Metologia inglesa vs metologia germanica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado set 02, 2006 10:24 am

O que acontece é que não se dá 2 tipos de comando para um mesmo comportamento - embora genéricamente sejam "o mesmo " comportamento, na prática são muito diferentes. A execução técnica, velocidade e atitude exigidas em treino/competição não têm nada a ver com as que se esperam no quotidiano.

Exemplo já aqui citado é o do "fuss": em treino ou competição pretende-se que o cão caminhe com o ombro encostado ao joelho esquerdo do guia, com o olhar fixo nele e mantendo uma atitude enérgica e alegre. No quotidiano basta com que o cão caminhe ao nosso lado, olhando em frente, disfrutando do passeio. Logo parece lógico que não se utilize o mesmo comando para ambas as situações.

Como os cães não sabem línguas, do que se trata é apenas de diferenciar, com comandos diferentes, os níveis de execução pretendidos, e isso o cão compreende perfeitamente.

Em situações do quotidiano, e porque podem evitar problemas ao cão ou a terceiros, há apenas dois comandos que considero fundamentais - o "deita" e o "aqui". Estes devem ser obedecidos rapidamente pelo animal, daí que, para quem faz treino desportivo, deva utilizar em todas as situações o mesmo comando.

Cumprimentos

José Carlos
rh_ridgeback
Membro
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Contacto:

domingo set 03, 2006 2:33 pm

Em situações do quotidiano, e porque podem evitar problemas ao cão ou a terceiros, há apenas dois comandos que considero fundamentais - o "deita" e o "aqui".
Quanto a mim, eu acho importante parar o cão, seja com "aqui" ou "fica" ou qualquer posição á distância. De resto o "senta" (e de preferência também "deita). Considero isto o essencial para o dia-a-dia. Emboa existam einda diversos outros comandos práticos 8)
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

terça jul 08, 2014 7:15 pm

Bom tópico, pena que tenha ficado parado no tempo.

É caso para dizer que muitos bons users já se divorciaram deste fórum (infelizmente também não existe alternativa).

Alguém que por cá ande conhece mais literatura sobre o método germânico?

P.S.: existe alguma escola em Portugal (estou a falar a nível nacional, pública ou privada) que ainda actue segundo o método germânico?
NelsonGomes
Membro Júnior
Registado: quarta dez 30, 2009 1:18 am

segunda jul 14, 2014 6:16 pm

Só tenho uma duvida quando quer fazer exercicios á distancia como faz? com uma guia comprida?e como vai recompensar o cão por ter feito o que pediu?diz-lhe o "muito bem" a´distancia?não parece que seja o suficiente para reforçar um comportamento, ou vai ter com o cão para fazer uma festa?assim perde o tempo exato para reforçar algum comportamento.Os cães de mondioring trabalham independentemente do barulho,chega a haver comida em prova e eles não param para comer,treinam com mais cães no campo e nenhum deles se desconcentra.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jul 14, 2014 8:26 pm

eu tenho uma dúvida, não é metodologia? Agora baralhei-me...
Última edição por Charlie2 em terça jul 15, 2014 10:18 am, editado 1 vez no total.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

segunda jul 14, 2014 11:28 pm

Boas, confesso que sou um leigo no que toca a treinar caes, já tive vários amigos de 4 patas e sempre os ensinei a obediencia básica, o actual não é excepção.

Mas gostava de apreender mais a respeito do treinamento de cães, e a metodologia germanica atrai-me pelo que tenho lido.

Alguem me recomenda um bom livro? para começar a apreender mais algumas coisas desta metodologia
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

terça jul 15, 2014 1:29 pm

Eu não consigo perceber como se fica atraído por uma metodologia de treino em que os cães de orelhas para trás, cabeça baixa e lentidão na realização dos comandos são uma constante, mas se calhar sou eu que estou mal.

Quanto ao cão obedecer "melhor" em todo o lado... chama-se generalização e funcionará com qualquer método desde que bem aplicado.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

terça jul 15, 2014 1:59 pm

Não sei mas acho que sinto mais confiança neste tipo de metodologia, desta forma sei que o cão faz as coisas pq me quer agradar e não pq a seguir lhe vou dar uma guloseima, é capaz de ser mais complicado de treinar o cão desta forma mas os resultados tb serão diferentes.

Quanto ás orelhas para baixo não noto isso no meu cão, sinto é mais dificuldade em faze-lo responder "lá está fruto de não existir guloseima"

O que normalmente faço para mante-lo interessado é brincar com ele enquanto meto uns exercicios pelo meio e regra geral vai funcionando.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça jul 15, 2014 2:04 pm

icecosta Escreveu:Não sei mas acho que sinto mais confiança neste tipo de metodologia, desta forma sei que o cão faz as coisas pq me quer agradar e não pq a seguir lhe vou dar uma guloseima, é capaz de ser mais complicado de treinar o cão desta forma mas os resultados tb serão diferentes.

Quanto ás orelhas para baixo não noto isso no meu cão, sinto é mais dificuldade em faze-lo responder "lá está fruto de não existir guloseima"

O que normalmente faço para mante-lo interessado é brincar com ele enquanto meto uns exercicios pelo meio e regra geral vai funcionando.
Ou seja apenas substituiu o reforço 8)
O reforço positivo não tem de ter obrigatoriamente comida pelo meio, uma bola, um churro ou outro brinquedo também são excelentes reforços para certos cães, bem como uma corrida com o dono pode ser um excelente reforço par outros (tal como tantos outros reforços que podem existir variando de cão para cão)

Já agora para quem não acredita em cães de trabalho (cães polícias) treinados com recurso ao reforço positivo:
https://www.facebook.com/loehranimalbeh ... ream_ref=5
:)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

terça jul 15, 2014 3:06 pm

Mesmo em Portugal o treino policial é feito com uso de reforço positivo.
Responder

Voltar para “Cães”