Boas tardes
eu concordo com o que foi dito mas repare que eu comprei um cão pela primeira vez e não dei 200 ou 300 ou 400 por ele, dei bem mais, eu pretendia qualidade, e fiz muitas viagens para visitar criadores. Só que também conheço muito boa gente que comprou um cão no olx por 150 euros e o cão é muito amado e bem tratado, não vive acorrentado, vive dentro de casa junto dos donos como se fizesse parte da família e não vão criar obviamente, opah, gostaram do cão e compraram, é bem tratado não tenho nada contra.
Eu também comprei a minha cadela, na altura, no OLX por 250€ a uma criadora, que até tem melhor qualidade (a minha honesta opinião) que um criador muito conhecido cá em Portugal. Prova que, no dia em que estive pessoalmente com ele, elogiou a minha cadela e fazia contas que eu dava uma ração XPTO. Até não. A resposta está, no saber cuidar bem o seu animal...simples. Portanto, também não vejo mal nenhum.
A única coisa que acho mal é comprarem ou adquirirem de qualquer das formas (roubo, por exemplo...) animais para fazerem deles umas fábricas de reprodução. O que para além de resultar em ninhadas indesejadas, leva também ao abandono de muitos. E claro...não deixando sempre de falar, nas grandes misturas que andam por aí, o que leva a estragar muita raça.
Isso é logico um cão de 200/300e poderá não ter tantos exames de saude e despistes de doenças, poderá não ter as caracteristicas da raça todas apuradas e ser um exemplar capa de revista, como um de 1500e. Mas existem alguns que têm o suficiente para proporcionar a algumas pessoas o amigo ideal, com as caracteristicas que procuram.
Tenho um grande amigo meu, que gastou 1500€ (fora as despesas médicas) de raça pura e no entanto já teve mais problemas que um simples rafeiro abandonado na rua. (Já cheguei a falar disto uma vez aqui no forum até!)
Portanto, acho que ninguém está livre de ter problemas, seja ele puro ou não.
Só abandona um cão quem nunca teve nenhum antes, e se o tiver que fazer tanto o fará com um que veio do canil, como com um de 100, 500 ou 1500e. Se o abandona é porque não sabe cuidar dele e seja qual for o valor que tenha pago pelo cão, não o merecia ter de qualquer das formas.
Para mim quem abandona um animal é porque não tem coração.
Muitos deviam sentir na pele o que eles passam diariamente...talvez mudasse a mentalidade de muita gente.
Cumpts