Ajuda - Cão não pára de ladrar à noite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoansJojo
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2014 12:14 pm

terça jul 15, 2014 8:56 am

Bom dia,

Precisava de alguns conselhos. A minha cadela de 8 meses não para de ladrar à noite. Ela dorme no exterior onde tem relva, uma casota, está protegida da chuva e possui sempre os seus brinquedos e água fresca. Normalmente quando a pomos lá fora à noite ela ladra durante 20 minutos e eventualmente acalma-se. Mas há noites em que ela fica duas horas a ladrar sem parar, principalmente porque ouve outros cães a "responder". Tenho receio que os meus vizinhos se cansem desta situação (porque até a mim me incomoda) e não sei o que poderei fazer. Sei que devemos cansa-la o mais possível para ela libertar toda a energia mas agradecia mais umas dicas.

Obrigada pelo Vosso sempre apoio e conselhos.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

terça jul 15, 2014 9:18 am

Os caes á noite gostam de dormir com a matilha, ao po-la lá fora durante a noite está a separa-la do resto da matilha.
Ainda por cima pelos vistos tem ai caes que contribuem para escalar o problema, experimente cada vez que ela começar a ladrar voce vai lá e manda-a calar, quando ela calar voce de-lhe uma recompensa.

Ou então ponha-a a dormir dentro de casa, o meu patudo deixo-o dentro de casa, ele está completamente habituado e não faz nada dentro de casa.
Ainda assim fica a dormir na cozinha, durante a noite arranja sempre maneira de abrir a porta da cozinha e acaba por vir dormir pra minha beira é danado.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça jul 15, 2014 10:05 am

icecosta Escreveu:experimente cada vez que ela começar a ladrar voce vai lá e manda-a calar
Não, vai reforçar o comportamento.

pensamento do cão= quando eu ladro, o dono aparece.

A atenção, ainda que negativa, não deixa de ser atenção.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano

terça jul 15, 2014 10:10 am

Aos 8 meses já deveria de ser capaz de aceitar com tranquilidade o facto de estar só, por períodos razoáveis.
Conforme referiu, o gasto de energia é muito importante.
Que atividades tem durante o dia? Tem acesso à casa e só à noite e que fica só?
Tem contacto com os donos durante quanto tempo?
Como estamos a nível de obediência?
Estas questões têm que ser respondidas e analisadas (entre outras), ainda assim, informe-se sobre o treino com crate.

Boa sorte,
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
JoansJojo
Membro Júnior

terça jul 15, 2014 10:50 am

Obrigada desde já pelas respostas.

Ela na nossa ausência (ambos trabalhamos) fica lá fora. Sempre que estamos em casa fica connosco dentro de casa. Aos fins-de-semana fica connosco em casa só dorme lá fora. Durante a semana fazemos dois ou pontualmente três passeios diários. No passeio do final do dia tento sempre colocar corridas, apanhar a bola, brincar com outros cães, mas nem sempre é possível. Ao nível da obediência esta francamente melhor neste ultimo mês. Obedece ao sentar mesmo quando existem outros cães perto (há um mês isto era impossível), vem ter connosco quando a chamamos, no geral está mais calma. O aumento de obediência dela foi um efeito secundário (e muito agradável) de a ter começado a passear (durante apenas um dos passeios) com a trela easy walk. Ela puxava muito e sufocava e muitas vezes puxava com tanta força quando via um cão que por múltiplas vezes quase que caí. Foi esta a razão de ter comprado o easy walk e desde ai mesmo sem a trela ela tornou-se muito mais obediente. Ou então é simplesmente por ela estar a crescer e nos estarmos todos a entender melhor :)

Mais uma vez obrigada pela Vossa ajuda.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça jul 15, 2014 11:38 am

