Leão da Rodésia Temperamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
antoniowb
Membro Júnior
Registado: quinta mai 22, 2014 9:29 am

segunda jun 30, 2014 3:10 pm

Partilho aqui uma parte de um texto sobre o temperamento do Leão da Rodésia que gostava que comentassem
"O Leão da Rodésia é um cão digno, inteligente, reservado com estranhos mas não mostrando agressividade ou timidez. A fidelidade é uma das suas marcas principais e ele é aficionado, possessivo e muito ligado ao seu dono. É um cão de um dono, embora ame e respeite o resto da família intensamente. Os Rhodesian Ridgebacks são guardiões fora de série. Embora por vezes possam ser mais amigáveis com as visitas, eles são naturalmente reservados com estranhos e o seu rosnar baixo e grave é, sem margem para dúvidas, um aviso para que não se aproximem mais sem uma apresentação como deve de ser pelo seu dono.
Se devidamente socializados em tenra idade o Leão da Rodésia convive com outros cães com gosto e com outros animais como gatos, desde que sejam os de casa porque os de fora continuarão eventualmente a ser vistos como presas.
Resumindo, o Leão da Rodésia, como qualquer cão, pode ser mais ou menos amigável com outros animais e com pessoas estranhas, ter muito ou nenhum medo de ruídos diferentes e situações adversas. Tudo depende da socialização que em todas as raças, mas nesta em particular, é de extrema importância."

Em www.nyangani.blogspot.com
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

segunda jun 30, 2014 4:54 pm

antoniowb Escreveu:Partilho aqui uma parte de um texto sobre o temperamento do Leão da Rodésia que gostava que comentassem
"O Leão da Rodésia é um cão digno, inteligente, reservado com estranhos mas não mostrando agressividade ou timidez. A fidelidade é uma das suas marcas principais e ele é aficionado, possessivo e muito ligado ao seu dono. É um cão de um dono, embora ame e respeite o resto da família intensamente. Os Rhodesian Ridgebacks são guardiões fora de série. Embora por vezes possam ser mais amigáveis com as visitas, eles são naturalmente reservados com estranhos e o seu rosnar baixo e grave é, sem margem para dúvidas, um aviso para que não se aproximem mais sem uma apresentação como deve de ser pelo seu dono.
Se devidamente socializados em tenra idade o Leão da Rodésia convive com outros cães com gosto e com outros animais como gatos, desde que sejam os de casa porque os de fora continuarão eventualmente a ser vistos como presas.
Resumindo, o Leão da Rodésia, como qualquer cão, pode ser mais ou menos amigável com outros animais e com pessoas estranhas, ter muito ou nenhum medo de ruídos diferentes e situações adversas. Tudo depende da socialização que em todas as raças, mas nesta em particular, é de extrema importância."

Em www.nyangani.blogspot.com
Boa tarde Antoniowb,
O seu texto é um pouco generalista, encaixa em muitas outras raças de cães, mas fora isso está bem construído e de uma forma geral indica o que um Leão da Rodésia deverá ser.
Tive o prazer de conhecer 3 e treinar 2 exemplares da raça há muitos anos com uma belissima morfologia e um temperamento digno da raça. Gostei especialmente do macho que treinei, tinha um temperamento forte e eu gosto disso nos cães e ganhei respeito á raça devido a esse macho que me "marcou".
Boa sorte com a ninhada, já que parece ter um casal muito bonito! :wink:
Cumprimentos,

Ricardo
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

segunda jun 30, 2014 8:03 pm

antoniowb
Membro Júnior
Registado: quinta mai 22, 2014 9:29 am

sexta jul 04, 2014 7:58 am

Caro Ricardo.
Antes de mais obrigado pelas suas palavras. Obviamente que o texto é curto e bastante genérico pois foi extraído de outro mais completo e que refere vários aspectos da raça. Mesmo assim não é fácil, no espaço físico de um blogue e sem se ser maçador, sintetizar as principais características de uma raça. O objectivo do blogue é dar a conhecer o Leão da Rodésia às pessoas que pouco ou nada sabem sobre a raça. Aparte os objectivos comerciais que alega o Sr acima e que não nego, gostaria sinceramente dar o meu contributo para o conhecimento desta raça algo marginalizada pelo circuito canino. Tentarei fazer deste blogue a principal e mais actualizada fonte de informação em Português acerca da raça. Sou um estudioso das suas origens e transformações um admirador das suas características.
Tendo feito há vários anos em Espanha um curso de treinador não posso deixar de perceber o desafio que enfrentou ao treinar esses LR. Apesar de serem bastante inteligentes (se é que podemos utilizar este termo), sofrem de uma uma independência (confundido por teimosia) atroz o que pode levar qualquer treinador à loucura. Pessoalmente tenho óptimos resultados no treino com clicker mas quando passamos para um ambiente menos controlado os desafios aumentam exponencialmente. Da experiência que tenho de treino de outras raças (mais facilmente treináveis) diria que esta não lhes fica atrás no número de repetições necessárias à aprendizagem de um exercício sendo inclusive por vezes bastante mais intuitivos do que por exemplo os Labradores. O Problema é que temos de ter muita paciência na consolidação pois não lhes conseguimos manter a motivação por muito tempo. Logo se com um Labrador eu treino cada série de 2 ou 3 minutos de clicker com um LR fico-me por 1 minuto!
meandmedog
Membro Júnior
Registado: quinta jul 03, 2014 11:35 am

sexta jul 04, 2014 8:44 am

Passei por 2 cães dessa raça no restelo aqui há umas semanas e são realmente lindíssimos e obedientes. Mas grandes.
Responder

Voltar para “Cães”