liberdade condicional.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

domingo jul 13, 2014 12:43 am

O anja-azul eu se pudesse tb tinha uma matilha de caes, não posso tenho só 1.

Quanto ao não me preocupar que os bichos não desaparecem, até pode ser que não.

Mas incomoda-me intervenções cirurgicas completamente desnecessárias e quase que aposto que os bichos preferiam evitar esse tipo de intervenções, olhe eu pelo menos gostava de manter os "meus" é só o que posso dizer...
Sei que são situações distintas mas mete me impressão.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 13, 2014 12:49 am

icecosta Escreveu:O anja-azul eu se pudesse tb tinha uma matilha de caes, não posso tenho só 1.

Quanto ao não me preocupar que os bichos não desaparecem, até pode ser que não.

Mas incomoda-me intervenções cirurgicas completamente desnecessárias e quase que aposto que os bichos preferiam evitar esse tipo de intervenções, olhe eu pelo menos gostava de manter os "meus" é só o que posso dizer...
Sei que são situações distintas mas mete me impressão.
pois...o problema é sempre o mesmo. fazem comparações sem esquecer que há diferentes escolhas. o enhor pode escolher ou não usar metódos contracetivos. os animai, não. o senhor se for responsável, pode evitar que a sua cadela ou gata engravide. mas acha que a maior parte da população faz isso?
eu moro num sítio onde os gatos são às dezenas. toda a gente brama porque fazem barulho, ujam, estragam, etc. as esterelizações dos abandonados são à borla. mesmo assim, muitos não querem. preferem ter as ninhadas e virem po-las à porta do vizinho
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo jul 13, 2014 12:49 am

Mas quem é que nos deu o direito de andar a esterilizar tudo o que é bicho para controlarmos a população? Isto parece mesmo uma medida que o hitler tomaria.
e quem nos deu o direito de andar armados em Deus a criar e apaerfeiçoar raças, e a fazer negócios com animais no fundo do quintal? Quem nos disse que somos senhores do destino dessas mesmas raças e podemos esticar até alguns exemplares nascerem literalmente doentes? E quem nos disse que podíamos criar a torto e a direito até haver populações descontroladas de gatos e caes que acabam passados a ferro no alcatrão porque nós na realidade não medimos as consequências dos nossos actos?
Não me entenda mal, sou contra a castração porque é tirar um dos propósitos principais de vida a um animal, mas em casos extremos é um mal absolutamente necessário.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
icecosta
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 12:55 am

Compreendo mas continuo a achar que o fim não justifica os meios, acho que o problema podia passar mais por responsabilizar os donos, e educar em vez de castrar os animais a torto e a direito, olhem o caso do pitbull a lei foi feita para terminar com a raça, só os animais com lop é que podem reproduzir o pitbull não é uma raça reconhecida não pode reproduzir (pelo menos é a ideia que tenho)

Quanto á questão do apuramento das raças e tudo o que dai degenerou acho que dava pano para mangas discutir isso, embora tb não possa concordar com a quantidade de animais com doenças geneticas que andam por ai.

Quanto á parte do negócio tb não concordo muito mas é a natureza humana

Se calhar começamos foi a preocupar-nos com o excesso de população tarde demais é o que é...
Última edição por icecosta em domingo jul 13, 2014 1:01 am, editado 1 vez no total.
Charlie2
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 1:00 am

Compreendo mas continuo a achar que o fim não justifica os meios, acho que o problema podia passar mais por responsabilizar os donos
há oito anos que uma a duas vezes por semana faço isso. Se meia dúzia me ouviram foi muito. Sabe quais são as frases que mais ouço? «ele gosta de ir dar a voltinha dele», ou «ela tem que ter bebés».
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 13, 2014 1:00 am

e voltando à conversa do cotume e que nunca leva a lado nenhum.
o cão max anda completamente desesperado. vai constantemente ao psicólogo por caua do trauma da castração. olha à volta e vê-se rodeado por 3 garinas. um verdadeiro harém. mas que pode o pobre fazer? está castrado. e elas também.
no que respeita aos gatos, a coisa piora. a cinderela do alto do micro ondas, vê 4 lindos mancebos. já lhe cresce água na boca. azar. estão castrados e ela, também.
estão infelizes? não parece. a gata já vai para os 16 anos e o cão para ps 13.

Nunca tiveram ninhadas e não estão nada chateados com isso. humanizar os animais é que não me parece normal. ma há verdadeiras bestas entre os profisionais da saúde animal. um vet ficou muito escandalizado por eu ter esterelizado a cinderela. é linda. toda branca, peluda, de olho azul. mas o espertalhão equeceu-se de um pormenor. quem lhe disse que os filhos iam ser iguais? e se ninguém os quisesse? era ele que ficava com eles?
anja-azul
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 1:12 am

responsabilizar os donos? :D :D eles preocupam-se muito com isso. como se preocupam se o animal tem frio, fome, está doente. e preocupam-se tanto que ao verem a gata ou a cadela prenha, é xuto no ... como se a culpa fosse do animal. ele limitou-se a seguir o instinto. a obrigação do dono é tomar medidas. mas nem a cabeça dá para tanto, nem a vontade é muita (nenhuma).
Como os abandonados não nasceram das pedras, já tiveram dono. e muitos se estivessem castrados , não seriam abandonados. porque esta gente está para andar de esfregona na mão quando a cadela tem cio, quando o cão ou o gato marcam território :roll:
icecosta
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 1:13 am

Reconheço que provavelmente fico mais eu incomodado com a ideia das castrações que provavelmente os animais :D

É lamentavel é o que é, é um mundo de humanos e os animais é que sofrem as consequencias.

