Sou a Maria e estou com muitas dores...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
paxbia
Membro Júnior
Registado: sexta out 31, 2008 6:44 pm
Localização: Toni o papagaio do Amazonas e Gaibéu um Serra da Estrela macho.

terça out 07, 2014 5:32 pm

Olá, estou com 10 anos já e com muitas dores... tenho displasia da anca já diagnosticada há 4 anos e o inverno passado já me ressenti bastante. Agora, ainda mal o Outono começou, já me estou a ressentir com esta chuva e mudanças de tempo constantes. Vivo no campo, tenho muito boas condições, uma casota linda e limpinha, quente e tudo o que preciso mas, não me perguntem porquê, prefiro escavar um buraco na terra e dormir enroladinha mesmo que esteja a chover. A humidade da terra e a chuva não me fazem nada bem mas eu gosto assim... que há-de a minha dona fazer? Já tentou tudo mas eu continuo a preferir dormir num buraco escavado na terra! Tenho dores, tenho a pele a ficar cor de rosa por causa da humidade e a minha dona já não sabe o que fazer comigo. Somos pobres, não temos dinheiro para veterinários e tratamentos muito caros. Os meus donos estão os dois desempregados! Alguém sabe de um remédio não muito caro que me alivie as dores? Será que posso tomar remédios de humanos que o médico da minha dona até possa passar receita e fique mais barato para ela, e me alivie as dores nas articulações? Qualquer ajuda é preciosa, quero viver sem dores o resto da vida e sobretudo no Inverno...
:(
<strong>The future belongs to those who believe in the beauty of their dreams. - Eleanor Roosevelt</strong>-
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça out 07, 2014 7:07 pm

pesquise programa vet soidário
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça out 07, 2014 7:44 pm

Se calhar não era má ideia que a bichinha dormisse dentro de casa - assim já não se ia meter na terra.

Quanto a medicamentos, só mesmo um vet pode prescrever, muitos medicamentos de humanos são tóxicos para os nossos amiguinhos. Sse houve um diagnóstico há ou houve um veterinário envolvido, porque não fala com ele e explica a situação?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça out 07, 2014 10:01 pm

Também acho que passar a trazer a cadelinha para o ambiente quente e seco de casa seria o mais indicado para já.

Quanto ao vet, concordo com a Bingley.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça out 07, 2014 10:03 pm

botas96 Escreveu:pesquise programa vet solidário
Tanto quanto sei, esse programa por enquanto só funciona na área da Grande Lisboa, e não sei se a zona em que a forista mora estará incluída.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
paxbia
Membro Júnior

terça out 07, 2014 10:44 pm

Boa noite, eu moro no alto concelho de Azambuja, já mais perto de Santarém do que de Azambuja, portanto, Ribatejo. O medicamento que o veterinário receitou há 4 anos custa quase 50 euros/mês o que é incomportável para nós. Aqui temos um micro-clima de extremos: muito quente no verão e muito frio no inverno mas o problema começa mesmo é com a chuva, humidade da noite... e pelo facto da Maria não querer dormir noutro local senão na terra escavada por ela mesma. Já empedrámos uma boa parte do quintal, cimentámos outra, mas ela arranja sempre um cantinho para esburacar, nem que seja arrancando árvores como já foi o caso de macieiras, laranjeiras e um limoeiro. Quando chove muito eu coloco-a dentro de casa mas ela simplesmente não se adapta até porque a casa só tem duas assoalhadas e tenho duas gatas também. Com uma ela dá-se bem porque dormiam juntas em pequenas, são da mesma idade. Com a outra é que fia mais fino. É cão e gato mesmo! A Maria já foi arranhada muitas vezes e a gata já foi tirada da boca da Maria por duas vezes. De qualquer modo, a Maria não gosta de estar dentro de casa. Sempre que o faço fica muito irrequieta, sempre a andar dum lado para o outro e junto da porta da rua. Evidentemente que o ideal seria ela usar a casota linda que tem, com a sua almofada anti-alérgica e anti-ácaros que lhe comprei há uns anos quando ainda estava a trabalhar e a sua mantinha que também é própria para cães... mas ela não gosta da casota desde o grande temporal de 23 de Dezembro de 2009 que ficou traumatizada com telhas da casa que caíram em cima da casota. Já a mudamos de local, construímos um telheiro e a casota está debaixo do telheiro, mas nada, não vai para a casota quando chove, só quando está muito calor porque a casota é fresca no verão. Evidentemente que o ideal seria um medicamento veterinário mas como o importante é mesmo a composição química do medicamento (ou conjunto de medicamentos) a verdade é que existem sempre equivalentes humanos que podem ser administrados a cães (a gatos já não é bem assim, eu sei!). A verdade é que se o medicamento for para humanos, pode-se sempre tentar uma receita no médico e o mesmo ficar mais barato ou mesmo um genérico que seja já por si mais barato. Não pondo em causa e qualidade dos produtos, a verdade é que muitas vezes a indústria farmacêutica coloca os produtos para animais muito mais caros do que os para humanos exactamente iguais. Por isso perguntei se alguém saberia de algum medicamento que pudesse ajudar a minha Maria a passar melhor, sem dores, porque de resto ela está muito bem disposta, come e bebe, brinca comigo um pouco antes de se cansar, várias vezes ao dia... mas está velhota e, apesar dos problemas financeiros, quero tentar dar-lhe o melhor fim de vida que puder dar. Obrigada a todas/os que ajudaram e responderam, agradeço muito mesmo.
<strong>The future belongs to those who believe in the beauty of their dreams. - Eleanor Roosevelt</strong>-
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça out 07, 2014 10:45 pm

