Boa tarde,
Gostaria de saber a vossa opinião no que diz respeito a fatura/recibo quando compramos um animal (no meu caso um cão). Queria a vossa opinião: Costumam passar? Se não passarem o que acontece? Concordam?
Obrigada
FAturas na compra de um animal
Moderador: mcerqueira
Entre criadores de cães registados no CPC não é hábito passarem facturas. A maior parte não passa embora alguns o façam.
Nas lojas de animais passam factura.
A regra é: Se pratica uma actividade económica, tem que ter actividade aberta registada, pagar IVA, IRS e passar factura.
Caso não passem facturas nem paguem IVA ou IRS, a pessoa em causa terá que pagar o valor em dívida até ao momento (IVA e IRS desde que iniciou a actividade), juros de mora (atraso), e talvez haja uma coima pela irregularidade mas isso já não sei.
A maior dos criadores registados no CPC defendem-se dizendo que não vê a criação de cães como uma actividade económica, porque não envereda por esse caminho com o intuito de obter lucro, e fazer vida e profissão da canicultura.
Eu acho que a solução deve ser a de verificar se cada criador tem ou não um modelo de negócio e uma actividade estruturada de forma a que possa ser qualificada como uma actividade económica e, em função disso, aplicar o regime ou não.
Nas lojas de animais passam factura.
A regra é: Se pratica uma actividade económica, tem que ter actividade aberta registada, pagar IVA, IRS e passar factura.
Caso não passem facturas nem paguem IVA ou IRS, a pessoa em causa terá que pagar o valor em dívida até ao momento (IVA e IRS desde que iniciou a actividade), juros de mora (atraso), e talvez haja uma coima pela irregularidade mas isso já não sei.
A maior dos criadores registados no CPC defendem-se dizendo que não vê a criação de cães como uma actividade económica, porque não envereda por esse caminho com o intuito de obter lucro, e fazer vida e profissão da canicultura.
Eu acho que a solução deve ser a de verificar se cada criador tem ou não um modelo de negócio e uma actividade estruturada de forma a que possa ser qualificada como uma actividade económica e, em função disso, aplicar o regime ou não.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm
exija fatura..senão, se algo corre mal, não prova sequer que lhes comprou o cão.su21021021 Escreveu:Boa tarde,
Gostaria de saber a vossa opinião no que diz respeito a fatura/recibo quando compramos um animal (no meu caso um cão). Queria a vossa opinião: Costumam passar? Se não passarem o que acontece? Concordam?
Obrigada
fique bem
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm
exija fatura..senão, se algo corre mal, não prova sequer que lhes comprou o cão.su21021021 Escreveu:Boa tarde,
Obrigada
fique bem
A factura não é absolutamente indispensável para provar que lhe comprou o cão, se bem que seja aconselhável.JackTheRott Escreveu:
exija fatura..senão, se algo corre mal, não prova sequer que lhes comprou o cão.
fique bem
Na verdade há criadores que reduzem os contratos a escrito provando a existência da venda. No mínimo, caso não seja prática do criador passar factura, peça a redução a escrito do contrato com referência ao montante pago.
Mesmo assim, é possível provar que lhe comprou o cão sem qualquer contrato com dois documentos: fazendo uso da Declaração de Transferência de Propriedade no LOP do cão, preenchido pelo criador e ainda do comprovativo de transferência do pagamento para a conta bancária do criador, ou a cópia do cheque, admitindo que não pagou em dinheiro, o que é pouco comum.
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta mai 26, 2011 9:51 am
Aqui a questão e que a criadora nem me dá o cão nem me devolve o dinheiro... e eu sem fatura, apenas comprovativo de transferência bancária e chip no meu nome...
Como é que não tem o cão e tem o chip em seu nome?
<a href="http://shar.es/VzXzd" target="_blank">http://shar.es/VzXzd</a>
E não tem nenhum documento escrito assinado que contemple a venda do cão? Nunca devia ter feito a transferência assim, sem mais. Conheceu a "criadora" através do OLX ou é mesmo uma criadora registada no CPC? Agora não há muito a fazer. Telefone a criadora e diga que vai escrever uma carta de denúncia ao CPC, contactar o gabinete de apoio ao consumidor do seu município que resolve disputas jurídicas entre vendedores e consumidores e denunciar a actividade dela as finanças.
-
- Membro
- Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am
Eu penso que...
CHAMA-SE UM ACTO ISOLADO! Não passa factura, mas deve passar comprovativo de venda, será declarado no IRS e poderá pagar iva. Não há que ter dúvidas. Nem arranjar desculpas para fugir ao fisco.

CHAMA-SE UM ACTO ISOLADO! Não passa factura, mas deve passar comprovativo de venda, será declarado no IRS e poderá pagar iva. Não há que ter dúvidas. Nem arranjar desculpas para fugir ao fisco.

-
- Membro
Quem não declara a venda de cães está a fugir ao fisco. Quem tem negócio montado e não passa factura está a cometer uma ilegalidade. Desde que não haja denúncia não deve acontecer nada.AngusOg91 Escreveu:Não percebi como é que isso é suposto ajudar o utilizador que colocou a questão

Eu não posso passar factura porque não vendo nada... só compro.
Quanto ao comprar sem pedir factura, acontece quase todos os dias. Quando o valor é baixo, ou fazem desconto, não me sinto mal em não pedir... Quando o valor é elevado e o produto diz ser de 5 estrelas, apetece exigir tudo certinho!

-
- Membro
Qual é parte que não concorda?