Documentário BBC cães com pedigree

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça jul 22, 2014 12:52 pm

Tumbleweed Escreveu:(...) Fez várias ecografias para despistar malformações? Isso é eugenia.
Aaaaiiiii que nostalgia.... assim de repente só me ocorreu: "Recebeu flores de um desconhecido? Isso é Impulse!" :lol: :lol: :lol: :lol: 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jul 23, 2014 12:36 am

cum caraças, não há facepalms suficientes....
Aliás, nós até fazemos como em Esparta, se nasce com malformação, amanda pela ribanceira abaixo, assim á «300» e tudo. E volta e meia dá-nos uma de nazis e castramos homens e mulheres com deficiência, não vá o diabo tecê-las... opah!
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta jul 23, 2014 1:39 am

Charlie2 Escreveu:cum caraças, não há facepalms suficientes....
Aliás, nós até fazemos como em Esparta, se nasce com malformação, amanda pela ribanceira abaixo, assim á «300» e tudo. E volta e meia dá-nos uma de nazis e castramos homens e mulheres com deficiência, não vá o diabo tecê-las... opah!
Não. Fazemos ecografias e amniocenteses e abortos a fetos com mal-formações, e fazemos planeamento familiar e consultas de aconselhamento genético.

Leia o conceito de eugenia, porque de facto não há facepalms suficientes para tanta ignorância.
Charlie2
Membro Veterano

quarta jul 23, 2014 10:27 am

Tumbleweed Escreveu:
Charlie2 Escreveu:cum caraças, não há facepalms suficientes....
Não. Fazemos ecografias e amniocenteses e abortos a fetos com mal-formações, e fazemos planeamento familiar e consultas de aconselhamento genético.

Leia o conceito de eugenia, porque de facto não há facepalms suficientes para tanta ignorância.
já o li, mas primeiro: Não se fazem abortos por dá cá aquelha palha. Não chega lá, e «eia pah este não está bem como devia ser», e aborta-se. A menos que se detecte alguma coisa (e que seja mesmo incapacitante ou não permita qualquer qualidade de vida ao feto) até aos 4 meses de gravidez, que nem sempre acontece.
Segundo: Planeamento familiar? Já viu algum estudo que cruze quem o faz com quem não faz (entenda-se, mais que faze ros parcos exames de rotina que a maioria da classe média/baixa está sujeita)? Pois, também me pareceu que não.
Aconselhamento genético? :lol: Sabe quanto custa isso? Acha que há mesmo muita gente que o faça? Pooois.
Para finalizar, eu sei que hoje nós manipulamos praticamente tudo á nossa volta, mas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eugenia

«Eugenia é um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido". Galton definiu eugenia como "o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente".[/b] O tema é bastante controverso, particularmente após o surgimento da eugenia nazista, que veio a ser parte fundamental da ideologia de "pureza racial", a qual culminou no Holocausto. Mesmo com a cada vez maior utilização de técnicas de melhoramento genético usadas atualmente em plantas e animais, ainda existem questionamentos éticos quanto a seu uso com seres humanos, chegando até o ponto de alguns cientistas declararem que é de fato impossível mudar a natureza humana.

O termo "eugenia" é anterior ao termo "genética", pois este último só foi cunhado em 1908, pelo cientista William Bateson. Numa carta dirigida a Adam Sedgewick, datada de 18 de Abril de 1908, Bateson usou pela primeira vez o termo genética para descrever o estudo da variação e hereditariedade.3

Desde seu surgimento até os dias atuais, diversos filósofos e sociólogos declaram que existem diversos problemas éticos sérios na eugenia, como a discriminação de pessoas por categorias, pois ela acaba por rotular as pessoas como aptas ou não aptas para a reprodução».

http://en.wikipedia.org/wiki/Eugenics continua a ser para leigos, tal como o anterior, mas está mais bem escrito.
Acho que tem de ler o conceito de eugenia, porque não aconteceu no passado, acontece todos os dias. E ainda bem que acontece.
pois, por isso é que andamos todos aí loirinhos d eolhos azuis a marchar... é a eugenia! Enfim
Última edição por Charlie2 em quarta jul 23, 2014 10:41 am, editado 2 vezes no total.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie2
Membro Veterano

quarta jul 23, 2014 10:37 am

TheOne Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:(...) Fez várias ecografias para despistar malformações? Isso é eugenia.
Aaaaiiiii que nostalgia.... assim de repente só me ocorreu: "Recebeu flores de um desconhecido? Isso é Impulse!" :lol: :lol: :lol: :lol: 8)
:lol: :lol: :lol:
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta jul 23, 2014 10:57 am

