Educar criança vs cachorrinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

segunda ago 25, 2014 11:09 pm

Uma palmada não ensina nada. Uma palmada na perspectiva de uma criança representa apenas medo.
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

terça ago 26, 2014 7:26 am

sarinhasc Escreveu:Uma palmada não ensina nada. Uma palmada na perspectiva de uma criança representa apenas medo.
Não duvido.

No entanto, uma dentada na perspectiva de uma criança, de um adolescente, de um adulto ou de um idoso representa medo, dor e se for uma dentada bem dada representa pontos.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça ago 26, 2014 9:31 am

sarinhasc Escreveu:Uma palmada não ensina nada. Uma palmada na perspectiva de uma criança representa apenas medo.
E só quem nunca teve filhos, ou levou um estalo na cara em público, fala que estalos resolvem alguma coisa. Toda a gente aponta o dedo ás criancinhas mas poucos se lembram dos pais das criancinhas. E também muito pouca gente pensa que as gerações descendem umas das outras, não apareceram por milagre.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça ago 26, 2014 9:34 am

Charlie2
eu dou importância ao obrigada, com licença, se faz favor, desculpe.. etc..
as minhas filhas, podem por vezes ser rebeldes em casa, por vezes dar uma resposta torta ou outra.
mas lá fora para com as pessoas não o fazem. uma tem 17 e outra 12, e até hoje não houve quem dissesse que elas não mostram respeito e educação.
podemos não mudar o mundo, mas podemos mudar o nosso mundo.

a Charlie não me conhece, mas acredite que não sacudo água do capote.
e falo do meu tempo (tenho 38 ) porque as coisas eram diferentes.
tenho professoras com quem troco mensagens e telefono, que me dizem que já não têm tempo para ser professoras, por causa de tudo o resto.
hoje em dia, vejo passagens de ano administrativas que me deixam fora de mim. se era para chumbar chumbavam e pronto. logo depois os poriam no tal curso, mas não os passavam e pronto.
é esta a geração que está, a do facilitismo, em que tudo lhe é dado. e depois claro o mundo é deles, e lá vem disto.
Charlie2
Membro Veterano

terça ago 26, 2014 10:33 am

Vandocasmm Escreveu:Charlie2
eu dou importância ao obrigada, com licença, se faz favor, desculpe.. etc..
as minhas filhas, podem por vezes ser rebeldes em casa, por vezes dar uma resposta torta ou outra.
mas lá fora para com as pessoas não o fazem. uma tem 17 e outra 12, e até hoje não houve quem dissesse que elas não mostram respeito e educação.
podemos não mudar o mundo, mas podemos mudar o nosso mundo.

a Charlie não me conhece, mas acredite que não sacudo água do capote.
e falo do meu tempo (tenho 38 ) porque as coisas eram diferentes.
tenho professoras com quem troco mensagens e telefono, que me dizem que já não têm tempo para ser professoras, por causa de tudo o resto.
hoje em dia, vejo passagens de ano administrativas que me deixam fora de mim. se era para chumbar chumbavam e pronto. logo depois os poriam no tal curso, mas não os passavam e pronto.
é esta a geração que está, a do facilitismo, em que tudo lhe é dado. e depois claro o mundo é deles, e lá vem disto.
Então, não é muito mais velha que eu. Simplesmente se as coisas mudaram foi porque a nossa geração permitiu. Não podemos dizer que no nosso tempo era tudo muito diferente, porque se as coisas mudaram, é porque globalmente houve a nossa permissão, individualmente claro que não vamos apontar dedos, e foi isso que eu quis dizer.
Folgo muito em saber que tem duas filhas educadas e que está a fazer bem o seu papel de mãe :) Se todos agíssemos dessa forma globalmente, a sociedade não estaria a trampa que está.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça ago 26, 2014 10:53 am

Charlie2
:P
concordo em absoluto com as suas últimas palavras!

Luanova
tudo o que escrevi, reitero.

boa sorte para todos
Charlie2
Membro Veterano

terça ago 26, 2014 10:57 am

Vandocasmm Escreveu:Charlie2
:P
concordo em absoluto com as suas últimas palavras!

Luanova
tudo o que escrevi, reitero.

boa sorte para todos
eu quis dizer se todos agíssemos localmente dessa forma a mudanaça seria global. Bolas, estou trocada hoje :lol:
LuaNova, também precisamos de mais gente assim :wink:
Charlie2
Membro Veterano

terça ago 26, 2014 11:16 am

sarinhasc Escreveu:Se quer ensinar a criança a não magoar o cão, não faz muito sentido dar-lhe uma palmada como método de aprendizagem. As crianças repetem tudo o que observam.
Como a criança tem 2 anos, está a passar pela fase do egocentrismo, ou seja e muito resumidamente, na realidade da criança, ela entende e sente que tudo se centra nela. O que muitas vezes leva a mesma a ter atitudes mais violentas ou reprováveis como, bater nos pais, morder outras crianças, não emprestar um brinquedo e fazer umas quantas birras até conseguir o que quer. ( se tiver interesse leia uma pouco sobre o desenvolvimento infantil na perspectiva de Piaget)

