liberdade condicional.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

terça jul 08, 2014 4:11 pm

Menoita Escreveu:E ainda sobre as visitas das associações.
Não e neste forum aconselhado que ao adquirir um cão se visite o criador para ver em que condições os caes estão a ser criados? E um bom criador não tera ate orgulho de o mostrar?
Funciona da mesma forma, mas neste caso e para verificar em que condições irão os animais viver o resto da sua vida. E quem não tem nada a esconder tera ate orgulho em o mostrar.
Não, não funciona.
1. Quem pretende adoptar não é criador. Não tem de mostrar a ninhada e os pais. No caso destas adopções pretendem ir à casa das pessoas para saber aonde a pessoa mora e cuscar as " condições".
Ainda me recordo de ler num fórum, alguns membros estarem a combinar aparecer, naquele fim de semana, aparecerem em casa do dono do animal " x", pois já não apareciam há algum tempo.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
sandondo
Membro
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

terça jul 08, 2014 6:57 pm

Não, não funciona.
1. Quem pretende adoptar não é criador. Não tem de mostrar a ninhada e os pais. No caso destas adopções pretendem ir à casa das pessoas para saber aonde a pessoa mora e cuscar as " condições".
Ainda me recordo de ler num fórum, alguns membros estarem a combinar aparecer, naquele fim de semana, aparecerem em casa do dono do animal " x", pois já não apareciam há algum tempo.[/quote]

é exactamente isto que falo, e que vejo, podem dar a entender que ha e tal é muito bonito, mas no fim de contas muitas vezes nunca mais nos largam a porta, nem a vida, e depois toca a difamar se algo corre menos bem e a fazer ameaças e visitas surpresa ao adotante, como se ve ai nesse ultimo caso em que até ja tao a pensar la ir bater a porta antes do fim de semana.

e não, desenganem.se quem pensa que este tipo de situações são raras, porque infelizmente os salvadores de cães cada vez mais adoptam este estilo de difamação e perseguição, isto nao é o faraoeste, nem a epoca medieval em que se perseguiam as pessoas com tochas e forquilhas..haja respeito.

alem disso, como é que uma associaçao sabe se um cao adotado esta a ser maltratado ou foi abandonado se supostamente nao faz controlo? é a pide, deve andar ai, mas claro..nao ha ca perseguiçoes..
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça jul 08, 2014 7:33 pm

Não faço ideia de que caso se estejam a referir, mas já li no FB muitas dessas cenas doidas a que chamo no geral "lavagem de roupa suja".

São muito características, pelo menos na minha opinião, das pessoas das adopções. E contam ali a vidinha umas das outras ao pormenor.

Seja como for, no meu caso pessoal, não vou cá visitar ninguém! Não gosto dessas coisas. Estava-se mesmo a ver eu a ir a casa de pessoas que não conheço bem. :evil:

Adoptei dois cães em locais diferentes e nunca ninguém me visitou ou chateou. Num, a Fundação de S. Francisco de Assis, deixei os meus dados mas as pessoas conheciam-me. No Projecto Java foi mais complicado mas fui ajudada por uma pessoa sensata que percebeu que ou eu trazia a cadela ou ela esticava e não dava para esperar por esterilizações.

Acho que vou fazer como nas minhas ninhadas: gut feeling. Ou eu gosto das pessoas ou não levam o cão.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça jul 08, 2014 7:59 pm

Dei uma cadela para adopção, há coisa de seis anos. mantenho uma relação de amizade e cordialidade com os donos, eles mandam-me fotos dela e já fui visitá-los a Lisboa para ver a minha protegida. Nunca fui a casa deles, não fui averiguar se tinham uma boa casa para receber a cadela. a Runa está bem tratada, e não foi preciso eu andar atrás deles e a fazer visitas surpresa para saber se ela estava bem ou não.

