ElMariachi Escreveu:Charlie2 Escreveu:
eu bem digo, a malta acha que se fez pim pam pum e se escolheram assim as raças consideradas potencialmente perigosas

E então como foi feita a "excelente" selecção das nossas raças PP? Com que dados? Com que estudos e com que critérios? Sabe?
Pedro
Tendo em conta o conteudo do texto da legislação, eu arriscaria dizer que os critérios foi o preconceito e a sabedoria popular mas isso sou eu.
Cães de grande porte representam sempre mais perigo, que um animal de pequeno porte, o que não quer dizer que não existam animais dóceis entre os considerados pp até existem outros cães que pelo seu porte e capacidade fisica teriam o mesmo direito a estar nessa lista tal e qual como o rottweiller, a meu ver claro, olhem o pastor alemão pq é que não consta da lista é um animal de porte grande com uma mandibula poderosa, é um animal que nas mãos erradas pode dar problemas.
E falei no pastor alemão como poderia ter falado de muitos outros é unicamente a titulo de exemplo.
Reparem bem á dias deparei-me com um exemplar de um presa canário, um animal belo sem duvida, que na minha opinião é uma raça que deveria ser pp pelo seu porte atlético pela sua mandibula poderosa e pelo temperamento que caracteriza a raça, ora mas para ter um rottweiller preciso de andar com ele açaimado na rua e ter um seguro assim como as restantes formalidade legais, mas posso comprar um presa canário e andar com ele na via publica sem qualquer restrição alem das que se aplicam aos restantes animais que não são considerados pp.
Pessoalmente não defendo os animais pp açaimados na via publica defendo mais rápido a obrigatoriedade de os donos frequentarem com os animais cursos de obediencia
A legislação é curta e tacanha tal como o legislador especialmente no que diz respeito aos pp e á referida lista.
No entanto existem outros pontos da legislação que não se referem aos animais pp que tb não concordo dai dizer que o legislador foi curto e tacanho.
Estamos num pais onde os animais não teem direitos, agora pronto parece que se faz um certo esforço para mudar algo, ainda assim é pouco a meu ver.
Quero ir a algum lado não posso levar o cão é proibida a entrada em estabelecimentos comerciais.
Quero ir a um espaço verde e soltar o cão, não posso é proibido.
Temos uma sociedade de caca, onde se faz legislação sem pensar nas repercussões faz-se porque tem de ser feita.
E isto aplica-se aos animais assim como a quase tudo o resto que o estado tenta regular.
Politicos de caca = legislação de caca
Resumindo eu não estou a defender a entrada deste ou saida daquele da lista, acho é que se escolheu as raças com base na comunicação social, e é pena porque se em vez de leis para ingles ver tivessemos sim uma autoridade que fiscalizasse e aplica-se a lei poderia-mos ir mais longe.
Ohhh mas que loucura que devaneio estamos em portugal não á dinheiro mais vale fazer-mos uma lei ás 3 pancadas e os animais que se lixem.
Ahhh e tambem sou da opinião que os cães não devem ser castigados mas os donos sim.