Esterilização? Talvez não.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta set 04, 2014 12:24 am

Ok botas terei isso em consideração. :wink:

Entretanto descobri mais algumas leituras interessantes:

http://veterinarymedicine.dvm360.com/ov ... =&pageID=2

The adverse physiologic effects mentioned have been obesity, stunted growth, musculoskeletal disorders, perivulvar dermatitis, puppy vaginitis, feline lower urinary tract disease, and urinary incontinence. Most concerns appear to be unfounded.

Obesity. Obesity is a multifactorial problem with a tendency to occur regardless of the age at which an animal is spayed or neutered. A long-term study conducted by researchers at Cornell University followed 1,842 dogs that underwent gonadectomy and were adopted from a shelter before 1 year of age and followed for up to 11 years. The results revealed a decrease in obesity for male and female dogs that had early-age gonadectomy.12

Stunted growth. Initial concerns that pediatric neutering may result in stunted growth have proved to be false in dogs. Removal of the hormonal influence actually results in delayed closure of growth plates.13 The long bones of dogs that undergo pediatric neutering are a little longer than those of animals neutered after 6 months of age; however, the growth is not disproportionate, and the curve is the same.13 There does not appear to be any clinical relevance to the delayed physeal closure.13

Hip dysplasia. Some veterinarians have questioned if pediatric spay or neuter results in an increased incidence of hip dysplasia in dogs. Research on this subject has proved to be equivocal. A study at Texas A&M University showed no increase in hip dysplasia,14 while a study at Cornell University showed a slight increase in incidence.12 Interestingly, the Cornell study also showed that dogs sterilized at a traditional age were three times more likely to be euthanized because of hip dysplasia.12

Perivulvar dermatitis. Perivulvar dermatitis has been documented in intact and spayed female dogs. The age at the time of neutering appears to have no significant influence on the incidence.13 This condition is related to a recessed vulva and is made worse by obesity.

Puppy vaginitis. The incidence of puppy vaginitis is the same regardless of the age of the dog at the time of ovariohysterectomy.12

Feline urinary obstruction. The suspicion that pediatric castration would decrease the diameter of the penile urethra in cats and, thus, lead to urinary obstruction has proved to be unfounded. The diameter of the penile urethra in an adult male cat does not vary between animals neutered at 7 weeks or at 7 months of age or from intact males.15-17

Urinary incontinence. Studies have shown differing conclusions with respect to estrogen-responsive urinary incontinence in dogs. The Cornell study mentioned above revealed a slightly greater risk of urinary incontinence in dogs spayed earlier than 12 weeks of age,12 while the Texas A&M study showed no difference.14 A third study showed a higher incidence of urinary incontinence in dogs spayed after their first estrous cycle.
Daddycool
Membro Veterano

quinta set 04, 2014 1:08 am

Leitura interessante também:

Possible reasons dogs live longer in Europe:

http://healthypets.mercola.com/sites/he ... urope.aspx
SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

quinta set 04, 2014 12:30 pm

Nunca pensei que castrar um cão pudesse ter tantos efeitos secundários. Ainda bem que nunca me passou pela cabeça tirar os testículos aos meus cães (é bárbaro!)....
catiasdt
Membro Júnior
Registado: terça ago 05, 2014 8:30 pm

quinta set 11, 2014 3:25 am

Boa noite. A minha cadela tem 3 anos e não foi esterilizada.
À uns meses para cá, senti um inchaço numa das maminhas dela e fiquei logo super preocupada e com um super peso na consciência a pensar que era um tumor! Corri com ela para o veterinário que lhe deu uns comprimidos e mandou fazer umas massagens... resultado: a cadela passou a vomitar o dia todo. Tive que parar com os comprimidos, por minha vontade, admito. Pesquisei e li que podia ser uma gravidez psicológica, pois ela pegava na bola dela e procurava sítios escondidos para esconder a suposta filha, por vezes pegava nela e metia-se a chorar a olhar para mim, até eu lhe deixar subir na minha cama para ela pôr lá a bola. E pelos vistos a maminha inchada era leite que o corpo produz e só seria perigoso se não saísse e pois poderia secar lá dentro.

Quando voltei ao vet e lhe perguntei se não poderia ser uma gravidez psicológica, fez luz e disse que realmente deveria ser e só voltar lá se a maminha não desinchasse. Mas voltou tudo ao normal passado umas semanas.

Agora já várias pessoas me disseram que apesar de já não prevenir dos tumores era melhor esterilizar porque ela já teve uma gravidez psicológica :?
SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

quinta set 11, 2014 11:33 am

Esterilizar as cadelas não me faz grande confusão. Realmente, se não se quer reproduzir, talvez faça sentido e evita-se essa gravidezes psicológicas.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta set 11, 2014 11:50 am

Só se terá de esterilizar se a cadela começar a fazer gravidezes psicológicas umas atrás das outras. O sistema hormonal desregula e não tem tempo de se recompor, trazendo, a prazo, os tais problemas de que se fala. E o mais imediato é a piómetra, uma infecção uterina que se não for atalhada trará a morte à cadela.

Foi por isso que tive de castrar a minha, já com seis anos.

Vá observando o que se passa e entretanto fale aturadamente com um veterinário a sério, não com esse que nem soube reconhecer uma gravidez psicológica.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
catiasdt
Membro Júnior
Registado: terça ago 05, 2014 8:30 pm

quinta set 11, 2014 7:12 pm

Floripes3 Escreveu:Só se terá de esterilizar se a cadela começar a fazer gravidezes psicológicas umas atrás das outras. O sistema hormonal desregula e não tem tempo de se recompor, trazendo, a prazo, os tais problemas de que se fala. E o mais imediato é a piómetra, uma infecção uterina que se não for atalhada trará a morte à cadela.