Trouxe uma cadela da fundação S. Francisco de Assis, quando lá fiz voluntariado. uma rottie simpática. trouxe-a com o propósito de continuar o treino dela e procurar um dono. Arranjei-lhe dono, vejo-a de vez em quando, combino cafés com o dono para a ver, vejo fotos dela no facebook dele, sei que está bem e é feliz. Pasme-se... tb não fui averiguar se ele tinha condições em casa para a ter. bastou-se uma conversa descontraida com o futuro dono, e ver como o olhar dele não se desprendia da minha protegida. Agora é a luz dos olhos do dono, e eu não tenho que andar atrás de ninguem a ver se ela está bem!

esta gente das associações, as piedosas da causa animal... é tudo doidinho. é com cada tanque de roupa suja, seja nos foruns, seja no facebook.
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Menoita
Membro
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

terça jul 08, 2014 8:13 pm

Aletheia Escreveu:
Menoita Escreveu:E ainda sobre as visitas das associações.
Não e neste forum aconselhado que ao adquirir um cão se visite o criador para ver em que condições os caes estão a ser criados? E um bom criador não tera ate orgulho de o mostrar?
Funciona da mesma forma, mas neste caso e para verificar em que condições irão os animais viver o resto da sua vida. E quem não tem nada a esconder tera ate orgulho em o mostrar.
Não, não funciona.
Ainda me recordo de ler num fórum, alguns membros estarem a combinar aparecer, naquele fim de semana, aparecerem em casa do dono do animal " x", pois já não apareciam há algum tempo.
Então mas uma fotografia ou uns videos da ninhada e dos pais não chegam? Não pode o criador levar a ninhada e os pais a casa do futuro dono? Porque ha-de o futuro dono ir cuscar as condições em que o criador tem os cães? Não sera tão ou mais importante ver as condições em que os cães vão viver o resto da sua vida do que ver as condições em que nasceram?
Tal como quem compra um animal a um criador se deve assegurar que faz uma compra bem feita, a um criador etico, tambem uma associação deve garantir que o animal que vai entregar vai para um bom local e não para piores condições do que aquelas em que estava.

O resto das visitas, "pois ja não apareciam ha algum tempo" são casos extremos e que eu pessoalmente acho um exagero. Mas quem adotou concordou com esses termos por isso essas questões são entre eles.
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

terça jul 08, 2014 8:27 pm

Ainda não percebi a insistência desta analogia, que está virada do avesso (para dar jeito claro, e atirar areia aos olhos dos toscos). Na analogia correcta, os criadores serão equiparados às associações (já que são quem cede os cães) e do outro lado estarão os compradores/adoptantes (que são quem os acolhe). Correcção feita, há-de me dizer que criador é que conhece que vá cuscar as casas das pessoas a quem cede cães :roll:
Menoita
Membro

terça jul 08, 2014 8:32 pm

indigo003 Escreveu:Dei uma cadela para adopção, há coisa de seis anos. mantenho uma relação de amizade e cordialidade com os donos, eles mandam-me fotos dela e já fui visitá-los a Lisboa para ver a minha protegida. Nunca fui a casa deles, não fui averiguar se tinham uma boa casa para receber a cadela. a Runa está bem tratada, e não foi preciso eu andar atrás deles e a fazer visitas surpresa para saber se ela estava bem ou não.

Trouxe uma cadela da fundação S. Francisco de Assis, quando lá fiz voluntariado. uma rottie simpática. trouxe-a com o propósito de continuar o treino dela e procurar um dono. Arranjei-lhe dono, vejo-a de vez em quando, combino cafés com o dono para a ver, vejo fotos dela no facebook dele, sei que está bem e é feliz. Pasme-se... tb não fui averiguar se ele tinha condições em casa para a ter. bastou-se uma conversa descontraida com o futuro dono, e ver como o olhar dele não se desprendia da minha protegida. Agora é a luz dos olhos do dono, e eu não tenho que andar atrás de ninguem a ver se ela está bem!

esta gente das associações, as piedosas da causa animal... é tudo doidinho. é com cada tanque de roupa suja, seja nos foruns, seja no facebook.
Pois, mas a nivel associativo, não e facil combinar cafes ou um copo para conversar com os futuros donos e ver se os cães ficam bem ou mal entregues. As pessoas vão ao nosso canil, fazemos uma visita guiada, conversam um bocado connosco sobre o tipo de vida que levam e o tipo de cão que pretendem. Mostramos e aconselhamos aqueles se parecem adequar mais ao que pretende. Escolhe um. Geralmente deixamos ir dar um passeio com o cão, passar algum bocado com ele. Combinamos depois a visita e a pessoa vai para casa e tem tempo de pensar na decisão. No dia da visita, levamos o cão, vemos o local onde o cão vai ser mantido, vemos a maneira como os donos se relacionam e como o cão reage ao novo espaço e o termo de responsabilidade que foi anteriormente explicado e assinado.
Não vejo neste processo onde ha abuso ou desrespeito pela privacidade da vida alheia.

