Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TiagoZE
Membro Júnior
Registado: quinta dez 15, 2011 8:55 pm

segunda jul 07, 2014 8:25 pm

Boas, sabem me dizer que se ao castrar o meu cão ele vai engordar ?
Rosanalves
Membro Júnior
Registado: sexta mai 30, 2014 5:33 pm

sexta jul 25, 2014 5:52 pm

A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e se vc não ceder às vontades do seu cãozinho, o peso poderá ser mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia. Por isso a atividade física é muito recomendada... Espero ter ajudado
Abraços :wink:
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sexta jul 25, 2014 7:36 pm

Li em qualquer lado já não sei aonde, e posso estar enganado que o animal não deve ser castrado em antes de atingir a idd adulta ou seja enquanto ainda está a crescer, quanto ao aumento de peso, desde que seja mantido o nivel de actividade fisica não haverá problemas de maior, contudo á rações no mercado próprias para animais castrados.
sofiaysabell
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 3:12 pm

sexta jul 25, 2014 11:16 pm

Pelo que sei há tendência para isso, tal como já foi dito, há um aumento do apetite. Os meus gatinhos castrados engordaram muito. Dos cães, um deles teve de ser castrado devido a problemas de saúde. O vet também disse que, devido aos mesmos problemas, ele tinha de comer menos. Desde então, castrado e com a alimentação controlada e ração apropriada, ele está bastante "elegante", em forma mesmo. Portanto, acho que é uma questão de controlar bem a alimentação.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jul 26, 2014 8:45 am

Não é só um aumento de apetite, e relacionar isto com a castração é desconhecer em absoluto a relação que há entre equilíbrio e desequilíbrio hormonal. Quando o cão é voraz e os donos lhe fazem a vontade, o cão engorda, seja castrado ou não.

É um facto conhecido que os indivíduos castrados acumulam gordura devido à supressão de uma parte das hormonas do seu sistema. Também é conhecido que há desregulações hormonais que fazem engordar.

Os veterinários recomendam o que recomendam porque contam com os mitos associados à castração, e então tentam que os donos não adoptem comportamentos lesivos para o cão castrado.

Na inversa dessas recomendações estão, por exemplo, as recusas ou evitamento que muitos deles fazem de castração de um animal já demasiado gordo.

No fim disto tudo, sim, o cão engordará depois de castrado, mas está nas mãos do dono vigiar a situação e não permitir que ele se torne obeso.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”