Periodicidade da vacina anti-rábica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta fev 07, 2014 10:48 am

Então porquê esses dois quando há MILHARES a morrer em todo o mundo com raiva? :lol:
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sexta fev 07, 2014 2:40 pm

Porque essas pessoas morreram em Portugal.

Acha que morrer de Raiva tem piada?
-Tambor-
Membro Veterano

sexta fev 07, 2014 2:42 pm

E o que é que tem morrerem em Portugal? Foram infectadas em Angola. Qual a relevância para nós? Morderam alguém? :lol:

Morrer gente não tem piada mas ver gente tão retrógrada em matéria de saude animal tem :lol:
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta fev 07, 2014 6:52 pm

Boas...

Tem piada, ou não...

Julguei que a raiva estava irradicada de Portugal...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
-Tambor-
Membro Veterano

sexta fev 07, 2014 7:13 pm

Não há casos registados de raiva em cães há mais de 40 anos, e dificilmente haverá, mas há sempre os arautos da desgraça (que, a bem dizer, estão mais preocupados com receita que propriamente com saude humana ou animal)
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta fev 07, 2014 7:23 pm

-Tambor- Escreveu:Não há casos registados de raiva em cães há mais de 40 anos, e dificilmente haverá, mas há sempre os arautos da desgraça (que, a bem dizer, estão mais preocupados com receita que propriamente com saude humana ou animal)

Ok... está explicado!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
-Tambor-
Membro Veterano

sexta fev 07, 2014 7:29 pm

O último caso de raiva humana contraida em Portugal, segundo as autoridades de saude, ocorreu em 1952. Ir buscar casos em que a infecção ocorreu em países africanos, onde a raiva é endémica, para meter medo aos incautos é pura má fé.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado fev 08, 2014 11:55 am

Alguém sabe como é que surgem epidemias originadas por vírus?

Um vírus não precisa de um visto para entrar num pais.
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

terça jun 17, 2014 9:40 am

Este ano a minha cadela levou pela 1ª vez a vacina da raiva que "dura" 3 anos. Foi dada pela veter. municipal. Depois a licença da junta é renovada anualmente da mesma forma.
Será q as reacções à vacina são mais complicadas do q com uma anual? É q a cadela queixou-se um pouco no dia seguinte.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça jun 17, 2014 11:55 am

alexandra_m Escreveu:Este ano a minha cadela levou pela 1ª vez a vacina da raiva que "dura" 3 anos. Foi dada pela veter. municipal. Depois a licença da junta é renovada anualmente da mesma forma.
Será q as reacções à vacina são mais complicadas do q com uma anual? É q a cadela queixou-se um pouco no dia seguinte.
A rabdomun que tem validade de 3 anos já era usada antes de sairem estas novas regras (com a diferença que mesmo que fosse aplicada em 2012 por exemplo, teria de voltar a ser em 2013).
Os meus cães já a levaram e não notei nada de especial...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça jun 17, 2014 2:40 pm

Cheguei a falar com a minha veterinária e pelos vistos a que aplicam na Pucca na clínica só tem validade de um ano
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta jun 18, 2014 1:18 pm

obrigado por toda a informação, desconhecia que umas vacinas têm a duração de imunidade de 1 ano e outras 3 anos.
Lendo as Portarias também fiquei surpreendida porque dizem: "É obrigatória a vacinação antirrábica de todos os cães com três ou mais meses de idade em todo o território nacional". Quando eu pensava que a vacina da raiva devia de ser administrada por volta dos 6 meses. Ou os 3+ meses, só se aplica a campanhas nacionais? Quando é que é obrigatório? Existe alguma lei sobre isto?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jun 18, 2014 5:59 pm

Na Clínica Veterinária que assiste a minha animalada, as vacinas da raiva aplicadas aos cães são a Novibac Rabies que em principio, têm a validade de três anos. Nos anos seguintes à da aplicação da vacina, para que os vet atestem que o cão está imune à raiva, é necessário fazer uma recolha de sangue e enviá-la para um laboratório que a testa para ver se o animal está imune ou não. Este procedimento é o que deveria ser feito sempre (e para todas as vacinas) porque muitas vezes, o animal fica imune para toda a vida só com uma dose de vacina e escusamos de estar a sobrecarregar o sistema imunitário com mais doses.

É necessário ter em conta que este procedimento fica bem mais caro (cerca do dobro, caso o cão esteja imune) que a revacinação anual pois ao custo da análise no vet soma-se o custo do teste num laboratório externo. Caso o animal não esteja imune, soma-se ainda o custo de nova dose de vacina.
Maria Jo&atilde;o
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta jun 18, 2014 10:54 pm

Eu já tive curiosidade em experimentar esse teste. Mas será que todos os vets o têm e têm conhecimento dele? É que a minha nunca me falou disso
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jun 19, 2014 12:26 am

ReginaVieira Escreveu:Eu já tive curiosidade em experimentar esse teste. Mas será que todos os vets o têm e têm conhecimento dele? É que a minha nunca me falou disso
Não há nenhum kit (tipo o da leish) para testar se o cão está imune, ou não, à raiva e por isso nas clínicas veterinárias o que se faz é recolher uma amostra de sangue e enviar para um laboratório para que então a amostra seja testada.

Geralmente os vets não falam neste procedimento (e é o que deveria ser para todas as vacinas) porque o seu custo é bem mais elevado do que a vacina.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”