Charlie2 Escreveu: pois, por isso é que andamos todos aí loirinhos d eolhos azuis a marchar... é a eugenia! Enfim
É triste, depois de tantos links e tanto texto, continuar a achar que eugenia é andar todos lourinhos de olhos azuis a marchar :roll:
Charlie2
Membro Veterano

quarta jul 23, 2014 11:12 am

St0pAF Escreveu:
Charlie2 Escreveu: pois, por isso é que andamos todos aí loirinhos d eolhos azuis a marchar... é a eugenia! Enfim
É triste, depois de tantos links e tanto texto, continuar a achar que eugenia é andar todos lourinhos de olhos azuis a marchar :roll:
reparou na parte em que eu disse que manipulamos tudo á nossa volta? Não?
Já agora, vou dizer ás mães de dois amigos com síndrome de down que tenho, que o melhor era terem abortado... Afinal a eco deu-lhes logo a resposta em tempo de «tratar do assunto».
St0pAF
Membro Veterano

quarta jul 23, 2014 11:30 am

Charlie2 Escreveu:reparou na parte em que eu disse que manipulamos tudo á nossa volta? Não?
So what? se assim não fosse já estávamos extintos há muito tempo :roll: Adoro estes líricos que gostam de cuspir no prato mas não deslargam do tablet ...

Charlie2 Escreveu: Já agora, vou dizer ás mães de dois amigos com síndrome de down que tenho, que o melhor era terem abortado... Afinal a eco deu-lhes logo a resposta em tempo de «tratar do assunto»
Você (ia dizer "às vezes" mas arrepiei a tempo) gosta mesmo de tirar conclusões bombásticas. Se essas pessoas que conhece não optaram pelo aborto azar o delas, felizmente há muitas outras que o fazem - e é isso que está em causa :roll:
Charlie2
Membro Veterano

quarta jul 23, 2014 11:36 am

St0pAF Escreveu:
Charlie2 Escreveu:reparou na parte em que eu disse que manipulamos tudo á nossa volta? Não?
So what? se assim não fosse já estávamos extintos há muito tempo :roll: Adoro estes líricos que gostam de cuspir no prato mas não deslargam do tablet ...

Charlie2 Escreveu: Já agora, vou dizer ás mães de dois amigos com síndrome de down que tenho, que o melhor era terem abortado... Afinal a eco deu-lhes logo a resposta em tempo de «tratar do assunto»
Você (ia dizer "às vezes" mas arrepiei a tempo) gosta mesmo de tirar conclusões bombásticas. Se essas pessoas que conhece não optaram pelo aborto azar o delas, felizmente há muitas outras que o fazem - e é isso que está em causa :roll:
sim, eu percebi. A ética e humanidade são coisas tramadas, dá pano para mangas.
St0pAF
Membro Veterano

quarta jul 23, 2014 11:59 am

Se dá. A começar por definir o que é ética e humanidade em algumas situações
Charlie2
Membro Veterano

quarta jul 23, 2014 12:00 pm

St0pAF Escreveu:Se dá. A começar por definir o que é ética e humanidade em algumas situações
e aí vai sempre haver conflito de interesses. Aliás nunca houve consenso, nem definições exactas do que é humanidade, ética e eugenia, neste caso, ou do que é certo e errado nos 3 casos.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta jul 23, 2014 1:00 pm

Charlie2 Escreveu:
St0pAF Escreveu:
reparou na parte em que eu disse que manipulamos tudo á nossa volta? Não?
Já agora, vou dizer ás mães de dois amigos com síndrome de down que tenho, que o melhor era terem abortado... Afinal a eco deu-lhes logo a resposta em tempo de «tratar do assunto».
Mas as estatísticas mostram que mais de 90% dos fetos diagnosticados com trissomia 21 são abortados. Pensa-se que na Europa seja cerca de 96%.

E é recomendado às mulheres grávidas com mais de 35 anos que façam uma amniocentese, que é paga pelos sistemas nacionais de saúde, para estudo do cariotipo fetal.

Estas guidelines são criadas por organismos ligados ao estado. O estado paga os exames diagnósticos, e paga a interrupção de gravidez. E existe investimento no sentido de desenvolver procedimentos de diagnóstico mais rápidos e menos invasivos de diagnóstico fetal.

O termo eugenia foi, de facto, abandonado pelos motivos aos quais associa a palavra, mas a prática continuou bem viva.
AngusOg91
Membro
Registado: sábado jul 19, 2014 7:15 pm

quarta jul 23, 2014 11:56 pm

Ainda estamos na Arca de Noe? Esqueçam lá os egos e voltem ao assunto.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta jul 24, 2014 12:04 am

AngusOg91 Escreveu:Ainda estamos na Arca de Noe? Esqueçam lá os egos e voltem ao assunto.
exacto ;)
An ye harm none, do what ye will
Responder

Voltar para “Cães”