Vá observando o que se passa e entretanto fale aturadamente com um veterinário a sério, não com esse que nem soube reconhecer uma gravidez psicológica.
Assim o farei. É a primeira cadela que tenho e reparo que ela de vez em quando (nem sei se é no cio) mas a mim parece-me que é quando come bem e tem os donos todos em casa, ou seja quando está feliz da vida, começa a "acasalar" com uma manta grossa que é dela. Como se fosse um cão. Sabe se isto é normal?!
Daddycool
Membro Veterano

sexta set 19, 2014 1:54 am

Aqui encontrei sem dúvida a melhor informação sobre o assunto da esterilização:

http://www.patriciamcconnell.com/theoth ... f-our-dogs

É lançada a discussão através de um artigo e nos mais de 150 comentários há muita informação importante e que vale bem a pena ler. Bastante útil para quem, como eu, anda a tentar informar-se sobre o assunto.
Floripes3
Membro Veterano

sexta set 19, 2014 8:43 am

catiasdt Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Só se terá de esterilizar se a cadela começar a fazer gravidezes psicológicas umas atrás das outras. O sistema hormonal desregula e não tem tempo de se recompor, trazendo, a prazo, os tais problemas de que se fala. E o mais imediato é a piómetra, uma infecção uterina que se não for atalhada trará a morte à cadela.

Assim o farei. É a primeira cadela que tenho e reparo que ela de vez em quando (nem sei se é no cio) mas a mim parece-me que é quando come bem e tem os donos todos em casa, ou seja quando está feliz da vida, começa a "acasalar" com uma manta grossa que é dela. Como se fosse um cão. Sabe se isto é normal?!
Desculpe a falta de resposta, tive outros afazeres e acabei por não ver a sua pergunta.

Sim, é normal, é comportamental e não sexual. Numa altura de cio, as cadelas não montam, tem uma maneira completamente diferente de desafiar os machos. Nela, esse movimento indica que tem necessidade de afirmar a sua importância na matilha e de mostrar o seu lugar dentro dela. Se houvesse outro cão em casa, veria como eles se enrolam e se montam mutuamente quando estão a marcar as respectivas posições.

Por outro lado, isso também pode significar que ela está num excesso de energia. Desde que possa, entre em brincadeiras que a obriguem a correr e a gastar essa energia. Se possível, fora de casa, claro, mas se tiver um jardim ou muito espaço em casa (por exemplo, um corredor comprido), já dá para a cansar.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Floripes3
Membro Veterano

sexta set 19, 2014 8:44 am

Daddycool Escreveu:Aqui encontrei sem dúvida a melhor informação sobre o assunto da esterilização:

http://www.patriciamcconnell.com/theoth ... f-our-dogs

É lançada a discussão através de um artigo e nos mais de 150 comentários há muita informação importante e que vale bem a pena ler. Bastante útil para quem, como eu, anda a tentar informar-se sobre o assunto.
Bom artigo, mesmo. :wink:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta set 19, 2014 9:54 am

Floripes3, como é que detectou as gravidezes psicológicas? E o que é que levou à esterilizacao nesse caso?
Floripes3
Membro Veterano

sexta set 19, 2014 2:06 pm

Lourenca Escreveu:Floripes3, como é que detectou as gravidezes psicológicas? E o que é que levou à esterilizacao nesse caso?
As gravidezes psicológicas são fáceis de detectar: a cadela fica mais parada, procura mais o ninho - algumas vão mesmo fazê-lo num ponto qualquer da casa, arrastando para lá as mantas da cama -, procura um brinquedo que trata com desvelo, lambendo-o e aconchegando-o a si, por vezes entram e saem do ninho como quem está incomodado e procura qualquer coisa, podem lamber-se insistentemente, etc. Se lhe observarmos as mamas poderemos ver que estão inchadas e por vezes segregam mesmo leite.

Quando estas manifestações se repetem, e porque se trata de um desequilíbrio hormonal, o resultado pode ser uma mastite (infecção das mamas) ou uma piómetra.

No caso da minha cadela, o que me levou a esterilizá-la foi ela já fazer estas pseudo-gravidezes sistematicamente, por último elas já se prolongavam por todo o período de anestro. Ou seja: começava logo a seguir ao cio e só parava no cio seguinte. Levava todo o tempo a lamber o leite que segregava em grande quantidade e por isso engordou muitíssimo. Quando finalmente foi operada, o útero já apresentava um espessamento e um crescimento anormais, estava mesmo às portas da piómetra.
Daddycool
Membro Veterano

segunda set 22, 2014 1:06 am

Mais um estudo interessante sobre os efeitos a longo prazo da esterilização de machos e fêmeas:

http://www.marcarpents.com/LongTermHeal ... InDogs.pdf
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda set 22, 2014 12:43 pm

Obrigada, Floripes3.
A minha nao tem esses sintomas, só que cerca de 2 meses depois do cio fica com as 2 maminhas de trás inchadas, e demora algum tempo a voltar ao normal. Nao consigo falar com a veterinária acerca disso, porque ela parece ser uma fanática por esterilizacoes, só insiste que esterilize sem me dar motivos. :s
É normal as cadelas inteiras ficarem com as maminhas inchadas durante algum tempo? É motivo de preocupacao?
Floripes3
Membro Veterano

segunda set 22, 2014 1:55 pm

Anormal não será, mas penso que deve ser vigiado. Como já disse na outra resposta, tudo isso implica, é desencadeado, por jogos hormonais próprios e umas manifestações podem desaparecer rapidamente, outras prolongar-se mais sem que por isso sejam anormais. Mas convém ir vigiando, não vá surgir algum problema relacionado.

Não tem possibilidades de consultar outro vet menos radical?
Responder

Voltar para “Cães”