Provavelmente a crianca sentiu que o cão invadiu o seu espaço e certamente não está aceitar o mesmo, porque não concebe uma realidade da qual não faça parte. Juntando a isto, aposto que a criança não sabe como brincar com o cão e até uma certa idade todas as crianças precisam de orientação para brincar. Brincar também exige aprendizagem.
Na minha opinião não deveriam afastar ambos - sempre com um adulto por perto - isto só incentiva a criança a não aceitar o cão. Primeiro deveria ensinar a criança a brincar com um peluche aplicando sempre os mesmos termos, tanto no peluche como no cão para haver uma associação - dar o nome do cão ao peluche por ex. Posteriormente ensinar o que pode fazer e o que não deve fazer. Uma situação muito prática, leva a criança para ao pé do cão e o peluche também, você faz uma festinha na criança, depois faz uma no peluche e a seguir no cão. Depois de repetir isto algumas vezes, pede á criança para fazer o mesmo, uma festinha em você, outra no peluche e outra no cão. Claro que não vai aprender logo mas se todos os dias perder cinco minutos a fazer isto com a criança, ela vai aprender. E sempre que puxar as orelhas ou o rabo ao cão, diga que não porque magoa, e redireccione atenção da criança para outra coisa. Quando começar a entender pode levar ambos a passear e pode incentivar a criança a participar nas tarefas do cão. Os miúdos adoram ter tarefas "importantes" como os adultos.
excelente sarinhasc. Também adorei Piaget :wink:
Menoita
Membro
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

terça ago 26, 2014 4:37 pm

Está-se aqui falar de uma criança de 2 anos!!

Ainda há muita coisa que não entende, e é a primeira vez que começa ter consciência de diversos aspectos, nomeadamente dela própria, dos seus desejos e vontades. É uma fase confusa para eles, não sabendo como se exprimir correctamente, podendo mesmo sentir-se frustradas e extravasam com "violência".

Quem tem/teve crianças, certamente reparou que é por volta desta idade que começam as birras por tudo e mais alguma coisa, e que distribuem estaladas e mordidelas a torto e a direito e deitam tudo ao chão "só para irritar". Faz parte da idade, e faz parte dos pais saberem lidar com elas.
Não é porque estejam mal educadas, ou porque sejam de má índole. É porque não conseguem compreender, não conseguem lidar com o que sentem e não conseguem exprimir o que sentem.

Por isso a criança nesta idade precisa de ser ensinada do porquê de um comportamento ser incorreto e inaceitável. Precisa de ser ensinada de qual o comportamento a adotar. E precisa que lhe mostrem que se continuar o comportamento errado será responsabilizada!

Se o vosso sentido de responsabilização envolve castigo físico é lá convosco. O que não considero correto é que simplesmente se despache o assunto das reacções que consideramos incorrectas das crianças nesta idade (e volto a frisar, nesta idade) com um par de estalos.
Nem me parece nada coerente que se ensine a uma criança que não se deve bater, batendo-lhe!
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

terça ago 26, 2014 5:43 pm

Não sou mãe e ainda sou nova para isso, mas a educação começa desde cedo. E não é com bofetadas que lá vai. Falar, conversar e explicar de maneira fácil e compreensível para a criança como as coisas são assim é que se deve proceder. Por vezes bate-se e onde fica a explicação? Para mim bater nunca foi opção e tomo conta de crianças à alguns anos e não são meus filhos. Há que ensinar as crianças como se deve tratar um cão.
Outra coisa, não sabem como lidar com uma criança com 2 anos que ainda é um bebé nem quero imaginar quando chegar a adolescência. Uma criança com 2 anos repete por varias vezes a mesma asneira, é preciso é ter paciência e calma para explicar as coisas. Impedir que a criança bata no cachorro e explicar o porquê.
Eu tenho um cão de pelo comprido e muitas vezes as crianças puxam-lhe o pelo com força e explico como é que se deve fazer miminhos, se for um bebe pego lhe na mão e faço eu os movimentos corretos e eles adoram e ninguém se magoa. Eu fui criada às bofetadas e muitas vezes levei sem razão e sem culpa, e vivi sempre com medo de apanhar até aos 12 anos. Portanto bater para mim não resolve nada só magoa. Conversem..expliquem...ensinem...
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

terça ago 26, 2014 6:30 pm

pinkyone Escreveu:Concordo aliás de cada vez que batesse no animal, se fosse minha sobrinha, eu fazia uma grande festa e levava-a a comer um gelado.... :roll:
Uma palmada e um não bem forte nunca matou ninguém, agora as pessoas fazem isso uma vez a criancinha volta a repetir e desistem logo...Enfim
Por norma uma palmada não mata ninguém mas ensina exatamente o quê? Que valores são transmitidos à criança no momento em que se dá uma palmada? Nesta situação vai ensinar a menina a lidar com o cão? Vai ensinar a menina a brincar com o cão? Vai fazer com que a criança se sinta incluída na vida do cão? Vai fazer com que a criança entenda que se bater no cão vai magoar o mesmo?
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