Doidinhos ha em toda a parte e colocar as associações e as piedosas da causa animal no mesmo saco e insultuoso.
Menoita
Membro

terça jul 08, 2014 8:57 pm

St0pAF Escreveu:Ainda não percebi a insistência desta analogia, que está virada do avesso (para dar jeito claro, e atirar areia aos olhos dos toscos). Na analogia correcta, os criadores serão equiparados às associações (já que são quem cede os cães) e do outro lado estarão os compradores/adoptantes (que são quem os acolhe). Correcção feita, há-de me dizer que criador é que conhece que vá cuscar as casas das pessoas a quem cede cães :roll:
Mas um bom criador tem tempo para conversar em diversas ocasiões. E assim conhecer os futuros donos, despistar possiveis mentiras, assegurar-se que o animal vai ser realmente bem entregue. Numa associação, esse tempo não existe.
Entre o trabalho e a vida familiar dos seus membros e voluntarios, ainda ha os animais para alimentar, canis para lavar, cães a passear, cuidados veterinarios a assegurar, banhos, tosquias escovagens, organização de eventos para angariar fundos.... Os futuros donos têm de ser triados de modo expresso e a melhor maneira de o fazer e com a visita preadopção. E repetindo-me uma vez mais, a visita não e com o objetivo de cuscar a casa a quem se cede o animal. E com o objetivo de ver o local onde o animal vai ficar. Muitas das vezes nem sequer chegamos a entrar em casa, outras so entramos apos insistencia dos donos pra tomar um copo.

E sim, ha criadores que fazem visitas com regularidade a casa dos novos donos, principalmente aqueles que lhe ficam mais proximos
sandondo
Membro

terça jul 08, 2014 9:11 pm

é mais para saberem é onde ir fazer a perseguiçao mais tarde isso sim, quanto aos criadores, voces estao para ai a fazer analogias muito estranhas, pois como ja foi dito, os criadores nao vao cuscar a vida dos donos, nem das casas, e se abrem as portas de casa, é porque lhes interessa a eles, ou seja tem alguem interessado no cão, e que lhes vai dar algo em troca (desculpem mas é mesmo assim, mesmo rendendo pouco ou nada é negocio) pode-se sim comparar um criador a um café, o criador escolhe quem atende ou nao atende, mas as portas estão sempre abertas.

corrijam-me se estiver enganado, mas vejo as coisas assim.

as associaçoes algumas boas, outras piores, exigem visitar a casa da pessoa, isso é demais, saber a morada, e afins, costuma-se dizer que a liberdade começa onde acaba a do outro, pois isso para mim, a liberdade acaba ai mesmo nesse ponto.

ha nº formas de acompanhar um processo de adoçao, nomeadamente pelo facebook se disponibilizado pela pessoa, ou marcaçao de encontros ou algo do genero, agora "apresentaçoes periodicas" e afins...isso é começar mal mesmo..podem ter muita gente que aceita e abre portas, mas quantos estao realmente a vontade e contentes por o terem de fazer?
e depois é outra, a pessoa adota o animal nao adota a associaçao em peso, o processo de acompanhamento deveria ser, opcional, ou seja, na questao das duvidas e ajuda, o dono pode e deve sentir-se a vontade para o fazer, e nao "obrigado" para alem do mais, este mesmo processo deveria ser curto, no maximo 1 mes, e acabou, se num mes as associaçoes e os amiguinhos dos animais nao tem certezas, quando é que as vao ter?

e ainda ha outra, eu nao tenho que dar satisfaçoes da minha vida a ninguem, no maximo faria 1, 2 vezes o update do cao, e a partir dai, fechou a barraca porque da minha vida e do meu cao, so sabe quem eu quer que saiba.

e repito: de 6 caes que tive, e da que tenho agora, nenhum foi abandonado, maltratado ou passou mal, já andei eu a passar mal por eles, e a mudar de casa so por causa de uns vizinhos nao gostavam do cao, logo nao tenho nada a esconder, e como eu muitos.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jul 08, 2014 9:24 pm

Analogias à parte, concordo com o que o/a Menoita tem vindo a dizer.
Não estamos a falar de pessoas que entram em casa dos possíveis adotantes à força ou pela calada da noite, estamos a falar de visitas acordadas entre ambos.
Eu acho razoáveis as condições que foram referidas pelo/a Menoita.

Devem existir aqueles que fazem essas visitas com outras intenções, mas penso que não devemos generalizar.