Se passa o dia dentro de casa, porque raio dorme na rua?!?!?!?! :roll: Se dormir em casa provavelmente deixará de ladrar.... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

terça jul 15, 2014 12:21 pm

TheOne Escreveu:Se passa o dia dentro de casa, porque raio dorme na rua?!?!?!?! :roll: Se dormir em casa provavelmente deixará de ladrar.... :roll:
Eu também sugeria exactamente o mesmo. Porque de dia são mais ativos e podem fazer as asneiras que quiserem, de noite estão mais calmos, e não há tantos chichis espalhados pela casa. Os meus cães vivem e dormem dentro de casa, e embora alguns cães dos vizinhos se fartem de ladrar à noite os meus nunca respondem. Pelo menos comigo é assim, eles andam muito energéticos durante o dia mas durante a noite sossegam (tenho um cachorro de 4 meses, e outro de 4 anos e portam-se bem à noite), nunca tive problemas com o latir deles.
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jul 15, 2014 2:17 pm

LFGomes Escreveu:
icecosta Escreveu:experimente cada vez que ela começar a ladrar voce vai lá e manda-a calar
Não, vai reforçar o comportamento.

pensamento do cão= quando eu ladro, o dono aparece.

A atenção, ainda que negativa, não deixa de ser atenção.
Por acaso discordo, desta vez. Passei por isso. As noites de verão são piores porque eles dormem de dia, quase que nada os faz mexerem-se... e resta muita energia de noite.

Se há coisa que me chateia é um cão a ladrar "porque sim". Seja meu ou não seja. Se for meu tento resolver. Nestas noites de verão é um ladrar como que a comunicar com os outros. Portanto ela não estará (penso eu) que a ladrar para pedir atenção. Logo não existirá reforço nesse sentido.

Portanto, comigo, levantei-me e fui lá. Dias a fio. Tantas vezes quantas as necessárias, durante a noite. E obviamente cheguei lá, ralhei e mostrei-me bastante desagradada e mandei-o para a cama dele. Infelizmente, a maior parte das pessoas, não está para isso.

Outra coisa que noto é que ele não ladra quando está solto. Vai averiguar o que lhe interessa e não ladra para o ar quando está solto. Que fica, toda a noite e parte do dia. Se estiver preso, já é mais chatinho.

E é descobrir coisas que lhe desagradem e usar nessa altura. Como o meu cão acha pouca graça a água e a tomar banho, um pano molhado pode ser mais persuasor que uma palmada ou um ralhete!
Última edição por srYuki em terça jul 15, 2014 10:20 pm, editado 1 vez no total.
LFGomes
Membro Veterano

terça jul 15, 2014 2:46 pm

srYuki

Então se ralharmos com o cão não lhe estamos a dar atenção?
De qualquer modo, dar com panos molhados ou afins, também não faz parte da minha forma de trabalhar, portanto aqui também não há muito a dizer.

JoansJojo,

O facto do cão estar condicionado não é igual a estar mais obediente.
Estará mais obediente, quando andar nos passeios ao seu lado (sem nada que o condicione) com uma trela normal, quando sentar (e ficar sentado) ao comando, quando vier à chamada e por aí fora.

E esse desgaste de energia, é só físico? e é suficiente?

Eu não sou fã que exista tanta incoerência na vida no cão. Hoje não fica em casa durante o dia, mas amanhã fica porque é sábado. O cão deve ter rotinas iguais, todos os dias. Aceito que possamos abrir exceções, mas não na fase em que os estamos a educar, como é o caso.

Será que o cão dentro de casa ficará calmo se estiver sozinho? Ou terá ansiedade por separação (por exemplo) e não quer ficar sozinho nem em casa nem no exterior...?

Resolver um problema é sempre muito mais fácil quando reflectimos e concluímos onde está o nosso erro. Porque de uma coisa tenha a certeza: a culpa é sempre nossa, nunca do cão.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
miguel1964
Registado: sexta mar 14, 2014 3:25 pm

terça jul 15, 2014 5:05 pm

Caros,

Eu também tinha este problema... E resolvio-o de 2 formas: cansando o meu cão até à exaustão com brincadeiras, corridas, etc e quando não podia e ele estava cheio de energia dava-lhe um osso para ele morder. Desde que ele estivesse cansado ou entretido ele nunca mais ladrou...

