Vacinas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Daasg
Membro Júnior
Registado: domingo ago 12, 2012 4:02 pm

sábado jul 12, 2014 9:55 pm

Boas pessoal, gostava que me esclarecessem a uma duvida que tenho, então é o seguinte.
Adoptei um pastor alemão á pouco tempo que tem cerca de 8 meses, mas foi-me entregue sem boletim de vacinas, apesar de os antigos donos dizerem que ele tem as vacinas. Eu queria saber se existe alguma forma de saber se o cão tem as ditas vacinas porque sem o boletim não posso ter a certeza disso.
Se calhar a pergunta até é disparatada mas não podia descartar a possibilidade de haver outra forma de descobrir sem antes perguntar a alguém.
Obrigado a quem se disponibilizar em ajudar!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado jul 12, 2014 10:29 pm

Daasg Escreveu:Boas pessoal, gostava que me esclarecessem a uma duvida que tenho, então é o seguinte.
Adoptei um pastor alemão á pouco tempo que tem cerca de 8 meses, mas foi-me entregue sem boletim de vacinas, apesar de os antigos donos dizerem que ele tem as vacinas. Eu queria saber se existe alguma forma de saber se o cão tem as ditas vacinas porque sem o boletim não posso ter a certeza disso.
Se calhar a pergunta até é disparatada mas não podia descartar a possibilidade de haver outra forma de descobrir sem antes perguntar a alguém.
Obrigado a quem se disponibilizar em ajudar!
O correto é levar esse cachorro ao veterinário e expor-lhe o caso.
Penso que pode pedir para fazer uma titulação de anticorpos mas acho que não é barato.
O que se costuma fazer quando há duvidas sobre a vacinação prévia do animal é iniciar de novo o plano de vacinas como se nunca tivesse levado nenhuma.

Não tem forma de falar com os antigos donos para estes lhe darem o boletim ou o contacto do vet que supostamente vacinou o cão?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Daasg
Membro Júnior

sábado jul 12, 2014 10:39 pm

Desde já agradeço a rapidez da sua resposta!
Eu tenho facilidade em contactar os antigos donos e também sei qual foi o veterinário onde ele "foi" vacinado.
Eles não têm o boletim dele porque, pelo que dizem, o vet ficou com o boletim do cachorro :/
Será que se eu for lá e exigir o boletim eles mo dão?
maraya
Membro Veterano

sábado jul 12, 2014 10:44 pm

Daasg Escreveu:Desde já agradeço a rapidez da sua resposta!
Eu tenho facilidade em contactar os antigos donos e também sei qual foi o veterinário onde ele "foi" vacinado.
Eles não têm o boletim dele porque, pelo que dizem, o vet ficou com o boletim do cachorro :/
Sendo assim eu iria ter com o veterinário, explicava a situação (que tinha adotado o cachorro à pessoa X, que não me tinham cedido o boletim mas que me disseram que estava vacinado) e pedia que confirmassem na ficha do cachorro quais as vacinas que ele levou e em que datas. Consoante a resposta desse vet logo veria o que iria fazer a seguir :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jul 12, 2014 10:45 pm

não exij, peça com jeito e pode ser que o vet colabore :wink:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Daasg
Membro Júnior

sábado jul 12, 2014 10:47 pm

Pois é mesmo isso que eu vou fazer, não sei é se me vão dizer alguma coisa porque o que os antigos donos me disseram é que eles se estão a recusar a entregar-lhes o boletim. Acho estranho um vet ficar com o boletim de um cão mas pronto...
Daasg
Membro Júnior

sábado jul 12, 2014 10:49 pm

Charlie2 Escreveu:
não exij, peça com jeito e pode ser que o vet colabore :wink:
Sim claro, até porque é do meu interesse resolver esta situação. Além disso eles não têm obrigação de me dar o boletim, acho eu, já que o cão nem sequer estava na minha posse quando as foi lá levar
maraya
Membro Veterano

sábado jul 12, 2014 10:59 pm

Daasg Escreveu:Pois é mesmo isso que eu vou fazer, não sei é se me vão dizer alguma coisa porque o que os antigos donos me disseram é que eles se estão a recusar a entregar-lhes o boletim. Acho estranho um vet ficar com o boletim de um cão mas pronto...
É estranho sim...
Mas não perde nada em ir lá falar e ver se consegue resolver a situação