Não vou deixar de acreditar em associações, cantinhos ou pessoas que genuinamente recolhem e protegem animais da rua por causa de malucos, pois malucos existem em todo lado, em todos os ofícios.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
sandondo
Membro

terça jul 08, 2014 9:28 pm

eu acredito em algumas, tanto que ajudo com donativos, mas devido aos factos recentes, começo a achar que o melhor mesmo é ir a um canil ou recolher da rua, ao querer um 2º cao, so pelo sim pelo nao.

e atençao nao venho aqui denegrir a imagem das boas associaçoes, mas sim constatar o meu choque com a atitude de certas pessoas que eu achava que por ajudarem tantos animais, nunca teriam atitudes tao sujas e desonestas (afinal deviam ser muito melhores do que isso) bem como constatar a minha opiniao de que ha exigencias que roçam o ridiculo e acabam por invadir a privacidade e liberdade das pessoas.
Última edição por sandondo em terça jul 08, 2014 9:33 pm, editado 1 vez no total.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jul 08, 2014 9:33 pm

sandondo Escreveu:eu acredito em algumas, tanto que ajudo com donativos, mas devido aos factos recentes, começo a achar que o melhor mesmo é ir a um canil ou recolher da rua, ao querer um 2º cao, so pelo sim pelo nao.
Também não acredito em todas...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça jul 08, 2014 10:09 pm

Isso é tudo lindo, mas um dia alguém da associação exige ver o cão porque lhe disseram que o cão tinha sido abandonado, o dono do cão manda a associação e os seus membros à ***, e vê o seu nome, foto, morada, escola dos filhos, tudo escarrapachado na internet, dados esses obtidos de forma privilegiada aquando do preenchimento do pseudo-termo de responsabilidade, e ofertas de recompensas tipo cabeça a prémio....

Portanto para evitar este tipo de abusos, isto é tipicamente o "zangam-se as comadres descobrem-se as verdades", para mim adoptar um cão via associação está completamente fora de questão.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Menoita
Membro

terça jul 08, 2014 10:24 pm

TheOne Escreveu:Isso é tudo lindo, mas um dia alguém da associação exige ver o cão porque lhe disseram que o cão tinha sido abandonado, o dono do cão manda a associação e os seus membros à ***, e vê o seu nome, foto, morada, escola dos filhos, tudo escarrapachado na internet, dados esses obtidos de forma privilegiada aquando do preenchimento do pseudo-termo de responsabilidade, e ofertas de recompensas tipo cabeça a prémio....

Portanto para evitar este tipo de abusos, isto é tipicamente o "zangam-se as comadres descobrem-se as verdades", para mim adoptar um cão via associação está completamente fora de questão.
Pois, mas isso não são coisas de "associação"/pessoa seria. São coisas de gente que gosta de perder tempo em peixeiradas. As coisas são para ser tratadas de forma privada e não em praça publica.
Parece-me que quem fez essa "denuncia" tinha todos os meios de se encontrar com a pessoa sem esse enxovalhamento e exposição se assim o desejasse, dado que sabia onde a senhora trabalha.
E mais, nesse caso em concreto parece-me que ha ali pessoas que estavam dispostas a fornecer dados a partir de bases de dados que deveriam estar cobertas por dever de sigilo e proteção de dados.
Isso sim, são pessoas que em nada dignificam o trabalho em prol da causa animal e apenas prejudicam quem tenta fazer um trabalho serio.
sandondo
Membro

terça jul 08, 2014 10:53 pm

o problema é que ja vi casos com contornos identicos, com exposiçao de dados que deveriam, e são por lei privados e afectos a sigilo, e que estas pessoas nao perdem tempo a expor sem mais nem menos, isto nao é um caso, é apenas um de muitos que já vi e que sinceramente começam a ser cada vez mais comuns, e dai este tópico. e mais parece-me que entre estas pessoas há uma sede de vingança incrivel, serão frustradas da vida que nada mais tem que fazer, a nao ser falar mal dos outros, expor impunemente dados e cuja acçao constitui constitui crime punivel com prisão e libertar as suas frustraçoes, meter-se na vida de outros, etc etc, para mim é o que me parece.

mais, se a pessoa tinha os meios de se encontrar com a pessoa em questao em privado, porque fazer a peixerada que fez? é para se fazer passar de justiceiro? de heroi? faz é uma figura que enfim..

isto so tira é a credibilidade e confiança áqueles que realmente a merecem.
Responder

Voltar para “Cães”