pm

Só para esclarecer, os meu comentários eram por estar-se a utilizar termos errados, como consequência de traduções e sinónimos mas, não são os corretos.
"Castigo" até pode ser sinonimo de "punição" mas, o termo correto que é usado em psicologia é "punição".

São pormenores mas, que permitem estarmos todos a falar a mesma coisa e não haver 2ªs interpretações.

Imaginem que vinha falar de "auxilio positivo" e "auxilio negativo" em vez de "reforço". Alguém iria perceber o que era!?
StopAF
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2014 10:58 am

sábado jun 07, 2014 6:07 pm

Não me parece que "auxílio" seja sinónimo de "reforço", enquanto que "punição" e "castigo" são ...
Responder

Voltar para “Cães”