TheOne Escreveu:Menoita Escreveu:E ainda sobre as visitas das associações.
Não e neste forum aconselhado que ao adquirir um cão se visite o criador para ver em que condições os caes estão a ser criados? E um bom criador não tera ate orgulho de o mostrar?
Funciona da mesma forma, mas neste caso e para verificar em que condições irão os animais viver o resto da sua vida. E quem não tem nada a esconder tera ate orgulho em o mostrar.
E qual é a semelhança entre um Criador e uma Associação???

Esta deve-me ter passado ao lado....
Eu acho muito bem que exijam o que quiserem, afinal só lá vai quem quer, ninguém obriga, mas eu tenho o direito à minha opinião, e PARA MIM, a visita à casa do futuro dono, é ridícula e não leva a nada.
Quem é que lhe garante que o futuro dono não lhe mostra uma casa XPTO e depois vai enfiar o cão num terreno baldio que tem anexo e amarrar o cão a um bidão??? Depois querem fotos.... maravilhoso... vão lá buscar o cão ao bidão, escondem as marcas no pêlo das vergastadas que leva quando faz barulho, e temos a família feliz!!!
Bah... tretas...

Creio que a semelhança entre uma associação e um criador é ambos desejarem o melhor para os animais que têm/criam. E tal como um criador tem o direito de recusar uma venda a alguém que não vá cumprir os melhores requisitos/condições que pretende para os cães que cria, também as associações têm o direito de impor condições a quem pretenda um cão ao cuidado da associação. Na nossa associação são as condições que impomos. Quem quer adotar um dos nossos animais, terá de as aceitar. Ponto!
Não é garantia que na visita nos seja mostrado o local onde o cão irá ficar. Por isso mesmo nos reservamos o direito de recolher o animal caso este não esteja a ser bem tratado.
E o trabalho de uma associação não é apenas encaminhar cães. É também sensibilizar para a melhor forma de tratar um animal.
Você critica as visitas, e eu posso garantir que as visitas são um sucesso.
As pessoas acabam por se mostrar mais à vontade para conversarem com a associação sobre o animal e conhece-lo melhor, sentem que o que estão a fazer é um ato que exige responsabilidade, sentem orgulho de mostrar como vão tratar o animal.
Posso inclusive dar um exemplo de um sr. que pretendia um cão e na visita verificamos que ia ficar amarrado com corrente a uma casota de lata mal amanhada. Recusamos a adopção e uns meses mais tarde o sr. chamou-nos de novo porque vedou o terreno e construiu um abrigo. Acabou por adotar 2 cães, e ainda influenciou o vizinho a tirar da corrente o cão dele. A visita não só impediu que houvesse mais 1 cão amarrado, como libertou outro.
Há realmente coisas ridículas, tais como exigir o IRS ou andar constantemente em cima do adotante para verificar como está o animal. Mas a visita pré-adopção não é ridícula e na nossa associação é um caso comprovado de sucesso.
Seja como for, são condições que são impostas pré-adopção e quem as exige tem tanto direito a exigi-las como quem as recusa tem o direito a recusá-las.