Boa tarde a todos,
preciso da vossa ajuda (se conseguirem...) pois tenho um cão cruzado de podengo que surgiu com um derrame ocular e petéquias nas gengivas. Foi ao vet e no hemograma tinha baixa das plaquetas apenas, positivo para Riketsia e duvidoso para babesia... Ele tem tido alguns "ataques" de carraças mesmo com coleira e pipeta por isso achamos que poderá ser normal. Entretanto fez antibiótico (doxiciclina) durante 20 dias e repetiu o hemograma todas as semanas sempre com plaquetas baixas... depois fez uma injecção de Imizol e 1 semana depois continua igual... agora o vet decidiu fazer 4 dias de cortizona para baixar a imunidade pois está a pender para um quadro de doença autoimune... agora se isto não resultar diz que pode ter de fazer uma raspagem óssea para verificar qual a patologia autoimune... o cão é saudável, sempre foi e neste momento está igual ao que sempre foi. Mete-me alguma impressão ele estar sempre com as plaquetas baixas e nada o fazer melhorar... o que vocês pensam disto? Devo ir procurar uma 2ª opinião?!
Obrigado!
Trombocitopenia + Riketsia e Babesia
Moderador: mcerqueira
Imagino a sua preocupação com o estado do seu cão. As melhoras.
Sim, eu iria a outro Vet com todas as análises que jà foram feitas. Uma 2ª opinião será bastante válida para se decidir o que fazer. Princinpalmente, quando os exames médicos são dolorosos para os cães.
Sobre os "ataques" de carraças: que pipetas e coleiras está a usar? Hà umas que não são eficazes e os prazos de protecção variam bastante. Por exemplo: a Scalibor proteje contra mosquitos e moscas durante 6 meses, mas contra pulgas só 4 meses; o mesmo com a Seresto proteje de 7 a 8 meses contra carraças, mas a partir do 5 meses a eficácia é reduzida contra pulgas. É sempre necessário ler os folhetos de cada desparasitante interno.
Sim, eu iria a outro Vet com todas as análises que jà foram feitas. Uma 2ª opinião será bastante válida para se decidir o que fazer. Princinpalmente, quando os exames médicos são dolorosos para os cães.
Sobre os "ataques" de carraças: que pipetas e coleiras está a usar? Hà umas que não são eficazes e os prazos de protecção variam bastante. Por exemplo: a Scalibor proteje contra mosquitos e moscas durante 6 meses, mas contra pulgas só 4 meses; o mesmo com a Seresto proteje de 7 a 8 meses contra carraças, mas a partir do 5 meses a eficácia é reduzida contra pulgas. É sempre necessário ler os folhetos de cada desparasitante interno.
Olá! Antes de mais obrigado pela sua resposta e interesse. Neste momento uso a seresto com a pipeta activyl. Antes usava a Scalibor e o advantix mas ele fez alergia cutânea de contacto c a coleira. Mesmo assim continuámos sempre a descobrir carraças... Ainda ontem descobrimos mais uma... e algumas estão ferradas e com ferida... não entendo!... Hoje comprei Bio Kill e vou desinfestar a casa e os sítios onde ele costuma dormir cá em casa, pois podem haver ovos e bichos desses nos tapetes, etc. Entretanto já começou a fazer a cortisona... custa-me intoxica-lo desta maneira sem saber o que é...LLing Escreveu:Imagino a sua preocupação com o estado do seu cão. As melhoras.
Obrigado!
Se quiser uma 2ª opinião, e se for do Distrito de Viseu, eu posso recomendar-lhe um excelente Vet.pixiesrx Escreveu: Olá! Antes de mais obrigado pela sua resposta e interesse. Neste momento uso a seresto com a pipeta activyl. Antes usava a Scalibor e o advantix mas ele fez alergia cutânea de contacto c a coleira. Mesmo assim continuámos sempre a descobrir carraças... Ainda ontem descobrimos mais uma... e algumas estão ferradas e com ferida... não entendo!... Hoje comprei Bio Kill e vou desinfestar a casa e os sítios onde ele costuma dormir cá em casa, pois podem haver ovos e bichos desses nos tapetes, etc. Entretanto já começou a fazer a cortisona... custa-me intoxica-lo desta maneira sem saber o que é...
Obrigado!
Sobre as carraças, que estranho tem uma infestação em sua casa. Experimente Pulvex, que é excelente e durante 4 semanas. Mas atenção no Verão, os meses têm mais de 4 semanas.
Se não funcionar os Vets podem dar injectáveis, que são mais fortes
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm
Boa tarde
Sem dúvida segunda opinião
Sem dúvida segunda opinião
Boas,
venho dar novidades acerca do meu podengo... foi ontem fazer mais um hemograma para controlar as plaquetas após a bomba de cortisona e, apesar de já ter aumentado um pouco o valor, continua mt abaixo do limite inferior. Ontem estava à volta dos 67 quando o mínimo é de ±100. Surpresa nossa quando o vet nos disse que devíamos ter continuado a dar o antibiótico (Doxiciclina), quando ele nos escreveu que seria apenas por 21 dias... vou mesmo procurar outro vet para uma 2ª opinião. A ver se desta semana que vem não passa. Disseram-me que há muito mais hemoparasitas sem ser a Babesia, a Riketsia e a Erlichiose (que foram os pedidos nas análises). Inclusive o animal esteve estes 4 dias apenas a cortisona podendo haver maior risco de infecção!...
Já não sei o que pensar disto...
venho dar novidades acerca do meu podengo... foi ontem fazer mais um hemograma para controlar as plaquetas após a bomba de cortisona e, apesar de já ter aumentado um pouco o valor, continua mt abaixo do limite inferior. Ontem estava à volta dos 67 quando o mínimo é de ±100. Surpresa nossa quando o vet nos disse que devíamos ter continuado a dar o antibiótico (Doxiciclina), quando ele nos escreveu que seria apenas por 21 dias... vou mesmo procurar outro vet para uma 2ª opinião. A ver se desta semana que vem não passa. Disseram-me que há muito mais hemoparasitas sem ser a Babesia, a Riketsia e a Erlichiose (que foram os pedidos nas análises). Inclusive o animal esteve estes 4 dias apenas a cortisona podendo haver maior risco de infecção!...
Não espere mais tempo para pedir uma 2ª opinião, pode agravar o estado de saúde. Na consulta de 2ª opinião, leve todos os exames médicos que já foram realizados.pixiesrx Escreveu:Boas,
As melhoras