E depois lá está meter juizo na cabeça das pessoas ás vezes não é nada fácil.

O meu cão foi castrado, pelos antigos donos eu pessoalmente nunca o teria feito, só o conheci quando o adoptei e já estava castrado.
Ahhh e ainda por cima a condição para adoptar o cão era pagar a castração que já tinha sido realizada, eu lá fui ver o cão e confesso foi amor á 1ª vista pagava mais meia duzia de castrações para ficar com ele :) é um animal fantástico.

Pelo que não tenho forma de comparar se existiu alguma alteração a nivel comportamental, mas honestamente o animal parece-me perfeitamente feliz consigo próprio :D

Mas aconteceu-me algo insólito ( e lá está vem dar razão aqueles que se queixam dos criadores de quintal ) quase todos os dias levo o meu cão a correr durante 1 hora, num desses dias vou pela rua fora com o cão e para-me um carro no meio da rua ( uma senhora que eu já tinha reparado que por vezes passava e ficava a admirar o cão ) e pergunta-me a mulher se eu me importava de deixar o cão cruzar com a cadela dela que é da mesma raça e eu fico tipo ahhhh?! O cão está castrado desculpe lá :)

Porra quem é que se lembra de parar no meio da rua para perguntar isso?!

E o meu cão continua a marcar território se calhar não o faz é tantas vezes , mas quando vamos a passear na rua para nas arvores todas.
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

domingo jul 13, 2014 8:50 am

Curioso como das respostas que damos só retiram o que interessa contra argumentar.

O meu raciocínio é só um:
se todos contribuirmos um pouco, independente de para quem contribuímos, o mundo será bem melhor.
Isto porque, com a diversidade de opiniões naturalmente, vai conseguir-se chegar a todos.

Se somente ficarmos a julgar as opções dos outros, não contribuímos em nada para a melhoria de vida de uns ou outros.

Para mim, são-me completamente indiferente as ações dos outros, desde que não colidam comigo.
Se A quer ajudar animais mas não pessoas, se B quer ajudar pessoas mas não animais (desde que não façam mal a quem não ajudam)

Para mim o importante são as minhas ações.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo jul 13, 2014 10:42 am

Charlie2 Escreveu:
Joie2 Escreveu:
cbraga Escreveu:Espero que o/a icecosta tenha ajudado essas pessoas, enquanto outros ajudaram os animais.

:wink:
«espero que faças, espero que digas».... e se nos preocupássemos mais com o que fazemos, retivéssemos o que os outros dizem que nos pode ajudar e o aplicássemos, ao invés de subrepticiamente apontar o dedo em tom de crítica a quem opina de forma diferente?

Aqui, as/os criticadas/os têm sido os que se preocupam com uma causa (animal) tão justa como a que querem impingir. Cada pessoa escolhe a quem, como e porquê quer ajudar, certo?
Joie2
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 10:46 am

Charlie2 Escreveu:
Quanto à questão de ajudar animais ou pessoas, não me parece que tenha de haver aqui um "ou". Cada um faz o que pode, e o que acha correto. Não faz sentido, (na minha opinião) criticar este ou aquele porque não ajuda as pessoas, ou porque despreza os animais, ou vice-versa.

claro que não, mas depois ele que não venha dizer que vive num país de mer** com um governo de mer**, com pessoas de mer**. Porque se não faz nada além de eventualmente levantar o cu da cadeira para ir votar também não tem direito a opinião.
Eu sinceramente não consigo dar-me com pessoas que tenham dualidades de critérios. Acho desprezar uma espécie e amar incondicionalmente outra não é saudável, porque quanto mais não seja dificulta/turva a percepção e compreensão do mundo em que vivemos. E dá casos clínicos do catano.

Desprezar uma espécie em prol de outra? Porquê, não se podem juntar, as causas? :roll:
Tyger5
Membro Júnior
Registado: domingo fev 16, 2014 11:37 am

domingo jul 13, 2014 11:55 am

E esse tema da esterilização, eu não sou contra nem a favor. Depende dos casos.
Se a animal em questão for uma gata vadia que a cada cio tem uma ninhada, anda por aí pele e osso e os filhotes morrem pelos cantos, sou a favor, é melhor a bichinha passar pelo "desconforto" digamos assim, do que passar por essa situação.
No caso de animais domésticos, é, como tudo ( ou quase, decisão dos donos.
O meu cão não é esterilizado, e o meu gato é (Este último por razões comportamentais e saúde)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jul 13, 2014 2:09 pm

E eu aparentemente estou cheia de sorte! Apareceram duas famílias mesmo muito boas para este cão e a dificuldade vai ser escolher.

Ambas são a favor da castração ou não, dá-lhes um bocado igual, porque não são dados à ninhada mas sabem que o acalmará muito ligeiramente. Ambas já tiveram diversos cães de raças que necessitam de firmeza.

Não vou ter que ver o IRS, e essa parte é muito boa!
Joie2
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 5:33 pm

Cá a mim nunca ninguém me pediu IRS quando adoptei (mas também nunca mais se preocuparam com os animais (exceptuando os donos do último adoptado que assim, que souberam dos problemas de saúde do cão que me deram, desapareceram não fosse eu devolvê-lo) e isto sim, é que me faz confusão, a falta de interesse em saber dos animais que, um dia, estiveram sob tutela deles.

Se não houver animais maltratados e abandonados deixa de haver "amiguinhas dos animais" :twisted:
Charlie2
Membro Veterano

domingo jul 13, 2014 6:11 pm

epah, há uma associação que faz uma argolada, de repente toda a gente acha que é norms as associações pedirem o IRS.
Menos drama minha gente, quem quer mesmo adoptar um animl consegue.
Responder

Voltar para “Cães”