TiagoZE Escreveu:Dizem que a dela é cruzada de chow chow porque tem a lingua azul]
Quem é que disse isso?
De acordo com a Fédération Cynologique Internationale (FCI), o estalão da raça Sharpei, no que toca à boca, dispõe o seguinte:
"Mouth : Tongue, roof of mouth, gums and flews : bluish black is preferred. Pink spotted tongue permissible. Solid pink tongue highly undesirable. In dilute-coloured dogs the tongue is solid lavender.
Serious Faults: Spotted Tongue (except pink spotted tongue)
Eliminating Faults: Solid Pink Tongue"
Os Chow Chow e os Sharpei têm ambos como características uma lingua azul/preta.
O normal é o Sharpei ter a língua azul. Um defeito é ter manchas na língua ou ter a língua cor-de-rosa. Mas nenhum cão é perfeito e todos têm um ou outro defeito que se desvia da "perfeição" descrita no estalão. A FCI decreve o desvio na côr da lingua como uma falha grave ou factor de eliminação, mas com vista à competição em exposições de beleza. Do ponto de vista de um proprietário, é pouco importante. Esse cão é muito giro e tem ar de ser muito simpático e bem-disposto, o que é o mais importante.
O cão não tem LOP? Isso prova logo que é Sharpei.