Uma coisa curiosa,

o meu cão idoso (fez 13) já no inverno passado manifestou sofrer de artrites e dores nos ossos. Está medicado. Melhorou durante o verão, mas contamos que passe pior este inverno. No caso dele, a medicação é permanente e também não é muito barata.

O curioso é que a minha mãe conta que ele também tem preferido dormir na terra/erva, por estes dias, embora debaixo da varanda. Creio que a terra ainda esteja quente e seque depressa, pelo que a prefiram. De resto não sei explicar.

O nosso miudo também já está um pouco surdo, pelo que é preciso ir procurá-lo, porque nem sempre ouve a chamada.
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta out 08, 2014 8:36 am

bom dia,

vou mandar-lhe MP
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta out 08, 2014 7:05 pm

paxbia Escreveu:... Evidentemente que o ideal seria um medicamento veterinário mas como o importante é mesmo a composição química do medicamento (ou conjunto de medicamentos) a verdade é que existem sempre equivalentes humanos que podem ser administrados a cães (a gatos já não é bem assim, eu sei!). A verdade é que se o medicamento for para humanos, pode-se sempre tentar uma receita no médico e o mesmo ficar mais barato ou mesmo um genérico que seja já por si mais barato. Não pondo em causa e qualidade dos produtos, a verdade é que muitas vezes a indústria farmacêutica coloca os produtos para animais muito mais caros do que os para humanos exactamente iguais....
Percebo isto, mas tem sempre que ser o vet a indicar. O meu usa frequentemente medicamentos para humanos. Continua a ser uma questão de falar com o vet e explicar as dificuldades financeiras - não pode arriscar seguir o conselho de qualquer pessoa na net.
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

quarta out 08, 2014 7:23 pm

Sugeria falar com o vê the fez o diagnóstico e perguntar alternativa. É deveras simples. Boa sorte.
paxbia
Membro Júnior

quinta out 09, 2014 11:57 pm

srYuki Escreveu:Uma coisa curiosa,

o meu cão idoso (fez 13) já no inverno passado manifestou sofrer de artrites e dores nos ossos. Está medicado. Melhorou durante o verão, mas contamos que passe pior este inverno. No caso dele, a medicação é permanente e também não é muito barata.

O curioso é que a minha mãe conta que ele também tem preferido dormir na terra/erva, por estes dias, embora debaixo da varanda. Creio que a terra ainda esteja quente e seque depressa, pelo que a prefiram. De resto não sei explicar.

O nosso miudo também já está um pouco surdo, pelo que é preciso ir procurá-lo, porque nem sempre ouve a chamada.
A minha Maria também melhora com o clima, tem sido assim desde há 4 anos. O medicamento que lhe foi receitado é permanente, por isso mesmo é que não o posso comprar. Por isso coloquei a questão do medicamento alternativo mais barato. Curiosamente, como disse, a Maria cava efectivamente buracos para se deitar na terra, mas sempre debaixo dos bancos que temos no jardim (no mesmo género dos bancos que há nos jardins públicos, etc). O banco protege-a da chuva (evidentemente que já coloquei protecções por cima do banco para ela não apanhar chuva) e ela sente-se "protegida" de algo que não sei o que é. Mas continua muito activa, sempre atenta aos ruídos estranhos, ladra quando deve ladrar (quando aparecem pessoas estranhas, por exemplo), sai de baixo do banco para comer, beber água e receber-nos quando chegamos a casa ou mesmo quando saímos, para brincar um pouco... tudo normal, como sempre. Só mesmo o escavar e dormir no buraco húmido é que me preocupa porque ainda agora começou o mau tempo e não quero que ela sofra muito com dores. Pode estar protegida da chuva mas da humidade do ar nunca é possível proteger totalmente, nem da humidade que eventualmente venha da terra. Hoje, por exemplo, choveu torrencialmente horas a fio e esteve dentro de casa um bocado mas não parou: sempre a rondar a porta da rua, só queria mesmo era ir para o ambiente do quintal a que está habituada.
Agradeço toda a preocupação e informo que a Maria começou hoje a tomar um genérico receitado por uma veterinária a uma amiga que tem em casa precisamente o mesmo problema: displasia da anca num cão em idade avançada. Agora é esperar uns dias a ver se "sai do buraco" e esperar que este Inverno não seja tão chuvoso como o Inverno passado. Bem-hajam todos os que se preocuparam em ajudar.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta out 10, 2014 6:14 am

