Adquirir um cão - O que devo saber?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clarapinto5
Registado: terça jul 01, 2014 4:45 pm

terça jul 01, 2014 4:49 pm

Ola!

Estou a pensar em adquirir um Bulldog Francês juntamente com o meu namorado.
Sou do Porto e gostaria que me aconselhassem um bom (e barato) veterinário na zona do Porto/Matosinhos/Gondomar para que o acompanhe.
Sabem-me dizer quais os preços e quando é que o cachorro tem de levar as vacinas?
Como se faz o registo na Junta de Freguesia?
Conhecem bons criadores desta raça? Já me informei no CPC mas é sempre bom ter opinião de quem conhece.

Obrigada! :)
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

terça jul 01, 2014 5:10 pm

clarapinto5 Escreveu:Ola!

Estou a pensar em adquirir um Bulldog Francês juntamente com o meu namorado.
Sou do Porto e gostaria que me aconselhassem um bom (e barato) veterinário na zona do Porto/Matosinhos/Gondomar para que o acompanhe.
Sabem-me dizer quais os preços e quando é que o cachorro tem de levar as vacinas?
Como se faz o registo na Junta de Freguesia?
Conhecem bons criadores desta raça? Já me informei no CPC mas é sempre bom ter opinião de quem conhece.

Obrigada! :)
As vacinas são baratas, não se preocupe, pela terceira dose paguei 27,50 euros no meu vet (para ter uma noção dos preços), a primeira e a segunda dose já vêm com o cachorro que não deve vir para casa antes dos 2 meses. O desparasitante também é barato, e depois falta o chip e a vacina da raiva que são colocados até aos 6 meses, geralmente. Depois existem outras vacinas opcionais como a da leish. A vacina da raiva depois leva um reforço anual.
Posto isto tudo, que não é tão caro assim vem sim o mais importante, os imprevistos. Calhou na semana passada o meu cachorro de 3 meses ter um imprevisto (infecção bacteriana no intestino) que por acaso até se resolveu e ainda bem, mas imaginemos que acontecia algo mais grave? Quero com isto dizer que antes de se comprar um cachorro ou mesmo antes de adoptar um, é óbvio que temos de ter meios financeiros para os imprevistos.
outra coisa muito importante também é a ração, tem de comer uma ração de qualidade. Outra coisa são os materiais para o cachorro: cama, mantinhas, comedouro e bebedouro, resguardos, brinquedos, etc, etc, a trela, coleira, etc etc.
Isto tudo para dizer que "comprar não custa, sustentar é que é o raio". Portanto quando se adquire um animal, seja ele qual for, temos de ter a plena consciência do que poderá advir daí para a frente e estar-se preparado para enfrentar todas as despesas.
Após ter consciência disto tudo pense então num bom criador. Criadores de bouledogue francês não é comigo.
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta jul 02, 2014 9:32 am

Que documentos devem acompanhar o cachorro:
- Boletim Santário (BS), onde estão registadas as vacinas que o cachorro recebeu até então, as datas e por quem foram administradas, bem como a data das próximas vacinas.
A calendarização das vacinas é: primo-vacinação de 4 a 6 semanas (Esgana e Parvovirose), 1º reforço às 8-9 semanas (Esgana, Parvovirose, Hepatite, Lepto, Parainfluenza canina); 2º reforço às 12 semanas de idade; depois anual. É preferível não levar o cachorro para casa antes de decorrida 1 semana da toma da última vacina indicada no BS. Vacina da raiva de 4 a 6 meses, depois anual.
- Chip: normalmente colocado na altura da 1ª vaciana da raiva. Depois tem-se 1 mês para ir à Junta de Freguesia.
- Desparasitações: a calendarização recomendada é aos 15 dias, 4 semanas e 8 semanas, depois mensal até aos 6 meses. Em adulto de 3 em 3 meses (se em contacto com crianças ou séniores) ou de 4 em 4 meses.
- Garantia Sanitária fornecida pelo Criador: a) Garantia de despiste da displasia da anca (grau A) dos 2 progenitores, e b) Garantia contra doenças virais durante pelo menos 8 dias após a compra.
- A maioria dos criadores sérios fornecem um conjunto de indicações escritas sobre a raça e os cuidados a ter com o cachorro.
- O criador deve fornecer a comida a que o cachorro está habituado em quantidade suficiente para uma semana, para que se possa efectuar a transição para a marca que queremos ou continuar com a da Criador.

O preço das vacinas varia de Vet para Vet. O meu leva 35 Euros por cada uma.A Leish 45 Euros.
A Junta de Freguesia depende de que categoria regista o cão. Hà um tópico sobre este assunto. Faça uma pesquisa
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta jul 02, 2014 9:52 am

Grau A em ambos os progenitores? :roll: E que esquema vacinal tão disparatado... Você é vet? duplo :roll:
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta jul 02, 2014 10:06 am

St0pAF Escreveu:Grau A em ambos os progenitores? :roll: E que esquema vacinal tão disparatado... Você é vet? duplo :roll:
Erro de escrita: grau A ou B
Não sou Vet duplo! O esquema de vacinas é recomendado pelo meu Vet. Pergunte ao seu Vet o que é que ele/ela lhe aconselha. Cada Vet faz diferente, também depende das marcas das vacinas.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta jul 02, 2014 10:47 am

LLing Escreveu:
St0pAF Escreveu:Grau A em ambos os progenitores? :roll: E que esquema vacinal tão disparatado... Você é vet? duplo :roll:
Pergunte ao seu Vet o que é que ele/ela lhe aconselha.
E, já agora, depois transcreva o monólogo 8)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jul 02, 2014 11:20 am

MDogster Escreveu:
LLing Escreveu:
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLL
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta jul 02, 2014 11:32 am

MDogster Escreveu:
LLing Escreveu:
Saudades da chafarica? 8)

O "meu" veterinário não aconselha nada disso 8) E se, como bem diz, cada vet recomenda o seu protocolo, é errado estar a apresentar o protocolo do "seu" vet como evangelho, não acha? :roll:
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jul 02, 2014 1:40 pm

MDogster Escreveu:
LLing Escreveu:

lllloooolllll, voltaste MD?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sábado jul 05, 2014 5:00 pm

Só por mero acaso ... é BOULEDOGUE francês que se escreve :lol:

Tinha saudades ...
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo jul 06, 2014 1:21 pm

dreamdog Escreveu:Só por mero acaso ... é BOULEDOGUE francês que se escreve :lol:

Tinha saudades ...
não é nada, é bulldog e há ao chuto no olx... :roll: :roll:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Cães”