Espero ajudar...
miguel1964
Registado: sexta mar 14, 2014 3:25 pm

terça jul 15, 2014 5:09 pm

TheOne Escreveu:Se passa o dia dentro de casa, porque raio dorme na rua?!?!?!?! :roll: Se dormir em casa provavelmente deixará de ladrar.... :roll:
Mas ainda melhor: porquê é que ele passa o dia dentro de casa ?.... se passar o dia e noite fora de casa provavelmente não ladrará.

Ou continuando nesta lógica porquê não lhe arranjar companhia para dormir ? Outro cão ou talvez ele prefira um gato....

Isto há cá cada um !!!!
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jul 15, 2014 10:04 pm

LFGomes Escreveu:srYuki

Então se ralharmos com o cão não lhe estamos a dar atenção?
Não de forma a dar-lhe atenção.
Isto porque ele não a pediu, porque se estava a comunicar com outros cães. Estava a fazer outra coisa que não chamar o dono. Já se estiver a ladrar para chamar o dono cá fora, é diferente. Não sei se me faço entender.

Quanto ao método. Não é o mais simpático ou socialmente correcto, de facto não é. Também não é para ele gostar, portanto ele faz determinada coisa e tem uma consequência. Mas funciona com este cão, que é de porte médio/grande. (isto para não lhe chamar castigo, que lendo por alto fiquei sem saber se isto seria um castigo positivo ou negativo).

Penso que essencialmente devemos adaptar o conhecimento que adquirimos ao indivíduo com o qual lidamos e ao que funciona melhor com ele e connosco.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jul 15, 2014 10:08 pm

Por acaso discordo, desta vez. Passei por isso. As noites de verão são piores porque eles dormem de dia, quase que nada os faz mexerem-se... e resta muita energia de noite.
Estou a imaginar um dono de trela na mão e o cão na espreguiçadeira junto á piscina com a pata levantada a dizer: «não lacaio, agora está muito calor» :lol: :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
JoansJojo
Membro Júnior

quarta jul 16, 2014 8:52 am

Mais uma vez obrigada pelas Vossas sugestões.

LFGomes : De facto existe incoerência na vida da minha cadela devido à nossa própria vida com desafios e obrigações profissionais e pessoais. Mas na minha opinião apesar de novata nestes assuntos, esta incoerência é bem mais saudável do que a vida coerente, com rotinas iguais, no canil onde a fomos buscar aos três meses de idade subnutrida, escanzelada e profundamente insegura e carente. Será que somos nós a errar? Possivelmente sim. Possivelmente o erro estará em nós. Mas tentamos minimizar ao máximo esse erro e penso que lhe estamos a dar uma vida muito mais feliz assim como ela também nos traz alegria. Mesmo com as incoerências a que não podemos fugir. E para minimizar esse erro é que venho aqui em busca de mais informação e ajuda de pessoas mais experientes nestes assuntos.

Ontem à tarde depois de muito exercício, correria e brincadeira com outros cães a minha cadela dormiu sossegadinha e feliz lá fora no seu sítio habitual.

Muito obrigada a todos que se interessaram pelo assunto e por partilharem as vossas experiências e opiniões.
LFGomes
Membro Veterano

quarta jul 16, 2014 9:09 am

Bom, apenas para clarificar porque parece-me que as minhas palavras não foram interpretadas da melhor forma.

Antes de mais, parabéns por ter ido buscar a cadela ao canil, porém, não vejo a relação entre uma coisa e outra.

Independentemente do animal vir do canil, da rua, ou de um criador, as necessidades são exatamente iguais. Não é porque vem de uma condição desfavorecida que temos o direito de achar que qualquer coisa é melhor do que a sua situação anterior.

Quando falei em incoerência, referia-me à ausência de rotina.

Mas, pelo que parece até já resolveu o problema, portanto, já não há muito mais a aconselhar.

Felicidades.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”