Boa sorte :wink:
Daasg
Membro Júnior

sábado jul 12, 2014 11:06 pm

Sim eu vou lá tratar disso o mais depressa possivel.
Já agora só mais uma pergunta, se eles lá não me disserem nada, não traz problema nenhuma ao cão dar-lhe novamente as vacinas, no caso de ele já as ter tomado?
Estive a ler um artigo que dizia que as vacinas que os vets dizem para dar anualmente (tirando a da raiva) afinal não devem ser dadas anualmente basta aquelas doses iniciais porque funciona como os humanos, quando nos dão as vacinas em pequenos já não as precisamos de tomar mais o resto da nossa vida, excepto a do tetano, porque temos celulas memoria e uma vez em contacto com o virus, para o qual tomamos a vacina, o nosso organismo sabe como reagir.

Edit: esqueci-me de dizer que nesse artigo dizia que as vacinas dadas a mais acabam por causar algumas doenças cronicas nos animais
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jul 12, 2014 11:12 pm

Sim eu vou lá tratar disso o mais depressa possivel.
Já agora só mais uma pergunta, se eles lá não me disserem nada, não traz problema nenhuma ao cão dar-lhe novamente as vacinas, no caso de ele já as ter tomado?
isso não sei, mas com os animais errantes que me passam pelas mãos o que se faz é sempre vacinar, independentemente do passado deles, a menos que tenhamos a certeza que tem bolteim em dia.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Daasg
Membro Júnior

sábado jul 12, 2014 11:19 pm

Pois eu entendo só que ainda por cima se ele realmente levou as vacinas não deve ter sido a muito tempo, tenho medo de o estar a sobrecarregar, mas isso depois discuto com o vet.
Muito obrigado pela ajuda!!
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado jul 12, 2014 11:21 pm

leve o cão ao veterinário e ele vai orientá-lo.

a historia do boletim está mal contada, o vet ia ficar com o boletim porque carga de água?

no seu lugar não perdia nem um minuto de vida a aprofundar o assunto.

levava o cãozinho e começava com outro vet da estaca zero.

boa sorte
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Daasg
Membro Júnior

sábado jul 12, 2014 11:38 pm

Netherwing Escreveu:leve o cão ao veterinário e ele vai orientá-lo.

a historia do boletim está mal contada, o vet ia ficar com o boletim porque carga de água?

no seu lugar não perdia nem um minuto de vida a aprofundar o assunto.

levava o cãozinho e começava com outro vet da estaca zero.

boa sorte
Pois eu também acho muito estranho por isso é que estou de pé atrás e tenho duvidas se o cão terá realmente levado as vacinas.
Amanhã não sei se o vet está aberto se estiver vou já lá amanhã porque quero tirar esta história a limpo, primeiro porque não há necessidade de estar a sobrecarregar o bichinho se já tiver as vacinas e segundo porque quero saber a verdade...
Obrigado a todos mais uma vez!
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado jul 12, 2014 11:46 pm

assim a adivinhar eu diria que o animal não tem vacinas nehumas, mas os ex donos tiveram vergonha de dizer.

por isso, quase quase de certeza que não vai estar a sobrecarregar o animal.
mas isto sou eu a adivinhar, que não sei nada!

se quer tirar a história a limpo até me parece bem, ao menos sempre fica a saber.
mas acredite, quando as coisas parecem estranhas normalmente são mesmo.
de tudo que lhe disserem tire 90% e duvide dos outros 10%, porque quem não tem nada a esconder, diz a verdade logo.

o mais importante é o seu pastor ter saúde, muitos e bons anos. ;)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Daasg
Membro Júnior

sábado jul 12, 2014 11:54 pm

Pois é provavel que não tenha :/
Mas também o mais tardar segunda feira já tiro essa história a limpo e depois vou a um vet de confiança tratar do assunto.
Sim o mais importante é que ele dure muitooos anos mesmo!!
Agora quando houver possibilidade quero fazer-lhe um check up por causa das displasias como não sei as origens dele é sempre complicado.

Off-topic: Aproveito para dizer que vou postar umas fotos dele no topico das fotos.
Responder

Voltar para “Cães”