Era uma vez um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kminzzy
Registado: sábado jun 14, 2014 8:59 pm

sábado jun 14, 2014 9:11 pm

Olá a todos! Bem, eu criei aqui uma conta mesmo porque eu preciso de ajuda... adotei um cão arraçado de Cocker Spaniel. Tem 1 mês e meio, é todo preto com uma mancha branca no peito, e tenho-o à pouco de 1 semana. O meu problema é o seguinte: ao início ele era super tranquilo e calmo, no entanto, agora que vou a brincar com ele, começa-me a rosnar e a mordiscar as mãos, pés, roupa, tudo o que lhe vier à boca. Mesmo quando o pego ao colo ou quando está no chão de barriga para cima tenta fazer o mesmo. Ele ainda não tem todos os dentes desenvolvidos, mas começa a magoar, pois acho que não tem consciência da sua força.
Comprei-lhe um brinquedo e às vezes tiro-lho a brincar, e ele rosna um pouco alto. Tenho medo que o esteja a tornar agressivo, pois ele agora é pequeno, mas vai crescer rápido e se o constante rosnar continuar, será que se pode tornar um problema?
Eu digo-lhe sempre um "não!" firme, e dou-lhe algumas palmadas no rabo, mas ele parece não aprender... com o acréscimo de que está sempre a fazer xixi e cocó fora do jornal (apesar de o ensinar a fazer onde deve). Bem... será só um rosnar a brincar e não terei motivos de preocupação, ou devo começar a intervir seriamente? É porque ele às vezes rosna mesmo com uma festinha...
Por favor, tentem dar-me os vossos conselhos os mais rápido possível. Obrigado!! :)
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado jun 14, 2014 9:48 pm

Se neste momento tem 6 semanas e o tem há 1 semana quer dizer que foi buscar o cachorro com 5 semanas! O cachorro deveria estar ainda com a mãe e com os irmãos!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Kminzzy

sábado jun 14, 2014 10:00 pm

Sim, eu sei muito bem que não devia estar comigo mas sim com os irmãos/mãe, mas na verdade o antigo dono disse que não o conseguia ter pois não tinha possibilidades, dando a entender que o abandonaria ou o abateria... agora, voltando à minha questão pois não chegou a responder: alguma sugestão?
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado jun 14, 2014 10:36 pm

É por isso mesmo que ainda deveria estar com a mãe e com os irmãos, é a mãe e o resto da ninhada que lhes estabelecem os limites ...

Não se esqueça que tem um bébé excessivamente novo na mão, não é de esperar que um bebé com mês e meio faça os xixis e os cocós no jornal ...

É o seu 1º. cão?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

domingo jun 15, 2014 1:08 am

Tem um bebé nas mãos que neste momento não precisa de levar palmadas no lombo. A solução será você ter muita paciência porque o cão ainda é muito pequenino para entender onde tem de fazer as necessidades e o não.

Um dos meus erros com a Lana foi andar demasiado preocupada a tentar ensinar onde as necessidades tinham de ser feitas. De um dia para o outro aprendeu a fazer as suas necessidades no local certo mas ainda há acidentes e a Lana já tem 8 meses.
Kminzzy

domingo jun 15, 2014 10:49 am

Entendi... eu ter paciência tenho, mas receava que fosse algo virado para o lado agressivo. Sim, de facto ele é muito novinho ainda, mas tive mesmo muita pena por saber que ele podia acabar morto, ou algo assim...
Já agora, a partir de que mês me aconselham a treiná-lo para o sítio das necessidades, etc?
Muito obrigado pela vossa disponibilidade e me terem respondido! :)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jun 15, 2014 11:09 am

Boa tarde,

Como já disseram o cachorro ainda devia estar com a mãe, até aos dois meses iria aprender com ela e com a ninhada diversas coisas importantes para o futuro.
Visto que já não há muito a fazer terá de tentar fazer o papel da mãe e dos irmãos, ou seja ensinar o cachorro a brincar de forma adequada, a começar a ser mais independente etc.

Pesquise por sociabilização (com cães, pessoas, ambientes, objetcos etc), inibição de mordida, como ensinar o cachorro a saber estar sozinho etc

Eu aconselho sempre a leitura destes dois livros que trazem estes temas e mais (também fala sobre ensinar a fazer as necesidades no sitio certo):
http://www.dogstardaily.com/files/BEFOR ... 0Puppy.pdf

http://www.dogstardaily.com/files/downl ... _Puppy.pdf
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Kminzzy

domingo jun 15, 2014 10:16 pm

Muito obrigado pela vossa disponibilidade! Eu dedico muito tempo ao meu cachorrinho e trato dele de forma apropriada, pensei que havia algo que não estava bem, mas irei ler ambos os livros! Mais uma vez, obrigada :)
Responder

Voltar para “Cães”