terça ago 26, 2014 6:51 pm

Lá está, na realidade a palmada não ensina nada.
Apesar de ás vezes recorrer a palmada principalmente com os meus filhos mais novos pq com a minha filha nunca foi preciso, chego á conclusão analisando os comportamentos Vs Castigos que na realidade a palmada é um método de castigo que tem efeito no momento mas perde eficiencia após o acontecimento.

Já outro tipo de castigos e alguma pedagogia surtem comportamentos diferentes nas crianças sem duvida, e tb coerencia as crianças precisam de uma certa coerencia da parte dos adultos é importante que os adultos que estão próximos á criança actuem em conjunto e nunca ter 1 a repreender a criança e outro a achar piada ao comportamento por exemplo.

Mas aqui discute-se cães e na situação em concreto a unica coisa que posso dizer mais. é analisem a situação se realmente acharem que podem estar perante uma situação de risco recorram á ajuda de um profissional é o melhor a fazer.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça ago 26, 2014 7:43 pm

o problema é que muitos pais não sabem o que fazer aos filhos em situações complicadas. tenho visto muitos, nomeadamente, psicológas, que supostamente deviam saber lidar com eles. depois, há os pais que só fazem m... e acham que têm muita razão. Pena as crianças não trazerem manual de educação
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça ago 26, 2014 7:50 pm

anja-azul Escreveu:o problema é que muitos pais não sabem o que fazer aos filhos em situações complicadas. tenho visto muitos, nomeadamente, psicológas, que supostamente deviam saber lidar com eles. depois, há os pais que só fazem m... e acham que têm muita razão. Pena as crianças não trazerem manual de educação

Não discordando daquilo que disse, a verdade é que essa, é uma "doença" dos tempos modernos.

Um bom exemplo é este tópico, onde se pede ajuda e se aconselha ajuda recorrendo a fóruns da net.

Hoje em dia tudo roda em volta da net.

Se têm uma dor, não vão ao médico, vão à net.

Se cão está sem comer uma semana, não vão ao Vet, são à net.

Se têm dificuldades na educação dos filhos, não se esforçam, vão à net.

E porque na net, há tanto de bom, quanto de mau e tendencialmente as pessoas escolhem sempre o lado cor de rosa da "coisa" e que regra geral, é o lado mau, os resultados são assustadores em todas as situações que acima referi.
<strong>Paulo Santos</strong>
Charlie2
Membro Veterano

terça ago 26, 2014 8:27 pm

PauloSantos1 Escreveu:
anja-azul Escreveu:o problema é que muitos pais não sabem o que fazer aos filhos em situações complicadas. tenho visto muitos, nomeadamente, psicológas, que supostamente deviam saber lidar com eles. depois, há os pais que só fazem m... e acham que têm muita razão. Pena as crianças não trazerem manual de educação

Não discordando daquilo que disse, a verdade é que essa, é uma "doença" dos tempos modernos.

Um bom exemplo é este tópico, onde se pede ajuda e se aconselha ajuda recorrendo a fóruns da net.

Hoje em dia tudo roda em volta da net.

Se têm uma dor, não vão ao médico, vão à net.

Se cão está sem comer uma semana, não vão ao Vet, são à net.

Se têm dificuldades na educação dos filhos, não se esforçam, vão à net.

E porque na net, há tanto de bom, quanto de mau e tendencialmente as pessoas escolhem sempre o lado cor de rosa da "coisa" e que regra geral, é o lado mau, os resultados são assustadores em todas as situações que acima referi.
quem me dera a mim que houvesse net quando eu era mais nova. By the way, vou-lhe contar uma historia:

O meu filho estava constipado com febre altíssima. Fomos ao hospital «dê benuron e limpe o nariz com soro». Fizémos isso durante um dia, nada melhorou, nem a febre baixava que se visse. Fomos ao hospital privado porque era fim-de-semana, mesma resposta.
Comecei a pesquisar na net já e descobri um fórum de mães onde expus o problema, enquanto o meu filhote finalmente conseguia dormir qualquer coisa. Uma mãe fabulosa contou-me uma história igualzinha á minha e aconselhou-me a levá-lo a xpediatra.
Conclusão: o meu filho tinha uma bronquiolite aguda, e se não tivesse feito medicação espcífica para isso, poderia ter tido problemas sérios.
A net bem utilizada é das melhores coisas que Deus deitou ao mundo, e só alguém muito tacanho é que pode achar que nós devemos nascer ensinados e ir pesquisar tudo em livros ou cos vovós.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Bloqueado

Voltar para “Cães”