Veja qual o princípio activo, na bula do medicamento veterinario e procure o equivalente para humanos. Atenção à dosagem dos componentes.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado out 11, 2014 12:36 am

Procure também estudar a posição de conforto dela, a que tem no buraco e a que tem na caminha que lhe ofereceu. Pode estar relacionado com isso. O meu no inverno passado por vezes tinha dificuldade no movimento de se deitar/levantar. Aquele ângulo. Apesar de o problema dele não ser displasia.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda out 13, 2014 6:31 pm

Deverá ter muita atenção ao administrar medicações para humanos provindas de receitas de "amigos".

Eu sei que a sua situação económica é complicada, mas do mesmo modo que colocou aqui um apelo, poderá colocar no facebook, ou em sites de associações, que também ajudam a divulgar este tipo de situações. Contacte a Animalife. eles ajudam sempre de algum modo!

A sua Maria poderá estar a padecer de outros males típicos do avançar da idade, como a "insuficiência renal" ou "cardíaca", e se tomar esses medicamentos poderá mesmo piorar, e no pior das hipóteses, falecer. Conseguirá viver com essa culpa?

Na Azambuja existem várias clínicas veterinárias. Pergunte junto das mesmas o que poderá fazer, e explique qualquer sintomatologia estranha que poderá estar envolvida.

Não deixe de poder ajudar a Maria porque não tem dinheiro! Mexa-se, pergunte, insista!!!
paxbia
Membro Júnior

segunda out 13, 2014 7:09 pm

ZezinhoManel Escreveu:Deverá ter muita atenção ao administrar medicações para humanos provindas de receitas de "amigos".

Eu sei que a sua situação económica é complicada, mas do mesmo modo que colocou aqui um apelo, poderá colocar no facebook, ou em sites de associações, que também ajudam a divulgar este tipo de situações. Contacte a Animalife. eles ajudam sempre de algum modo!

A sua Maria poderá estar a padecer de outros males típicos do avançar da idade, como a "insuficiência renal" ou "cardíaca", e se tomar esses medicamentos poderá mesmo piorar, e no pior das hipóteses, falecer. Conseguirá viver com essa culpa?

Na Azambuja existem várias clínicas veterinárias. Pergunte junto das mesmas o que poderá fazer, e explique qualquer sintomatologia estranha que poderá estar envolvida.

Não deixe de poder ajudar a Maria porque não tem dinheiro! Mexa-se, pergunte, insista!!!
Boa tarde, a Maria não está assim tão "desacompanhada" com dá a entender. Foi ao veterinário, ou não saberia que tinha displasia. Fez check-up completo e raio X. Não sofre de nada mais além da displasia. Tomou durante alguns meses o Omnicondro que é caríssimo e desde que eu e o meu marido ficamos desempregados tornou-se incomportável adquiri-lo. Quanto aos veterinários, evidentemente que existem muitos mas não na minha zona. O mais perto fica a 15km e Azambuja a 30km... sem transporte nem sequer camionetas.
Não tenho o menor sentimento de culpa em relação a nenhum animal de companhia que tenho ou já tive. Cresci e vivi toda a vida rodeada deles e sempre foram bem tratados. Basta percorrer o meu álbum de pets para ver as fotos dos mesmos... e muitos mais dos quais não tenho fotos.
Mexo-me o mais que posso e as condições físicas e financeiras me permitem, daí ter colocado aqui este post (perguntei) em vez de ignorar a situação e "deixar andar" o problema sem tentar pelos meio possíveis à minha condição, resolve-lo. Insisti... e obtive resposta imediata! A Maria está muito melhor, sem dores, a fazer uma vida normal para a idade dela e para a doença que é incurável que padece. Apenas se pode melhorar a qualidade de vida dela: foi o que fiz e estou a fazer!
Houve quem se prestasse a ajudar em vez de criticar sem fazer a menor ideia de como é sobreviver nestas condições e viver numa área rural onde nem transportes existem. Foi seguida, diagnosticada e medicamentada na Associação do Cartaxo que é a mais perto, enquanto foi possível.
Tenho a consciência bem tranquila e nenhum sentimento de culpa.
Aos que realmente me ajudaram, uma vez mais, um muito obrigada. Bem-hajam!
Responder

Voltar para “Cães”