amstaff

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
stillblazin
Registado: sábado out 11, 2014 1:34 pm

sábado out 11, 2014 6:53 pm

Boas.
Tenho estudado bastante esta raça que sempre admirei bastante.
Recentemente um amigo teve uma ninhada de amstaff e resta-lhe uma fêmea que me tenciona dar ,e as minhas duvidas são algumas que gostava de esclarecer com pessoal mais experiente.
1- Ele não e um criador oficial, quais as consequências que isso pode trazer, e caso os pais tenham alguns problemas temperamentais será provável que os cachorros também os herdem ou uma educação correcta poderá solucionar o problema?
2- Acham essencial frequentar um treinador?
3-Sei que são por norma cães dominantes, as fêmeas em principio serão menos, ou não?
4- Ter uma gata poderá vir a dar problemas mesmo que seja socializada com a mesma desde pequena?
Por agora são estas as questões mais pertinentes.
Também já pensei arranjar um criador decente visto que e mesmo esta a raça que quero e não quero ser precipitado, mas sei que em portugal há poucos e será um pouco difícil, caso alguém conheça algum criador de confiança agradecia que me informa-se. De resto penso que tenho o necessário para ter um amstaff, tempo para lhe educar e passear, espaço para o exercitar e brincar .
Desde já obrigado
stillblazin

sábado out 11, 2014 8:28 pm

Boas.
Sim tenho conhecimento de todas a legalidades. Penso que irei visitar os pais em breve. A esterilização nesta raça é sobretudo para evitar a reprodução certo?
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

sábado out 11, 2014 9:10 pm

stillblazin

domingo out 12, 2014 12:54 am

Já agora, a esterilização de algum modo altera o comportamento/temperamento/personalidade da cadela?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo out 12, 2014 8:52 am

stillblazin Escreveu:Boas.
Recentemente um amigo teve uma ninhada de amstaff e resta-lhe uma fêmea que me tenciona dar ,e as minhas duvidas são algumas que gostava de esclarecer com pessoal mais experiente.
1- Ele não e um criador oficial, quais as consequências que isso pode trazer, e caso os pais tenham alguns problemas temperamentais será provável que os cachorros também os herdem ou uma educação correcta poderá solucionar o problema?
Se o seu amigo não é criador oficial não pode fazer ninhadas, segundo a lei em vigor. Ao adquirir essa cachorra, obrigatoriamente terá de a esterilizar, em idade recomendada pelo vet. Nem todos os problemas temperamentais são genéticos mas mesmo assim, se a progenitora os tem, como é ela que educa os cachorros, a probabilidade de os passar à ninhada é grande. Pessoalmente, com todos os problemas que ter um exemplar destes pode acarretar, a ter um, teria muito cuidado a escolher o criador e o exemplar.
stillblazin Escreveu: 2- Acham essencial frequentar um treinador?
Não só essencial como OBRIGATÓRIO por lei, a iniciar entre os 6 meses e o ano de idade. O comprovativo de que o cão/detentor frequentaram o curso e que estão aptos para se integrarem na comunidade tem que ser entregue na Junta de Freguesia.
stillblazin Escreveu: 3-Sei que são por norma cães dominantes, as fêmeas em principio serão menos, ou não?
Numa raça dominante, as fêmeas são tão dominantes como os machos. Como, geralmente, são mais focadas nos donos, são é mais obedientes e mais fáceis de controlar.
stillblazin Escreveu: 4- Ter uma gata poderá vir a dar problemas mesmo que seja socializada com a mesma desde pequena?
Depende do instinto de predação do cachorro. Não conheço essa raça e na minha experiência pessoal, nunca tive problemas entre as duas espécies no que diz respeito a exemplares da casa. Os meus cães sempre os viram como membros da matilha e nunca houve problemas mas não escolhi o Fila de S. Miguel porque todos os criadores com que falei me disseram que os machos desta raça nunca se habituam aos gatos da casa.
stillblazin Escreveu: Por agora são estas as questões mais pertinentes.

Também já pensei arranjar um criador decente visto que e mesmo esta a raça que quero e não quero ser precipitado, mas sei que em portugal há poucos e será um pouco difícil, caso alguém conheça algum criador de confiança agradecia que me informa-se. De resto penso que tenho o necessário para ter um amstaff, tempo para lhe educar e passear, espaço para o exercitar e brincar .

Desde já obrigado
Se aliado a isto tem disponibilidade financeira para o treino obrigatório então terá todas as condições para ter um óptimo cãopanheiro, caso o cachorro venha de boas linhagens a nível comportamental.
Maria João
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo out 12, 2014 10:36 am

mjoaomarques Escreveu:
stillblazin Escreveu:Boas.
Se o seu amigo não é criador oficial não pode fazer ninhadas, segundo a lei em vigor. Ao adquirir essa cachorra, obrigatoriamente terá de a esterilizar, em idade recomendada pelo vet. Nem todos os problemas temperamentais são genéticos mas mesmo assim, se a progenitora os tem, como é ela que educa os cachorros, a probabilidade de os passar à ninhada é grande. Pessoalmente, com todos os problemas que ter um exemplar destes pode acarretar, a ter um, teria muito cuidado a escolher o criador e o exemplar.
Segundo a legislação não é o vet que determina a idade para a esterilização. Esta deve ser efectuada entre os 4 e os 6 meses. :wink:
stillblazin Escreveu: 2- Acham essencial frequentar um treinador?
Não só essencial como OBRIGATÓRIO por lei, a iniciar entre os 6 meses e o ano de idade. O comprovativo de que o cão/detentor frequentaram o curso e que estão aptos para se integrarem na comunidade tem que ser entregue na Junta de Freguesia.
É verdade que é obrigatório o treino por parte de treinadores certificados. No entanto ainda não existem treinadores certificados para o efeito.
Claro que não perde nada em inscrever o cachorro em aulas de sociabilização e obediência.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
stillblazin

domingo out 12, 2014 11:51 am

Então para a cadela estar legal não será obrigatório o treino, sendo que não existem em portugal treinadores certificados certo?
mas estou a ponderar frequentar um de qualquer das maneiras.
stillblazin

segunda out 13, 2014 7:43 pm

Bem já fui visitar os pais, e não me agradou nada visto que a mãe pelo menos não pareceu muito equilibrada e parece que foi resgatada de uma ninhada que estava destinada a lutas (enfim :/). Visto a responsabilidade que é ter um cão destes vou optar por algum criador de confiança sendo que esta é a raça que realmente quero adquirir. O problema é que não consigo contactar nenhum criador registado ou pelo menos algum de confiança. Agradecia muito alguns contactos que pudessem me fornecer.
Responder

Voltar para “Cães”